Há algum tempo, vender pela internet deixou de ser uma alternativa secundária para se tornar o foco de empresas que buscam reconhecimento nas redes. As plataformas de e-commerce mais simplificadas e o alcance maior das operações atrai desde gigantes do varejo a empresários autônomos.
Se a sua ideia é vender pela internet, saiba que o momento nunca esteve tão favorável. No entanto, é importante se ligar em 10 dicas fundamentais antes de colocar seu produto ou serviço à venda na internet.
DICAS PARA VENDAS ONLINE:
☑ Defina o que deseja vender
Quanto mais específico, melhor. Se pensa em vender roupas online, por exemplo, planeje qual será o segmento e o estilo das peças, além do nicho de negócio.
☑ Escolha seu público
Ao definir características como faixa etária e padrão financeiro, você poderá criar estratégias mais certeiras para atrair seus consumidores e definir melhores canais de vendas.
☑ Defina seus canais de vendas
O mundo do e-commerce permite vendas via lojas virtuais, marketplaces e até por redes sociais. Você também pode combinar todos os canais, sempre priorizando o mais relevante para seu público.
☑ Escolha o nome de sua marca e registre
O nome escolhido precisa ser forte, de fácil pronúncia e grafia. Faça uma lista com os nomes relacionados ao seu nicho de mercado e depois confira se estão disponíveis para registro.
☑ Pesquise a concorrência
Visite sites de produtos como o seu e descubra o que vendem, canais de vendas usados, se oferecem boas ofertas ou produtos premium, por exemplo. Com a análise da concorrência em mãos, você poderá se igualar ou até oferecer algo a mais.
☑ Precifique corretamente seus produtos
Não basta apenas se guiar pelo que os concorrentes estão fazendo. Não se esqueça de verificar seus custos de operações antes de definir a margem de lucro que gostaria de ter.
☑ Escolha os meios de pagamento
Analise as formas de pagamento preferidas de seus clientes sem ignorar as taxas oferecidas por cada opção. Assim você poderá definir o que é mais vantajoso para seu negócio.
☑ Organize a logística
Parte essencial de sua estratégia de vendas pela internet é garantir que os produtos cheguem ao cliente sem avarias, com a maior rapidez possível e pelo menor custo. Portanto, é necessário ter um estoque organizado, serviço de transporte com bom custo-benefício e uma política de troca e devolução satisfatória para o cliente.
☑ Divulgue seus produtos nos canais certos
Escolher onde seu público está é o primeiro passo para definir seu canal de divulgação. No entanto, optar por anúncios orgânicos, seja no seu site ou nas redes sociais, além de anúncios pagos, são dicas que costumam funcionar
☑ Tenha uma boa conexão com a internet
Lembre-se que vender pela internet depende sobretudo de uma internet Fibra com capacidade compatível com o seu negócio, além de excelente estabilidade, pois ninguém quer perder vendas porque a internet caiu. A Vivo Empresa é o ponto de partida de tudo isso, oferecendo a internet mais rápida do mercado e ainda um Serviço de Atendimento 24 horas que garante a tranquilidade que você precisa para focar somente nas suas vendas online.