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Confira 7 dicas para fidelizar seus clientes
A fidelização passa por etapas para que o seu cliente seja transformado em um cliente assíduo e que realize novas compras futuras na sua empresa.
Por Vinicius Alcantara De Lorenzo
07 de jul. de 2023 • 3 minutos de leitura
Os maiores desafios para os empreendedores sempre foram aumentar as vendas e manter a empresa competitiva no mercado, porém o que muitos não lembram, e que é extremamente importante, é a fidelização daqueles clientes que já realizaram alguma compra e podem voltar a comprar.
É por isso que nós, da Vivo Empresas, separamos aqui algumas dicas de como você pode fidelizar seus clientes e quais as principais ferramentas para te ajudar nessa missão.
Leia abaixo as dicas que separamos para você ter uma estratégia de fidelização de clientes bem definida e que trará mais lucro para sua empresa.
O que é a fidelização de clientes?
A Fidelização de clientes nada mais é do que transformar alguém que comprou apenas uma vez no seu negócio em alguém que compra com frequencia e prefere comprar de você do que da concorrência, por conta do relacionamento desenvolvido com a sua empresa ou outros fatores como a qualidade dos produtos, serviços e atendimento.
Existem diversas estratégias que farão o seu cliente recomprar na sua empresa e serem fidelizados. Essas estratégias podem passar por análises dos perfis dos seus clientes, retenção com base em dores que foram apresentadas, empatia para que todos os problemas do seu cliente sejam resolvidos e apresentação de tecnologias que o diferenciem da concorrência, assim, seu cliente passará a ser mais que um comprador em sua empresa, mas também um promotor da sua marca.
1- Conheça seu cliente
Antes de executar qualquer estratégia de fidelização para seus clientes, é extremamente importante que você conheça o perfil de seus clientes. Isso pode ser feito através de pesquisas, testes e projetos-piloto.
É importante que sua equipe saiba também o perfil dos seus clientes, assim seu negócio terá unidade na estratégia e a satisfação do seu cliente será ainda maios.
2- Monitore o que seu cliente fala sobre seu negócio
Com o crescimento das redes sociais e conectividade no mundo, é cada vez mais comum vermos as pessoas falando e dando opiniões sobre as marcas que fizeram alguma compra.
Acompanhar o que seu cliente fala e responder positivamente às mais diversas opiniões demonstra uma preocupação da sua empresa com o atendimento de necessidades e solicitações do seu cliente.
3- Mantenha uma comunicação aberta com seus clientes
Seguindo a linha do tópico acima, ter uma comunicação clara com é o segredo para sua empresa ter sucesso na fidelização de clientes.
Para ter uma comunicação clara com seu cliente é importante saber:
- Como seu cliente prefere se comunicar (Ex.: Mensagem, Aplicativos, Ligação, E-mail, etc.);
- Qual a linguagem e linha de comunicação que seu negócio abordará para compreensão clara das mensagens que enviará ao cliente;
- Fale sobre os assuntos que são do interesse do cliente para mantê-lo atualizado sobre qualquer tipo de mudança ou novos processos, assim todos os clientes estarão a par dos seus passos.
4- Programas de fidelidade e benefícios exclusivos
Implementar programas de fidelidade é uma estratégia excelente para que seu cliente seja fidelizado pela sua empresa.
A estratégia aqui está na recompensa de clientes fiéis com benefícios exclusivos, brindes, descontos e até mesmo pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços. Fazendo isso, sua empresa incentivará a fidelidade de seus clientes e criará a sensação de pertencimento e valor para o cliente, incentivando a repetição de compras.
5- Personalização e atendimento
Todo mundo gosta de bom atendimento e personalização de produtos e serviços, por isso conhecer seus clientes, entender as preferências e necessidades.
Pensando nisso, você pode oferecer treinamentos à sua equipe e soluções personalizadas e relevantes ao seu cliente, criando uma conexão emocional com sua marca e faz com que seus clientes se sintam valorizados e especiais. Invista em treinamento de equipe para garantir que cada interação com o cliente seja positiva, atenciosa e resolva suas necessidades de maneira eficiente.
A Vivo Empresas conta com serviços específicos para isso, conheça o Vivo Gestão de Equipes e o serviço de E-mail Profissional
Outro ponto importante aqui é a presença digital, que hoje em dia é fator determinante para o sucesso das empresas e garante a facilidade, de comunicação à compras online e até mesmo encontrar seus produtos na internet, conheça aqui o Construtor de Sites
6- Pense na experiência do cliente
Se você tem uma loja física, pensar na experiência do seu cliente é o que vai diferenciar seu negócio de outros.
Imagine seu cliente entrando em sua loja e tendo acesso a Wi-Fi gratuitamente, dessa forma você cria um laço com seus clientes e faz com que eles queiram ficar na sua loja por mais tempo.
7- Invista em ferramentas e equipamentos
Seguindo os passos acima, para oferecer diferenciais e atender bem aos seus clientes, serão importantes equipamentos e ferramentas específicas para a execução da estratégia que você definiu.
Ferramenta como o Microsoft Teams te ajudam a melhorar a comunicação com sua equipe e clientes online.
Os benefícios de fidelizar seus clientes
Seguindo os passos acima sua empresa demonstra aos clientes que o seu interesse vai além de vender os seus produtos ou serviços, expondo a preocupação de entender o perfil e oferecer as melhores soluções para seus clientes.
Abaixo, citamos alguns dos benefícios de estruturar uma fidelização de clientes para sua empresa.
Criação de conexão e aumento de confiança
Diminuição de custos e aumento de lucros
A fidelização de clientes se baseia na construção de um relacionamento de confiança. Quando os clientes se sentem satisfeitos com a qualidade de seus produtos ou serviços, é mais provável que voltem a fazer negócios com você. Ao priorizar a qualidade e atender às expectativas, você cria um vínculo de confiança com seus clientes que os tornam leais à sua marca, tornando-os promotores.
Diminuição de custos e aumento de lucros
Diferente de conquistar um novo cliente, que requer um investimento significativo em marketing e publicidade, manter um cliente é mais econômico, visto que clientes que já compraram tendem a fazer compras repetidas, o que resulta em maior volume de vendas e receitas consistentes.
Além disso, existe também maior probabilidade de recomendar sua empresa a amigos e familiares, gerando assim um fluxo contínuo de novos negócios.
Opiniões e feedbacks
Seus clientes são uma fonte valiosa de feedback, conhecem sua empresa, produtos e serviços e maioria das vezes, estão dispostos a compartilhar suas opiniões e sugestões.
Essas informações te ajudam a identificar áreas de melhoria e aprimorar sua oferta, permitindo que você atenda melhor às necessidades de seus clientes, consequentemente, ao ouvir seus clientes, você demonstra que valoriza sua opinião e está comprometido em oferecer a melhor experiência possível.
Por que é importante fidelizar seus clientes?
Uma vez que você usa as estratégias de fidelização para seu cliente, sua empresa terá diversos ganhos.
Começando pela transformação do cliente em promotor da sua marca, ou seja, o cliente começa a gostar ainda mais da sua empresa, divulgando e defendendo seus produtos e serviços de forma orgânica pela percepção de fazer parte de um grupo de clientes importantes.
Essa sensação positiva que foi deixada na experiência de compra e pós venda leva seu cliente a repetir a compra com sua empresa, fazendo assim com que sua empresa tenha clientes fiéis, e isso trará economia a sua empresa, pois o custo de manter um cliente é menor do que conquistar um novo.
A fidelização de clientes equilibra o custo de aquisição de clientes (CAC) - principal métrica utilizada para mensurar a saúde financeira do seu negócio – com a receita gerada pelo seu cliente pós fechamento de contrato ou compra.
Além de tudo isso, se sua empresa oferece produtos ou serviços com opções de pagamentos parcelados, a fidelização de seus clientes pode garantir que os pagamentos e acordos sejam cumpridos sem atrasos, reduzindo ou até mesmo zerando a sua inadimplência.
Com a fidelização é possível aumentar o valor dos contratos anuais e a retenção de clientes, fazendo com que a saúde da sua empresa seja cada vez melhor.
A fidelização é a melhor estratégia para manter seus clientes admirando sua empresa e continuar fazendo compras de produtos ou serviços.
A Vivo Empresas tem soluções próprias para ajudar a fidelizar e manter sua carteira de clientes ativa e comprando, cada vez mais, seus produtos e serviços, conheça aqui
A Vivo te ajuda a fidelizar seus clientes
Essas foram as 7 dicas para sua empresa ter clientes fiéis e comprando, cada vez mais, seus produtos ou serviços.
A Vivo tem os principais produtos e serviços que te ajudam a melhorar a conectividade do seu negócio e, consequentemente, vender mais.
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