Meus dados móveis não funcionam
Estamos tão acostumados a viver em um mundo conectado, que podemos ficar desorientados pelo simples fato de termos nossos dados móveis repentinamente suspensos. Isso impossibilita, por exemplo, a simples navegação pela internet, trocas de e-mails e o uso de aplicativos. Parece o apocalipse para quem precisa de mobilidade para viver e trabalhar, mas nada de pânico. Vamos analisar os possíveis motivos para a suspensão dos dados móveis e como solucionar.
O que são dados móveis?
Dados móveis é o nome dado à conexão de internet da operadora de telefonia que você contratou. Esses dados fazem parte do plano de celular de um pacote e podem ser ilimitados ou se esgotar.
Quando não está utilizando uma rede de wi-fi, você terá que fazer uso da internet móvel para acessar a internet. Esse acesso pode ser automático ou manual em seu celular.
Como solucionar o problema?
Antes de tudo, confira se o seu celular ainda possui créditos nos planos pré-pago. Se estiverem esgotados, você terá que fazer uma recarga, comprar outro pacote, mudar de plano ou apenas utilizar uma rede wi-fi próxima para acessar a internet. Mas se o problema persiste mesmo com créditos disponíveis, o motivo pode ser outro.
Configurar internet do celular
Se o seu celular for novo ou caso você tenha precisado formatá-lo recentemente, pode ser que a internet do aparelho esteja desconfigurada. Nesse caso, já com o chip no aparelho, tente os seguintes passos para a configuração manual:
Acesse “Configurações” para Android ou “Ajustes” para IOS.
Encontre a opção relacionada a “configuração de conexão de dados”.
Confira se o chip está ativo e se consta o nome da operadora. Caso esteja desconectado, tente conectar novamente e isso deve resolver o problema. Se não, siga os passos abaixo.
Volte em “Configurações” ou “Ajustes” e procure a opção “Redes Móveis”.
Busque a opção “Operadora de Rede” e selecione buscar manualmente para procurar a sua operadora.
Verifique se o símbolo de rede móvel aparece no topo superior do aparelho. Se não aparecer, o problema não estará resolvido e talvez seja necessário verificar se o chip não está registrado na rede.
Baixa intensidade de rede ou indisponibilidade
O motivo da suspensão de sua internet pode ser devido à baixa intensidade do sinal de rede em seu local ou mesmo a indisponibilidade de internet na região.
Para descobrir, verifique as barrinhas de intensidade de sinal no seu aparelho. Se estiverem vazias, o problema é o seu local.
Modo Avião
Há também a possibilidade de seus dados móveis não funcionarem por conta de um erro no sistema do celular. Reiniciar o aparelho pode ser uma solução. Se não quiser reiniciar, ative o Modo Avião do celular, espere um instante e desative. Isso pode ajudar o aparelho a se reconectar.