Vivo Empresas
Quer saber como melhorar o controle de estoque da sua empresa?
Confira as dicas que separamos para te ajudar.
Por Vinicius Alcantara De Lorenzo
16 de jun. de 2023 • 4 minutos de leitura
Você sabia que o controle de estoque vai além de quantificar produtos parados?
Existem diversas estratégias e metodologias que te possibilitam redução de custos, evitam que você perca vendas por falta de produtos e ajudam nas negociações com fornecedores e clientes.
Com grande importância para os negócios, o controle de estoque, se mal executado, pode ser responsável pelo mal andamento de uma empresa, principalmente por ser um dos principais pilares da eficiência, impactando desde a sustentação de bons resultados à redução de custos.
Nesse post você vai ver algumas dicas de como administrar bem o seu estoque e como fazer um bom controle levará sua empresa ao próximo nível, dicas como:
- Importância de executar um controle de estoque;
- Como fazer o controle de estoque com eficiência;
- Ferramentas que te ajudam;
- Erros que não devem ser cometidos;
- Como a Vivo Empresas vai te ajudar a realizar esse desafio.
Vamos aos pontos e dicas que prometemos?
Qual a importância de executar um controle de estoque?
Para começar, muitos empreendedores pensam que, por terem uma Micro ou Pequena empresa, não precisam realizar a gestão do seu estoque, e isso causa grandes perdas para o negócio, seja perda de tempo, de dinheiro ou até mesmo de produtos, que por conta da má gestão do estoque podem ficar parados.
Evitar isso se torna fácil com o controle de estoque, pois você vai trabalhar estimando a quantidade ideal de mercadorias ou produtos que precisa, armazenando da forma correta e evitando excessos, faltas e desperdícios (Ex.: Produtos fora de validade). Dessa forma você terá um acompanhamento correto de saídas, o que te dará visão dos produtos mais e menos vendidos e será capaz de quantificar sua próxima compra.
Com a quantidade correta de produtos e mercadorias você estará livre para focar em ofertas, promoções e será capaz de definir os preços, isso fará com que seu cliente seja sempre atendido e tenha os produtos que quiserem na hora que quiserem. Dessa forma, sua empresa pode lucrar muito mais com a satisfação desse cliente.
Como ter um controle de estoque eficiente?
Esse tópico é o que garantirá a perpetuidade sua empresa, pois suas vendas estarão sempre caminhando de forma que você tenha produtos a entregar, conforme falamos no primeiro tópico.
O primeiro
Os passos para ter um controle de estoque eficiente são:
1. Tenha um inventário do seu estoque.
Realize uma listagem dos produtos que estão em seu estoque e suas quantidades, assim você saberá quanto ainda pode vender e entregar.
Esse passo requer constante atualização, pois a cada venda deve-se atualizar o inventário para saber a quantidade exata de produtos que ainda existem no estoque e planejar sua próxima compra.
Existem mais características que você pode inserir no seu inventário, como cor, tamanho, utilidade, datas sazonais com maior saída, tipo do produto, entre outras. A inserção desses dados vai depender apenas da atuação do seu negócio e da necessidade de acompanhamento de cada característica.
2. Automatize seu estoque para facilitar seu dia-a-dia.
Vivemos em tempos de otimização de recursos, e automatizar a gestão do seu estoque tornará o processo mais fácil de acompanhar e menos suscetível a falhas.
O grande truque é contratar um sistema que registre cada movimentação no seu estoque e realize a integração com áreas correlatas como vendas, financeiro, fluxo de caixa e compras.
3. Otimize seu estoque ao máximo.
O equilíbrio da quantidade de produtos no seu estoque é imprescindível, assim não haverá espaço para faltas ou excessos, isso será feito a partir do seu conhecimento de rotatividade de produtos e de compra do seu consumidor.
Como estamos falando de integrar os processos, o inventário aqui será seu forte aliado na otimização de estoque, pois te dará 100% de visão de produtos que você tem ou que precisará comprar para repor estoque.
4. Tenha à vista seus custos de armazenamento.
Quantifique cada custo que sua empresa tem para manter o estoque, custos de espaço físico, sistemas e até mesmo colaboradores que estarão à frente do acompanhamento do estoque de forma geral, assim você saberá quais caminhos seguir para reduzir seus custos.
5. Use seus produtos parados para promoções.
Todo cliente ama uma promoção, com os seus não é diferente.
O ganho aqui está em dois lados, seu cliente enxergará sua empresa como parceira que elabora promoções para as compras e você não terá prejuízos com produtos que foram comprados, mas não foram vendidos.
Conheça ferramentas para te ajudar no controle de estoque:
Aqui você vai encontrar seus principais aliados para realizar o controle e otimização do seu estoque.
Planilha de controle.
Voltando no tema de inventário, com uma planilha de controle você terá as quantidades de cada produto discriminados pelas características que saíram e que restam no seu estoque.
Mas, é importante lembrar que essa é uma opção não automatizada, por isso é mais suscetível a erros. O ideal é automatizar com um sistema criado para isso.
A planilha de controle te ajudará em pontos como:
- Quantidades de produtos no estoque;
- Entrada e saída de materiais;
- Giro de estoque.
Vivo Gestão de Vendas
Uma ferramenta completa e automatizada para facilitar o processo de vendas, estoque, financeiro e muito mais, permitindo que você foque no mais importante: O crescimento da sua empresa e evite os erros que podem acontecer ao fazer gerenciamento de estoque sem o sistema adequado.
Quais são os erros que nunca devem ser cometidos?
Preste muita atenção nesse tópico, ele te salvará de desperdícios, gastos e produtos parados.
Adquirir estoques acima ou abaixo da necessidade da sua empresa.
Fazendo o acompanhamento do seu estoque de maneira correta você será capaz de realizar a compra de produtos dentro da margem de compra dos seus clientes.
Esse ponto é importante porque, se comprar mais que o necessário você terá gastos e desperdício e se comprar menos que o necessário terá a perda de chance de compras.
Gerenciar estoques sem sistemas.
Como mencionamos acima, evite gerenciar seu estoque sem um sistema próprio para isso. Dessa forma você diminuirá as chances de falhas de controle e consequentemente evitará desperdício ou aumento de gastos.
Para facilitar esse processo use a ferramenta Vivo Gestão de Vendas que oferece gerenciamento de estoque entre outras funções por apenas R$9,90 por usuário no mês.
Não ter descrições e identificação padronizada para os seus produtos.
A descrição e identificação de produtos é indispensável para você ter controle do que está saindo e realizar o planejamento da sua próxima compra.
O acompanhamento com esses dados te dará, cada vez mais controle sobre suas necessidades de compra e os seus produtos que têm maior procura.
Veja soluções que a Vivo Empresas tem além do Vivo Gestão de Vendas
A tecnologia ajuda, cada vez mais, o público PME a realizar a gestão de suas empresas, e não seria diferente para a gestão de estoques.
Pensando no público PME, a Vivo separou mais alguns produtos e serviços que vão ajudar a ter uma gestão de estoque eficiente. Confira abaixo algumas delas:
Microsoft 365 – Pacote office online
Acesso aos principais recursos do pacote office com acesso online e possibilidade de trabalhar remoto.
Tenha e-mail profissional com Outlook 365, armazenamento em nuvem com One Drive e facilite o compartilhamento de arquivos Excel, Word, Power Point online e realize web conferências pelo Microsoft Teams.
Google Worspace
Tudo que sua empresa precisa para aumentar eficiência e agilidade na equipe, com ferramentas de E-mail, Agenda, Chat, Meet para reuniões online, Documentos, Planilhas e muito mais para simplificar a vida do público PME.
Falamos aqui sobre as principais dicas para melhorar o seu controle de estoque, mas seja qual for o seu desafio, a Vivo Empresas possui uma solução para te ajudar e tornar sua vida mais fácil.
Gostou do conteúdo? Então veja mais alguns interessantes: