Com o crescimento e evolução das conexões, redes e sensores sem fio veio a necessidade de ferramentas e componentes que possibilitem a comunicação entre máquinas, e é aí que o Chip M2M entra como peça fundamental para o uso dessas tecnologias.
M2M é a nomenclatura que se dá ao chip que permite essa comunicação entre máquinas, como o nome diz, Machine to Machine é a tecnologia que faz com que dois dispositivos conectados possam se comunicar.
Se você tem dúvidas sobre o M2M e como usar essa tecnologia, agora é a hora de conmais sobre essa tecnologia que está revolucionando o mercado e possibilitando integração de máquinas e dispositivos conectados para os mais diversos ramos de atuação.
Nesse artigo você vai encontrar tudo o que você precisa saber sobre a conexão Machine to Machine, incluindo aplicações, benefícios e onde contratar a solução.
Você sabe o que é o Chip M2M?
Responsável pela inserção das empresas no mundo do IoT (Internet of Things – Traduzindo: Internet das Coisas) e aumento de produtividade, os Chip M2M são pequenos componentes responsáveis pela comunicação entre máquina,
Por ser um pouco mais complexo que isso, separamos abaixo um conteúdo para te ajudar em pontos como para que serve o Chip M2M, como você pode usá-lo e porque esse componente está revolucionando o monitoramento de dados e processos das empresas.
Como o Chip M2M funciona?
O Chip M2M é responsável pela transferência de dados móveis entre máquinas e possibilita a transmissão por dispositivos remotamente conectados.
Basicamente, o Chip funciona com a tecnologia General Packet Radio Service (GPRS), tecnologia que é responsável pela nossa comunicação entre smartphones através do 2G, 3G, 4G e 5G.
A tecnologia GPRS é uma das mais escolhidas para aplicações em IoT (Internet das Coisas), isso porque é uma tecnologia mais barata que as outras e facilita a comunicação Machine to Machine.
Quais são os benefícios do M2M?
O mundo está, cada vez mais conectado e as empresas também devem se conectar. É muito comum vermos processos se tornarem automáticos e gerenciados através de tecnologias complementares para facilitar a tomada de decisões.
Entre os benefícios do Chip M2M podemos citar:
- Mais percepção sobre negócios;
- Diminuição de custos;
- Relações e eventos em tempo real;
- Previsibilidade de problemas técnicos;
- Mais eficiência e produtividade operacionais;
- Melhoria de mobilidade.
E esses são apenas alguns benefícios que citamos aqui, porém, mais abaixo, listamos onde pode ser aplicado o uso da tecnologia do Chip M2M.
Qual a aplicação do Chip M2M?
A principal e mais conhecida aplicação do Chip M2M é nos conceitos de IoT, que consiste no envio de dados para qualquer aparelho eletrônico conectado.
A partir desse conceito podemos citar muitas aplicações, como por exemplo:
- Sensores de estações de tratamentos de água;
- Controle de tráfego;
- Acompanhamento e gerenciamento de Frotas;
- Estocagem de produtos;
Seja qual for a aplicação, o principal benefício do Chip M2M está na possibilidade de automatizar e gerenciar facilmente trabalhos que antes precisariam de muita interação humana.
Quais segmentos já usam o Chip M2M?
Existem diversos segmentos que podem aproveitar a tecnologia M2M a seu favor e já estão usando essa tecnologia em seus mercados de atuação, dentre eles podemos citar:
- Ciência;
- Engenharia;
- Meio-Ambiente;
- Indústrias;
- Comércios.
Porém, além desses, existem diversos outros setores que usam M2M para realizar a comunicação entre dispositivos de forma automática e sem fio.
Qual a diferença entre IoT e M2M?
Sim, existe diferença entre os dois e vamos explicar para você nesse tópico.
Ambos seguem a mesma linha de raciocínio e atuação: Conectar dispositivos sem interação humana para transferência de dados, mas a diferença você vê a seguir:
- M2M – Conecta dois dispositivos de forma direta e cria uma rede, de forma limitada e fechada entre as máquinas para observações de dados específicos;
- IoT – Possibilita a criação de redes complexas e a conexão de milhares de dispositivos de forma mais fácil. Permite também a conexão com a tecnologia cloud, o que torna os dados acessíveis de qualquer dispositivo conectado à rede, facilitando também a criação de softwares, APIs e interfaces para gerenciar, em tempo real, essa rede de dispositivos.
Qual a diferença entre Telemetria e M2M?
Assim como IoT x M2M, existem diferenças entre Telemetria e M2M também.
Para começar, o Chip M2M é o que possibilita que a Telemetria seja executada, isso porque é a partir do chip que a comunicação Machine to Machine será feita e os dados desejados enviados para centenas de finalidades, como análise de eficiência e monitoramento de riscos e ativos.
Ou seja, a telemetria pode ser feita por wi-fi, radiofrequência, satélite e a GPRS (que é a rede celular), e o chip M2Mviabiliza a comunicação de dados e informes entre dispositivos e a central de monitoramento de forma prática e rápida.
Simplificando, o M2M permite a comunicação entre as máquinas para que a telemetria tenha dados em tempo real, mais precisos e mais seguros.
Como implementar um sistema M2M?
O primeiro passo para implementar um sistema M2M na sua empresa é analisar o tipo de necessidade que seu negócio tem e definir o melhor uso da plataforma no ambiente em questão.
Vale lembrar que ter uma boa infraestrutura de conectividade é essencial para uma boa transferência de dados, caso contrário a tecnologia não renderá o que deve render em termos de funcionalidades.
Existem diversas ferramentas e plataformas que facilitam a adoção do sistema M2M como por exemplo o Vivo Kite Platform, que permite o controle de conectividade em tempo real e mecanismos de privacidade e proteção – que criptografam suas comunicações e fazem a transmissão apenas a equipamentos autorizados.
E para facilitar e ajudar na gestão de negócios, você terá informações sobre despesas, conferência de inventários e também pode executar diagnósticos remotos.
Como ter um chip M2M?
A Vivo Empresas tem Chip M2M e plataformas específicas para te ajudar a estruturar o aprendizado Machine to Machine da sua empresa.
O Chip M2M e o gerenciamento Vivo com a plataforma de gestão Kite Platform permitem que você tenha acesso às informações dos seus dispositivos, podendo ver os status de operação, consumo de energia e até mesmo localização em tempo real.
Além disso o M2M também pode ser usado para dispositivos de monitoramento de logística, segurança, transporte, água e outros que precisam que o acompanhamento em tempo real seja exato.
Com a plataforma web: Kite Platform® e M2M você também pode fazer a autogestão e ter uma visão total dos dispositivos conectados.
Onde a conexão M2M Vivo Empresas pode ser usada?
Dependendo do objetivo do negócio, a conexão M2M pode ser aplicada em diversos meios, como:
Mobilidade
- Gerenciamento de frotas e rastreamento veicular;
- Rastreamento de ativos;
- Rastreamento de produtos;
- Carro conectado.
Telemetria
- Monitoramento de temperatura de contêineres refrigerados;
- Monitoramento de reabastecimento de produtos e manutenções de vending machines;
- Medição de consumo – Água, Gás, Luz, etc.;
- Gestão de frotas (Manutenções, rotas, dados sobre combustível, velocidade, perfil do motorista, etc.);
- Monitoramento de maquinários agrícolas, trator e carro conectado;
- Gerenciamento de estoque e armazém.
Segurança
- Monitoramento de ativos através de câmeras sensores e alarmes;
- Proteção de ativos da empresa.
Diferenciais do Chip M2M e gerenciamento com Kite Platform da Vivo
- A plataforma de gestão Vivo Kite Platform te permitirá monitoramento, informações, autoatendimento e autogestão dos dispositivos em tempo real com a conectividade M2M, veja abaixo os diferenciais:
- Controle de custos: Facilita a tomada de decisões financeiras e gestão em tempo real;
- Prevenção de despesas e controle de consumo;
- Função para analisar os dados dos dispositivos gerenciados;
- Prevenção e mitigação de fraudes: Previne, detecta e corrige situações que podem comprometer a segurança dos dispositivos e/ou conectividade do negócio;
- Alertas: Sempre que detectados, serão enviados avisos à sua empresa sobre acessos suspeitos que foram realizados.
- Tudo isso com o objetivo de facilitar suas decisões e proteger, automatizar e garantir o funcionamento da sua empresa de forma conectada.
Conheça a solução de M2M
Passo a passo para aplicação do chip M2M
- Primeiro passo: Existem três tamanhos de chips que podem ser solicitados, verifique o tamanho que é exigido pelo seu equipamento e solicite de acordo com essa informação. Caso não saiba o tamanho específico para seu equipamento, você pode solicitar o modelo de triplo corte, que é adaptável para os três tamanhos;
- Segundo passo: Ao receber o chip, para iniciar a conectividade M2M no seu equipamento, será necessária a ativação da Kite Platform;
- Terceiro passo: Aproveite sua conexão M2M.
Qual o melhor plano para sua empresa?
A Vivo conta com planos que se enquadram a diversas necessidades, para isso você deverá saber qual plano se enquadra melhor e escolher.
Os planos podem ser de 20MB, 50MB ou 100MB e atenderão às especificidade do seu equipamento e conectividade. Confira aqui o plano de internet ideal para o seu negócio.
Por que escolher a Vivo Empresas?
Somos líderes no mercado com mais de 10 milhões de dispositivos conectados e premiados consecutivamente como líderes no Quadrante Mágico de Gartner, que avalia fornecedores quanto a conectividade gerenciada, serviços de valor agregado, experiência no setor e capacidade global para atender e desenvolver projetos de alta complexidade.
E aí? Como vai fazer a sua conectividade M2M acontecer?
Gostou de saber mais sobre Chip e conectividade M2M e como aplicar na sua empresa?
Então veja as soluções que vão ajudar sua empresa a incorporar essa tecnologia.