Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Você sabe o que é Alexa? Está cada vez mais fácil ter uma casa conectada, e podemos citar os assistentes de voz, como a Alexa, como grandes aliados. 

Afinal, com o uso de assistente virtual e dispositivos conectados é possível criar toda uma rotina para trazer mais praticidade para seu dia a dia.

Então continue lendo para conhecer melhor a Alexa, sua capacidade e como extrair o melhor dela!

Índice

O que é Alexa?

A Alexa é a assistente virtual da Amazon que vem se tornando presença garantida em muitas casas. O principal fator que transformou a Alexa, e também outros assistentes virtuais, em um item indispensável para muitos, é como facilita o dia a dia. Já que ela pode criar lembretes, ligar e desligar aparelhos conectados, tocar música, informar notícias e a previsão do tempo; e tudo isso através de comandos de voz.

Claro que a Alexa é a mais conhecida, mas existem outros assistentes, como a Siri da Apple, a Bixby da Samsung, a Cortana da Microsoft ou, ainda, o Google Assistente.

Agora que você sabe o que é Alexa, vale dizer que o acesso pode ser feito em qualquer smartphone, porém, nos dispositivos Echo da Amazon, onde é nativa, ela tem mais funções.

Sala em tons neutros com um sofá e vários aparelhos conectados por meio de um controle universal

Para que serve a Alexa?

A Alexa veio para facilitar nossa vida. Ela consegue acessar diversos serviços digitais, como pesquisas na internet, verificar suas compras na Amazon, criar um lembrete, alarme ou definir um timer.

O grande diferencial é que ela faz tudo isso por comandos de voz, é só dizer: "Alexa, qual a previsão do tempo hoje?", por exemplo, e ela dá a resposta. Você não precisa mais usar tanto o seu smartphone para realizar essas pequenas tarefas.

Além disso, através dos dispositivos que podem ser comandados pela Alexa, é possível mandar mensagens ou fazer chamadas entre usuários, até dentro da mesma casa. Essa funcionalidade se chama Drop In e, inclusive, é um diferencial para pessoas que estão com dificuldades de movimentação ou em casas maiores, por exemplo. 

Em outras palavras, a assistente pode ajudar em tarefas com diversos graus de dificuldade e tudo isso a partir de comandos de voz simples.

Quais as principais funções da Alexa?

A Alexa tem inúmeras funções, por exemplo, é possível ajustá-la para preparar um alarme, tocar uma música, criar uma playlist ou, ainda, descobrir o nome da banda que está ouvindo em uma seleção. 

Ela ainda pode habilitar temporizadores e até fazer conversões de medidas para simplificar receitas. Caso esteja sem ideias, existem skills específicas que ajudam com a inspiração para se aventurar na cozinha.

Há ainda as rotinas que são uma maneira da assistente realizar ações sequencialmente. Ou seja, assim que disser “Bom dia, Alexa”, ela pode dar as principais notícias, a previsão do tempo ou ligar o aspirador robô, desde que você a programe. 

Por fim, outro atrativo são as ferramentas de produtividade, como as listas de compra ou tarefas e a própria gestão da sua agenda. A ajudante digital não deixa você esquecer nenhum compromisso importante.

 Mulher confortável no chão mexendo no celular. Na sua frente, robô aspirador de pó funcionando

O que são e quais as principais skills da Alexa?

As skills são como aplicativos para Alexa. Baseado nos seus gostos, a assistente pode recomendar algumas para você testar.

Para utilizá-las, basta escolher a skill, pedir para a assistente ativá-la e começar a usar. Na próxima vez que for utilizar o recurso, só será preciso conversar com ela, como “Alexa, abra skill X”.

Na realidade, as skills são uma parte importante da personalização da sua Alexa e, por isso mesmo, há centenas sendo lançadas mensalmente. 

Além disso, é possível checar as skills do momento diretamente no site da Amazon, que incluem entretenimento, notícias e até gestão de dispositivos inteligentes. 

O que perguntar à Alexa?

A Alexa tem um conhecimento vasto, seja de áreas mais sérias, digamos, até mesmo conhecimento da cultura pop. Caso você esteja usando a assistente virtual pela primeira vez, pode aproveitar para tirar suas dúvidas sobre o funcionamento, como:

  • Que coisas posso experimentar?
  • O que você pode fazer?
  • Quais são suas habilidades mais populares?
  • Quais são suas habilidades domésticas inteligentes?

Ela ainda pode lhe ajudar com questões sobre seu dia a dia, como:

  • Quanto tempo vou demorar para chegar no trabalho?
  • Qual a previsão do tempo hoje?
  • Quanto está o dólar?
  • Quais meus compromissos hoje?

Para divertir os usuários, a Alexa foi programada para responder perguntas pessoais sobre ela e também existem, ainda, as skills relacionadas a sucessos do cinema, como “Estamos na Matrix?”, ou “Que a força esteja com você” e “Eu sou seu pai”.

Lembre-se que, antes de dar qualquer comando para a assistente, é preciso chamá-la primeiro. Portanto, todas as questões devem se iniciar com “Alexa”.

Com quais aparelhos a Alexa se conecta?

Agora, voltando às habilidades práticas da Alexa, saiba que ela funciona como uma central de gestão de todos os dispositivos smarts que estejam conectados com ela numa casa.

Pelo aplicativo da assistente, é possível se conectar a aparelhos como:

  • Lâmpadas, tomadas e interruptores inteligentes;
  • Câmeras Wi-Fi;
  • Robô aspirador;
  • Fechaduras digitais; 
  • Controle remoto universal;
  • Fones de ouvido; 
  • Fitas de LED;
  • Smart TVs.

Após a configuração dos dispositivos, todo seu controle pode ser feito pelo comando de voz, como “Alexa, desligar luz da sala” ou “Alexa, ligar a TV”. 

Além disso, você pode criar “Rotinas da Alexa'', para configurar ações em sequência que ela deve realizar. Por exemplo, você pode programá-la para ao dizer "Alexa, boa noite", ela desligue alguns aparelhos, apague as luzes, etc.

Contudo, é importante ressaltar que a conexão entre eles depende dos modelos e das versões, bem como do acesso à internet. O dispositivo precisa ser compatível com a sua Alexa para realizar isso.

Qual é a melhor Alexa?

A Alexa é uma poderosa assistente que vai facilitar o seu dia, e para usar todo o seu potencial você precisa combiná-la com um dispositivo Echo, que é uma caixa de som inteligente.

Os modelos variam, indo dos mais simples até os com tela. Conheça alguns disponíveis na Loja da Vivo:

Echo Dot 5ª Geração com Relógio

O Echo Dot vem com display de LED que mostra a hora e outras informações relevantes, como temperatura e até título de música.

Seu alto-falante tem um som potente e de alta qualidade para você aproveitar músicas e podcasts, além de compreender o que a Alexa está dizendo.

Com o comando de voz, você pode integrar seus dispositivos smarts que sejam compatíveis, criando rotinas, que são ações em sequência que a Alexa pode executar; assim você também pode usar seu Echo Dot para controlar as luzes, tomadas e mais que estejam conectados.

Além disso, a Alexa tem funções mais simples, como definir alarmes e timers, informar notícias e até dar a previsão do tempo e temperatura no momento.

Por ser pequeno e compacto, o Echo Dot pode ser colocado em vários locais da sua casa, mas lembre-se de que ele precisa de uma conexão com a internet de qualidade para funcionar.

Imagem de uma Alexa Echo Dot.

Echo Pop 1ª Geração

O Echo Pop é um smart speaker compacto, mas com um som potente para você curtir suas músicas e podcasts.

Ideal para espaços menores, devido ao seu tamanho menor, o Echo Pop pode ser colocado em prateleiras, racks, mesas de cabeceiras etc.

Com o Echo Pop também é possível pedir para a Alexa definir timers, informar a previsão do tempo, ler as notícias, comprar produtos, realizar chamadas, responder às suas perguntas e muito mais.

Controle com sua voz ou pela Alexa seus dispositivos de casa inteligente que sejam compatíveis com o Echo Pop, como plugues ou lâmpadas inteligentes.

Imagem de uma Alexa Echo Pop.

Echo Show 5 3ª Geração

O Echo Show é o dispositivo com Alexa que conta com display de 5,5”, assim você consegue ver as horas, seu calendário e saber a previsão do tempo; se quiser, também é possível assistir filmes e séries no Prime Video e streamings disponíveis.

Além disso, outro grande diferencial do Echo Show é que ele possui uma câmera de 2MP para você visualizar o ambiente ou fazer uma chamada. E se você tiver câmeras conectadas, também é possível usar o Echo Show para visualizar as imagens.

É claro que o seu smart display vem equipado com um som potente e também com a Alexa embutida para controlar seus dispositivos inteligentes, como lâmpadas, interruptores e plugues, mesmo quando você não estiver em casa.

Imagem de uma Alexa Echo Show.

Echo Studio

O Echo Studio é o smart speaker ideal para quem quer um som potente e de alta qualidade. Voltado para apresentar um som cristalino, o Echo Studio apresenta uma imersiva saída de som tridimensional, com áudio com qualidade de estúdio em todas as direções para você curtir suas músicas e podcasts.

É claro que, como todos da linha Echo, você pode usar a Alexa para verificar o clima, definir alarmes e controlar dispositivos de casa inteligente compatíveis, através de comandos de voz ou pelo aplicativo em seu celular.

Imagem de uma Alexa Echo Studio.

É seguro ter uma Alexa?

Com tanta evolução, é comum que algumas pessoas sintam receio com o nível de segurança da Alexa, no caso de gravações quando ela não está sendo usada.

É natural pensar que, se ela ouve nossos comandos, quem garante que não escuta todas as nossas conversas? E quem tem acesso a essas informações?

Segundo os protocolos de privacidade da empresa, os áudios só começam a ser gravados a partir do momento em que você usa a palavra de comando “Alexa”. Portanto, o que é dito em conversas que não estejam dentro da lista de ordens da inteligência artificial, não são registradas.

Quanto ao acesso a essas informações, as frases utilizadas enquanto a inteligência artificial está em operação são enviadas diretamente para os servidores da Amazon, que realizam constantes análises para aplicarem melhorias à Alexa, otimizando mais ainda a experiência do usuário.

Como saber se a Alexa está gravando?

Uma maneira de saber se a Alexa está gravando é observar o indicador de luz que se acende quando o dispositivo recebe o comando. Enquanto ele estiver aceso, as informações estão sendo captadas. Assim que se apaga, essa coleta é interrompida.

Como reforçar a segurança da Alexa?

É possível realizar algumas configurações para restringir ainda mais o acesso aos seus dados. Caso você esteja utilizando um Echo Dot, é possível, por exemplo, acionar o modo silencioso da Alexa, pressionando o botão referente a esse comando, que fica na parte superior do aparelho.

Se quiser ir mais fundo nas restrições, você pode configurar o nível de privacidade do dispositivo. Para fazer isso, veja o passo a passo a seguir:

  1. Acesse as configurações do dispositivo;
  2. Vá em “Privacidade da Alexa”;
  3. Encontre a opção “Gerenciar seus dados da Alexa”;
  4. Desative a função “Usar gravações de voz para melhorar os serviços da Amazon”;

Com isso, o dispositivo não irá compartilhar suas informações com os servidores da empresa.

Qual é a melhor internet para ter uma Alexa?

Para que o smart speaker com assistente de voz funcione sem problemas na sua casa, há um elemento-chave: a conexão com a internet. 

Para atender às demandas de uma casa conectada, a Vivo Fibra garante ultraconexão e estabilidade. Além disso, os pacotes acompanham serviços digitais e Wi-Fi grátis.

Com uma boa conexão, é possível aproveitar as praticiadaes que a Alexa pode proporcionar, além de automatizar funções na sua casa.

E aí, gostou de saber o que é Alexa e suas funcionalidades? Se você se interessou, aproveite para garantir seu dispositivo Amazon Echo na Loja da Vivo.

Até a próxima!

Imagem de uma pessoa usando um app no celular para apagar as luzes de casa.

Leia também:

Escolha sua cidade