Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a automação residencial já não é mais algo tão futurista e fora do alcance, como era anos atrás. Hoje, existem diversos produtos e ferramentas que permitem soluções eficientes, por valores acessíveis.
No artigo a seguir, vamos dar detalhes sobre o que é essa tecnologia e como ela pode aliar a praticidade nos seus processos rotineiros à segurança — mesmo quando estiver fora de casa. Se quiser saber mais, continue com a gente!
O que é automação residencial?
A automação residencial é uma solução que utiliza a tecnologia para integrar recursos, e programá-los para que ocorram em horários definidos ou através de poucos comandos.
Isso se torna possível por meio de um recurso chamado IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas, em português): que traz o conceito de utilizar a internet para se comunicar com dispositivos inteligentes.
No caso da automação residencial, esse recurso permite que você controle alguns equipamentos da casa que possuem acesso à internet, geralmente através de aplicativos baixados no seu smartphone ou até mesmo por equipamentos específicos, como painéis de acesso ou controle remoto.
O que é um projeto de automação residencial?
É o documento que contém todas as etapas de implantação das soluções em seu imóvel. Ele é produzido pelo arquiteto responsável pelo serviço de automação.
Nele, você conseguirá encontrar todos os itens que serão utilizados, onde será instalado cada um deles e as soluções que eles vão oferecer para tornar sua casa inteligente.
Algumas características consideradas para a construção do projeto, são:
- Aplicação de diversos cenários de iluminação, pensando em todas as possibilidades durante o dia;
- Foco especial nas soluções de entretenimento para os residentes;
- Soluções de conforto e praticidade para os integrantes, independentemente da idade ou familiaridade com tecnologia;
- Sistemas de segurança e monitoramento, que possam ser acessados pelos moradores mesmo quando não estiverem em casa;
- Implementação de recursos inteligentes, mantendo a estética interior e exterior da residência;
- Aplicação de soluções que proporcionem tanto praticidade quanto conforto para os ocupantes.
Qual a diferença entre automação residencial e casa inteligente?
Apesar de os termos serem parecidos, os conceitos são diferentes.
Com a automação residencial, é possível controlar todos os dispositivos inteligentes do seu domicílio, inclusive à distância, através de apps instalados em seu celular, por exemplo.
Já a casa inteligente necessita que você tenha um dispositivo central instalado para que você possa configurar as rotinas do imóvel.
Por exemplo: na casa inteligente, você pode programar um determinado horário, durante alguns dias da semana, para que as luzes se acendam ou apaguem automaticamente, ou até mesmo que o ar-condicionado comece a funcionar, diariamente, das 18h às 6h. Porém, isso precisa ser realizado por uma central da sua residência.
Na automação residencial, isso também pode ser feito. Porém, você tem a facilidade de conseguir enviar esses comandos de onde estiver, através de um aplicativo instalado em seu smartphone.
É possível, inclusive, programar seus dispositivos para começarem a funcionar no momento em que seu GPS identificar que você está próximo ao seu endereço.
Imagine um cenário em que você está a alguns quarteirões da sua casa e, pelo seu GPS, o aplicativo reconhece a distância e já envia os comandos necessários para ligar o ar-condicionado, o som ambiente e a cafeteira. A automação residencial possibilita isso.
Leia mais
Como funciona a automação residencial?
A automação residencial funciona por meio da IoT. Ela é a base de toda casa conectada, pois permite que os equipamentos instalados em sua residência se comuniquem, tanto entre si quanto com seu smartphone, que é de onde virão os comandos.
Os aplicativos controladores serão instalados em seu celular e, por meio da internet, os dispositivos receberão os comandos de funcionamento.
Inclusive, isso pode ser feito de qualquer lugar, necessitando apenas de que você se conecte ao endereço IP do seu domicílio, já programado em seu app controlador.
Quais as vantagens da automação residencial?
Segurança com integração e automatização de diversos recursos para sua casa
Você pode controlar, remotamente, vários recursos como fechaduras, alarmes, câmeras de segurança etc. através de aplicativos.
Economia ao programar seus dispositviso para ligar e desligar sozinhos
Dispositivos inteligentes podem ser controlados e programados para funcionarem automaticamente, assim você consegue economizar ao evitar o uso desnecessário.
Praticidade e conforto porque você pode enviar comandos remotamente e evitar tarefas manuais
Você pode usar o celular, controle remoto ou programações para controlar dispositovos comandos aos dispositivos, como abrir a fechadura eletrônica, ligar luzes etc.
Quais são os tipos de automação residencial?
A automação residencial permite que você construa diferentes cenários e rotinas para sua casa. A seguir, conheça algumas condições em que ela pode ser usada para facilitar sua vida.
Iluminação
Com a automação da parte de iluminação de sua casa, você pode programar suas lâmpadas para se acenderem ou apagarem em horários pré-determinados. E, caso saia e fique na dúvida se as apagou ou não, pode consultar o aplicativo e enviar o comando de onde estiver.
Ainda é possível criar alguns cenários automáticos para determinados momentos do dia ou situações. Por exemplo: “Iluminação para filme” ou “Iluminação para jantar romântico”.
Som e Imagem
Também é possível controlar seus dispositivos de som e imagem por meio da automação residencial.
Se você instalar os equipamentos compatíveis, você pode acionar o som ambiente ou a TV de sua casa quando estiver a alguns quarteirões de distância.
Irrigação
Você pode utilizar um sistema de irrigação inteligente para manter suas plantas sempre saudáveis.
Para isso, instale alguns sensores de umidade do solo em seu quintal, para que a irrigação comece sempre que ele detectar que as condições estão desfavoráveis.
Também é possível utilizar o temporizador para funcionar em horários específicos.
Monitoramento e segurança
A automação residencial permite que você se conecte às câmeras de segurança de seu lar a qualquer momento, além da possibilidade de integrar dispositivos, como: detectores de fumaça; alarmes; sprinklers; sensores de presença etc.
Você ainda pode instalar acessórios que funcionam por biometria, protegendo, também, o acesso ao seu imóvel. As fechaduras inteligentes são um exemplo.
Luminosidade e temperatura
Você pode utilizar a automação residencial para aplicar um sistema de sensores de luz que, ao identificar intensidade de iluminação acima do programado, feche as suas janelas ou cortinas inteligentes.
O mesmo vale para os sensores de temperatura, que podem acionar o ar-condicionado ou ventilador assim que registrarem uma temperatura alta no ambiente.
Aplicativos para automação residencial
Para controlar a casa conectada, você pode usar apps no smartphone. Confira alguns aplicativos de automação residencial que são completos:
SmartThings
O app SmartThings conecta os dispositivos da marca Samsung. Com ele, é possível controlar, à distância, vários objetos, como lâmpadas, ventiladores, travas e sensores.
HI by Geonav
Com o app da Geonav Home Intelligence, você controla, inclusive os horários, seus dispositivos domésticos de qualquer lugar, simultaneamente.
Positivo Casa Inteligente
O aplicativo foi desenvolvido para que você possa se comunicar com a sua casa sempre que quiser, de qualquer lugar, pelo seu smartphone.
Xiaomi Mi Home
O aplicativo da Xiaomi é bastante intuitivo e permite a comunicação e o gerenciamento dos dispositivos ligados à rede de forma fácil.
Leia mais
Dispositivos para automação residencial
Esses são só alguns dos diversos gadgets que se conectam à sua residência. Nesta lista, vale ressaltar alguns dispositivos que são bem interessantes para começar a conectar sua casa:
Automação residencial com Android
Agora que você sabe sobre os diversos gadgets de automação residencial, vale entender como configurar esses dispositivos inteligentes no aplicativo Google Home para usar na sua casa.
Cada produto tem um passo a passo ligeiramente diferente, mas a ideia é sempre essa:
- Antes de tudo, configure um alto-falante, ou uma tela Google Nest, ou Home;
- Em seguida, configure os dispositivos da casa inteligente seguindo os passos fornecidos pelo fabricante.
Depois que você fizer isso a primeira vez, basta seguir sempre os próximos passos:
- Abra o “Google Home”;
- No canto superior esquerdo, toque em Adicionar > Configurar dispositivo > Compatíveis com o Google;
- Selecione o fabricante do dispositivo;
- Siga as etapas no app para concluir a configuração;
- Pronto, seu dispositivo foi adicionado e você pode criar as “rotinas” com vários acessórios.
Automação residencial com iOS
Também é possível gerenciar suas soluções de automação residencial por meio do sistema iOS, da Apple. O aplicativo utilizado como controlador é o “Casa”, que está disponível em sua loja virtual.
A Apple também dá algumas dicas de como aproveitar a Siri ao máximo para gerenciar a sua casa. Dependendo do que você conectar a ela, tente dizer alguns comandos, como "Ligue o ar-condicionado", sempre com “E aí, Siri” primeiro.
Após você definir uma cena, será possível dizer coisas, como: “Boa noite!”, “Estou em casa” ou “Ajuste minha cena de leitura” para a assistente controlar seus dispositivos.
Para adicionar e controlar os acessórios, acompanhe as instruções a seguir:
- Abra o app Casa e toque em “Adicionar Acessório” ou em “+”;
- Escaneie o código do HomeKit, ou o código QR presente no acessório ou no manual dele. Se você tiver um iPhone 7 ou posterior, segure o iPhone perto do acessório para adicioná-lo;
- Toque no acessório quando ele for adicionado. Se a mensagem “Adicionar Acessório à Rede?” for exibida, toque em “Permitir”;
- Dê um nome ao acessório e atribua-o a um cômodo para poder identificá-lo no app Casa.;
- Você já pode controlá-lo com a Siri..
Conexão de alta velocidade para sua casa
Para ter a casa automatizada, é necessário contar com uma boa conexão. A internet Vivo Fibra oferece maior velocidade de transmissão de dados e estabilidade de sinal, além de menos quedas de transmissão do que as outras tecnologias.
Isso vai garantir mais eficiência ao usar vários equipamentos ao mesmo tempo, além de outros benefícios, tais como:
- Maior desempenho para jogar, assistir a séries e filmes;
- Mais velocidade para download e upload;
- Mais estabilidade ao acessar a internet de vários dispositivos simultaneamente.
Para deixar o uso da ssua internet Fibra mais prático, você pode contar com algumas funcionalidades do App Vivo. Lá, você testa a velocidade da internet e também se há algum problema com a conexão do Wi-Fi de modo automático.
Se preciso você também pode aproveitar para já solicitar uma visita técnica, caso as funções dentro do app não consigam resolver ou configurar seu Wi-Fi.
E aí, gostou de como a automação residencial pode gerar mais praticidade e conforto no seu dia a dia?
Com os diversos recursos e dispositivos que podem ser instalados, seus momentos de lazer e descanso podem ser muito melhores.
Além disso, é possível manter a segurança de sua residência quando você e sua família estiverem fora.
Até a próxima!
Leia também