Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Você vai usar o laptop e ele demora muito para ligar ou para abrir arquivos leves? Imagine não conseguir trabalhar ou estudar porque não dá para usar o equipamento. Muita gente se depara com essa situação e busca meios de como deixar o notebook mais rápido.

São diferentes razões que podem deixar seu computador mais devagar. A boa notícia é que, em muitas situações, você mesmo pode resolver o problema.

Se o seu notebook está te deixando na mão, veja as dicas que reunimos aqui para fazer seu o equipamento ficar mais rápido. Vamos lá?

Índice

Por que o notebook fica lento?

Você precisa do notebook para entregar um trabalho ou quer usar o seu navegador de internet, mas ele demora um tempão para rodar programas ou abrir um simples arquivo? É uma situação exasperante, já que a gente usa o equipamento para várias tarefas do dia a dia.

São diversas causas que podem deixar seu computador mais preguiçoso, como:

  • Uso de programas que exigem muito da CPU;

  • Memória cheia;

  • Vírus no dispositivo;

  • Tela com várias abas abertas.

Então, antes de levar seu equipamento para a manutenção ou substituí-lo, a dica é fazer alguns testes e procedimentos que vamos mostrar abaixo:

Homem concentrado, pesquisando em notebook sobre como gravar a tela do PC

O que fazer para deixar o notebook mais rápido?

Existem algumas dicas simples que você pode fazer em casa, sem precisar de auxíilio de um técnico, por exemplo. Então, antes de decidir comprar um notebook novo porque o seu está muito lento ou travando, tente seguir nossas dicas para ver se resolve.

Saiba o que fazer quando o seu notebook está lento:

1
Limpe a área de trabalho

Muitas vezes, basta uma ação simples para deixar o notebook mais rápido, como fazer uma limpeza na área de trabalho. 

Isso porque, quando ligado o notebook precisa carregar todos esses arquivos. Portanto, faça uma checagem!

2
Esvazie a lixeira

Para melhorar a velocidade do notebook é preciso liberar espaço, por isso é importante esvaziar a lixeira.  Para isso é só clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da lixeira e selecionar “Esvaziar a Lixeira”.

Ah! Importante também verificar os itens na pasta de "Downloads" e excluir o que não vai usar.

3
Desinstale programas que você não usa

Você usa todos os programas instalados no seu notebook? Às vezes, eles possuem arquivos muito grandes que ocupam muito espaço e deixam seu notebook mais lento. Então vale a pena verificar e desinstalar.

Aliás, muitos deles rodam em segundo plano, consumindo espaço do seu notebook. Portanto preste atenção no gerenciamento de tarefas do aparelho.

4
Elimine vírus e malware

Além de manter seus arquivos e informações mais protegidos, ter um antivírus vai evitar que o seu notebook fique devagar

Isso porque vírus e malware instalam arquivos e softwares mal-intencionados na sua máquina, comprometendo o desempenho do dispositivo.

Saiba mais sobre o antivírus McAffee
5
Limpe arquivos temporários

Cada vez que utilizamos o notebook, uma quantidade grande de arquivos temporários se acumula. Com o tempo, isso ocupa espaço no disco e pode atrapalhar a performance do equipamento.

6
Atualize seu sistema

Muitas vezes, estamos na correria e deixamos para lá as notificações de que é preciso atualizar o sistema operacional do notebook. 

Entretanto, é importante manter a versão mais atual do sistema, já que ela traz melhorias para rodar seus programas e aplicativos, além de corrigir falhas, deixando o equipamento mais rápido e seguro.

7
Faça uma desfragmentação no disco rígido

Esse procedimento coleta e organiza os dados armazenados, otimizando sua navegação e uso do notebook.

No Windows, esse processo é realizado automaticamente de tempos em tempos, mas você pode fazer isso procurando por “Otimizar Unidades” na barra de tarefas. Depois, é só clicar em “Otimizar”.

Em computadores Mac, não é possível realizar essa ação, já que o sistema otimiza os arquivos de forma automática.

8
Atualize os drivers de hardware

Além do sistema, é importante que os drivers da placa de vídeo, áudio e outros sejam atualizados com frequência. Verifique se há novas versões para os drivers para melhorar o desempenho do seu notebook.

9
Diminua a quantidade de abas

Se você deixa um monte de abas abertas no navegador,  chegou a hora de fazer uma limpeza, deixando apenas as páginas essenciais abertas. 

Com isso, você não gasta recursos que podem reduzir a eficiência do seu notebook, já que os sites abertos consomem a memória e processamento da máquina.

Não teve jeito? Que tal um novo notebook?

Se depois de seguir nossas dicas, o seu notebook estiver lento e travando demais, talvez seja o momento de acabar com essa dor de cabeça e se presentear com um novo. Veja as nossas sugestões de alguns dos melhores notebooks:

Foto do Notebook Lenovo IdeaPad.

Notebook Lenovo IdeaPad

A linha de notebook Lenovo IdeaPad foca em um equilíbrio entre boa configuração e também um preço mais baixo. Assim, você consegue executar as funções básicas do dia a dia, como acessar internet e redes sociais, estudar, trabalhar e curtir filmes e séries no streaming.

Você encontra modelos com processador Intel Celeron N4020 ou Core i5 e com 4GB ou 8GB de memória RAM e armazenamento de 128GB ou 256GB.

Saiba mais
Imagem do notebook Samsung Galaxy Book 2.

Notebook Samsung Galaxy Book

O Notebook Samsung Galaxy Book é dispositivo versátil e de alto desempenho, com um design fino e leve. Ele tem versões com memória RAM de 4GB ou 8GB e armazenamento de 128GB, 256GB e 1TB, assim como com processadores Intel Core i3, i5 e i7; e Snapdragon 7c Gen 2.

Já as telas de alta qualidade variam de 13,3" até 15,6". Inclusive o Book3 360 possui uma tela Super AMOLED com angulação que permite usar seu notebook parecido com um tablet.

Saiba mais
Foto do Positivo Notebook Motion C 14.1.

Notebook Positivo

A Positivo tem bons modelos, como o Motion, DUO e o Vision. O Motion possui memória RAM de 4GB e armazenamento de 128GB com processador Intel Celeron e bateria de longa duração. O DUO pode ser usado como notebook ou tablet para mais versatilidade,com sua memória RAM de 4GB e processador Intel Celeron. Já o Lumina BAR possui uma iluminação com três níveis de intensidade para ajudar no uso da sua webcam, ele ainda possui memória RAM de 4GB e armazenamento de 128GB com um processador Intel Celeron.

Saiba mais
Imagem de um notebook preto com a marca Vaio na tela

Notebook Vaio FE15

Este modelo Vaio possui uma bateria de alta duração para você estar sempre em movimento com o seu notebook. Ele ainda possui um processador Intel Core i de 11ª Geração para combinar o máximo de performance e produtividade. Ele é um modelo que já vem com memória SSD para carregamento mais rápido e ágil. 

Saiba mais

Quais são os melhores notebooks para trabalhar?

Se o notebook é seu parceiro indispensável no trabalho e não dá mais para usá-lo com lentidão, temos uma dica para um modelo especial para quem é dono da própria empresa ou trabalha em casa e precisa de um notebook funcional e que aguente acompanhar o seu dia a dia.

O Notebook Dell Latitude é ideal, porque ele tem só 14 polegadas, então fica mais fácil levá-lo com você quando precisar. E por ter o pioneiro Dell Optimizer, a AI integrada que se ajusta ao seu modo de trabalho onde quer que esteja e que se adapta continuamente ao seu estilo para criar uma experiência mais inteligente, personalizada e produtiva.

Sempre em movimento? Você terá o ExpressCharge Boost para recarregar até 35% da bateria em 20 minutos ou até 80% em uma hora. E se você não tiver uma tomada por perto, o sistema ajustará as configurações de modo sutil para preservar os recursos, como escurecer a tela ou desligar o Bluetooth, quando não estiver em uso, para fazer a bateria render mais.

Imagem de um homem trabalhando no notebook.

Agora você já sabe como deixar o notebook mais rápido com as dicas que apresentamos. 

Em muitos casos, é possível resolver o problema rapidinho. No entanto, há situações em que o notebook está defasado e o melhor é trocá-lo para que você possa realizar suas atividades com tranquilidade.

Busca as melhores marcas de notebook? Confira a variedade de modelos no na Loja da Vivo. Em ambos os sites, você encontra condições especiais para pagamento, promoções e preços que cabem em qualquer bolso.

Até breve! 

Leia também:

Escolha sua cidade