Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Já foi o tempo em que ser nerd era motivo de piada e preconceito por parte das outras pessoas. Tanto que existe o Dia do Orgulho Nerd, ou Dia da Toalha para que possa ser celebrado obras culturais e pessoas que inspiram o movimento.

A comunidade é formada por pessoas que adoram filmes, séries, livros, histórias em quadrinhos, jogos, tecnologia e ciência. Com gostos tão diferentes, é bem fácil todo mundo ser bem-vindo.

Quer saber mais sobre o Dia do Orgulho Nerd e o mundo geek? Então, pegue sua toalha e continue lendo!

Índice

O que é o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha?

O Dia do Orgulho Nerd é comemorado no dia 25 de maio. A data foi criada na Espanha, em 2006, e a referência para sua criação foi o dia da estreia de “Star Wars: Uma Nova Esperança”, em 1977.

A data também é conhecida como “Dia da Toalha”, sendo usado como referência o livro de Douglas Adams: O Guia do Mochileiro das Galáxias. Este dia surgiu também como forma de homenagem, após o falecimento do autor, em 11 de maio de 2001. 

O nome “Dia da Toalha” é por conta do objeto que é exaltado no livro como sendo “um dos mais úteis para um mochileiro interestelar”, devido à sua versatilidade. Segundo a história, esse item serve para se agasalhar no frio, como arma durante alguma luta e até mesmo para se proteger de substâncias tóxicas, além de, claro, se secar.

Então, é bem comum você encontrar nerds e geeks de todo o mundo se divertindo na data, com roupas homenageando suas obras e personalidades favoritas, além de aguardar novidades sobre suas sagas prediletas.

Imagem de um jovem com uma toalha amarrada sobre os ombros, pulando em um rio.

A cultura pop e os nerds

Se antes a cultura pop retratava os nerds como um grupo de pessoas introspectivas, tímidas e até mesmo rejeitadas; hoje ela se apropriou de muita coisa e ser nerd não se tornou mais um sinônimo de algo pejorativo. Podemos ver como isso era antes em obras que retratam os anos 1980, como Stranger Things e em It

Agora, a cultura pop e a comunidade nerd se mesclam desde sempre, seja em filmes, séries, desenhos, livros etc., que acabam sendo adorados não só dentro da bolha nerd como também pelo público em geral que não se importa tanto ou acompanha esses assuntos.

Alguns exemplos disso são:

  • Star Wars;
  • Star Trek, ou Jornada nas Estrelas;
  • O Senhor dos Anéis;
  • The Big Bang Theory;
  • Duna;
  • De Volta para o Futuro;
  • Dragon Ball e outros animes;
  • Filmes com super-heróis, como os da Marvel e DC.

Aproveite o Dia do Orgulho Nerd do seu jeito

Se nerds têm um interesse variado por diversos assuntos, então nós montamos um conteúdo para ajudar você a encontrar seu nicho e se divertir neste dia fazendo o que gosta de fazer:

Internet para jogar, assistir e mais!

Mas se tem uma coisa que nerd, e todo mundo na verdade, gosta é internet rápida. E para ajudar você a comemorar o Dia da Toalha sem lags, a Vivo lançou a internet Fibra Gamer. Ela tem alta velocidade e estabilidade com assinatura ExitLag e ponto cabeado.

Assim, você não trava mesmo com vários dispositivos conectados. Então, dá para usar o computador, o smartphone, o tablet e, claro, seu videogame sem se preocupar com a conexão. Bom demais, né?

Maratone suas séries, filmes e animes favoritos, escute suas músicas e podcasts, leia um livro e suas HQs ou ainda jogue um pouco com seus amigos. Não importa como seja, o importante é celebrar a importância dessas obras para a cultura pop e também para você.

Imagem de um homem usando headset vibrando em frente a uma tela de computador.

Agora que você já sabe tudo sobre o Dia do Orgulho Nerd e nossas dicas para celebrar em grande estilo, só falta separar sua toalha e se aventurar pela comunidade nerd para descobrir a pergunta fundamental da vida, o universo e tudo mais.

Boa diversão!

Leia também:

Escolha sua cidade