Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

A NFL é conhecida por ser a maior liga de futebol americano do mundo e reúne inúmeros fãs, não só nos Estados Unidos, como em diversos outros países. Por lá, é um dos esportes mais populares, ao lado do basquete e do baseball.

Aqui no Brasil, apesar dos jogos da NFL não serem tão disseminados quanto lá, muitas pessoas acompanham o campeonato. Isso acaba fazendo com que o esporte conquiste cada vez mais adeptos. 

Para você que tem interesse, mas ainda não tem tanto conhecimento de como funciona, ou já acompanha a algum tempo e quer saber como será a próxima temporada, este conteúdo é ideal. 

Vamos apresentar as principais características do campeonato e como será a sequência de jogos do período 2023/2024. Quer saber mais? Então, vem com a gente e não perca nenhum lance!

Jogador agachado no campo se prepara para receber a bola Jogador agachado no campo se prepara para receber a bola

O que é NFL?

É uma sigla em inglês que significa National Football League e representa a mais importante liga de futebol americano do mundo. 

As partidas acontecem anualmente nos Estados Unidos e reúnem milhões de fãs, sendo um dos esportes mais influentes do país. Prova disso é que o campeonato é o que mais gera público e receita por jogo para os americanos.

Quando e onde surgiu o futebol americano?

Seu surgimento foi em 1867, data em que foram marcadas três partidas em sequência entre as renomadas universidades Harvard e Yale. 

O esporte praticado tinha uma mistura entre as regras do rugby e o soccer — o futebol que conhecemos aqui no Brasil, inventado na Europa.

Para chegarem em um acordo, as duas universidades passaram a assimilar as regras dos dois esportes, prevalecendo as normas do rugby e sendo introduzido alguns fatores do futebol, como a maneira de correr com a bola. 

Também foram alterados o modo de pontuação, que passou a ser diferente das demais modalidades. 

Com o tempo, essas regras foram aprimoradas e algumas normas de segurança também foram criadas, de modo a preservar melhor a integridade física dos participantes — tendo em vista que o estilo mais agressivo de jogo já havia levado alguns atletas a óbito, devido às pancadas recebidas durante as partidas.

A primeira organização oficial do novo esporte foi realizada através de uma união entre as universidades de Yale, Harvard, Columbia e Princeton, chamada Intercollegiate Football Association.

Jogador de futebol americano segura a bola com uma mão no chão para que um jogador possa chutar Jogador de futebol americano segura a bola com uma mão no chão para que um jogador possa chutar

Quais são as regras do futebol americano?

É um esporte em que prevalecem a velocidade, força e capacidade tática dos atletas, em que vence a partida quem marcar mais pontos. 

Para atingir esse objetivo, existem diversas regras que devem ser seguidas. Conheça-as a seguir:

Times

Cada equipe tem 53 jogadores, dos quais 46 podem ser levados para as partidas. Eles são divididos entre defensores, atacantes e especialistas, e apenas 11 de cada lado entram em campo.

Campo

O campo é medido por jardas, sendo 120 de comprimento por 53,5 de largura, e cada uma delas é marcada de uma forma no campo. 

Ao final de cada lado, existe uma área chamada endzone, que é o objetivo de chegada dos atletas para marcação dos pontos.

Além disso, nas extremidades do campo, há uma trave elevada em formato de “Y”, que é o gol de cada equipe, área em que a bola pode ser lançada logo após um touchdown, para mais pontuação.

Jogador apoia a bola no chão com uma mão enquanto outro jogador se prepara para chutá-la Jogador apoia a bola no chão com uma mão enquanto outro jogador se prepara para chutá-la

Duração da partida

A partida tem duração de 60 minutos. Esse tempo é dividido em duas etapas, sendo que cada uma delas tem um intervalo. Ou seja, são quatro quartos de 15 minutos por jogo. Porém, no meio da partida, o relógio pode ser interrompido em situações específicas, sendo elas:

  • Quando há pontuações;
  • Quando o passe do quarterback é interceptado;
  • Se o jogador deixar o campo com a bola em sua posse;
  • Nos dois últimos minutos do 2º quarto e nos cinco minutos finais do 4º quarto, até que a bola esteja em jogo novamente.

Início da partida

A posse inicial da bola é definida como no futebol que conhecemos por aqui, ou seja, na moeda. O time que vence fica no seu próprio campo e o adversário é responsável por dar o pontapé inicial em direção à equipe que vai atacar. Essa ação é chamada de kickoff

A bola é recebida pelo kick returner, que pode escolher entre duas ações: avançar com a bola para tentar ganhar mais campo ou se ajoelhar para que a partida reinicie a partir dali.

O objetivo do time que está no ataque é conquistar o campo de 10 em 10 jardas, enquanto a equipe que se defende tenta impedir. São quatro oportunidades que o time tem, antes de ceder a bola para o adversário. 

Esse avanço pode ser feito de duas formas: com o passe direto para o kick returner ou fazendo a bola chegar ao running back (atleta mais rápido do time), para que ele possa correr com ela o máximo possível.

Jogadores de futebol agachados e alinhados de frente ao time adversário e um deles segura a bola Jogadores de futebol agachados e alinhados de frente ao time adversário e um deles segura a bola

Pontuação

A pontuação do futebol americano é feita de três maneiras: 

  • Touchdown;
  • Field goal;
  • Safety

O touchdown é quando o time consegue ter a posse de bola dentro da endzone do adversário. Isso pode ser feito através de um passe ou até correndo em direção a ela com a bola nas mãos. A pontuação para essa jogada é a maior da partida, valendo seis pontos.

O field goal vale três pontos e pode ser tanto benéfico quanto prejudicial para o time que ataca. Nesse caso, o kicker tem direito a tentar um chute na bola, em busca de acertá-la no gol em formato de “Y”, que fica na extremidade adversária. 

Caso acerte, o time pontua. Porém, se errar, o adversário toma a posse da bola de onde o chute foi dado.

O safety é uma pontuação da defesa, que recebe dois pontos a cada vez que consegue derrubar o adversário, expulsá-lo do campo quando estiver dentro de sua própria endzone ou fazê-lo se livrar da bola para não ser derrubado. Nesse último caso, além dos pontos, a equipe passa a ter a posse da bola.

Posse de bola

A posse de bola pode ser retomada pela equipe adversária das seguintes formas:

  • Fumble: quando o jogador que está com a bola a solta no campo antes de a jogada ser encerrada. Nesse caso, quem pegá-la e manter o controle, passa a ter a posse;
  • Interceptação: quando a equipe dá um passe em direção ao ataque, mas ele é interceptado pelo adversário.
Campo de futebol americano Campo de futebol americano

Quantos metros têm uma jarda no futebol americano?

O campo mede, ao todo, 120 x 53,5 jardas. Cada jarda do futebol americano mede 0,9144 metros. Portanto, convertendo para metros, a área tem 109,07 metros de comprimento por 48,92 metros de largura.

Como funciona a NFL?

Ao todo, são 32 duas equipes participantes, que se dividem em dois grupos, conhecidos como Conferências — sendo a Nacional e a Americana. 

Dentro dessas duas categorias, cada uma conta com quatro divisões, em que cada uma se subdivide em quatro franquias. Todas as decisões sobre o futuro e andamento do campeonato são tomadas através de votação pelas franquias.

A temporada tem 17 semanas de duração, divididas entre classificatório, playoffs e a grande final, que é o Super Bowl

Na fase classificatória, as equipes disputam para decidir quem conseguirá avançar para os playoffs. São 17 jogos da NFL, nos quais cada time atua 16 vezes e folga uma rodada. De todos eles, sete de cada conferência avançam para a etapa seguinte.

Os playoffs são a fase mata-mata da competição. Nessa etapa, são realizadas três partidas de cada lado, e as equipes vencedoras passam para as semifinais ou divisional round. Aqui, quem tiver a melhor campanha, tem a vantagem de enfrentar quem teve o pior desempenho na temporada.

Após a definição dessa etapa, é chegada a final da conferência, em que serão conhecidos os finalistas da competição, que participarão do Super Bowl. Aquele que vencer é o campeão.

Quando começa a temporada 2023/2024 da NFL?

A temporada 2023/2024 está prevista para iniciar em setembro. A data oficial, bem como o calendário de jogos da NFL,  confira aqui

O Super Bowl 54 será realizado em Las Vegas, (EUA), em 11 de fevereiro de 2024. 

Onde passa a NFL?

Você consegue assistir a NFL nos canais ESPN, disponíveis em um pacote Vivo Play ou Vivo Play App.

Além disso, você também consegue assistir aos jogos pelo Star+ ou contratando a oferta Combo+, que você consegue assistir Disney+ e Star+ com uma única assinatura. 

Amigos de costas sentados em um sofá torcendo enquanto assistem NFL na TV Amigos de costas sentados em um sofá torcendo enquanto assistem NFL na TV

Onde assistir à pré-temporada?

Você também consegue acompanhar as partidas preparatórias da competição pelos canais ESPN ou Star+.

LEIA MAIS:

Escolha sua cidade