Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

O notebook se destaca pela praticidade, já que além de você poder levar aonde quiser, ele também tem vários usos: trabalhar, estudar, jogar, assistir filmes ou simplesmente acessar a internet. Por isso mesmo, muita gente tem dificuldade para saber quais são os melhores notebooks e qual o mais recomendado para o seu uso.

Afinal, são muitas configurações para analisar, além das diferentes marcas que você encontra no mercado. Então, se você quer comprar o laptop certo, não pode perder as informações que reunimos aqui.

Vem com a gente e entenda quais aspectos levar em conta na hora de adquirir seu novo modelo!

Índice

Como escolher o melhor notebook?

Como dissemos, é importante entender a configuração que você precisa na hora de comprar seu notebook. Fica confuso com tantas informações? Veja a seguir os principais aspectos para verificar no equipamento.

O que analisar ao escolher o notebook

Tela

O primeiro ponto é o tamanho da tela do notebook. Leve em consideração para que você irá usar o aparelho e se isso exige uma tela maior ou com alta resolução.

Processador

O processador é quem dita o ritmo das atividades do seu notebook. Então, se você busca rapidez para abrir e rodar programas pesados, deve selecionar os melhores processadores. É claro que quanto mais poderoso o processador, mais caro o notebook. Porém, às vezes, vale a pena investir mais dependendo do uso que você fará do notebook; afinal se for para coisas mais simples, não é preciso gastar tanto.

Memória RAM

A memória RAM é aquela solicitada na hora de navegar, carregar programas e usar aplicativos. Assim, para pessoas que realizam tarefas mais simples, um modelo com menos RAM é suficiente.

Mas para jogar, programas mais pesados ou para realizar várias atividades ao mesmo tempo, o recomendado é ter mais.

Armazenamento

Pense se você precisa ou não de muito espaço para armazenamento no notebook. Afinal, caso precise de mais espaço, pode usar um HD externo ou o armazenamento na nuvem.

Além do HD, você pode encontrar a tecnologia de armazenamento SSD ou HD híbrido (HD e SSD). O SSD garante mais velocidade para você acessar seus arquivos, é mais leve, porém tem um preço mais elevado.

Placa de vídeo

Outro aspecto importante é a placa de vídeo, que  tem influência no desempenho do seu notebook. Caso queira jogar ou utilizar programas para trabalhar relacionados à edição de fotos e vídeos, precisa de uma placa mais potente.

Bateria

Por último, veja ainda o desempenho da bateria, fator essencial se você fica muito tempo longe de casa ou do escritório. Quanto maior a duração, mais tranquilidade você tem para utilizar o equipamento.

Qual a melhor marca de notebook?

Muita gente, ao pesquisar sobre os melhores notebooks, começa buscando referências em relação à marca. É sempre interessante conhecer a opinião de amigos e conhecidos sobre a experiência, mas o ideal é não se prender a isso.

Existem diferentes marcas de notebooks e cada uma oferece dispositivos com as mais variadas configurações. Logo, antes de selecionar uma ou outra, tenha em mente o uso que você fará do equipamento. 

Tem pessoas que precisam não apenas do celular, mas também do laptop para trabalhar, enquanto outras o utilizam para fazer algum curso, especialmente para acompanhar as aulas online. E a gente não pode se esquecer dos gamers, que buscam uma máquina veloz para rodar seus jogos.

Então, se a sua ideia é ter um notebook para atividades básicas em casa, como navegar pela internet e assistir às suas séries, você precisa ter uma boa internet residencial, porém não precisa comprar um equipamento formatado para quem é gamer, concorda?

Homem concentrado, pesquisando em notebook sobre como gravar a tela do PC

Qual o melhor notebook gamer?

Ao escolher um notebook gamer, é essencial encontrar um equilíbrio entre desempenho, qualidade de construção e recursos. O processador desempenha um papel fundamental nisso, optando por modelos recentes e potentes que oferecem um ótimo desempenho em jogos. As placas de vídeo também são essenciais, além disso também é importante analisar as especificações, como quantidade de VRAM e recursos de ray tracing.

Observar a durabilidade do notebook gamer é crucial. Certifique-se de escolher um modelo com boa capacidade de refrigeração para evitar superaquecimento durante longas sessões de jogo. Avalie também a qualidade do teclado e touchpad, pois eles serão usados com frequência.

No que diz respeito aos recursos, considere a quantidade de RAM disponível, pois isso influencia a eficiência de execução de jogos e outros aplicativos. Quanto ao armazenamento, a combinação de um SSD, para tempos de carregamento rápidos, e um HDD, para armazenamento em massa, é comum em notebooks gamers.

Lembre-se de que a escolha do "melhor" notebook gamer dependerá do seu orçamento e das suas necessidades específicas. Recomenda-se comparar várias opções e encontrar aquela que ofereça o melhor custo-benefício para você. Aproveite e descubra como fazer um upgrade no PC para jogar seus tírulos favoritos. 

Existem várias opções de notebooks gamers de alta qualidade disponíveis no mercado e na Loja da Vivo. A escolha do melhor notebook gamer depende das suas necessidades específicas, como o desempenho desejado, o orçamento disponível e as preferências pessoais. 

Qual o melhor notebook para estudar?

Ter notebook para estudar pode fazer a diferença, especialmente se o que você está aprendendo exige algum tipo de configuração, como edição de imagens e vídeos.

Mas, geralmente, os computadores comuns também são apropriados para acompanhar você na sua rotina de estudos, seja isso presencial ou online. Aliás, os notebooks atuais estão equipados com telas, processadores e memória capazes de transmitir seus cursos online sem nenhum problema.

Para completar, você só vai precisar mesmo da internet Vivo Fibra para estudar online sem perder nenhuma explicação dos seus professores.

Para ajudar ainda na sua formação, a Vivo tem uma página com conteúdos especiais para os estudantes. Lá você encontra dicas, produtos com descontos especiais e indicação de como se inscrever para trabalhar conosco e dar esse primeiro passo na sua carreira.

Então que tal dar uma conferida na página do Vivo Universitários?

Imagem de uma mulher tomando chá e descansando enquanto usa o notebook.

Quais são os melhores notebooks para trabalhar?

Se o notebook é seu parceiro indispensável no trabalho, temos uma dica para um modelo especial para quem é dono da própria empresa ou trabalha em casa e precisa de um notebook funcional e que aguente acompanhar o seu dia a dia.

O Notebook Dell Latitude é ideal, porque ele tem só 14 polegadas, então fica mais fácil levá-lo com você quando precisar. E por ter o pioneiro Dell Optimizer, a AI integrada que se ajusta ao seu modo de trabalho onde quer que esteja e que se adapta continuamente ao seu estilo para criar uma experiência mais inteligente, personalizada e produtiva.

Sempre em movimento? Você terá o ExpressCharge Boost para recarregar até 35% da bateria em 20 minutos ou até 80% em uma hora. E se você não tiver uma tomada por perto, o sistema ajustará as configurações de modo sutil para preservar os recursos, como escurecer a tela ou desligar o Bluetooth, quando não estiver em uso, para fazer a bateria render mais.

Imagem de um homem trabalhando no notebook.

Viu como são diferentes aspectos que você precisa checar para comprar um dos melhores notebooks do mercado? Como dissemos, um ponto essencial é pensar como você vai usar o equipamento, assim pode fazer uma compra com um bom custo-benefício.

Temos uma vitrine com notebooks das melhores marcas, diferentes configurações e preços especiais na loja online da Vivo confira.

Até a próxima!

Leia também:

Escolha sua cidade