Segundo a pesquisa “Digital 2023: Global Overview Report”, feita pela DataReportal em 45 países, o Brasil é o 2º país com mais pessoas em frente a uma tela. Foi descoberto que passamos cerca de nove horas do dia em usando telas, seja computador, smartphone, tablet etc.
Agora, também existe o fenômeno de usarmos mais de uma tela ao mesmo tempo, é o que chamamos de multi-device. Apesar de facilitar nosso dia a dia, o uso constante de tantas telas também pode trazer seus problemas.
Então continue lendo para saber mais sobre o uso de múltiplas telas.
Índice
Por que ser multi-device?
A resposta é simples: para ter uma experiência melhor em cada atividade que fazemos. Ler um livro pelo celular, por exemplo, pode não ser a melhor ideia. Além de ter uma tela menor, a luminosidade pode atrapalhar. Daí a importância de ajustar a escolha dos equipamentos.
Celular
Como reúne uma série de funcionalidades, o smartphone passou a ser um faz-tudo em nossas vidas. Com ele a gente pode tirar fotos, jogar, mandar arquivos, ler notícias, conversar por vídeo, organizar nossas agendas, realizar transações bancárias e ver diferentes conteúdos. Tudo na palma da mão.
Tablet
Com uso mais comum por crianças e pessoas mais velhas, devido ao tamanho da tela, o tablet deixa mais fácil realizar atividades como ler, ver séries, filmes e jogar. A tela touch também deixa mais prático acessar e usar aplicativos no seu tablet.
Computadores
Os notebooks são os mais recomendados para trabalhar e estudar, devido ao tamanho da tela e também por contarem com um teclado que facilita na hora de digitar. O bom é que é possível utilizá-los também nas horas de diversão, já que possuem ter telas maiores para assistir ou jogar.
TV
As Smart TVs trouxeram a possibilidade de ver conteúdos disponíveis na internet, especialmente os streamings, em uma tela grande. E o uso da TV como entretenimento aumentou ainda mais durante a pandemia, contribuindo para o tempo que passamos em frente a uma tela.
Conheça alguns aparelhos para você usar e ser multidevices
Descomplicando a tecnologia
Saiba como transformar sua TV em Smart
Quais os problemas de usar as telas por muito tempo?
A tecnologia é excelente, e não podemos negar. Porém é importante que você use com moderação, para evitar problemas futuros.
Um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, apontou que o uso excessivo de telas pode piorar a saúde mental das pessoas, independentemente da idade.
Foram detectados sintomas de estresse, depressão e ansiedade em quem utiliza os aparelhos como celular e computador com muita frequência. Isso piora ainda mais dependendo do conteúdo que é consumido, por exemplo, meninas possuem sintomas mais fortes ao usarem muito as redes sociais devido ao padrão de beleza e de vidas irreais apresentados.
Além disso, outro problema ainda são os físicos, como dores nas mãos, punhos, dedos, cotovelo e ombro pelos movimentos repetitivos e até por segurar o celular. Vista cansada e dores de cabeça são comuns pela tensão e luminosidade por olhar tanto tempo e ficar parado em uma única posição.
Aliás, sabe quando você usa o celular e abaixa a cabeça para ver melhor? Essa postura aumenta em até 30 kg o peso exercido sobre a coluna cervical, segundo o Instituo Nacional de Ortopedia e Traumatologia. Então, a má postura ao usar esses dispositivos por tanto tempo também tem impacto na sua coluna.
Muitas telas pedem por ela: internet de qualidade
Independentemente do dispositivo, se a internet disponível for ruim, certamente a experiência não será a mesma. Imagine ver um filme que trava a cada minuto. Não dá, né? Por isso, é importante contratar um plano que permita realizar todas as atividades tranquilamente, sem interrupções.
Os planos de internet banda larga Vivo Fibra, por exemplo, são a estabilidade que você precisa para curtir conteúdos especiais, falar com os amigos, estudar ou trabalhar.
A Vivo ainda conta com outras facilidades, como o app Smart Wi-Fi. Com ele, você pode:
- Mudar a senha do seu Wi-Fi;
- Gerenciar os dispositivos conectados;
- Fazer o teste de velocidade da sua rede;
- Escolher quais dispositivos rodam em cada banda;
- Excluir dispositivos que você não reconhece e estejam usando a sua internet.
Estamos muito tempo em frente às telas, seja para trabalhar, estudar, ver conteúdos ou conversar com amigos e família. A tendência é que esse uso mais intenso dos dispositivos se mantenha, afinal, é um hábito que já faz parte das nossas vidas.
Por isso, é importante usar a tela certa para cada atividade (a escolha depende de diversos fatores, como tamanho, luminosidade e facilidade de uso); além de usar com sabedoria e moderação. Dessa forma, você não prejudica a saúde e ainda tem uma experiência mais completa e satisfatória.
Lembre-se de que na Loja da Vivo há opções de dispositivos para todos os momentos do dia!
Até a próxima.
Leia também: