Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Se você busca melhorar o som da sua TV, notebook e até celular, pode contar com um dispositivo: o soundbar. Só que na hora de comprar, você vai se deparar com modelos simples e outros mais sofisticados, então, como escolher o melhor soundbar?

É uma dúvida comum, já que existem diferentes tipos de soundbar que variam de tamanho, potência, funções e preço.

E aí? Se interessou em saber como comprar o melhor soundbar? Fica com a gente e anote as dicas que separamos para você escolher o equipamento ideal.

Índice

O que é um soundbar?

É um dispositivo de som em formato de barra, compacto e com design elegante. Nele, estão embutidos vários alto-falantes para aumentar a potência de som da sua TV. Há ainda modelos que oferecem conexão via Bluetooth, permitindo o uso em seu celular e notebook.

É possível encontrar dispositivos com a tecnologia surround, que oferece a imersão 360°, fazendo com que você se sinta dentro de um filme, como se estivesse em uma sala de cinema. Para os gamers, é a possibilidade de deixar as partidas ainda mais emocionantes.

Foto da Samsung Soundbar HW-Q800B.

Como funciona o soundbar?

Ele tem caixas na frente e nas laterais, e, com isso, dá a sensação de que o som completa todo o ambiente (som imersivo ou surround), porque o áudio dispara em diferentes direções.

O recomendado é colocar o aparelho centralizado, logo abaixo da TV e não escondido, pois a ideia é propagar o áudio no ambiente. 

O dispositivo se conecta com sua TV pelo cabo HDMI ou cabo óptico. Existem também modelos que vêm com controle remoto ou com conexão Bluetooth e/ou Wi-Fi, assim você permite que eles se conectem a outros aparelhos sem fio, inclusive com assistentes virtuais, como a Alexa. Além dos modelos com entrada USB e MP3.

E na hora de procurar o melhor soundbar, você vai encontrar modelos mais básicos, que têm dois alto-falantes embutidos, até os mais potentes, que vêm com subwoofer — caixas que devem ser instaladas no chão e têm a função de reproduzir o som grave.

Quais as vantagens do soundbar?

Ter um soundbar conectado à sua TV torna a experiência ainda melhor, porque ele traz algumas vantagens, olha só:

  1. Qualidade do áudio: ele vai melhorar a qualidade do som da sua TV, não tão nítido quanto um home theater, mas ainda assim melhor;
  2. Design: por ser somente um dispositivo em formato de barra, o soundbar é mais fino, compacto e discreto, ou seja, não vai ocupar tanto espaço ou chamar atenção na sua sala;
  3. Instalação: soundbars têm instalação mais fácil e simples, bastando conectar à TV por um fio ou até usando Bluetooth;
  4. Preço: soundbar é uma ótima opção para melhorar o som da sua TV sem precisar gastar muito, ainda mais com todas as novas opções que estão surgindo no mercado.

Qual a diferença entre soundbar e home theater?

Um soundbar é igual a um home theater? Na verdade, são equipamentos diferentes, apesar de terem a mesma finalidade de aumentar a capacidade de som da sua TV.

home theater tem um preço mais elevado, pois é considerado um sistema de som (podendo ter até sete caixas de som), assim a qualidade de áudio é melhor. Além disso, ele sempre vem com um ou mais subwoofers.

Já o soundbar é mais simples, pois é apenas uma barra de som com os alto-falantes acoplados, podendo ou não ter subwoofers.

Por isso, o soundbar é uma opção interessante para ambientes pequenos já que ele também proporciona a experiência de som 360°, ou seja, a de som surround.

Por fim, o soundbar tem a vantagem da praticidade de ser instalado, não exigindo várias tomadas e cabos, como o home theater.

Imagem de um grupo diverso de amigos sentados no sofá da sala assistindo televisão.

Como escolher o melhor soundbar?

Se você curte a casa automatizada, vai gostar de ter um aparelho desses. Mas, diante da diversidade de modelos, é legal saber como escolher aquele que vai atender suas expectativas. Confira:

Formas de conexão

A conexão do soundbar com sua TV pode ser com o cabo HDMI ou óptico. Mas também existem versões Bluetooth ou com conexão Wi-Fi se quiser conectá-lo com notebook, smartphone etc.

Com ou sem subwoofer

Para que você tenha uma experiência de som mais completa, o recomendado é ter subwoofer, mas verifique se seu ambiente tem espaço, pois ele deve ser posicionado em um local central em relação à TV.

Potência do equipamento

Para entender qual potência é a ideal para você, verifique o tamanho do espaço onde o dispositivo será colocado. Por exemplo: salas com até 15 m² precisam de um soundbar com potência entre 60W e 100W. 

Número de canais

Veja a quantidade de canais no modelo. As nomenclaturas para essa característica aparecem como dois números: 2.0 ou 3.1.  O primeiro número é quantidade de alto-falantes embutidos, e o segundo se refere ao subwoofer, e o terceiro indica se tem Dolby Atmos.

Largura do equipamento

Um ponto a observar é o tamanho. Para deixar sua sala mais bonita, a dica é encontrar um equipamento que tenha largura similar ou menor que a sua TV.  E não se preocupe, pois o tamanho do dispositivo não tem relação com a potência.

Onde comprar o melhor soundbar?

Para encontrar o melhor soundbar para você é preciso levar em consideração o que procura em um aparelho:

  • Potência;
  • Conexão;
  • Subwoofer;
  • Canais;
  • Preço.

Depois disso, você precisa pesquisar qual marca mais lhe agrada, como um soundbar JBL, Samsung, etc. Isso tudo vai influenciar na sua decisão para escolher qual o melhor soundbar para a sua casa.

Para ajudar você a escolher o aparelho ideal para o que precisa, nós separamos uma lista na loja Vivo com algumas opções de soundbar que variam de potência e valores. Até a próxima!

Pessoa apontando controle para TV. Na tela, os canais ao vivo da Globoplay desfocados

Leia também: