Com os avanços da tecnologia e as necessidades de mudanças que a sociedade enfrenta ano a ano, é natural que surjam ferramentas inovadoras, que ajudam a nos adaptarmos às tendências. E uma dessas evoluções, sem dúvida, é a teleconsulta — que consiste na realização de atendimento médico pela internet.
Isso tem revolucionado o universo da medicina, pois consegue oferecer uma interação entre médico e paciente, mesmo que eles estejam a quilômetros de distância um do outro. Porém, da mesma forma que beneficia, o método pode empregar algumas limitações para quem adota esse modelo.
Para te ajudar a entender um pouco melhor como funciona a teleconsulta, preparamos um artigo com diversas informações importantes, como:
Como são feitos os atendimentos?
Quais as diferenças entre cada categoria?
O que é necessário para que essa ferramenta funcione com excelência?
Quer saber mais? Então, vem com a gente!
O que é teleconsulta?
A teleconsulta é um atendimento online, que consiste em conectar o médico ao paciente, sem que haja a necessidade de uma avaliação presencial.
Essa ferramenta tem modernizado a área médica e serve para ajudar a desafogar as unidades físicas de saúde, permitindo um atendimento mais otimizado para quem chega com um problema mais grave e que não pode ser tratado online.
Esse recurso se mostrou mais efetivo durante os momentos mais críticos da pandemia. Com a teleconsulta, foi possível manter os pacientes em casa, solicitando o atendimento presencial apenas nos casos em que o diagnóstico necessitava de uma avaliação física.
A princípio, a teleconsulta passou a ser a melhor triagem para evitar que pessoas com suspeita de Covid-19 e sintomas brandos fossem ao hospital sobrecarregar o sistema.
Porém, a medida deu tão certo que foi além e passou a abranger outros casos, como:
Pacientes com doenças crônicas que precisam de acompanhamento frequente;
Pessoas que necessitam de ajustes de medicamento;
Aqueles que fazem retornos com exames;
Ou problemas médicos mais simples e que não precisam do exame físico.
A partir daí, o modelo foi tomando proporções tão grandes, que passou a ser utilizado por qualquer especialidade médica, desde as que cuidam da saúde física até as atuantes na saúde mental, como psicoterapia e psiquiatria.
Vale lembrar que a teleconsulta não é recomendada para todos os casos, e que em algumas situações o diagnóstico médico deve ser feito pessoalmente. Por isso, é importante buscar orientação médica para avaliar se a teleconsulta é apropriada para cada caso.
Como funciona a teleconsulta?
Como explicado, o modelo funciona de maneira virtual, com os médicos atendendo os pacientes online ou se comunicando com outros profissionais, onde quer que eles estejam. Porém, para que o procedimento possa ser executado, algumas regras precisam ser seguidas, tais como:
O paciente precisa estar de acordo com esse modelo de atendimento;
O sigilo de qualquer informação trocada durante o processo deve ser mantido;
Todos os resultados devem ser armazenados no sistema das clínicas.
Além disso, é recomendado que a teleconsulta seja feita após uma primeira avaliação presencial. Assim, o médico poderá ter uma opinião mais bem formada sobre quais os problemas de saúde e como realizar o tratamento.
Com tudo isso definido, a consulta online pode ser agendada. O atendimento ocorrerá normalmente, com a mesma atenção de quando se faz uma consulta presencial, inclusive com fornecimento de atestado médico, caso necessário.
Quanto aos exames, eles também podem ser entregues virtualmente, para que não haja a necessidade de comparecer ao consultório.
Como é feita uma consulta online?
Primeiramente, é necessário que todas as partes, tanto médicos e especialistas quanto pacientes, tenham em mãos os aparatos tecnológicos necessários para um bom funcionamento: computador, tablet ou smartphone.
Além disso, todos devem ter acesso a um canal para transmissão, como programas de videoconferência, aplicativos voltados a essa área — como a Vale Saúde Vivo — ou uma plataforma disponibilizada pela própria clínica.
E para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é necessário contar com uma internet de qualidade, que garanta uma boa conexão e reduza os riscos de travamentos ou quedas durante o atendimento. Nesse sentido, a internet Vivo Fibra é uma grande aliada das teleconsultas.
Devido a sua estrutura de fibra ótica, o sinal chega com mais estabilidade ao modem, já que essa tecnologia não sofre com variações causadas por fatores externos, como ondas eletromagnéticas da rede elétrica ou ações do tempo.
Assim, é possível fazer essa ponte entre médico e paciente de maneira mais eficiente.
Quais os tipos de teleconsulta?
Síncrona
A consulta síncrona é quando você agenda uma conversa por vídeo ou telefone com o especialista e ele reserva aquele tempo exclusivo para te atender.
As clínicas costumam oferecer duas opções de atendimento síncrono:
Eletivas: pelas quais você marca a hora com o médico escolhido;
- Urgência: na qual você entra em uma fila eletrônica de atendimento e aguarda sua vez para conversar com o profissional disponível.
Assíncrona
Esse modelo não se dá em tempo real e é uma forma bastante praticada por médicos que acompanham um paciente já há algum tempo.
A troca é feita por meio de mensagens, em que o paciente envia um questionamento e aguarda resposta do especialista, sabendo que o profissional poderá ler e responder em seu tempo. Por isso, vale ressaltar que esse formato só é empregado em casos que não pedem urgência.
Por fim, é importante destacar que a consulta virtual e o atendimento presencial são complementares.
O médico é quem vai dizer qual é o limite do uso da tecnologia e indicar a necessidade de encaminhamento para avaliação presencial em uma clínica ou hospital. Nessas horas, o melhor a se fazer é seguir as orientações do especialista.
Qual a diferença entre teleconsulta e telemedicina?
Apesar de parecerem a mesma coisa, essas duas categorias têm características diferentes.
A telemedicina está em um contexto mais amplo e abrange diversos segmentos, como: assistência médica, educação, pesquisa, prevenção de doenças e promoção da saúde se utilizando de meios tecnológicos.
Já a teleconsulta é um dos componentes da telemedicina, um dos serviços que ela pode nos ofertar.
Ela ainda conta com o apoio da categoria para que seja possível utilizar ferramentas importantes, tornando o atendimento mais eficiente e otimizado, já que a tecnologia permite agilizar alguns processos, como envio de laudos médicos e exames pela internet.
Quando usar a teleconsulta?
Como o intuito é desafogar as unidades de saúde, a melhor maneira para utilizar esse modelo é para resolver problemas que não são tão urgentes ou ainda para tratamentos que não necessitam de atendimento presencial.
É importante lembrar que essa decisão deve partir do seu médico, pois é ele quem vai poder determinar se é possível manter o monitoramento e tratamento de suas condições dessa forma.
Ainda assim, os atendimentos virtuais e presenciais devem andar lado a lado, sendo um o complemento do outro. Com isso, será possível aplicar mais praticidade ao processo, ao mesmo tempo em que se mantém a qualidade da prestação de serviço.
Como receber os documentos na teleconsulta?
Mais do que o atendimento para solução de problemas, a teleconsulta ainda conta com a telemedicina apoiada na tecnologia, para que o médico possa receitar medicamentos, fazer solicitações de exames e emitir atestados, sem sair de casa. Tudo regulamentado por meio da Portaria nº 467, de 20/03/2020.
Para tanto, o profissional precisa estar atento aos critérios da Anvisa e deve ter Certificado Digital ativo, com assinatura eletrônica validada por certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP – Brasil.
Outra ferramenta importante da consulta online é o prontuário eletrônico. Ele fica armazenado em nuvem e o médico pode acessá-lo a qualquer momento, de qualquer local e dispositivo, conseguindo realizar o atendimento com mais conhecimento sobre o histórico do paciente.
Por que a Vivo apoia a teleconsulta?
A Vivo, trabalhando para conectar pessoas e tornar o mundo mais humano, se tornando cada vez mais parte da família brasileira, criou a Vale Saúde.
A proposta é facilitar o acesso das pessoas à saúde de qualidade, por meio da tecnologia, com custo bem mais acessível.
Os planos de assinatura mensal têm valores baixos e você conta com:
- Telemedica e o Ligue Saúde 24 horas por dia;
- Desconto em consultas presenciais;
- Exames laboratoriais e de imagem a preços reduzidos;
- Medicamentos com descontos.
Como você pôde ver, a teleconsulta surgiu para inovar o campo da medicina, gerando mais conforto e praticidade, além de manter tanto a segurança das informações quanto a qualidade no atendimento.
Com o auxílio das tecnologias envolvidas nesse processo, é possível tornar as rotinas cada vez mais eficientes, seja na área da saúde pública ou privada. O futuro da saúde também é digital.
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