Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Se o seu celular não carregar não precisa de desesperar! Existem várias razões do que pode estar acontecendo, e algumas são até simples de resolver.

Os motivos costumam variar de acordo com cada caso — e as soluções também. Muitas vezes, nem é preciso recorrer à assistência técnica ou comprar um aparelho novo.

E aí, quer entender por que o celular não carrega e o que fazer para resolver isso agora mesmo? Conheça nossas dicas e boa sorte!

Índice

Por que o celular não carrega?

Existem várias razões, como:

  1. Carregador ou cabo com defeito;
  2. Sujeira na entrada;
  3. Problema do sistema operacional;
  4. Superaquecimento;
  5. Acessórios que não são originais.

Por isso, antes de ir até a assistência técnica, você pode testar outro carregador e até trocar o cabo utilizado para ter certeza que o defeito é realmente na bateria.

Caso todas essas dicas não funcionem, pode ser que a bateria esteja com falhas. Sua vida útil costuma ser menor do que a do aparelho em si, sobretudo se você tiver maus hábitos, como interromper o ciclo de carregamento diversas vezes seguidas; utilizar acessórios que não são originais; derrubar muito o aparelho etc.

Pessoa conectando um carregador original branco em um celular

O que fazer quando o celular não quer carregar?

1
Carregador e cabo com defeito

Antes de mais nada, coloque em outra tomada, só para ter certeza. Depois, teste também carregar usando outro carregador e cabo, afinal, esses três componentes são os que mais costumam dar problema.

2
Conector e entrada com sujeira

Tente limpar o conector de energia do aparelho, porque alguma sujeirinha pode ter entrado e atrapalhar a conexão. Nesses casos, você pode tentar limpar com um pano seco que não solte fiapos.

3
Sistema operacional ou aplicativo

Se ainda não deu certo, pode ser algum software ou aplicativo com problema. Nesses casos é bom reiniciar o aparelho e tentar carregá-lo desligado mesmo e ver se isso funciona.

4
Superaquecimento

Caso seu aparelho esteja esquentando muito ao carregar o problema é justamente esse. Isso porque muitos celulares, quando superaquecem, interrompem a transmissão de energia por segurança. Aí vale esperar o aparelho esfriar e tentar novamente, muitas vezes pode funcionar!

5
Carregador e cabo não originais

Às vezes acabamos comprando carregadores que não são da mesma marca do aparelho e isso pode prejudicar seu carregamento, seja por capacidade incompatível ou qualidade inferior. Então, invista em carregadores e cabos originais ou aprovados pela marca.

6
Carregar por longo período

Outra dica é deixar o celular carregando por um longo período, mesmo que a carga não se inicie logo que você coloque na tomada. 

Caso nada tenha funcionado, a saída é procurar um técnico. Lembre-se de verificar as condições da sua assistência e consultar um profissional especializado.

Por que os carregadores param de funcionar?

Uma das principais causas de um carregador ou cabo parar de funcionar é o mau uso, ou seja:

  • Guardá-lo de maneira errada, especialmente enrolando demais o cabo, o que pode estragar os fios; 
  • Deixá-lo em contato com sol ou água;
  • Mantê-lo na tomada por muito tempo;
  • Derrubá-lo frequentemente.

Outra causa é a procedência duvidosa. Itens comprados em locais que não são oficiais podem ser falsos, o que certamente te obrigará a substituí-los antes do esperado. Isso porque a matéria-prima é de baixa qualidade, portanto duram menos e estragam com mais facilidade.

Ou seja, para ter um carregador sempre funcionando à mão é fundamental cuidar bem dele e do cabo, além de saber onde — e de qual marca — está comprando.

Imagem de pessoa usando notebook

Como saber se a entrada do carregador estragou?

Para saber se está funcionando corretamente, verifique se o cabo se encaixa com perfeição no conector. Também é importante analisar se tem sujeira, o que pode atrapalhar o seu funcionamento.

Para evitar que isso aconteça, tente sempre higienizar o seu celular e evite utilizar cabos que não são originais e/ou compatíveis.

Por que meu carregador está carregando lentamente?

A lentidão, na maior parte das vezes, pode ser culpa do carregador ou cabo, que podem estar com defeito ou ainda porque, como não são originais, as especificações não são compatíveis para carregar o seu aparelho com a velocidade normal.

Outra possível causa é o uso de aplicativos que consomem bateria em excesso — o fato de estarem "rodando" o tempo todo, ou em 2° plano, por exemplo, exige maior energia. 

Aliás, o seu comportamento também pode influenciar, sabia?

Se você não consegue largar o celular por um minuto enquanto carrega, certamente o processo irá demorar mais. Ou seja, espere um pouquinho para ter a carga completa.

Por fim, é possível que o seu aparelho esteja velho, com isso a bateria acaba ficando "cansada" também, diminiuindo sua vida útil e durando menos a cada dia. Nesse caso, não tem jeito: chegou a hora de trocar de smartphone. Mesmo com o avanço da tecnologia, as baterias ainda se desgastam com o tempo.

Aliás, uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge mostrou que deixar o celular conectado  a noite toda no carregador não influencia a vida útil da bateria, principalmente porque muitos celulares têm sistemas inteligentes que cortam o fornecimento de energia assim que a carga fica completa.

Quais os melhores carregadores?

Há diversos modelos disponíveis no mercado, para todas as marcas e sistemas operacionais. Em todos os casos, é fundamental optar por modelos originais ou aprovados pelas marcas e de acordo com o equipamento que você possui hoje.

Na Loja da Vivo, por exemplo, há modelos para todos os gostos e bolsos, além de carregadores de várias marcas de alta qualidade e aprovadas pela Anatel, você também pode encontrar os produtos Ovvi, que são da própria Vivo, homologados pelas principais marcas de smartphones, inclusive Apple, e pela própria Anatel. Além disso, eles contam com garantia de 2 anos contra defeitos de fabricação.

Você pode encontrar um carregador universal 25W super-rápido e até um carregador duplo 65W com entrada USB-C e USB-A que até carrega notebooks e tablets. Se precisar, você ainda pode comprar cabos, que possuem 2 metros de comprimento.

Carregador por indução 3 em 1 Ovvi

Compacto, prático e necessário. Carregue seu Smartphone, fone de ouvido e smartwatch. A nova linha de Carregadores por indução têm uma versão feita para dispositivos Apple com liga de zinco, que aumenta a resistência no design e deixa o acabamento elegante, e uma versão compacta, de tecido, para dispositivos Apple e Samsung.

Os Carregadores por indução 3 em 1 Ovvi são dobráveis e com seu tamanho compacto fica muito prático levar na bolsa, mochila ou em uma viagem. Por ser 3 em 1, ele tem capacidade para carregar até 3 dispositivos de uma vez só, assim você não precisa ficar intercalando os aparelhos.

Para completar, o carregador dobrável Ovvi ainda vem com um cabo USB-C, fonte 30W e uma case para transportar o kit. Outro grande diferencial é que o carregador é homologado pela Anatel, então pode ser usado sem preocupação, porque ele não vai prejudicar a bateria do seu celular.  Ah! Ele também possui garantia de 2 anos contra defeitos de fabricação.

Imagem do carregador 3x1 da Ovvi, com o símbolo da marca ao fundo.


Como vimos, é essencial cuidar dos carregadores e sempre escolher produtos originais. Isso vai contribuir para que a vida útil da bateria do seu celular permaneça longa. Ou seja, você consegue prevenir problemas e ainda evitar uma substituição inesperada. 

No entanto, caso identifique alguma falha no carregamento, mostramos aqui que há formas de identificar as suas causas antes mesmo de procurar ajuda de um técnico especializado. Muitas vezes, basta substituir algum item, como o cabo ou o carregador, para fazer tudo voltar ao normal rapidamente.

E aí, gostou de descobrir os possíveis motivos do celular não carregar? Temos certeza que agora ficará mais fácil resolver esse tipo de situação. E sem dúvidas, conte sempre com a Vivo para te ajudar. 

Até a próxima!

Leia também:

Escolha sua cidade