Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

O celular é um aliado e tanto na hora de registrar grandes acontecimentos, como uma viagem ou formatura, os momentos com os amigos, família ou para fazer uma selfie. No entanto, muitas vezes, na correria para liberar o espaço do aparelho ou por algum descuido perdemos as imagens da galeria. Assim, a dúvida que surge é: como recuperar as fotos apagadas?

É possível ter de volta os arquivos, sendo que o passo a passo para recuperá-los pode variar de acordo com o sistema operacional do smartphone, bem como se os arquivos estavam no seu PC.

Se você quer dicas de como recuperar as fotos apagadas, veio ao lugar certo. Fique com a gente e descubra, além disso, um jeito seguro de nunca mais perder suas imagens.

Boa leitura!

Homem com a mão na testa e uma cara preocupada segura o celular com a outra mão Homem com a mão na testa e uma cara preocupada segura o celular com a outra mão

Tem como recuperar fotos apagadas?

As situações que nos levam a deletar as fotos são as mais diversas: você pode estar selecionando algumas fotos para apagar, mas acaba marcando alguns arquivos sem querer e, em um clique, manda tudo para a lixeira.

Pode ser também que você chegou a excluir uma imagem e depois se arrependeu e quer ter a foto de volta. Aí, pode bater um desespero, ainda mais se a foto tiver um valor afetivo.

A boa notícia é que, em grande parte das vezes, é possível ter de volta os arquivos, mas isso pode variar se o dispositivo é o celular (e também se é Android ou iOS) e/ou o seu computador.

Tem como recuperar fotos apagadas permanentemente?

Apagar mensagens ou fotos do celular pode trazer dor de cabeça. Se você deletou as suas fotos do celular, pode checar se elas estão na lixeira e no backup (desde que tenha ativado essa sincronização), como vamos mostrar nos tópicos seguintes.

Mas, caso as imagens não estejam nesses locais, pode ser que tenham sido apagadas permanentemente. Nessa situação, você deve recorrer a aplicativos que fazem a restauração de arquivos deletados.

Existem softwares que você pode baixar em seu computador: aí é só conectar seu celular via cabo no PC para que o programa faça a varredura e procure pela imagem deletada.

Como recupero fotos apagadas no Android?

Se você tem um celular Android e apagou por engano suas fotos, pode recuperá-las com facilidade caso tenha ativado o backup automático. Nessa situação, pode encontrar a imagem no Google Fotos: o arquivo fica na lixeira por 60 dias depois que você o apagar.

Para isso, é preciso seguir este passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo “Google Fotos”;
  2. Abra a “Biblioteca”;
  3. Vá em “Lixeira”;
  4. Lá estarão as imagens deletadas nos últimos 60 dias;
  5. Escolha a foto que deseja (você pode marcar várias imagens) e clique em “Restaurar”;
  6. Pronto! A imagem estará de volta na Galeria.

Se você não encontrar o arquivo na lixeira do Google Fotos, significa que ela foi excluída de forma permanente. Nesse caso, é possível tentar usar alguns apps de recuperação de fotos para ter de volta o arquivo

Como recupero fotos apagadas pelo iPhone?

Se você tem um iPhone e excluiu alguma imagem, também pode recorrer ao backup do aparelho. Mas há um jeito mais fácil de ter a mídia de volta, pois o sistema envia o arquivo deletado para a pasta “Apagados”, onde ele fica por 30 dias. Depois, é excluído definitivamente.

Para encontrar a imagem (desde que você não tenha o ultrapassado os 30 dias da exclusão do arquivo):

  1. Acesse o aplicativo “Fotos”;
  2. Entre em “Álbum” e role a tela até a parte inferior para encontrar “Apagados”;
  3. Escolha a foto e vá em “Recuperar”;
  4. Pronto! A imagem volta para a galeria de fotos do celular.

Para recuperar as fotos no iPhone que não estão em “Apagados”, é preciso utilizar o iCloud:

  1. Entre em icloud.com pelo navegador;
  2. Coloque sua ID Apple;
  3. Vá no ícone “Fotos”;
  4. Entre em “Apagados recentemente”;
  5. Escolha as fotos que quer restaurar e aperte “Recuperar”.

Como recupero fotos apagadas pelo Windows Phone?

Quem tem o Windows Phone pode recuperar as fotos apagadas diretamente no OneDrive, desde que o backup esteja ativo. Para isso:

  1. Acesse o aplicativo OneDrive;
  2. Procure pelo botão “Lixeira”;
  3. Selecione a foto que quer recuperar;
  4. Clique na opção “Restaurar” (botão com formato de seta para o lado esquerdo).

Como recupero fotos apagadas via aplicativo?

Jovem com a mão na cabeça preocupado enquanto olha o celular que segura com a outra mão Jovem com a mão na cabeça preocupado enquanto olha o celular que segura com a outra mão

Caso você tenha excluído as fotos do seu celular e não conseguiu recuperar pelo backup ou na lixeira, uma dica é pesquisar por aplicativos que fazem a restauração de arquivos apagados do seu dispositivo. Você encontra opções gratuitas e pagas.

Esses programas fazem uma varredura na memória do dispositivo e, assim, podem recuperar as imagens.

Como recupero fotos apagadas pelo computador?

Se você deletou uma foto no seu computador, existem procedimentos diferentes de acordo com o sistema operacional. Confira a seguir:

Windows

No caso de ter o sistema Windows, saiba que o arquivo vai diretamente para a lixeira. A imagem fica lá até você deletá-la definitivamente ou até a lixeira chegar na capacidade máxima de armazenamento (nesse caso, os arquivos mais antigos são eliminados automaticamente).

Então, se a foto excluída ainda estiver na lixeira do Windows, basta selecionar o arquivo e clicar em “Restaurar” para que a foto retorne para a pasta onde estava armazenada. Agora, caso não tenha encontrado a imagem na lixeira, pode tentar recuperá-la pelo backup do Windows:

  1. Vá em “Iniciar”;
  2. Entre no “Painel de Controle”;
  3. Clique em “Sistema e Manutenção”;
  4. Vá em “Backup e Restauração”;
  5. Selecione “Restaurar meus arquivos”.

Mac

Se você tem um Mac e deletou uma imagem, é só entrar no app Fotos e depois em “Apagados”. Aí é só escolher as imagens que quer ter de volta e clicar em “Recuperar”.

Caso a imagem não esteja lá e você faça o backup com o Time Machine, basta:

  1. Entrar no menu da Apple e depois em “Preferências do Sistema”;
  2. Clicar em Time Machine;
  3. Você verá todos os backups disponíveis;
  4. Encontre a foto que deseja restaurar, selecione o arquivo e clique em “Restaurar”.

Outra forma é tentar ter de volta as imagens apagadas acessando o iCloud:

  1. Entre em icloud.com;
  2. Coloque sua ID Apple;
  3. Vá no ícone “Fotos”;
  4. Entre em “Apagados recentemente”;
  5. Escolha as fotos que quer restaurar e aperte “Recuperar”.

Como salvar as fotos na nuvem para não ter o risco de perdê-las?

Você viu que existem diferentes formas de recuperar fotos apagadas, mas, para não perder tempo nem correr o risco de não recuperar uma imagem importante, a dica é salvar seus arquivos na nuvem.

Com isso, você fica tranquilo, pois pode acessar suas imagens de qualquer dispositivo conectado à internet. Entre os melhores serviços de armazenamento em nuvem, podemos destacar:

Vivo Cloud

Você pode ter seus arquivos, fotos e vídeos em segurança com o Vivo Cloud. É um app rápido e fácil de utilizar, disponível para Android e iOs, em que você organiza sua vida digital, deixando espaço livre no seu celular.

Você salva online tudo o que é importante e pode acessar de qualquer dispositivo sempre que quiser. Ainda tem a vantagem de compartilhar suas fotos e vídeos com quem quiser de um jeito ágil.

App Vivo Cloud Sync

Dropbox

Você pode salvar seus arquivos na nuvem com o Dropbox e ficar tranquilo caso tenha apagado uma foto sem querer. Ele está disponível para PC (Windows, Mac e Linux) e para celulares (Android e iOS).

Google Drive

O Google também tem um serviço de armazenamento online: O Google Drive, disponível para computadores (Windows, Mac e Linux) e celulares (Android e iOS).

Nessa plataforma, você pode ter acesso a fotos, planilhas e documentos que estão no Google Docs, Google Fotos, Google Sheets e Google Slides. Logo, fica fácil gerenciar esses arquivos online.

OneDrive

O OneDrive é um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem da Microsoft e está disponível para PC (Windows, Mac e Linux) e para celulares (Android e iOS).

iCloud

Tem o iCloud, que permite que os usuários de dispositivos Apple salvem seus arquivos na nuvem com facilidade. Assim, fotos e vídeos podem ser acessados de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Você viu como recuperar fotos apagadas, mas ninguém precisa passar por esse transtorno, ainda mais se a imagem perdida é de um momento muito especial da sua vida. Por isso, conte sempre com um serviço de armazenamento na nuvem para ter todas as suas fotos em um local seguro e fácil de acessar.

E, se você busca por um aplicativo para salvar seus arquivos online sem complicação, o Vivo Cloud é uma ótima opção.

Até a próxima!

Leia também:

Escolha sua cidade