Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Hoje, o número de celular é quase parte da nossa identidade. Ele serve para logar em aplicativos de mensagem, conversar com amigos, contatar pessoas do trabalho ou clientes e por aí vai. Ficar sem ele de repente, por roubo do aparelho ou outros motivos, é bem complicado, não acha? Neste caso, como recuperar o número de celular passa a ser uma urgência e uma dúvida que não sai da cabeça. 

É por isso que criamos este conteúdo. Para que você veja, a partir de agora, se é possível e como recuperar seu número de celular nas principais situações. 

Acompanhe!

Em quais situações posso recuperar o número?

A boa notícia para começar este conteúdo é que quase sempre é possível recuperar o número do celular. Os casos mais comuns são de roubo, furto, perda ou extravio do aparelho em algum momento da vida. São situações em que você dificilmente verá o chip de novo.

Mas não é só nesse cenário. Também dá para pedir a recuperação da sua linha por conta de:

  • Defeitos no chip;

  • Troca da versão do chip (por exemplo, se você tinha um microSIM e comprou outro celular com entrada para nanoSIM);

  • Bloqueio do PUK (que ocorre após várias tentativas erradas de inserir o PIN no aparelho);

  • Falta de recarga.

Este último caso tem algumas ressalvas e nem sempre tem como recuperar o número. Mas você vai entender melhor sobre isso mais adiante.

Por que devo recuperar o número?

Ao longo dos anos, você provavelmente salvou muitos contatos, certo? Da mesma forma, diversas pessoas marcaram seu número na agenda.

Agora, imagina a possibilidade de perder tudo isso só por não ir atrás da recuperação do seu número! Não dá, né?

Então, o primeiro motivo é simples: manter contato com seus amigos, familiares, clientes e assim por diante. Pense que algumas dessas pessoas podem ter dificuldade de falar com você se mudar de número.

Considere também a praticidade de não ter que decorar mais um número também. Manter o mesmo de sempre agiliza conversas, preenchimento de formulários, troca de contatos e muito mais.

Como recuperar número?

Bom, diante disso tudo, melhor saber como recuperar o número por garantia, não acha? O primeiro passo, então, será ir em busca de um chip virgem, muitas vezes. Em outras, simples atividades já resolvem.

Entenda melhor a seguir!

Como recuperar número depois da perda ou roubo do celular?

O primeiro passo, nesses casos, é entrar em contato com a sua operadora para pedir o bloqueio da linha. Isso impede que quem esteja com seu celular faça estragos em contas bancárias e outros apps.

Para isso, faça o seguinte:

  • Ligue para a sua operadora e escolha a opção de bloqueio de linha;

  • Informe o IMEI do celular. Se não tem isso anotado, é possível consultar online;

  • Pronto, agora seu celular estará bloqueado.

Agora, será necessário fazer a reposição do chip. Aqui na Vivo, você consegue usar o mesmo número ao solicitar o chip pelo próprio site, por WhatsApp ou nas lojas físicas.

Nos dois primeiros casos, o chip novo chegará na sua casa. Você já terá avisado no formulário que deseja continuar com o seu número antigo. Depois, é só ativar a linha provisória e aguardar o prazo indicado.

Veja mais:

É possível recuperar o número de um celular cancelado?

Na maioria dos casos, sim, é possível. Dá para ter seu número de volta até com o celular cancelado. Mas é preciso ter atenção a alguns requisitos.

Por exemplo, o tempo que se passou desde o cancelamento da sua linha. Normalmente, existem dois tipos de bloqueio:

  • Bloqueio parcial: são desabilitadas as funções de ligação, acesso à internet e outros;

  • Cancelamento total: aqui na Vivo, acontece após 75 dias desde a notificação de desativação da linha.

No primeiro caso, é bem mais fácil recuperar o número do celular. Basta resolver a pendência – por exemplo, inserir créditos no plano pré, pagar a fatura do pós ou controle etc. Na dúvida, ligue para a operadora.

Já no segundo, até tem como recuperar o número, desde que ele não tenha sido passado adiante. Dependendo da operadora, com 30 dias após a primeira notificação, ele já fica disponível para outros clientes adquirirem.

Então, entre em contato com a operadora para entender se ainda é possível reaver o número. Se já estiver com outra pessoa, aí não tem volta.

Como recuperar um número cancelado por falta de crédito?

Se a sua linha for pré-paga, você pode efetuar a recarga para recuperar o número bloqueado. Siga este passo a passo:

  • Vá até o site de recargas da Vivo ou no App Vivo, na opção "Faça uma recarga";

  • Selecione o valor da recarga desejada;

  • Indique o seu número para o qual deseja os créditos;

  • Insira o código que recebeu no aparelho;

  • Escolha a forma de pagamento e conclua a operação.

Já nos planos pós e controle, será preciso quitar os boletos em aberto antes de recuperar o número. Ou, então, devem ser resolvidas as pendências necessárias. Depois de 48 horas, sua linha retornará a funcionar.

E já sabe né? Na dúvida, entre em contato com a operadora!


Logo Vivo Shopping. Logo Vivo Shopping.

Confira as categorias mais indicadas pra você

Ilustração de um mouse

Informática

Confira
Ilustração de um escudo com um cadeado a frente.

Segurança

Confira

Quanto custa para recuperar?

Essa resposta também vai depender de alguns fatores, quase todos relacionados à operadora que você usa. Por exemplo, algumas não cobram nada pela solicitação de um novo chip diante de certos cenários; outras, só recuperam o número mediante pagamento.

Basicamente, os custos para recuperar um número de celular são o de um novo chip. Esse valor depende também da operadora. Porém, é comum que seja cerca de R$ 30,00.

Benefícios dos planos Vivo para o seu celular

Na Vivo, trabalhamos com diversos planos para atender às diferentes necessidades do nosso público. Temos opções com muita internet móvel, outras com apps e serviços digitais gratuitos e por aí vai.

Dá para escolher entre os pacotes com valor fixo ou com maior flexibilidade para seu dia a dia. Tudo isso com o nosso 5G, que leva mais rapidez para sua conexão no celular!

No geral, os planos são divididos em:

  • Pré-Pago: no Vivo Pré-Turbo, você escolhe quanto de internet deseja e a validade dos créditos. Ainda tem minutos ilimitados, bônus de recarga, serviços digitais, Vivo Bis e um monte de vantagens;

  • Pós-Pago: no Vivo Selfie, você tem muita internet de alta velocidade, descontos exclusivos em aparelhos, possibilidade de compartilhar a assinatura do app com a família e muito mais;

  • Controle: para não ter surpresas na fatura, escolha um dos planos Controle. Você tem bônus para fatura digital, apps sem descontar da franquia, ligações e SMS ilimitados etc;

  • Vivo Easy: nesses pacotes, quanto mais internet, mais vantajoso o valor fica. Com o Vivo Easy Prime, tem bônus para o primeiro mês de adesão e mais benefícios!

A maioria dos nossos planos têm benefícios exclusivos, como bônus para uso geral ou para redes sociais. Outros deles ainda oferecem acesso a serviços de streaming parceiros, com milhares de vídeos e músicas para você se divertir.

Para quem procura mais que internet móvel, também dá para escolher os pacotes com ligações e SMS ilimitados. Assim, você pode falar com amigos e familiares sem se preocupar com créditos ou franquia!

A família é grande e quer ser mais conectada? Na Vivo, isso não é problema! Há planos para compartilhar gigas e várias outras vantagens.

Está achando que acabou? Ainda não! Se você pedir a portabilidade do seu número para a Vivo, os bônus de internet são garantidos.

Gostou de saber como recuperar o número? Aproveite para conhecer melhor os planos da Vivo e se encantar com os serviços mais completos do mercado!

Você pode também trocar de aparelho e ver os acessórios que mais te ajudam no dia a dia.

Até a próxima!

Leia também:

Escolha sua cidade