A Internet das Coisas (IoT, sigla de Internet of Things) é uma realidade no mundo todo. O conceito faz parte do dia a dia das pessoas, estando presente em muitos negócios, empreendimentos e até mesmo dentro das residências.
Dispositivos conectados, operando em rede, são capazes de deixar a casa inteligente, otimizando tempo e recursos. E, quando isso acontece, a vida de quem mora nela fica muito mais simples.
Ao ouvir esse nome, você pode pensar que se trata de algo distante da realidade — ou de algum tipo de recurso mais utilizado por empresas. Mas não. É muito mais comum do que se imagina.
Há muitas soluções que podem ser utilizadas dentro de casa. Algumas delas, inclusive, têm preços acessíveis, mostrando que a IoT realmente faz parte das nossas vidas (e que chegou para ficar).
Confira a seguir!
Como funciona a Internet das Coisas?
Objetos físicos podem se conectar a usuários e à internet. Isso é IoT. Antes, dependíamos de dispositivos específicos para garantir acesso, como computadores, tablets e celulares.
Hoje, isso já não é mais preciso, uma vez que o conceito baseia-se no uso de sensores inteligentes, como GPS e Bluetooth, para coletar e enviar dados à rede.
Tal movimentação permite que diversos aparelhos e/ou itens da casa sejam controlados a partir de outros locais.
Alguns exemplos são televisores, iluminação, geladeira, fogão, portas, janelas e sistemas de som, entre outros. É a tecnologia a favor da praticidade e também da segurança!
Quais exemplos de aplicações IoT no cotidiano?
Dentro de casa, a IoT possibilita que você controle o funcionamento de muitos aparelhos e sistemas utilizando apenas o celular.
Isso inclui a iluminação, o ar-condicionado, os eletrodomésticos e os dispositivos de segurança, como câmeras e sensores, por exemplo.
Tal característica coloca os aparelhos móveis no centro dessa cadeia. Muitas vezes, eles concentram funções, sendo grandes responsáveis pela gestão dos recursos. Tudo sob o nosso comando.
Conheça, abaixo, alguns exemplos de como a Internet das Coisas pode (ou já está) presente na sua casa. E sem gastar muito!
A Internet das Coisas (IoT) já é presente em diversos lugares
E aí, pronto para deixar sua casa mais inteligente com a Internet das Coisas? Equipamentos conectados à rede doméstica podem facilitar o seu dia a dia, garantindo mais segurança, disponibilidade e sustentabilidade.
A boa notícia é que muitos deles são acessíveis, ou seja, não são algo que somente uma empresa grande conseguiria comprar, por exemplo.
Todos os anos, mais e mais dispositivos passam a ser utilizados pelo público. São celulares, máquinas de lavar, sistemas de monitoramento e sensores, entre outros.
Só que, para funcionar corretamente, todos precisam de conexão. Por isso, equipar a casa com planos de internet robustos e adequados, é essencial.
Viu como a IoT está cada vez mais presente nos lares e nas vidas das pessoas como um todo? Quer saber por onde começar aí na sua casa? Leia mais sobre o assunto nos nossos outros conteúdos abaixo.
Até a próxima!
Leia também: