Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Na hora de comprar um celular, uma das características mais importantes é saber sobre o processador. Esse componente é quem dita a velocidade e capacidade de processamento do seu smartphone. E não só isso, o processador ainda influencia na qualidade de fotos e muito mais.

Por isso, é importante que você conheça mais sobre processadores, especialmente o Snapdragon. Fabricado pela Qualcomm, ele é uma das marcas mais conhecidas, confiáveis e procuradas pelos consumidores.

Mas sabe por quê? Continue lendo e entenda melhor os diferenciais do processador Snapdragon.

Mulher sentada e usando a internet em um smartphone Mulher sentada e usando a internet em um smartphone

O que é o Snapdragon?

O Snapdragon é um processador desenvolvido pela Qualcomm utilizado para dispositivos móveis, como celulares, tablets etc. Ele é composto por partes desenhadas para atividades específicas, como otimização de câmera, conexão, processamento de tarefas, vídeo, áudio, entre outros. Assim, o seu processador consegue otimizar suas tarefas, evitando travamentos, lentidão e engasgos no sistema.

Considerado o cérebro de um aparelho, o Snapdragon é divido em núcleos que deixam o uso mais fluído das suas atividades enquanto ocupam menos espaço dentro do seu aparelho. Ou seja, ele tem mais capacidade de processamento maior com um tamanho menor.

Diferenças do Snapdragon para os outros processadores

O grande diferencial do Snapdragon é que o seu processador opera como se fosse dividido em pequenos processadores que são dedicados a tarefas exclusivas dentro do seu aparelho. Por exemplo, é como se o seu smartphone tivesse um processador exclusivo para sua câmera.

Conhecidas como plataformas móveis, esses componentes possuem uma assistência intuitiva de IA e que alimentam câmera, jogos e a conectividade.

Quais são os diferenciais do Snapdragon?

Entenda melhor quais são as vantagens de ter um smartphone com o processador Snapdragon:

5G

Os modelos de processadores Snapdragon com 5G são desenvolvidos para aumentar a velocidade da conexão ao mesmo tempo em que consome menos bateria. O Snapdragon 8 Gen 2 ainda conta com recursos de IA para tornar a conexão mais suave e estável.

Fora isso, eles ainda têm compatibilidade com inúmeros tipos de banda usadas por operadores no mundo, assim é mais fácil para você se conectar não importando onde esteja.

Celular com o escrito 5G na tela, rodeado por um mapa representando a conectividade Celular com o escrito 5G na tela, rodeado por um mapa representando a conectividade

Desempenho e velocidade

O grande destaque do Snapdragon é a sua capacidade de processamento e aumento de velocidade na execução das tarefas. Com isso, seu smartphone executa suas atividades em menos tempo e dificulta o travamento ao usar aplicativos mais pesados.

Aliás, o Snapdragon é o processador preferido dos gamers, justamente pelo seu alto desempenho e otimização dos recursos gráficos, vídeo e conexão.

Mão tentando destravar o celular por não ter realizado a atualização. Mão tentando destravar o celular por não ter realizado a atualização.

Bateria

Por otimizar os processos feitos pelo smartphone, o Snapdragon consegue economizar o uso da bateria. Com isso, você tem uma carga que dura mais tempo, sem perder em nada no nível de processamento dos seus aplicativos, jogos, câmeras e outros recursos, enquanto mantem uma navegação fluida.

Leia mais:

O processador faz diferença na câmera do celular?

Sim! Porque é preciso alta capacidade de desempenho para tirar o máximo proveito das configurações das suas fotos, além de não perder nenhum momento porque a câmera demorou para abrir, por exemplo.

Imagine que são vários frames capturados para garantir a melhor foto.

Nossas plataformas são capazes de capturar fotos hiper detalhadas com até 200MP em um único click.

Não é somente um sensor ou uma tecnologia responsável por fotos incríveis nos smartphones com Snapdragon, nossos processadores atuam com IA, Captura inteligente (sensores ISP) trazendo a melhor qualidade na foto com contraste, nitidez, incluindo situações com baixa luminosidade.

Aproveite e confira como escolher a melhor câmera de celular para fazer fotos e vídeos incríveis. 

Uma homem e uma mulher segurando o celular e ícones de curtidas, e-mails e armazenamentos na imagem. Uma homem e uma mulher segurando o celular e ícones de curtidas, e-mails e armazenamentos na imagem.

Quais são os tipos de Snapdragon

Existem diversos modelos de processador Snapdragon no mercado e as diferenças estão nos recursos disponíveis em cada um deles e sua capacidade de processamento. Atualmente, os modelos mais recentes possuem uso de Inteligência Artificial para ajudar a otimizar seus recursos na execução de tarefas dentro do smartphone.

É claro que a família Snapdragon possui dispositivos compatíveis com smartphones e outros aparelhos dos mais simples ao mais avançados. Então, é comum que celular top de linha tenha um Snapdragon mais robusto do que um smartphone intermediário, por exemplo.

Para escolher o Snapdragon certo para o que você precisa, vale a pena também ficar de olho no ano do lançamento, porque sempre estão saindo novos modelos, e no tipo de smartphone e tarefas principais que você vai usá-lo. Confira os novos lançamentos e ofertas na Loja Online da Vivo.  

Conheça alguns dos principais celulares com Snapdragon

Aparelhos com Snapdragon é um dos filtros que muita gente usa, porque confia mais nessa marca. Não à toa, a própria Samsung lançou uma variação do seu sucesso Samsung Galaxy S20 Fe com Snapdragon e sem o seu processador próprio. Mas fora o S20 Fe, quais outros smartphones é possível encontrar com o processador Snapdragon embutido? 

Oppo Reno 7

O modelo OPPO Reno 7 vem com um Snapdragon 680 de 2,4GHz. Parte da série 600, esse processador é um excelente custo-benefício e com bom desempenho. Com uma construção com 6 nanômetros, é possível conciliar desempenho e economia de energia. Além de ter um processador triplo de sinal de imagem, o ISP, que melhora a captura de imagens mesmo em baixa iluminação usando inteligência artificial

Para completar, o OPPO Reno 7 vem com uma tela de 6,43", 128GB de memória e 6GB de RAM, bateria de 4500mAh e sistema ColorOS 12 baseado no Android 12. Quanto às câmeras, o OPPO possui:

  • Câmera tripla de 64MP + 2 MP + 2 MP com flash LED;
  • Câmera frontal de 32MP.

 

Mão mexendo no celular configurando a atualização de software e um notebook ao lado,. Mão mexendo no celular configurando a atualização de software e um notebook ao lado,.

Samsung Galaxy A23

O Samsung Galaxy A23 5G vem com uma bateria de 5000mAh para abastecer o seu processador Snapdragon 695 2.2 Ghz Octa Core. Com uma memória interna expansível de 128GB e RAM de 4GB, o Galaxy A23 foca no custo-benefício. Ele não é o processador ideal para quem gosta de jogos pesados ou precisa de recursos gráficos robustos.

Mas em compensação apresenta compatibilidade com o 5G e uma capacidade intermediária para o seu dia a dia. Acompanham o processador ainda uma tela infinita de 6.6" FHD+ de 90Hz e as seguintes câmeras:

  • Câmera Macro de 2MP;
  • Câmera Ultra Wide de 5MP;
  • Câmera principal de 50MP;
  • Câmera de profundidade de 2MP;
  • Câmera frontal de 8MP.

Motorola Edge 30 Fusion

O Motorola Edge 30 Fusion 5G vem com o processador Snapdragon 888+, que possui o sinal de imagem (ISP) triplo para melhorar o desempenho das câmeras e renderiza os gráficos mais rapidamente, além de contar com inteligência artificial para essas otimizações.

Para completar, o Edge 30 Fusion 5G possui uma tela FHD+ de 6,6" com 144Hz de frequência e tecnologia 5G, além de memória interna de 256GB e RAM de 8GB.

Já as câmeras são:

  • Traseiras de 50, 13 e 2MP;
  • Frontal de 32MP.

Motorola Edge 30 Ultra

O Motorola Edge 30 Ultra 5G com Snapdragon 8+ Gen 1 de 3,2Ghz possui um dos melhores processadores disponíveis. Ele possui alto desempenho consumindo menos bateria, além de suportar gravação em 8K com HDR e uma conexão 5G de 10 Gb/s (gigabits por segundo), desde que suportado na sua rede 5G.

Para não atrapalhar o desempenho do seu Snapdragon 8+ Gen 1, o Motorola edge 30 ultra possui bateria 4.610mAh , memória interna não expansível de 256GB e RAM de 12GB. Já a tela pOLED + HDR+ de 6,7" possui uma frequência de 144Hz.

Para finalizar sobre o edge 30 ultra, ele ainda vem com a câmera com a maior resolução do mercado até o seu lançamento:

  • Principal de 200MP com estabilização óptica;
  • Teleobjetiva de 12MP com zoom de 2x;
  • Ultra Wide/Macro de 50MP;
  • Frontal de 60MP.

 

Samsung Galaxy S23

O primeiro celular a ter o Snapdragon 8 Gen 2 3.2 Ghz Octa Core é o Samsung Galaxy S23. Em uma versão exclusiva para a família Galaxy, o Snapdragon que além da capacidade inigualável de processamento, ainda é o primeiro do mercado ter a extrair o máximo da tecnologia de Cognitive ISP, algo como Processador de Sinal de Imagem Cognitivo, que emprega segmentação semântica em fotos e vídeos.

Usando isso, o Snapdragon 8 Gen 2 pode identificar até 8 objetos ao mesmo tempo em tempo real. Isso significa que a câmera pode reconhecer o plano de fundo, o primeiro plano e até mesmo vários objetos dentro da imagem e aplicar diferentes ajustes de cor a cada um, dando detalhes incríveis às suas imagens. Essa otimização de imagens é o que torna possível a Nightography e jogos extraordinários.

Para finalizar, o Galaxy S23 conta com memória interna de 128GB ou de 256GB, com RAM de 8GB, uma tela de 6,1" com frequência de 120Hz.

Para extrair o máximo do Snapdragon, o S23 tem:

  • Câmera de selfie de 12MP;
  • Câmera Ultra Wide de 12MP;
  • Câmera Wide de 50MP;
  • Câmera teleobjetiva com zoom óptico de 3x com 10MP.

A família Galaxy S23,  também conta com mais duas versões, o Galaxy S23+ e Galaxy S23 Ultra que possuem a mesma versão de processador Snapdragon.

E aí? Gostou dessa introdução sobre processadores, especialmente os Snapdragon? Então, já sabe, preste atenção ao tipo de processador quando precisar trocar o seu smartphone, assim você garante que ele vai ter a capacidade e desempenho certos para o que você precisa.

Até a próxima.

Leia também

Escolha sua cidade