USB-A, Micro USB, USB-B etc. São vários os tipos de conectores que existem hoje em dia. E o mais recente que vem sendo usado por várias marcas em diferentes dispositivos é o USB-C.
Pequeno, versátil e bem mais simples de usar do que os outros tipos de conectores, o USB-C apresenta maior velocidade de transferência e carregamento, além de poder ser usado por celulares, notebooks, tablets e outros aparelhos, por isso aparece como uma alternativa para ser usado como conector universal.
Então, venha saber mais sobre o USB-C e suas vantagens. Continue lendo!
O que é o USB-c?
As especificações do USB-C foram publicadas em 2014 pela USB Implementers Forum (USB-IF), uma organização sem fins lucrativos criada por várias empresas de tecnologia, como IBM, Dell, HP, Microsoft, Apple, Intel, Google e outras, para ajudar no desenvolvimento e na promoção da tecnologia USB.
Eles são responsáveis por publicar todas as especificações que as empresas devem seguir para usarem os tipos de USB. E no caso do USB-C, o objetivo do projeto era desenvolver algo compacto e que ocupasse pouco espaço, podendo ser usado por notebooks e celulares, e que também tornasse o seu uso mais fácil.
Nem precisamos dizer que ele foi tão bem-sucedido que acabou sendo utilizado por inúmeras marcas em seus devices.
Qual a diferença do USB-C para outros USB?
O principal é a diferença dos conectores. O USB-C possui um formato diferente de todos os outros conectores USB. Ele possui uma velocidade alta de transferência de informações e também de energia, já que a saída USB-C de aparelhos pode ser usada para conectar o carregador, fone de ouvido e até para transferir dados com o seu computador, por exemplo.
Continue lendo e saiba mais sobre as vantagens do USB-C para os outros USB.
Quais são as vantagens do USB-C?
A entrada USB-C veio para facilitar o seu uso e tornar a vida dos usuários bem mais fácil. Além de padronizar e reduzir as entradas que os aparelhos precisam para se conectar, o modelo USB-C tem outras vantagens, olha só:
Entrada simétrica
Quem nunca tentou conectar um USB comum e não conseguiu por que estava invertido? É uma das coisas mais irritantes em qualquer device com essa porta, mas com o USB-C isso muda.
O conector USB-C é simétrico, ou seja, ele não tem um lado para cima ou para baixo, é só conectar. Ele foi desenvolvido também para facilitar a conexão, então você não precisa ficar conferindo se a posição está correta, é só conectar e aproveitar!
Carregamento rápido
O USB-C tem suporte para carregamento rápido para aparelhos Android e iOS. Enquanto modelos antigos têm uma potência em média de 2,5 watts, o carregamento por USB-C pode chegar até 100 watts de potência.
Seu celular carrega muito mais rápido porque é capaz de transmitir uma potência maior para a sua bateria. É claro que isso depende do modelo do seu celular e se ele suporta isso.
Alta taxa de transferência de dados
Os cabos com conexão USB-C têm uma velocidade maior para transferência de dados entre dispositivos. Porém, é preciso ficar atento ao tipo de tecnologia USB que o cabo possui, se é do modelo USB 3.0 as taxas de transferência podem chegar até 5GB por segundo. Os USB 3.2 atingem até 20 Gbps e o USB 4 chega até 40 Gbps.
Então, verifique qual o modelo e velocidade dos conectores do cabo e do aparelho, assim você consegue saber qual a taxa de transferência.
Versatilidade
Talvez o grande diferencial do USB tipo C seja o fato de que ele pode ser usado para várias atividades. A entrada pode ser usada para conexão de carregamento, vídeo, áudio, transferência entre dispositivos e mais.
Assim você não precisaria contar com adaptadores ou esperar para usar algum dispositivo caso não tenha entrada compatível disponível.
Maior durabilidade
As especificações do USB-C dizem que ele aguenta até 10 mil conexões, ou seja, o seu conector aguenta até 10 mil usos. Supondo que você, por exemplo, use o seu carregador uma vez por dia, ele duraria por 10 mil dias, cerca de 27 anos.
O USB-C pode se tornar um padrão universal?
Em outubro de 2022, o Parlamento Europeu aprovou o USB-C como conexão universal em todo o continente. Com isso, as empresas que lançarem produtos lá, terão que usar o conector do tipo USB-C como seu padrão até 2024.
O objetivo é simplificar o uso de aparelhos eletrônicos, afinal imagina como vai facilitar ter um só tipo de entrada para notebooks, tablets, celulares e outros aparelhos? Além da economia, porque você não iria mais precisar comprar um cabo ou carregador diferente para cada aparelho, basta apenas ver se a potência e velocidade de transferência entre eles são compatíveis.
Inclusive, a expectativa é que a Apple também se adeque, por isso, provavelmente, os novos modelos de iPhone podem ser lançados com o USB-C e não mais a conexão Lightning.
Aliás, se precisar de cabos e carregadores com entrada USB-C, acesse a Loja Vivo e conheça os modelos disponíveis.
A Vivo, inclusive, tem uma linha própria de cabos e outros acessórios para smartphones: a Ovvi. Os cabos possuem dois metros de comprimento e com os conectores reforçados, assim eles duram mais tempo. Além disso, os cabos Ovvi ainda são feitos com fibra de Kevlar, a mesma dos coletes à prova de balas, e você ainda pode escolher os modelos com uma, duas ou até 3 entradas diferentes.
Agora você sabe todas as vantagens do USB-C e as tendências para se tornar o padrão no futuro.
Até a próxima!
Leia também