Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Não é de hoje que os serviços de assinatura estão em alta, isso é, a indústria musical, audiovisual e cultural (literatura) endossaram uma nova forma de consumo. Você paga um determinado preço por mês e recebe acesso a conteúdos e produtos que, quando adquiridos separadamente, podem tornar-se mais caros. 

E, é claro, os fabricantes e publishers de videogame não deram bobeira para oferecer seus próprios títulos dessa maneira. Inclusive, é possível que a ideia de assinatura de jogos tenha sido uma grande precursora desse movimento mercadológico — principalmente com o Game Pass. 

À vista disso, listamos os serviços de assinatura de jogos que existem para você conferir, independentemente do aparelho que utiliza. Vamos lá?

Homem concentrado jogando vídeo game na sala com a assinatura de jogos  online. Homem concentrado jogando vídeo game na sala com a assinatura de jogos  online.

Como funciona o serviço de assinatura de jogos?

Assim como assinar o Tidal, para ter acesso a músicas e conteúdos audiovisuais exclusivos, você pode pagar um serviço de assinatura de jogos, seja para PC, console ou dispositivo móvel para acessar uma biblioteca digital de títulos disponíveis para baixar e se divertir.

Geralmente, assinar um plano é mais democrático, no sentido de que você economiza dinheiro e recebe o direito a vários jogos premium, em alta qualidade, bem como algumas promoções. 

A propósito, em alguns casos, como no PS4, o modo multiplayer online é permitido apenas se você for assinante do PS Plus. No entanto, veremos esse tipo de detalhe adiante.

O ponto “negativo” desse tipo de serviço, por enquanto, recai em uma questão pessoal. Isso é, se você é fã da mídia física e deseja seguir investindo nela, mesmo com a qualidade da entrega não sendo tão aprimorada quanto era na época de Zelda, a assinatura de jogos pode não satisfazer. 

Outro motivo relaciona-se com o próprio aprimoramento das plataformas. Às vezes você deseja adquirir um título no momento em que foi lançado, mas como ele não é exclusivo da fabricante ou publisher em questão, não está disponível para download ou vai demorar para compor o catálogo. Nesse caso, a mídia física entra como salvação.

Mulher vibrando supostamente com sua vitória na partida de serviços de streaming. Mulher vibrando supostamente com sua vitória na partida de serviços de streaming.

Quanto custa assinar jogos?

A resposta vai depender do fornecedor, bem como do que o serviço oferece. Ou seja, não há um valor universal, tabelado. O preço varia exatamente como em serviços de streaming.

Enquanto a Netflix, por exemplo, dispõe de vários planos, em que cada um possui suas vantagens e desvantagens em relação a qualidade de exibição e áudio, a Amazon Prime possui outro valor e oferece benefícios diferentes. 

A notícia boa é que, tratando-se de jogos, os valores não são muito distintos. Parte do motivo é porque nenhum fabricante, seja Microsoft, Sony ou Nintendo deseja sair perdendo cliente por conta do preço exorbitante. 

Assim sendo, o melhor é conhecer os melhores serviços de assinatura de jogos do mercado e avaliar qual encaixa com a sua realidade. 

Como comprar um serviço de assinatura de games?

Ao escolher um plano para console ou dispositivo móvel, você pode pagar através de um cartão de crédito direto na plataforma ou adquirir um cartão pré-pago à venda em lojas físicas. 

Mulher mexendo no mouse, com um computador em tela de jogo e caixa de som ao fundo. Mulher mexendo no mouse, com um computador em tela de jogo e caixa de som ao fundo.

Qual o melhor serviço de jogos?

A resposta lógica seria: o serviço que o dispositivo que você joga, seja mobile ou não, disponibiliza, correto? Na verdade, não é bem assim. Conhecer o que cada plataforma oferece pode fazer com que você invista em um console secundário, por exemplo.

Nessa lógica, o Xbox Game Pass Ultimate funciona tanto para quem joga através do console da Microsoft, quanto para quem joga em um PC gamer. O contrário também pode ocorrer. 

Isso é, você possui um Xbox Series S e está pensando em investir em um PS5 para jogar títulos exclusivos da Sony, como “The Last of Us” e “Horizon Forbidden West”. Para isso, você precisa verificar se o Playstation Plus, assinatura de jogos do PlayStation, é atrativo.

Ademais, a assinatura de games não é exclusiva para quem possui console. Se você gosta de explorar jogos mobile, precisa conhecer, tanto o Apple Arcade quanto o Google Play Pass. Vai que em uma dessas você está gastando dinheiro à toa?

A partir disso, preparamos um resumo de cada serviço de assinatura de jogos que existe no mercado. Confira abaixo: 

Xbox Game Pass Ultimate

Xbox Game Pass Ultimate com o logo da marca verde e escrito na tela Xbox Game Pass Ultimate com o logo da marca verde e escrito na tela

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X / S e PC.

Xbox Game Pass Ultimate é o carro-chefe da Microsoft, logo, vamos direto a ela. Ela permite que você tenha acesso ao Game Pass Console e ao PC Game Pass. Além disso, inclui o Xbox Live Gold, bem como o Xbox Cloud Game, que ainda está classificado como Beta. 

O Ultimate também oferece uma assinatura do EA Play, que mencionaremos a seguir, sem custos adicionais, bem como uma biblioteca de mais de 100 jogos em alta qualidade para você jogar no PC, console ou Android. Descontos e ofertas também estão inclusos.  

Além do Ultimate, a Microsoft possui o Game Pass Console, que pode ser adquirido por um valor à parte, para quem não joga no PC, tal como o PC Game Pass, caso você não possua um console.

Entre os principais jogos do Xbox Game Pass Ultimate estão: 

  • Forza Horizon 4;

  • Gears 5;

  • The Witcher 3: Wild Hunt;

  • Halo: The Master Chief Collection;

  • Doom Eternal.

Tal como a maioria desse tipo de serviço, quando você deixa de ser inscrito, também deixa de ter acesso à biblioteca de títulos baixados.   

Playstation Plus

Tela azul escrito: Playstation Plus e o ícone das setas do controle em amarelo. Tela azul escrito: Playstation Plus e o ícone das setas do controle em amarelo.

Plataforma: PS4, PS5 e PC.

Conforme o nome sugere, o PS Plus é a assinatura de jogos da Sony, exclusivamente para quem possui PS4 e PS5. Ela permite que os players joguem no modo multiplayer online, baixem determinados títulos de forma gratuita e aproveitem descontos significativos em expansões e pré-vendas. O segredo é ficar sempre de olho. 

Além disso, o catálogo de títulos, de acordo com a Sony, é atualizado todos os meses, e o seu progresso é salvo na nuvem para que seja possível jogar em qualquer outro console. Inclusive, a assinatura disponibiliza 100 GB de armazenamento. 

Entre os principais disponíveis via PlayStation Plus estão: 

  • God of War;

  • The Last of Us Remastered;

  • Until Dawn;

  • Fallout 4;

  • Mortal Kombat X;

  • Resident Evil 7 biohazard;

  • Battlefield 1.

Por fim, assim que você deixa de se inscrever, perde acesso a biblioteca. 

E a PlayStation Now?

A PS Now é um serviço de streaming de jogos que não está disponível no Brasil, mas conta com inúmeros jogos de PS4, PS3 e PS2. Os títulos ficam à disposição para jogar on demand ou fazer download. 

Dessa forma, com o PS Now não é preciso de um console para aproveitá-lo, uma vez que todo o processamento é feito via computação em nuvem pela Sony. Ou seja, a jogabilidade pode acontecer através do PC ou qualquer outro dispositivo. 

Nintendo Switch Online

Tela vermelha escrito em branco o logo do  Nintendo Switch Online Tela vermelha escrito em branco o logo do  Nintendo Switch Online

Plataforma: Nintendo Switch.

A Nintendo Switch Online tentou pegar os consumidores que gostam de jogos retrôs — e provavelmente conseguiu. Isso porque o serviço da marca japonesa, dependendo do plano, concede acesso a mais de 70 títulos clássicos dos seguintes consoles:

  • Sega Genesis;

  • Nintendo 64;

  • Nintendo Entertainment System (NES);

  • Super Nintendo Entertainment System (SNES). 

Ou seja, através da Nintendo Switch Online, você possui a chance de jogar “Super Mario Bros", “The Legend of Zelda: A Link to the Past” e até mesmo “Super Metroid'', de 1994. É muita alegria para quem é fã da marca.

Entre outras vantagens da assinatura de jogos da Nintendo está o fato de que você possui acesso ao modo multiplayer online e os games são salvos na nuvem. No entanto, no momento em que cancela o plano, a Nintendo retira seu acesso aos títulos. 

EA Play

Degrade de azul escuro na tela escrito em salmão escuro EA Play Degrade de azul escuro na tela escrito em salmão escuro EA Play

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PS4, PS5 e PC.

Assim como os fabricantes lançaram seus planos de assinatura de jogos, os publishers fizeram o mesmo. Esse é o caso da EA, também conhecida como Electronic Arts Inc., que lançou o EA Play.

A empresa é responsável por grandes títulos e franquias, como:

  • Apex Legends;

  • Titanfall;

  • FIFA;

  • The Sims;

  • Star Wars Battlefront;

  • Need for Speed;

  • Madden NFL 22. 

O serviço é compatível com diversas plataformas e possui mais de 90 títulos disponíveis, sem custo adicional. 

Além do EA Play, há uma versão Pro para PC. E a principal diferença entre ambos é o preço, bem como o fato de que a versão Pro fornece acesso ilimitado aos lançamentos mais recentes da EA, de forma similar a como o Game Pass faz com os títulos exclusivos do Xbox.

Se você é fã dos games da Electronic Arts Inc, ou seja, gosta de jogos de esportes e de Star Wars, considere o EA Play. 

Apple Arcade

Várias imagens quadriculadas de jogos no fundo, logo da Apple na frente e escrito em branco Arcade. Várias imagens quadriculadas de jogos no fundo, logo da Apple na frente e escrito em branco Arcade.

Plataforma: iOS, iPadOS, macOS, e tvOS. 

Se você for um fanboy ou fangirl da Apple, precisa dar uma olhada na Apple Arcade. A plataforma oferece acesso a uma coleção de mais de 200 títulos, em alta qualidade, que podem ser utilizados em vários dispositivos da fabricante. 

Os melhores jogos da Apple Arcade são:

  • NBA 2K21 Arcade Edition;

  • Stela;

  • Castlevania: Grimoire of Souls;

  • Skate City.

Entre as vantagens de assinar o Apple Arcade, está o fato de que você pode jogar mesmo quando estiver offline. Os games não incluem anúncios, tampouco vendas e você pode compartilhar sua assinatura com pessoas de sua família. A atualização do catálogo é feita toda a semana. 

Além disso, em termos de jogabilidade, você não fica restrito apenas ao toque na tela. Se o jogo for compatível com um controle gamer, dá para utilizá-lo através de uma conexão Bluetooth

O ponto negativo, comum em qualquer um dos serviços citados aqui, é que os jogos que você fez download quando assinante deixam de ser seus caso cancele o serviço.

Do Apple Arcade, nasceu o Apple One, que oferece um pacote com cinco serviços da Apple, como:

  • Apple Music; 

  • TV+; 

  • Arcade;

  • iCloud+;

  • Fitness+. 

Tudo por apenas uma assinatura. Logo, se você for um gamer fitness, pode ser interessante. 

Google Play Pass

Ícone colorido e escrito Google Play Pass na tela. Ícone colorido e escrito Google Play Pass na tela.

Plataforma: Dispositivos móveis que rodam a partir do Android 4.4. 

Em teoria, o Google Play Pass foi lançado em dezembro de 2020 para atuar como principal concorrente do Apple Arcade. No entanto, o serviço coloca à disposição mais de 800 dispositivos e games para download, ou seja, 600 opções a mais que a Apple. 

No que diz respeito às vantagens do Play Pass, elas são relativamente parecidas com a plataforma “adversária”. Isso é, você não enfrenta anúncios ou compras no aplicativo para obter liberação de recursos adicionais. Ademais, os administradores da família podem compartilhar o acesso com até cinco membros. 

O catálogo é atualizado todos os meses e entre os melhores jogos do Play Pass estão: 

  • Cytus II;

  • LIMBO;

  • Mini Metro;

  • Stardew Valley;

  • Star Wars: Knights of the Old Republic;

  • Terraria. 

Vivo Fibra

Qual a melhor internet para fazer download de jogos?

Escolher uma assinatura de games ideal é meio caminho, sem sombra de dúvidas. Agora, o segundo passo imprescindível é investir em uma boa conexão de internet. Afinal, o download de qualquer jogo que você escolher, independentemente do serviço, vai depender de dois pontos: 

  1. O tamanho do título em questão, que não depende de você;

  2. A velocidade da rede que tem em casa. 

E caso você não saiba, a melhor conexão que existe é a Vivo Fibra: internet banda larga com fibra ótica de alta velocidade. Ela não é apenas querida pelos gamers, como também é super indicada pelos pro players do time de e-sports da Vivo, o Vivo Keyd.

Com a Vivo Fibra, você garante um download rápido e na hora de jogar, não precisa se preocupar com lags e acabar sofrendo desvantagens em determinadas partidas, principalmente nas multiplayers. Um sonho, não é mesmo?

E aí, gostou das nossas dicas? Então, escolha sua plataforma de assinatura de jogos e um excelente plano de internet de qualidade e divirta-se!

Até a próxima! 

Leia também: