Você sabe o que é cloud gaming? Se você é fã de videogames, já deve estar por dentro dessa tendência. A ideia é deixar todo o trabalho pesado feito por hardwares de consoles de jogos e PCs para um servidor na nuvem, o que torna os jogos mais independentes das plataformas, podendo ser rodados em diferentes dispositivos e sistemas operacionais.
Mas, caso você não entenda bem como funciona essa tecnologia e queira saber do que se trata para poder aproveitar também, encontrou o artigo certo. Por aqui, a gente vai explicar por que aderir aos jogos na nuvem é uma boa pedida, além de dar algumas dicas para você curtir os games online. Confira!
O que é cloud gaming?
Cloud gaming é um serviço que permite que os usuários joguem videogames a partir da tecnologia da nuvem em diversos dispositivos, dispensando a necessidade de ter um PC gamer ou um console de jogos.
Essencialmente, o cloud gaming é como um serviço de streaming de vídeo, como Netflix, só que interativo, já que os comandos são enviados pela rede. Não ficou muito claro? No próximo tópico, a gente explica melhor.
Como funcionam os jogos na nuvem?
Como você deve saber, “nuvem” é a expressão para processos de computadores remotos, na aplicação mais ampla do conceito. Quando o assunto se refere a videogames, significa que o poder de renderização e processamento do jogo é realizado remotamente, e que o jogador usufrui apenas o streaming de vídeo e áudio da sua própria sessão de jogo.
Em outras palavras, não é preciso rodar um arquivo baixado, nem acessar um disco físico com processadores específicos quando você quiser jogar o seu game favorito. Isso porque o jogo é executado nos servidores da operadora, em um data center.
Então, é como assistir às séries no Amazon Prime ou aos vídeos no YouTube: os arquivos de imagens e sons são transmitidos em tempo real para a tela do usuário, da mesma maneira como os comandos inseridos pelo jogador no teclado e no mouse são transmitidos para os servidores do fornecedor do jogo.
Portanto, não é preciso montar um PC Gamer ou comprar consoles de jogos, porque a tecnologia de nuvem dá mais flexibilidade para que sejam executados em diferentes dispositivos eletrônicos e sistemas operacionais, basta que você acesse a sua conta.
Assim como você não precisa carregar a sua smart TV embaixo do braço para curtir filmes e séries da Netflix ou Apple TV onde quiser, o cloud gaming permite que você acesse suas sessões de jogos em qualquer lugar, a hora que desejar, com a diferença de ser interativo.
Quais são as vantagens do cloud gaming?
Você já deve ter achado bem vantajoso esse tal de cloud gaming, não é mesmo? Se ainda não, veja só alguns motivos para dar uma chance à tendência:
Não é preciso investir muito para começar, nem para atualizar o hardware: se o trabalho pesado é feito na nuvem, você não precisa adquirir nem atualizar seu PC ou console;
É possível reproduzir os jogos em qualquer dispositivo e sistema operacional: o cloud gaming tornou os jogos mais independentes, podendo ser rodados em PCs e tablets com MacOS, Windows RT, Linux, ChromeOS, iOS, Android etc. (antes, a maioria dos jogos de alta tecnologia só rodavam em consoles ou Windows);
Dá para reproduzir os jogos em TVs: já existem no mercado algumas TVs inteligentes com o suporte para o cloud gaming. Não é necessário um hardware muito poderoso, basta que a TV tenha o software e o controlador adequado;
- O jogo é instantâneo: esperar o download de 10 ou 20 GB antes de jogar um game é coisa do passado com o cloud gaming. O servidor já tem o jogo instalado, você só precisa acessá-lo.
Por que cloud gaming é uma tendência?
A partir das vantagens que os jogos na nuvem apresentam, fica fácil entender por que o cloud gaming é uma tendência, certo?
Além dos benefícios para os usuários, as empresas também têm redução de seus custos, especialmente no que se refere à largura da banda e ao espaço no servidor, que as empresas de jogos pagam somente os recursos que estão utilizando.
Por outro lado, a indústria dos games não vai abandonar os PCs, muito menos os consoles gamers por um bom tempo. Isso porque, como você deve imaginar, para ter uma boa experiência com o cloud gaming, é necessário dispor de um bom plano de internet.
Com uma internet rápida ainda não é a realidade para muitos usuários, as formas mais tradicionais de jogar videogame ainda seguirão em alta. Apenas não se pode negar que o cloud gaming está causando uma transformação na indústria dos jogos, não é?
Exemplos de jogos na nuvem
Bateu a curiosidade e quer ver alguns exemplos de jogos na nuvem? Veja só algumas das plataformas de cloud gaming que selecionamos para você conferir:
Qual é a melhor internet para cloud gaming?
Chegando até aqui, você deve ter imaginado que o conceito de cloud gaming não é lá uma supernovidade, certo? Afinal, não é de hoje que usamos a tecnologia em nuvem, concorda?
De fato, a ideia não é especialmente nova. Acontece que, até recentemente, algumas restrições técnicas limitavam os recursos desses serviços, comprometendo a experiência dos jogadores.
As conexões de internet muito lentas ou instáveis impedem uma experiência plena com os games, já que causam problemas de latência, interferindo na fluidez e na jogabilidade.
Então, atente: se a ideia é ter um espaço em casa para jogar na nuvem, não é só com a cadeira gamer que você deve se preocupar.
Aliás, com a rede 5G e as tecnologias da Vivo Fibra, você não precisa se preocupar com nada, mesmo! Isso porque, para aproveitar ao máximo a experiência do cloud gaming, é preciso ter uma internet rápida e estável, como a que a fibra ótica oferece.
Montando o combo ideal para o seu perfil de gamer, você compreende na prática o que é o cloud gaming e desfruta — sem aborrecimentos — os serviços e as vantagens dos jogos na nuvem. Bacana, não é?
Além disso, temos diversos planos de internet para o celular, para você acessar seus jogos quando está fora de casa também. Então, é só escolher o headset gamer perfeito e aproveitar totalmente a imersão com o cloud gaming.
Até a próxima!
LEIA MAIS: