Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Nintendo Switch une gerações desde que foi lançado. Afinal, a sua versatilidade em poder ser jogado como um console tradicional na TV ou como um console portátil, como os queridos gameboys, é um dos seus grandes atrativos. Fora isso, você ainda tem a galeria de franquias e personagens icônicos da própria Nintendo.

Além do mais, é um console único, pois, por não dispor de um poder bruto de processamento, costuma disponibilizar jogos que possuem um estilo visual muito particular e encantador. 

E quando faz esse movimento, coloca em questão a atual supervalorização de gráficos em detrimento da jogabilidade. 

Falando em títulos, abaixo você confere os melhores jogos para Nintendo Switch, o destaque de Pokémon do console, além de algumas informações sobre o Switch OLED.

Vamos lá?

Índice

Quais os melhores jogos para Nintendo Switch?

O Nintendo Switch traz uma combinação de jogos de respeito para gamer nenhum botar defeito. Não à toa, a companhia é reconhecida pelos games que agradam todo mundo, desde quem gosta de jogar de vez em quando ou prefere aventuras mais simples até quem gosta de passar horas se divertindo.

Além do mais, a Nintendo possui alguns das franquias mais clássicas do mundo dos videogames que possuem uma legião de fãs.

Ah! Os jogos que rodam no Nintendo Switch também rodam no Nintendo Switch OLED.

Então vamos conhecer os mais famosos e melhores games da Nintendo.

Qual o melhor jogo de Pokémon do Nintendo Switch?

Escolher o melhor jogo de Pokémon é muita responsabilidade, mas podemos indicar “Pokémon Legends: Arceus”, um jogo lançado em 2022 e com críticas bem positivas.

Desenvolvido pela Game Freak e publicado pela The Pokémon Company e Nintendo, “Pokémon Legends: Arceus” marca uma nova era na série Pokémon, porque é um RPG que combina ação e exploração. A narrativa ocorre na região de Hisui, antiga Sinnoh, antes dos eventos de “Pokémon Brilliant Diamond” e “Pokémon Shining Pearl”. 

Dessa forma, você pode capturar novos tipos de Pokémon, como os Nobles (nobres, em tradução livre). Inclusive, há chances de você desvendar o mistério de Arceus, o Mythical Pokémon que dá nome ao jogo.

Além dele, podemos recomendar ainda alguns dos jogos mais vendidos de Pokémon que agradaram todos os tipos de fãs:

  • Pokémon Sword e Pokémon Shield;
  • Pokémon Scarlet e Pokémon Violet.
imagem de divulgação do jogo Pokémon Legends Arceus.

Quais jogos vêm no Nintendo Switch?

Ao adquirir um Nintendo Switch, você não receberá jogos pré-instalados no console. Ou seja, você deverá, em primeiro lugar, abrir uma conta Nintendo, escolher um jogo e comprá-lo na versão física ou digital

No caso da versão digital, basta você acessar a loja online da Nintendo, logar na sua conta e finalizar a compra. 

Agora, se você deseja adquirir o jogo físico, para ter o icônico cartucho em mãos, deve comprar o título pela internet ou em uma loja física.

Já que estamos neste assunto, tratando-se da Nintendo, marca conhecida por seus preços altos, vale muito a pena considerar o Nintendo Switch Online, serviço de assinatura de jogos da Nintendo.

A marca japonesa disponibiliza dois planos: 

  1. Nintendo Switch Online;
  2. Nintendo Switch Online + pacote adicional.

Ambos nos modos individual e família. Se interessou? Confira outras vantagens — que dependem do plano:

  • Partidas online com outros jogadores;
  • Cópia de segurança na nuvem;
  • App para Android ou iOS do Nintendo Switch Online;
  • Acesso a um catálogo de jogos do Nintendo 64 e SEGA Mega Drive.

Tem como jogar Nintendo Switch sem internet?

Se você é um entusiasta da mídia física, no geral é possível jogar no Nintendo Switch sem internet. Isso é, basta inserir o cartucho e jogar. A propósito, sequer é necessário a criação de uma conta Nintendo para esse processo.

Porém, existem jogos, tal como “Wolfenstein II: The New Colossus” e “WWE 2K18”, que, apesar de você comprar o cartucho, o download é obrigatório para que o jogo seja, de fato, acessado. Em alguns casos, o cartucho funciona apenas como um “código de liberação” e, é claro, como decoração na prateleira. 

De qualquer forma, investir em uma excelente conexão, como a Vivo Fibra Gamer, vai expandir as possibilidades e funcionalidades do Nintendo Switch. 

Isso porque você poderá fazer download de jogos, receber notícias e anúncios da Nintendo, ficar por dentro de títulos gratuitos e, é claro, poderá jogar com outras pessoas do mundo inteiro.

O que é o Nintendo Switch OLED?

Se você for um Nintendista, deve saber que a desenvolvedora japonesa lançou o Nintendo Switch OLED.

A versão OLED não muda em relação à potência quando comparada à versão original do Nintendo Switch. Ou seja, a alteração principal reside no fato de que, ao invés de uma tela LCD de 6,2", a Nintendo investiu em uma tela OLED de 7".

Isso resulta em uma área útil da tela maior, bem como o uso de uma tecnologia mais avançada: a OLED. Nela, os pixels são controlados de maneira individual para ter melhor contraste, brilho e cores, especialmente em cenas que são mais escuras.

Além disso, há outras diferenças, como:  

  • Conexões dos joy-con no Switch OLED é um pouco mais firme;
  • Alto-falantes com maior qualidade;
  • O formato dos botões na parte de cima do Switch mudou; 
  • Uma melhoria substancial no estande para pessoas que gostam de jogar no modo parado. 
Imagem de 3 jovens jogando no console Nintendo Switch OLED.

Especificações do Nintendo Switch OLED

Dito isso, vale reforçar que em termos de potência, a nova versão não apresenta especificações técnicas superiores. Portanto, ele é idêntico ao original, exceto o dock do Nintendo Switch OLED, que possui uma entrada de internet (LAN) para cabear o Switch, e o armazenamento interno que passa de 32 GB para 64 GB.

Ademais, em ambos você pode expandir a memória até 2 TB utilizando um cartão microSD, microSDHC ou microSDXC, há apenas um slot para cartão de jogo da Nintendo, bem como uma bateria interna de 4310mAh.

Para finalizar, o Nintendo Switch original, desenvolvido após 2019, vendido em uma caixa vermelha, possui o mesmo processador que o Switch OLED: NVIDIA Tegra X1+. Isso significa que ambos duram entre 4h30min e 9 horas na bateria.

Devo comprar um Switch OLED?

Quando o Switch OLED aterrissou oficialmente no Brasil, em 2022, muitas pessoas se perguntaram se deveriam adquirir o novo modelo da Nintendo. Com o Switch 2 programado para ser lançado somente em 2025, você deve pensar se vale a pena.

É preciso calcular se os jogos do Switch e Switch OLED vão rodar normalmente no novo console, afinal existem alguns jogos que a gente não abre mão, ou se não existem planos para retrocompatibilidade.

Agora, como a diferença entre o Nintendo Switch e o Nintendo Switch OLED não é muito significativa em questão de poderio, então talvez não caso você jogue direto na TV.

Mas se você adora jogar o seu Switch na versão portátil, então pode valer a pena para ter uma tela melhor.

Mas, e aí, concorda com a lista dos melhores jogos para Nintendo Switch? Sentiu falta de algum título? Compartilhe nas redes sociais!

Até a próxima! 

Leia mais:

Escolha sua cidade