Você sabe o que é Alexa? Está cada vez mais fácil ter uma casa conectada, e podemos citar os assistentes de voz, como a Alexa, como grandes aliados.
Afinal, com o uso de assistente virtual e dispositivos conectados é possível criar toda uma rotina para trazer mais praticidade para seu dia a dia.
Então continue lendo para conhecer melhor a Alexa, sua capacidade e como extrair o melhor dela!
Índice
Quais as principais funções da Alexa?
A Alexa tem inúmeras funções, por exemplo, é possível ajustá-la para preparar um alarme, tocar uma música, criar uma playlist ou, ainda, descobrir o nome da banda que está ouvindo em uma seleção.
Há ainda as rotinas que são uma maneira da assistente realizar ações sequencialmente. Ou seja, assim que disser “Bom dia, Alexa”, ela pode dar as principais notícias, a previsão do tempo ou ligar o aspirador robô, desde que você a programe. Pelo aplicativo da assistente, é possível se conectar a aparelhos como:
- Lâmpadas, tomadas e interruptores inteligentes;
- Câmeras Wi-Fi;
- Robô aspirador;
- Fechaduras digitais;
- Controle remoto universal;
- Fones de ouvido;
- Fitas de LED;
- Smart TVs.
Por fim, outro atrativo são as ferramentas de produtividade, como as listas de compra ou tarefas e a própria gestão da sua agenda. A ajudante digital não deixa você esquecer nenhum compromisso importante.
Internet residencial mais rápida? Vem com Vivo Fibra!
Como configurar a Alexa?
Para configurar o seu dispositivo Echo, tenha certeza de que o seu smartphone ou tablet está conectado à rede Wi-Fi e com o Bluetooth ativado.
Além disso, tenha salvo a senha da sua rede Wi-Fi, já que será preciso conectar o seu dispositivo Echo à sua rede de internet.
- Baixe o aplicativo Amazon Alexa (iOS e Android) no seu smartphone ou tablet;
- Conecte o seu dispositivo Echo na tomada e, cerca de um minuto depois, a Alexa irá lhe cumprimentar e avisar que é preciso terminar de a configuração;
- Abra o aplicativo e siga as instruções na tela para configurar seu dispositivo. Se a mensagem de configuração não aparecer, toque no ícone Mais para adicionar o dispositivo manualmente;
- Quando concluir a configuração, basta dizer "Alexa" para ativar seu dispositivo.
Ah! Para configurar seu dispositivo Amazon Alexa é preciso ter uma conta Amazon, mas você pode criá-la na hora, caso não tenha, e a conta é totalmente gratuita.
Como conectar a Alexa ao celular
Se o seu dispositivo Echo já estiver instalado, o processo de conectar a Alexa ao celular é bem simples:
- Tenha certeza de que o Bluetooth está ativado;
- Abra o aplicativo Alexa e selecione “Dispositivos”;
- Escolha “Echo e Alexa” e, depois, clique no seu dispositivo;
- Selecione “Configurações do dispositivo”;
- Vá em “Dispositivos Bluetooth”, em seguida escolha “Parear um novo dispositivo”. Aqui, o seu smartphone pode aparecer em uma lista, caso já tenha sido encontrado pelo Bluetooth da Alexa;
- Caso seu celular não apareça na lista, vá até as configurações de Bluetooth do seu smartphone e clique no dispositivo Echo, que já deve constar na lista de dispositivos reconhecidos.
Após fazer isso, será bem mais fácil conectar smartphone e Alexa novamente, basta apenas dizer os comandos:
- “Alexa, conecte ao meu celular”;
- "Alexa, conecte ao meu telefone";
- "Alexa, conecte ao meu smartphone".
Agora, para desconectar seu celular de um dispositivo Echo, é só dizer: “Alexa, desconecte do Bluetooth”.
Como conectar a Alexa a outros dispositivos de Casa Inteligente
Agora, se o que você quer é conectar lâmpada na Alexa, ou até mesmo interruptores, tomadas e outros dispositivos inteligentes, você pode seguir estes passos:
- Abra o aplicativo Alexa e entre em “Dispositivos”;
- Selecione o “+”, no canto superior direito;
- Vá em “Adicionar dispositivo”;
- Depois escolha o tipo de dispositivo, como “Luz”, e a sua marca;
- Por fim, siga as instruções no app para terminar.
Preste atenção, porque alguns dispositivos podem se conectar automaticamente usando a tecnologia “Configuração livre de frustração da Amazon”.
Para verificar isso, acesse “Dispositivos” no aplicativo Alexa. Se ele aparecer na lista, significa que já está conectado e pronto para ser usado.
Os dispositivos Wi-Fi de casa inteligente funcionam em bandas de 2,4 GHz.
Qual é a melhor velocidade de internet para funcionar a Alexa
Para um desempenho ideal da Alexa, recomenda-se uma velocidade de internet de pelo menos 1 Mbps para atividades básicas como responder perguntas e controlar dispositivos inteligentes. Para atividades mais pesadas, como streaming de música e vídeo HD, a velocidade ideal pode ser de 5 Mbps ou mais.
- 1 Mbps:
É suficiente para tarefas básicas como responder perguntas, definir lembretes, controlar dispositivos inteligentes e reproduzir música de forma simples. - 5 Mbps:
Permite streaming de música sem interrupções e reprodução de vídeo em qualidade HD. - 10 Mbps ou mais:
É ideal para streaming de vídeo em alta definição (HD) e para atividades que envolvem mais dispositivos conectados à rede. - 25 Mbps ou mais:
É recomendado para streaming de vídeo em qualidade 4K e para um ambiente de casa inteligente com diversos dispositivos conectados.
Alexa requer uma conexão de internet para funcionar, e a Amazon recomenda uma largura de banda mínima de 512 Kbps para streaming de música, audiolivros e outros conteúdos.
A Alexa pode se conectar a redes Wi-Fi de 2,4 GHz ou 5 GHz. Para dispositivos Echo mais recentes, é recomendável verificar se há atualizações de firmware disponíveis. Se houver problemas de conexão, certifique-se de que seu roteador está configurado para transmitir na frequência correta.
Recomendações para uma Experiência Ideal da Alexa
Para garantir que a Alexa funcione de maneira ideal, especialmente se você planeja usar recursos adicionais como streaming de música, controle de dispositivos inteligentes e chamadas, é recomendável ter uma conexão de internet mais rápida. Aqui estão algumas recomendações:
- Velocidade de Download: Pelo menos 5 Mbps
- Velocidade de Upload: Pelo menos 1 Mbps
Além de uma internet eficiente, segue outros pontos importantes para ser considerado para você aproveitar o máximo sua conexão.
Número de Dispositivos Conectados:
Se você possui vários dispositivos conectados à mesma rede (como smartphones, tablets, smart TVs, etc.), é aconselhável optar por uma velocidade de internet mais alta para assegurar que todos os dispositivos operem de maneira eficaz.
Streaming de Música e Vídeo:
Caso utilize a Alexa para streaming de música ou vídeo, recomenda-se uma conexão de pelo menos 10 Mbps a fim de evitar interrupções na transmissão.
Dispositivos Inteligentes:
Se você tem diversos dispositivos inteligentes conectados (como luzes, termostatos, câmeras de segurança, etc.), uma conexão mais veloz pode ajudar a garantir que todos operem de forma adequada.
Qual é a melhor Alexa?
A Alexa é uma poderosa assistente que vai facilitar o seu dia, e para usar todo o seu potencial você precisa combiná-la com um dispositivo Echo, que é uma caixa de som inteligente.
Os modelos variam, indo dos mais simples até os com tela. Conheça alguns disponíveis na Loja da Vivo:
É seguro ter uma Alexa?
Com tanta evolução, é comum que algumas pessoas sintam receio com o nível de segurança da Alexa, no caso de gravações quando ela não está sendo usada.
Segundo os protocolos de privacidade da Amazon, os áudios só começam a ser gravados a partir do momento em que você usa a palavra de comando “Alexa”. Portanto, o que é dito em conversas que não estejam dentro da lista de ordens da inteligência artificial, não são registradas.
Quanto ao acesso a essas informações, as frases utilizadas enquanto a inteligência artificial está em operação são enviadas diretamente para os servidores da Amazon, que realizam constantes análises para aplicarem melhorias à Alexa, otimizando mais ainda a experiência do usuário.
Leia também: