O eSIM é um chip virtual que já vem de fábrica embutido em alguns smartphones, smartwatches e tablets. Ele veio para substituir o chip físico tradicional. É fácil de ativar e gerenciar, além de ser mais seguro.
Conheça as vantagens do eSIM para smartphones e tablets
Velocidade
Seu chip é 3G? Com o eSIM, você pode navegar na nossa rede 4G e 5G* e aproveitar uma internet mais rápida e estável.
* Dependendo do aparelho e cobertura.
Segurança
Não pode ser removido, impedindo o uso indevido em outro aparelho e facilitando a localização em caso de perda e roubo.
Flexibilidade
Você pode ativar mais de uma linha e mais de um plano no seu aparelho, inclusive internacional.
Praticidade
Não desgasta, não quebra e você não corre o risco de perdê-lo.
Ative seu eSIM pelo menu do seu celular
Se você tem um iPhone a partir da versão 11 ou Samsung Galaxy a partir da versão S22, pode ativar seu eSIM através do próprio menu do aparelho. Confira o passo a passo:
-
Disponível a partir do iOS 17.6.1
Conversão de chip físico para eSIM
- Clique em “Ajustes”;
- Acesse “Celular”
- Depois, vá em “Converter para eSIM”;
- Aguarde a configuração de rede ser concluída.
Transferência de eSIM entre aparelhos
- No aparelho destino clique em “Ajustes”
- Clique em “Celular”
- Clique em “Adicionar eSIM”
- Clique em “Transferir de um iPhone por Perto”
- O iPhone de origem (mínimo iOS 16) precisa estar próximo e com o Bluetooth ligado
- Siga as instruções e aguarde a configuração de rede ser concluída.
- Clique em “Ajustes”;
-
Disponível a partir da Família S22
Conversão de chip físico para eSIM
- Clique em “Configurações”
- Clique em “Conexões”
- Clique em “Gerenciador de Chip”
- Localize o item “Chips”
- Clique no menu do chip físico que deseja converter
- Clique em converter para eSIM
- Aguarde a configuração de rede ser concluída.
Transferência de eSIM entre aparelhos
- No aparelho destino clique em “Configurações”
- Clique em “Conexões”
- Clique em “Gerenciador de Chip”
- Clique em “Adicionar eSIM”
- Clique em “Transferir chip de outro aparelho”
- Siga as instruções e aguarde a configuração de rede ser concluída.
-
Ativação via QR Code
- Clique em “Ajustes”;
- Acesse “Celular”;
- Depois, vá em “Adicionar Plano Celular" ou "Adicionar eSIM”;
- Em seguida, clique em "Usar Código QR";
- Faça a Leitura do QR Code.
Ativação Via Código
- Vá em “Ajustes”
- Clique em “Celular”
- Depois, acesse “Adicionar Plano Celular" ou "Adicionar eSIM”;
- Em seguida, clique em "Usar Código QR";
- Agora, vá em "Inserir Detalhes Manualmente";
- Insira o endereço SM-DP+ e o código de ativação;
- Após inserir os dados, clique em "Seguinte" ou "Continuar".
- Clique em “Ajustes”;
Se preferir, também pode usar QR Code fornecido para a ativação do eSIM pelas Lojas Vivo ou durante a compra do plano Vivo Easy.
Aparelhos
Aproveite os smartphones compatíveis com eSIM disponíveis na Loja Vivo
Ativou o eSIM no seu smartphone? Confira algumas dicas:
Antes de remover o chip físico, verifique se tem algum contato da agenda salvo nele que deseja transferir para o celular.
Remova o chip físico antigo para que o eSIM funcione corretamente. Você pode descartá-lo ou habilitar um novo número em até um ano.
Usa mais de um chip? Lembre-se de definir qual número deseja deixar como principal e secundário para chamadas, dados e SMS.
Se seu smartwatch iOS estava conectado ao chip físico, o eSIm será reconhecido automaticamente. Se for Android, configure pelo Vivo Sync.
-
Transferência dos contatos do chip físico para o eSIM
- Apple: Acesse "Ajustes" > "Contatos" > “Importar Contatos SIM”.
- Samsung: Acesse “Ícone do Telefone” > “Ícone Três Pontinhos" > "Gerenciar Contatos" > "Importar Contatos". Depois, selecione “Ícone Três Barras“, clique no ícone do chip e escolha os contatos que deseja transferir e para onde.
- Motorola: Acesse: “Contatos” > “Corrigir e Gerenciar" > “Gerenciar Chip” > Se você tiver mais de um chip, selecione “Escolha o Chip” > Depois, escolha os contatos que deseja transferir e para onde selecionando “Salvar em”.
Definição do número principal e secundário
- Apple: Acesse “Ajustes” > “Celular”. Depois, selecione “Dados celulares” e “Linha de voz padrão” para definir qual número deseja deixar como principal ou secundário.
- Samsung: Acesse “Configurações” > “Conexões” > “Gerenciador de chip” > “Chips preferenciais”. Depois, selecione “Chamadas”, “Mensagens” e “Dados móveis” para definir qual número deseja deixar como principal e secundário para cada um.
- Motorola: Acesse “Configurar” > “Rede e Internet” > “Preferências do SIM (chip)” > “Chip preferencial para Dados”. Por fim, é só definir qual número deseja deixar como principal.
O que você precisa saber sobre a ativação do eSIM no smartwatch:
Aproveite os smartwatches compatíveis com o eSIM disponíveis na Loja Vivo

Apple Watch
Existe um Apple Watch para cada pessoa

Samsung Galaxy Watch
O seu companheiro para todos os momentos
Você ainda não é cliente Vivo?
Conheça os nossos planos e venha aproveitar tudo o que a Vivo tem para te oferecer. E após a contratação do plano, você pode converter o seu chip físico para o eSIM gratuitamente!
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 10 GB de bônus do Consumidor²
6 meses de Amazon Prime de cortesia³
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 10 GB de bônus do Consumidor²
6 meses de Amazon Prime de cortesia³
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 10 GB de bônus do Consumidor²
6 meses de Amazon Prime de cortesia³
Assinatura Vale Saude Sempre inclusa
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 10 GB de bônus do Consumidor²
6 meses de Amazon Prime de cortesia³
Assinatura Vivae inclusa
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 10 GB de bônus do Consumidor²
6 meses de Amazon Prime de cortesia³
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 10 GB de bônus do Consumidor²
6 meses de Amazon Prime de cortesia³
Apple Music Individual
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 10 GB de bônus do Consumidor²
6 meses de Amazon Prime de cortesia³
Assinatura Netflix Padrão com anúncios
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 10 GB de bônus do Consumidor²
6 meses de Amazon Prime de cortesia³
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 10 GB de bônus do Consumidor²
6 meses de Amazon Prime de cortesia³
Assinatura Vivo Play App Inicial inclusa
Valor
¹ A quantidade total de giga é composta pela franquia mensal + 3GB de bônus de fatura digital + 3GB de bônus na escolha de débito automático que deve ser solicitado no seu banco e o Bônus de portabilidade é elegível a clientes que trouxerem um número de outra operadora para a Vivo e tem validade de 12 meses.
² O Bônus de 10 GB é referente a campanha do Mês do Consumidor e tem validade de 12 meses.
³ O benefício de cortesia na assinatura Amazon Prime é válido por 6 meses. Acesse aqui para verificar o regulamento e ativar seu benefício.
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 15 GB de bônus do Consumidor¹
-
Roaming Internacional com Vivo Travel Américas
Assinatura Amazon prime inclusa³
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 15 GB de bônus do Consumidor¹
-
Roaming Internacional com Vivo Travel Américas
Assinatura Globoplay inclusa
1 ano de Amazon Prime de cortesia³
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 15 GB de bônus do Consumidor¹
-
Roaming Internacional com Vivo Travel Américas
Assinatura Spotify Premium inclusa
1 ano de Amazon Prime de cortesia³
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 15 GB de bônus do Consumidor¹
-
Roaming Internacional com Vivo Travel Américas
Assinatura Premiere inclusa
1 ano de Amazon Prime de cortesia³
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 15 GB de bônus do Consumidor¹
-
Roaming Internacional com Vivo Travel Américas
Assinatura Netflix Padrão inclusa
1 ano de Amazon Prime de cortesia³
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 15 GB de bônus do Consumidor¹
-
Roaming Internacional com Vivo Travel Américas
Assinatura Disney+ Padrão
1 ano de Amazon Prime de cortesia³
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
Com 15 GB de bônus do Consumidor¹
-
Roaming Internacional com Vivo Travel Américas
1 ano de Amazon Prime de cortesia³
Valor
¹ O Bônus de 15 GB é referente a campanha Mês do Consumidor e tem validade de 12 meses
² O bônus é elegível a clientes que trouxeram um número de outra operadora para a Vivo e tem validade de 12 meses.
³ O benefício de cortesia na assinatura Amazon Prime é válido por 12 meses. Acesse aqui para verificar o regulamento e ativar seu benefício.
Oferta Recomendada Chip grátis
-
Você + 1 linha adicional
-
Roaming Internacional com Vivo Travel Américas
1 ano de Amazon Prime de cortesia³
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
-
Você + 2 linhas adicionais
-
Roaming Internacional com Vivo Travel Américas
1 ano de Amazon Prime de cortesia³
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
-
Você + 3 linhas adicionais
-
Roaming Internacional com Vivo Travel Américas e Europa
1 ano de Amazon Prime de cortesia³
Valor
Oferta Recomendada Chip grátis
-
Você + 4 linhas adicionais
-
Roaming Internacional com Vivo Travel Américas e Europa
1 ano de Amazon Prime de cortesia³
Valor
² O bônus é elegível a clientes que trouxeram um número de outra operadora para a Vivo e tem validade de 12 meses.
³ O benefício de cortesia na assinatura Amazon Prime é válido por 12 meses. Acesse aqui para verificar o regulamento e ativar seu benefício.
Tire suas dúvidas sobre eSIM
-
O eSIM pode ser ativado pelos nossos canais de atendimento: App Vivo, Lojas Vivo e, também, o eSIM pode ser ativado pelos nossos canais de atendimento: App Vivo, Lojas Vivo e também pelo menu do celular, se você tiver um iPhone a partir da versão 11 ou um Samsung Galaxy a partir da versão S22.
Obs: a ativação do eSIM pelo App Vivo está disponível para os planos Pré-Pago, Pós-Pago e Controle.
-
A ativação do eSIM é gratuita, mas está sujeita a cobrança sem aviso prévio.
-
Conforme a quantidade de chips que o seu aparelho permitir a instalação (depende da área de memória do hardware do eSIM do seu aparelho). Cada chip/eSIM está associado a uma linha.
-
Conforme a quantidade de chips que o seu aparelho permitir a instalação (depende da área de memória do hardware do eSIM do seu aparelho). Cada chip/eSIM está associado a um plano.
-
Sim, não existe bloqueio para os aparelhos comercializados/homologados no Brasil.
-
Vai depender da origem do seu smartphone e do modelo. Por exemplo:
- No caso dos iPhones, os modelos até o iPhone 13 permitem ativar um chip físico e um eSIM. A partir do iPhone 14, é possível fazer as seguintes combinações: um chip físico e um eSIM ou dois eSIMs.
- Já os modelos Samsung lançados até 2023 permitem ativar dois chips físicos ou um chip físico e um eSIM. A partir de 2024, é possível fazer as seguintes combinações: dois chips físicos, um chip físico e um eSIM ou 2 eSIMs.
- Os aparelhos Motorola permitem ativar um chip físico e um eSIM.
-
Sim, desde que o aparelho esteja em conformidade com os órgãos internacionais que normatizam o eSIM (GSMA/3GPP) e que não esteja vinculado à fidelidade de alguma operadora internacional.
-
- Apple: Acesse “Ajustes” e “Celular”. Depois, selecione “Dados celulares” e “Linha de voz padrão” para definir qual número deseja deixar como principal ou secundário.
- Samsung: Acesse “Configurações”, depois “Conexões”, “Gerenciador de chip” e “Chips preferenciais”. Depois, selecione “Chamadas”, “Mensagens” e “Dados móveis” para definir qual número deseja deixar como principal e secundário.
- Motorola: Acesse “Configurar”, depois “Rede e Internet”, “Preferências do SIM (chip)”, “Chip preferencial para Dados”. Por fim, é só definir qual número deseja deixar como principal.
-
- Apple: Acesse "Ajustes" > "Contatos" > “Importar Contatos SIM”.
- Samsung: Acesse “Ícone do Telefone” > “Ícone Três Pontinhos" > "Gerenciar Contatos" > "Importar Contatos". Depois, selecione “Ícone Três Barras“, clique no ícone do chip e escolha os contatos que deseja transferir e para onde.
- Motorola: Acesse: “Contatos” > “Corrigir e Gerenciar" > “Gerenciar Chip” > Se você tiver mais de um chip, selecione “Escolha o Chip” > Depois, selecione os contatos que deseja transferir e para onde, selecionando “Salvar em”.
-
O eSIM pode ser ativado pelos nossos canais de atendimento: App Vivo, Lojas Vivo e também pelo menu do celular, se você tiver um iPhone a partir da versão 11 ou um Samsung Galaxy a partir da versão S22.
Hoje, a transferência e gestão do eSIM pelo App Vivo está disponível para os planos Pré-Pago, Pós-Pago e Controle.
-
Você pode desativar o seu eSIM no App Vivo ou Lojas Vivo.
Hoje, a desativação e gestão do eSIM pelo App Vivo está disponível para os planos Pré-Pago, Pós-Pago e Controle. Em breve, os clientes do plano Vivo Easy também poderão contar com essas funcionalidades.
-
Apenas os relógios considerados “conectados” possuem essa tecnologia.
-
Antes de tudo, veja se o seu plano Pós-Pago e o seu smartwatch são compatíveis com o eSIM. Havendo compatibilidade, é preciso baixar o aplicativo Watch (iOS) ou Wear (Samsung) e ativar o serviço Vivo Sync.
-
Hoje, a ativação é gratuita, mas poderá ser cobrada a qualquer momento.
Atenção: a gratuidade está sujeita a alteração sem aviso prévio.
-
Se o seu aparelho é Samsung, é preciso ir em alguma Loja Vivo ou Revenda para desativar. Já para o iOS, o eSIM pode ser desativado pelo App Watch, além das lojas Vivo ou Revendas.
*Em breve será possível desativar o eSIM pelo App Wear da Samsung.
*Oferta sujeita a alteração, conforme Termos e Condições. Cancele a qualquer momento pelo App Vivo. A Amazon.com, Inc. e suas afiliadas não são patrocinadoras desta promoção. Amazon Prime tem o custo de R$ 19,90/mês após o período promocional. Amazon, Amazon Prime e todos os logotipos relacionados são marcas comerciais da Amazon.com, Inc. ou de suas afiliadas.