Telefones públicos adaptados a PCD auditiva
Telefone com teclado especial alfa-numérico que possibilita comunicação de usuários com necessidades especiais da audição e/ou da fala. É identificado pelo símbolo internacional de pessoas com deficiência auditiva.
Como utilizar
O serviço é gratuito e está disponível 24h por dia em todo o estado de São Paulo. Pessoas com limitação auditiva parcial contam com a tecla de volume nos telefones.
Este serviço faz a conexão com o destino desejado, informando que a ligação é de pessoa com deficiência auditiva e/ou de fala.
O ouvinte recebe sua mensagem e responde ao atendente, que digita a resposta para você. A partir do momento da conexão, a ligação é tarifada a cobrar ou no cartão eletrônico, obedecendo tarifas vigentes para uma chamada comum na data.
Todos os telefones públicos contam com alto relevo na tecla 5, no centro do teclado. Além disso, informam por sinais sonoros a quantidade de créditos existentes no cartão.
Como utilizar
Retire o fone do gancho, aguarde o tom de discar, coloque o cartão e pressione duas vezes a tecla asterisco (*). Sinais longos significam as dezenas e os breves as unidades. Pronto! Ao final da sinalização, coloque o fone no gancho e retire o cartão.
Para que você encontre os números mais facilmente, lembre-se que a tecla 5, no centro do teclado, está em alto relevo.
Telefones públicos adaptados a PCD de locomoção
Os orelhões com altura reduzida foram criados para atender pessoas em cadeiras de rodas.