Para ajudar você a fazer escolhas mais sustentáveis foi criado o Eco Rating. Uma classificação feita com base em indicadores ambientais e de desempenho que avalia todo o ciclo de vida do seu celular, desde a extração de cada material necessário para sua fabricação, transporte e uso, até o descarte e reciclagem.
O que significam as barras do selo?
Durabilidade
Apresenta, entre outros fatores, a resistência física do aparelho, a vida útil de sua bateria e de seus componentes, além do período de garantia do telefone.
Reparabilidade
Mede a facilidade de reparo do telefone, incluindo ações que podem aumentar sua vida útil ao facilitar seu reparo, reutilização e atualização.
Reciclabilidade
Ele mede a facilidade de recuperação e desmontagem dos componentes do dispositivo e se seus materiais podem ser reciclados ao fim de sua vida útil.
Eficiência climática
Mede as emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida do telefone. Quanto maior a pontuação, maior a proteção do meio ambiente.
Eficiência de uso de recursos
Mede o impacto causado pela extração da matéria-prima necessária à fabricação do telefone. Quanto maior a pontuação, maior a proteção e disponibilidade de matéria-prima.
Como é calculada a pontuação de cada dispositivo?
A metodologia foi desenvolvida com base no conhecimento e boas práticas obtidos através de outros sistemas de rotulagem ambiental, normas e recomendações de diferentes organizações, como a União Europeia, ITU-T, ETSI e ISO. Para saber mais acesse o site oficial das operadoras aqui.
Em 2023, a metodologia foi atualizada para incorporar os mais recentes avanços tecnológicos em relação aos celulares (por exemplo, novas câmeras). Também foram incorporados as lições aprendidas com a avaliação de mais de 300 dispositivos e feedbacks fornecidos por clientes, ONGs e outras organizações.
As principais mudanças na nova metodologia são:
- Redução no peso dos critérios que a maioria dos dispositivos já cumprem;
- Pontuação adicional para celulares que são feitos usando energia renovável; que possuem maior expectativa de vida útil, por exemplo mais tempo de atualizações de software; ou incluem critérios de circularidade (compensação de emissões e transportes mais sustentáveis);
- As diferenças entre as duas metodologias (antes e depois de 1 de janeiro de 2023) são mostradas no novo rótulo.
Observe que as pontuações Eco Rating de dispositivos avaliados com metodologias diferentes não são comparáveis.
Uso de celulares também traz benefícios que vão além da conectividade
Conheça alguns exemplos abaixo:
Redução da pegada de carbono
Os serviços de telecom são capazes de reduzir 10 vezes mais emissões de CO2 no meio ambiente do que o próprio setor gera.[1]
A revolução tecnológica tem o potencial de reduzir entre 15% e 30% das emissões de CO2 globais até 2030.[2]
Maior eficiência ambiental
O uso de aplicativos de navegação por satélite permite o planejamento de rotas e maior eficiência no consumo de combustível.
84% dos motoristas que possuem smartphones usam apps de navegação para planejar rotas mais eficientes ou evitar o trânsito.[3]
Otimização no uso dos recursos
Por serem multifuncionais, os smartphones substituem diversos objetos como agendas, CDs, jornais e, assim ajudam a evitar emissões na extração de materiais, fabricação, logística e descarte final destes produtos.
91% das pessoas substituem câmeras fotográficas digitais por smartphones.3
Circularidade de materiais
Quando o celular não puder mais ser utilizado, ele pode virar matéria-prima para a indústria. Hoje já temos aparelhos projetados para serem 100% recicláveis ao fim de sua vida útil.
74% dos brasileiros acreditam que a reciclagem dos aparelhos fora de uso é melhor solução4, então não se esqueça de trazer o seu lixo eletrônico para Vivo!
Fontes:
1. Mobile Net Zero - State of the Industry on Climate Action, 2021 - GSMA e Carbon Trust
2. Exponential Roadmap, 2020 - Exponential Roadmap Initiative
3. Mobile Carbon Impact Survey, 2015 - Carbon Trust
4. Pesquisa Nokia, 2008
Extração de matérias-primas
Avaliação e uso consciente de recursos
Aqui, se avalia a quantidade de recursos e sua disponibilidade no planeta, assim quanto menor o uso, maior é a avaliação do aparelho, para incentivar o uso consciente e a criação de soluções inovadoras.
Refinaria
Nesta etapa, as matérias-primas precisam passar por processos de refinaria que eliminam gases poluentes.
Materiais usados na produção
São avaliadas substâncias químicas, metais e suas quantidades utilizadas na produção do celular, assim como o atendimento a diretrizes internacionais.
Gestão do impacto ambiental
Aqui, avalia-se a gestão do impacto ambiental durante a fabricação e distribuição do aparelho.
Fabricação
Causa mudanças climáticas e deixa a produção menos sustentável.
Avaliação da quantidade de energia utilizada no processo produtivo.
A embalagem do seu celular também entra nessa avaliação. São considerados os tipos e quantidades de cada material utilizado, incentivando o uso de embalagens com designs inteligentes e mais eficientes.
Logística
Transporte
Depois de pronto, seu celular precisa chegar até você, não é? E os meios de transporte também devem ser escolhidos pensando na natureza. De acordo com a localização da fábrica, é importante saber escolher o tipo de transporte a ser usado, levando em conta seus gastos e emissão de CO2.
Distribuição e vendas
Chegando ao centro de distribuição, o aparelho vai para a loja da Vivo.
Agora é o momento de fazer uma escolha consciente! Busque os modelos que tenham o selo Eco Rating. Lembre-se: essas pequenas mudanças contribuem para o meio ambiente e para um dia a dia mais sustentável.