Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Veja o termo e o formulário para descartar seus resíduos eletrônicos
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Você sabe como descartar seus aparelhos eletrônicos?

Pois é, os aparelhos eletrônicos precisam ter uma destinação correta. Caso contrário, eles podem até mesmo prejudicar o meio ambiente se não forem descartados de modo adequado.

Por isso, nós criamos o programa Vivo Recicle, para ajudar você a fazer a reciclagem desse tipo de lixo e a proteger o meio ambiente.

Então saiba como fazer a sua parte!


passo 1

Descarte

Em todas as lojas da Vivo você encontra lixeiras identificadas para o descarte de lixo eletrônico. Qualquer pessoa pode usá-las, sendo cliente ou não da Vivo. Nelas, é possível descartar:

  • Cabos;
  • Celulares;
  • Carregadores;
  • Teclados;
  • Fones de ouvido;
  • Etc.

Lembrando que para modens, roteadores e decodificadores de TV Vivo, é preciso fazer a devolução em qualquer Loja Vivo, só é preciso preencher o Termo de Devolução, ou solicitar a coleta do equipamento no endereço que desejar. 

Mulher em frente à uma lixeira Recicle com a Vivo.

Atenção!

Cuidado ao descartar os seguintes materiais:

Ilustração de uma lixeira com pilhas e baterias dentro

Baterias

Não perfure a bateria do seu celular, é perigoso! Ela libera toxinas, e pode até explodir. Caso seu aparelho quebre em vários pedaços, armazene corretamente em um saco plástico fechado antes de levar às nossas lojas.

Ilustração de uma lixeira com chips

Chip

Desative e remova todas as suas informações pessoais, como agenda, mensagens, e-mails, fotos e vídeos antes de descartar, para garantir a privacidade de seus dados.

passo 2

Triagem

Você descartou seu equipamento com a Vivo, e agora é com a gente!

Nossos operadores de logística recolhem o lixo eletrônico e todos passam por uma triagem para retirar as partes que exigem cuidado especial, como as baterias.

Se você devolveu um modem, roteador ou decoder de TV, nós avaliamos e higienizamos o equipamento para que ele possa ser reutilizado por outro cliente, caso ainda seja uma versão recente.

Porém, caso não estejam em condição de reuso, as peças são separadas adequadamente e enviadas à reciclagem.

Ilustração de uma mão segurando um smartphone com diversas engrenagens saindo da tela

passo 3

Processamento e separação

Aqui, o lixo eletrônico descartado e seus componentes são separados em materiais ferrosos, não ferrosos, baterias e plásticos.

Ilustração de um caixa de reciclagem com diversos equipamentos eletrônicos sendo depositado

Plásticos

Atualmente, separamos os plásticos em diversos tipos e os enviamos para a reciclagem, reduzindo o acúmulo de lixo na natureza. Nesse processo, o material é reutilizado pela indústria na fabricação de polímeros, pisos, porta-retratos, molduras etc.

Ilustração de uma caixa de reciclagem com diversos cabos

Resíduos de cabos

São os cabos de carregadores que contêm cobre e plástico. Depois de separados, são vendidos como matéria-prima para a manufatura de diversos produtos, como lingotes e placas de cobre.

Ilustração de uma caixa de reciclagem com diversos objetos de metais nobres, como chips e pilhas

Metais nobres, baterias e displays

São resíduos das placas, baterias e displays que possuem muitos metais misturados. São triturados, separados e enviados ao Canadá, Bélgica ou Coréia, que possuem tecnologia para uma separação mais fina. As baterias são recicladas aqui no Brasil e voltam ao ciclo produtivo.

Ilustração de uma caixa de reciclagem com diversos objetos de metal

Sucata ferrosa e não ferrosa

Os materiais ferrosos são aqueles que contêm ferro e os não ferrosos são o alumínio, cobre, latão etc., e podem ser reciclados e vendidos como matéria-prima para a indústria.

passo 4

Reciclagem

Após a separação, cada material vai para uma empresa parceira da Vivo, especialista em sua área de reciclagem, garantindo a destinação adequada a cada material.

passo 5

De volta para a indústria

A maioria dos componentes são reaproveitados e transformados em novos produtos para o dia a dia das pessoas, incentivando assim a economia circular.

Ou seja, isso evita que mais matéria-prima seja retirada da natureza e precise ser processada para se tornar novos produtos.

Com isso, ainda é economizado água, energia e os insumos necessários que a indústria usa para produzir mais equipamentos.

Ilustração de uma esteira de produção com caixas sendo colocadas em um caminhão

Resultado da reciclagem

Saiba o quanto o programa Recicle da Vivo já conseguiu reciclar.

Imagem de ícone de um caminhão roxo escrito "187 tons"

Desde a implantação do projeto Vivo Recicle, em 2006, pioneiro em alcance nacional, já recolhemos 5,28 milhões de itens de lixo eletrônico.

Ilustração de dois modelos de Roteador sendo trocados

Nos últimos 8 anos, reutilizamos/recondicionamos mais de 10 milhões de modems/decoders utilizados na conexão da Internet e TV. Também reciclamos mais de 7,5 milhões de equipamentos sem condição de reuso, equivalente a 2.800 toneladas.

Vivo Recicle

A Vivo cuida do lixo eletrônico e juntos cuidamos do meio ambiente com o Vivo Recicle e outros programas de sustentabilidade.

Transformando o passado em futuro

Em parceria com a Retalhar, nós reaproveitamos os uniformes velhos dos nossos colaboradores e os transformamos em ecobags, evitando que o tecido seja desperdiçado.

Recicle Uniformes #FuturoVivo

Nossas ações para um planeta mais sustentável