Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Início do conteúdo

Para descontrair, relaxar ou até trabalhar, acabamos contando com um fone de ouvido, que permite ouvir as músicas, podcasts e ligações com mais conforto, certo? Mas, em locais mais barulhentos, esses acessórios podem não ser suficientes para você ter uma boa experiência de som. Para isso, existe o fone de ouvido com cancelamento de ruído.

Com esse dispositivo, você consegue reduzir o som do ambiente para que possa aproveitar melhor sua playlist ou caso precise se concentrar para alguma atividade profissional.

Já ouviu falar de fone com cancelamento de ruído ativo? Quer saber como esse acessório funciona? Então vem com a gente e conheça quais são os melhores dispositivos com essa tecnologia!

Mulher sentada no sofá com fone de ouvido e tablet assistindo  filme espanhol. Mulher sentada no sofá com fone de ouvido e tablet assistindo  filme espanhol.

O que é fone com cancelamento de ruído?

Que delícia é escolher sua música favorita no app de streaming, colocar seu headset e curtir ao máximo esse momento. Só que tudo pode dar errado por conta dos barulhos do ambiente, seja do ventilador, trânsito ou de outras pessoas conversando em volta.

Para que você possa se isolar, reduzindo ou até eliminando o som ao seu redor, a dica é contar com o fone com cancelamento de ruído.

O legal é que você encontra fones com essa característica tanto no modelo intra-auricular quanto aquele que fica por cima da cabeça e ouvidos (over-the-ear). 

Além disso, eles ainda têm o diferencial de ter a conexão Bluetooth, para que você possa acessar músicas, podcasts e áudios do seu dispositivo com facilidade.

Ao utilizar esse acessório, você tem mais conforto para ouvir qualquer tipo de áudio, mesmo que fique com o fone por bastante tempo. 

Outra vantagem é que você pode ouvir suas músicas em um volume moderado, pois não tem interferência do som externo. Evita, portanto, ouvir em um volume muito alto, o que, com o tempo, pode trazer prejuízos para sua saúde auditiva.

Apesar de todos os benefícios que o fone de ouvido bluetooth com cancelamento de ruído proporciona, é importante ter cuidado com seu uso. Como ele abafa e elimina o som externo, por questões de segurança, não deve ser utilizado caso você esteja dirigindo ou caminhando pela rua. 

No trabalho, só utilize se você não precisar interagir com outros colegas ou estar atento ao que ocorre a sua volta.

Como funciona o fone de ouvido com cancelamento de ruído?

O fone de ouvido Bluetooth com cancelamento de ruído consegue bloquear o som do ambiente, fazendo com que o áudio que você está escutando chegue com o mínimo de interferência possível. Você tem, portanto, uma experiência imersiva, pois o som chega mais “limpo” aos seus ouvidos.

Mas como isso é possível? O cancelamento de ruídos pode ser feito de duas formas:

1. Ativo

O cancelamento ativo de ruído é feito com um microfone externo com filtro, que capta o som ambiente e cria ondas que imitam a frequência do som ambiente. 

É um sistema que funciona como um espelho, refletindo as ondas sonoras dos ruídos externos. Para fazer o cancelamento de ruído, o acessório conta com um hardware.

2. Passivo

O fone com cancelamento passivo de ruídos bloqueia o som externo por meio do seu design e materiais do acessório.

Ele não conta com nenhuma tecnologia a mais, logo, sua capacidade de isolar ruídos é mais limitada que o tipo ativo.

A estrutura é feita para evitar ao máximo a entrada de qualquer barulho do ambiente, seja por conta das conchas auriculares com acolchoamento, do uso de espuma acústica ou de outros materiais. 

Muitos conseguem cobrir bem a orelha, melhorando a experiência para ouvir músicas, áudio do WhatsApp ou ligações.

O mais eficiente é encontrar um fone de ouvido bluetooth com cancelamento de ruído que tenha tanto a tecnologia para o cancelamento ativo como um design e materiais que façam o cancelamento passivo.

Moça deitada no sofá e lendo um livro enquanto escuta música para concentração no headphone Moça deitada no sofá e lendo um livro enquanto escuta música para concentração no headphone

Como funciona o cancelamento de ruído dos AirPods?

Se você tem um iPhone ou iPad, pode contar com os fones da Apple, pois os AirPods Pro e AirPods Max utilizam a tecnologia de cancelamento de ruído.

Nesses acessórios, o cancelamento ativo de ruído funciona a partir de um microfone externo, que capta o som do ambiente e gera uma onda invertida que tem a mesma amplitude do que foi captado, neutralizando esse ruído.

O AirPod tem ainda a função “Ambiente”, permitindo que o som externo chegue aos seus ouvidos para que você possa perceber qualquer ruído por perto.

Você pode alternar facilmente entre essas opções (incluindo desativar os dois modos) diretamente nos AirPods ou nos seus dispositivos, como iPhone, iPad, Mac ou até mesmo no seu Apple Watch.

Como saber se o cancelamento de ruído está funcionando?

Ao utilizar o fone com cancelamento de ruído, a ideia é que o áudio que vem do seu acessório seja priorizado, ou seja, o som externo é eliminado ou reduzido. O objetivo é que sons mais constantes, como o da rua, com os motores dos veículos, ou do ar-condicionado sejam bloqueados. 

Logo, se você tiver um fone de ouvido bluetooth com cancelamento de ruído e não estiver confortável para ouvir sua música ou uma ligação, quer dizer, o barulho do ambiente estiver atrapalhando, pode ser que haja um problema de funcionamento no seu dispositivo.

Antes de procurar qualquer suporte do fabricante, verifique se o fone está bem encaixado no seu ouvido. Veja também se a conexão Bluetooth está funcionando corretamente e se o equipamento está com bateria.

No caso dos AirPods, é importante conferir se você ativou a função de “Cancelamento de ruído” no seu dispositivo Apple.

Quais são os melhores fones com cancelamento de ruído?

E aí, quer experimentar um desses? Você encontra esse acessório em diferentes marcas e modelos. Entre alguns dos melhores estão:

  • Fone Bluetooth Redmi Buds 3 Pro Xiaomi;
  • Fone de ouvido Bose 700 Luxe;
  • Fone de ouvido Bowers & Wilkins Wireless;
  • Fone de ouvido Sennheiser Wireless;
  • Fone de ouvido Sony Wh-1000xm3 Wireless;
  • Fone de ouvido Bose Quietcomparat 20 (eroid).

Mas, existem dois modelos entre os melhores fones com cancelamento de ruído que são os mais populares.

Foto do Samsung Galaxy Buds Pro 2.

Fone de Ouvido Samsung Galaxy Buds2 Pro

Fone de Ouvido Samsung Galaxy Buds2 Pro tem um design ergonômico, conexão via Bluetooth e vem com um estojo de carregamento.

Os alto-falantes permitem um som amplo, que flui naturalmente, e graves intensos. A bateria pode durar até 5 horas com a função de cancelamento de ruído ativada.

Fone de ouvido sem fio Apple AirPods Pro

Tenha um som imersivo com os fones sem fio AirPods Pro 2ª Geração, que vêm com um estojo para recarga e têm conexão Bluetooth

Ele faz o cancelamento ativo de ruído, tem um design confortável, é leve e tem mais um diferencial: é resistente ao suor e à água.

Para ter uma qualidade de áudio melhor, e não ficar incomodado com o barulho externo, a dica é contar com um fone de ouvido com cancelamento de ruído. Você terá mais conforto para ouvir suas músicas e relaxar, aproveitando um som mais cristalino.

Se você quiser ter esse acessório, não precisa ir de loja em loja: venha direto para a Loja Vivo e encontre os melhores melhores fones com cancelamento de ruído.

Até a próxima!

Leia também:

Escolha sua cidade