A sua fatura, por ser um documento financeiro, tem alguns termos e dados que podem não ser tão fáceis de compreender. Por isso, a gente montou este conteúdo para explicar tudo.
Conheça a sua fatura Vivo
Para começar, vamos te explicar como funciona a cobrança da sua fatura Vivo. O processo abaixo se repete enquanto os seus produtos estiverem ativos.
Período de ciclo/uso do seu produto
Todo mês você é cobrado por um período de uso dos nossos serviços. Esse período compreende ~30 dias e é chamado de ciclo de faturamento.
Fechamento da fatura
No último dia do ciclo de faturamento, ocorre o fechamento da sua fatura. Nesse momento é calculado o valor total à pagar.
Renovação do plano
No dia seguinte ao fechamento da fatura, é iniciado um novo ciclo e os seus serviços e benefícios são renovados.
Vencimento da fatura
Cerca de 15 dias após o fechamento da fatura, chega o vencimento, que é a data máxima para pagar sua fatura sem cobrança de multa e juros.
Na prática
No exemplo abaixo, o fechamento da fatura ocorre todo dia 15. O plano é renovado no dia 16 e a fatura vence todo dia 01.
Entenda sua fatura
Agora, selecione o modelo da sua fatura. Vamos te mostrar como os seus dados, produtos e serviços são demonstrados.
Modelo de Fatura 1
IMPORTANTE: Tenha sua fatura em mãos para melhor leitura das imagens.
Número da sua conta e código de cliente.
Mês referente ao valor de uso dos produtos e serviços e a data em que a fatura foi emitida.
Aqui estão os dados do titular da conta.
Data de vencimento e valor total a pagar da sua fatura.
Aqui está o meio de pagamento escolhido e como a sua fatura é enviada.
Se você recebe a fatura por e-mail, também mostramos o e-mail cadastrado. Caso queira alterá-lo, acesse o App Vivo. Para ver os meios de pagamento e modos de envio da fatura que podem aparecer nesse campo, clique no botão abaixo.
Data de renovação do seu plano.
Ao encerrar o ciclo de faturamento, é iniciado um novo, onde ocorre a renovação dos seus benefícios. Clique no botão abaixo e veja as datas de vencimento disponíveis e as respectivas datas de renovação do plano.
Resumo da fatura.
Em "RESUMO DA FATURA", nós agrupamos os valores por produto e outros lançamentos em geral. Logo abaixo, em “Plano Contratado/ Adicionais Contratados” fazemos a abertura dos produtos e serviços contratados. Clique em "Saiba mais" e veja alguns lançamentos que podem aparecer na sua fatura.
Nesse campo estão os números Vivo referentes a essa fatura.
Nem todos podem aparecer, mas você pode visualizar tudo no App Vivo.
Aqui, você visualiza os bônus ativos nos seus produtos da Vivo.
Em "FALE COM A GENTE", divulgamos nossos principais meios de contato.
Aqui você encontra informações sobre contratação, cancelamento, alterações de condição comercial etc.
Campo dedicado para os dados de pagamento.
Você pode utilizar o código de barras ou o QR Code Pix para pagar a sua fatura Vivo.
Ao consultar a fatura detalhada, você encontra:
Nota fiscal dos produtos contratados.
Detalhamento da sua fatura.
Entenda o que significam algumas das informações na sua fatura:
São serviços como Seguros e Doações contratados pelo cliente em Empresas Terceiras, ou seja, que não são contratados com a Vivo, embora tenham o lançamento realizado na fatura Vivo.
Os encargos financeiros são cobrados quando a fatura Vivo é paga em atraso. São cobrados 2% de multa e 1% de juros ao mês.
Realização de chamadas para números que não estão inclusos no seu plano e que são cobradas avulsas. Ex: Ligações para números especiais: 0300, 0500, etc.
Nos planos Pós é possível adicionar pessoas para compartilhar as franquias de internet, voz e SMS com você. Em alguns planos a linha adicional já está inclusa, ou seja, não é cobrada à parte.
Plano que permite aos clientes pós-pago compartilharem a conexão com seus dependentes de forma gratuita. Ele permite que você aproveite a franquia de dados do seu smartphone no tablet ou modem, sem precisar contratar outro plano.
São aplicativos e plataformas digitais de esportes, desenhos, filmes, séries, jogos, entre outros, inclusos no valor do seu plano.
São aplicativos e plataformas digitais de esportes, desenhos, filmes, séries, jogos, entre outros, que não estão inclusos no valor do seu plano. Para obtê-los é necessário fazer a contratação avulsa e pagar pelo respectivo serviço.
Se você tiver um plano Pré ou Controle e fizer a migração para um Pós ou Controle, os créditos que sobrarem desse plano são transferidos para o novo.
Assistência especializada remota ou presencial da Vivo para ajudar a conectar, instalar e configurar aparelhos da sua casa, como TVs, Home Theaters, Assistentes de Voz etc. Ela pode ser usada por até 30 dias após a instalação dos seus serviços de TV e Internet Vivo.
Em alguns planos, o Home Assist já está incluso no valor.
Modelo de Fatura 2
IMPORTANTE: Tenha sua fatura em mãos para melhor leitura das imagens.
Aqui estão reunidos os dados do titular da conta Vivo.
Nesse campo você visualiza a data de vencimento e o valor total a ser pago.
Descrição da sua fatura.
No RESUMO consta o plano contratado, assim como alguns serviços que fazem parte do mesmo ou foram contratados avulsos, de forma resumida. Veja alguns lançamentos que podem aparecer na sua fatura no botão abaixo.
Para o Vivo Fixo, é aqui que aparece o histórico de chamadas em minutos e segundos.
Conhece o Vivo Valoriza?
O programa de benefícios da Vivo para seus clientes é lembrado aqui. Mas você pode saber mais no App Vivo.
Lembrete
Espaço reservado para te lembrar que a sua fatura também está no App Vivo, informar os nossos canais de atendimento e demais informações relevantes como: informe de contratação ou cancelamento de algum serviço.
Aqui é um espaço reservado para mensagens importantes, como orientações de segurança, ofertas etc.
Se você tiver o pagamento recorrente ativado:
Como débito automático ou cartão de crédito, a informação será demonstrada nesse campo. No exemplo o pagamento recorrente está desativado.
Campo dedicado para os dados de pagamento.
Você pode utilizar o código de barras ou o QR Code Pix para pagar a sua fatura.
Ao consultar a fatura detalhada, você encontra:
Aqui aparece a descrição das ligações feitas, assim como os serviços inclusos no plano e os contratados de modo avulso.
1 - Detalhamento das chamadas.
2 - Detalhamento dos serviços.
Entenda o que significam algumas das informações na sua fatura
Realização de chamadas para números que não estão inclusos no seu plano e que são cobradas avulsas. Ex: Ligações para números especiais: 0300, 0500, etc.
São aplicativos e plataformas digitais de esportes, desenhos, filmes, séries, jogos, entre outros, inclusos no valor do seu plano.
É o nosso serviço de assistência residencial que ajuda a resolver alguns problemas com encanamento, eletricidade e chaveiro para sua casa. Assim, você resolve imprevistos com uma equipe especializada. Solicite o serviço na nossa Central de Atendimento, seja por telefone, WhatsApp ou Chat.
Assistência especializada remota ou presencial da Vivo para ajudar a conectar, instalar e configurar aparelhos da sua casa, como TVs, Home Theaters, Assistentes de Voz etc. Ela pode ser usada por até 30 dias após a instalação dos seus serviços de TV e Internet Vivo.
Em alguns planos, o Home Assist já está incluso no valor.