Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

A sua fatura, por ser um documento financeiro, tem alguns termos e dados que podem não ser tão fáceis de compreender. Por isso, a gente montou este conteúdo para explicar tudo.

Conheça a sua fatura Vivo

Para começar, vamos te explicar como funciona a cobrança da sua fatura Vivo. O processo abaixo se repete enquanto os seus produtos estiverem ativos.

Ilustração de um calendário, na qual há um símbolo de reticências.

Período de ciclo/uso do seu produto

Todo mês você é cobrado por um período de uso dos nossos serviços. Esse período compreende ~30 dias e é chamado de ciclo de faturamento.

Ilustração de um calendário, na qual há uma estrela.

Fechamento da conta

No último dia do ciclo de faturamento, ocorre o fechamento da sua fatura. Nesse momento é calculado o valor total à pagar.

Ilustração do mascote da Vivo dentro de duas setas que indicam um ciclo.

Renovação do plano

No dia seguinte ao fechamento da fatura, é iniciado um novo ciclo e os seus serviços e benefícios são renovados.

Ilustração de uma conta.

Vencimento da conta

Cerca de 15 dias após o fechamento da fatura, chega o vencimento, que é a data máxima para pagar sua fatura sem cobrança de multa e juros.

Na prática

No exemplo abaixo, o fechamento da fatura ocorre todo dia 15. O plano é renovado no dia 16 e a fatura vence todo dia 01.

Fluxograma do ciclo de conta móvel. Fluxograma do ciclo de conta móvel.

Entenda sua fatura

Agora, selecione o modelo da sua fatura. Vamos te mostrar como os seus dados, produtos e serviços são demonstrados.


Modelo de Fatura 1

IMPORTANTE: Tenha sua fatura em mãos para melhor leitura das imagens.

Número da sua conta e código de cliente.

Mês referente ao valor de uso dos produtos e serviços e a data em que a fatura foi emitida.

Aqui estão os dados do titular da conta.

Data de vencimento e valor total a pagar da sua fatura.

Aqui está o meio de pagamento escolhido e como a sua fatura é enviada.

Se você recebe a fatura por e-mail, também mostramos o e-mail cadastrado. Caso queira alterá-lo, acesse o App Vivo. Para ver os meios de pagamento e modos de envio da fatura que podem aparecer nesse campo, clique no botão abaixo.

Data de renovação do seu plano.

Ao encerrar o ciclo de faturamento, é iniciado um novo, onde ocorre a renovação dos seus benefícios. Clique no botão abaixo e veja as datas de vencimento disponíveis e as respectivas datas de renovação do plano.

Resumo da conta.

Em "RESUMO DA CONTA", nós agrupamos os valores por produto e outros lançamentos em geral. Logo abaixo, em “Plano Contratado/ Adicionais Contratados” fazemos a abertura dos produtos e serviços contratados. Clique em "Saiba mais" e veja alguns lançamentos que podem aparecer na sua fatura.

Nesse campo estão os números Vivo referentes a essa fatura.

Nem todos podem aparecer, mas você pode visualizar tudo no App Vivo.

Aqui, você visualiza os bônus ativos nos seus produtos da Vivo.

Em "FALE COM A GENTE", divulgamos nossos principais meios de contato.

Aqui você encontra informações sobre contratação, cancelamento, alterações de condição comercial etc.

Campo dedicado para os dados de pagamento.

Você pode utilizar o código de barras ou o QR Code Pix para pagar a sua fatura Vivo.

Número da sua conta e código do cliente.
Mês referente ao valor de uso de produtos
Aqui estão os dados do titular da conta
Corte de imagem da fatura Vivo com foco no vencimento e valor.
Corte de imagem da fatura Vivo.
Data de renovação do seu plano.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco no Resumo da Conta.
Nesse campo estão os números Vivo referentes a essa fatura.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Suas Bonificações.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Fale com a Gente.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Importante.
Fatura Vivo - código de barras ou o QR Code Pix para pagar a sua fatura Vivo
Número da sua conta e código do cliente.
Mês referente ao valor de uso de produtos
Aqui estão os dados do titular da conta
Corte de imagem da fatura Vivo com foco no vencimento e valor.
Corte de imagem da fatura Vivo.
Data de renovação do seu plano.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco no Resumo da Conta.
Nesse campo estão os números Vivo referentes a essa fatura.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Suas Bonificações.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Fale com a Gente.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Importante.
Fatura Vivo - código de barras ou o QR Code Pix para pagar a sua fatura Vivo

Ao consultar a fatura detalhada, você encontra:

Fatura Vivo 01 Fatura Vivo 01

Nota fiscal dos produtos contratados.

Exemplo da fatura detalhada. Exemplo da fatura detalhada.

Detalhamento da sua conta.


Entenda o que significam algumas das informações na sua fatura:

1
Cobrança de Serviços de terceiros

São serviços como Seguros e Doações contratados pelo cliente em Empresas Terceiras, ou seja, que não são contratados com a Vivo, embora tenham o lançamento realizado na fatura Vivo.

2
Encargos Financeiros (Multas e Juros)

Os encargos financeiros são cobrados quando a fatura Vivo é paga em atraso. São cobrados 2% de multa e 1% de juros ao mês.

3
Ligações locais excedentes

Realização de chamadas para números que não estão inclusos no seu plano e que são cobradas avulsas. Ex: Ligações para números especiais: 0300, 0500, etc.

4
Linha adicional

Nos planos Pós é possível adicionar pessoas para compartilhar as franquias de internet, voz e SMS com você. Em alguns planos a linha adicional já está inclusa, ou seja, não é cobrada à parte.

5
Multivivo grátis

Plano que permite aos clientes pós-pago compartilharem a conexão com seus dependentes de forma gratuita. Ele permite que você aproveite a franquia de dados do seu smartphone no tablet ou modem, sem precisar contratar outro plano.

6
Serviços Digitais

São aplicativos e plataformas digitais de esportes, desenhos, filmes, séries, jogos, entre outros, inclusos no valor do seu plano.

7
Serviços Digitais avulsos

São aplicativos e plataformas digitais de esportes, desenhos, filmes, séries, jogos, entre outros, que não estão inclusos no valor do seu plano. Para obtê-los é necessário fazer a contratação avulsa e pagar pelo respectivo serviço.

8
Transferência de saldo remanescente

Se você tiver um plano Pré ou Controle e fizer a migração para um Pós ou Controle, os créditos que sobrarem desse plano são transferidos para o novo.

9
Vivo Home Assist

Assistência especializada remota ou presencial da Vivo para ajudar a conectar, instalar e configurar aparelhos da sua casa, como TVs, Home Theaters, Assistentes de Voz etc. Ela pode ser usada por até 30 dias após a instalação dos seus serviços de TV e Internet Vivo.

Em alguns planos, o Home Assist já está incluso no valor.


Modelo de Fatura 2

IMPORTANTE: Tenha sua fatura em mãos para melhor leitura das imagens.

Aqui estão reunidos os dados do titular da conta Vivo.

Nesse campo você visualiza a data de vencimento e o valor total a ser pago.

Descrição da sua fatura.

No RESUMO consta o plano contratado, assim como alguns serviços que fazem parte do mesmo ou foram contratados avulsos, de forma resumida. Veja alguns lançamentos que podem aparecer na sua fatura no botão abaixo.

Para o Vivo Fixo, é aqui que aparece o histórico de chamadas em minutos e segundos.

Conhece o Vivo Valoriza?

O programa de benefícios da Vivo para seus clientes é lembrado aqui. Mas você pode saber mais no App Vivo.

Lembrete

Espaço reservado para te lembrar que a sua fatura também está no App Vivo, informar os nossos canais de atendimento e demais informações relevantes como: informe de contratação ou cancelamento de algum serviço.

Aqui é um espaço reservado para mensagens importantes, como orientações de segurança, ofertas etc.

Se você tiver o pagamento recorrente ativado:

Como débito automático ou cartão de crédito, a informação será demonstrada nesse campo. No exemplo o pagamento recorrente está desativado.

Campo dedicado para os dados de pagamento.

Você pode utilizar o código de barras ou o QR Code Pix para pagar a sua fatura.

Aqui estão reunidos os dados do titular da conta Vivo.
Nesse campo você visualiza a data de vencimento e o valor total a ser pago.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Descrição da Sua Fatura.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Histórico de consumo.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Vivo Explica.
Corte de imagem da fatura Vivo.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Mensagem pra Você.
Se você tiver o pagamento recorrente ativado
Imagem da fatura Vivo.
Aqui estão reunidos os dados do titular da conta Vivo.
Nesse campo você visualiza a data de vencimento e o valor total a ser pago.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Descrição da Sua Fatura.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Histórico de consumo.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Vivo Explica.
Corte de imagem da fatura Vivo.
Corte de imagem da fatura Vivo com foco na seção Mensagem pra Você.
Se você tiver o pagamento recorrente ativado
Imagem da fatura Vivo.

Ao consultar a fatura detalhada, você encontra:

Aqui aparece a descrição das ligações feitas, assim como os serviços inclusos no plano e os contratados de modo avulso.

Imagem da parte superior do detalhamento de conta. Imagem da parte superior do detalhamento de conta.

1 - Detalhamento das chamadas.

Imagem da parte inferior do detalhamento de conta. Imagem da parte inferior do detalhamento de conta.

2 - Detalhamento dos serviços.


Entenda o que significam algumas das informações na sua fatura

1
Ligações locais excedentes

Realização de chamadas para números que não estão inclusos no seu plano e que são cobradas avulsas. Ex: Ligações para números especiais: 0300, 0500, etc.

2
Serviços Digitais II

São aplicativos e plataformas digitais de esportes, desenhos, filmes, séries, jogos, entre outros, inclusos no valor do seu plano.

3
Vivo Assistência Casa

É o nosso serviço de assistência residencial que ajuda a resolver alguns problemas com encanamento, eletricidade e chaveiro para sua casa. Assim, você resolve imprevistos com uma equipe especializada. Solicite o serviço na nossa Central de Atendimento, seja por telefone, WhatsApp ou Chat.

4
Vivo Home Assist

Assistência especializada remota ou presencial da Vivo para ajudar a conectar, instalar e configurar aparelhos da sua casa, como TVs, Home Theaters, Assistentes de Voz etc. Ela pode ser usada por até 30 dias após a instalação dos seus serviços de TV e Internet Vivo.

Em alguns planos, o Home Assist já está incluso no valor.

Ainda tem dúvidas?

Escolha sua cidade