Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Aumente o alcance da sua rede com o repetidor Vivo Smart Wi-Fi

O repetidor é recomendado para casas e apartamentos  que:

• Tenham mais de um andar

• Que possuam planta em L

• Que são maiores que 60 metros quadrados

• Locais com paredes grossas e objetos que podem causar interferência (como micro-ondas, espelhos, geladeiras e TVs).

O repetidor Vivo Smart Wi-Fi foi desenvolvido especialmente para ser compatível com o roteador Vivo Fibra. Outros repetidores do mercado podem acabar prejudicando a sua qualidade de conexão.

Ilustração de um rapaz navegando no celular em diversos pontos da casa

Como instalar seu Smart Wi-Fi

Como melhorar o sinal da sua rede Wi-Fi

Há muitas maneiras de melhorar o desempenho do sinal Wi-Fi, mas sem dúvidas, posicionar o roteador corretamente é uma das mais eficientes para otimizar a conexão. Sempre que possível, posicione seu roteador em uma altura intermediária, que auxilie a propagação do sinal em todas as direções.

Além disso, é importante saber o que ajuda e o que atrapalha a transmissão do sinal emitido pelo roteador.

Ilustração de um telefone sem fio, um microondas e um aquário Ilustração de um telefone sem fio, um microondas e um aquário

Interferência de aparelhos

Alguns aparelhos eletrônicos podem interferir na sua experiência Wi-Fi, como por exemplo: micro-ondas, babas eletrônicas, espelhos e metais. Caso esteja com esse cenário, afaste esses equipamentos do seu roteador.

#DicasDoGuru

O melhor desempenho do Wi-Fi também depende de outros fatores

Você sabe em qual frequência você navega na internet, 5GHz ou 2.4GHz?

Imagem de dois modens com alcances diferentes Imagem de dois modens com alcances diferentes

Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas se você não se conectar à frequência adequada, é possível que mesmo com uma internet rápida contratada, você não consiga alcançar a maior velocidade.

Explicando melhor: Imagine que você vai começar um treino de corrida e você tem duas opções:

Ilustração de uma mulher correndo pelo jardim

Correr o mais rápido possível

A frequência 5GHz tem alta velocidade, mas tem uma zona de cobertura menor; ou seja, funciona como um corredor dos 100m rasos, vai mais rápido por pouca distância.

Ilustração de uma mulher andando pelo jardim

Correr a maior distância possível

A frequência 2.4GHz tem uma zona de cobertura maior, mas tem menos velocidade; igual um maratonista que corre mais devagar, mas alcança longas distâncias.

É por isso que para você ter um sinal de internet mais forte e mais rápido, você precisa navegar na frequência 5GHz.

Como se conectar no Wi-Fi 5GHz

Não consegue atingir a velocidade contratada?

Leve em consideração as seguintes características para atingir ultravelocidades:

Conexão Wi-Fi do dispositivo:

Para atingir ultravelocidades é necessário que o seu dispositivo seja compativel com Wi-Fi 5GHz. Veja aqui como identificar se seu dispositivo é compatível.

Ilustração de um roteador wi-fi.

Quantidade de antenas de recepção:

Os dispositivos possuem antenas que recebem o sinal Wi-Fi e isso influencia no desempenho da rede e na velocidade. O ideal é que seu aparelho tenha 2 ou mais.

Ilustração de 1 velocímetro.

Vai medir a velocidade?

Sempre que possível utilize um equipamento conectado via cabo ethernet (com porta Giga) para realizar as medições com menos interferências e boa capacidade tecnológica.

Consulte aqui

Mais dúvidas sobre Wi-Fi

  • Você consegue trocar a senha facilmente pelo App Vivo Smart Wi-Fi. Caso você não tenha baixado no seu celular, faça o download aqui.

  • O modem wi-fi 4G dispensa o uso da internet fibra, ele utiliza um chip e faz a sua conexão através da rede móvel, assim como funcionam nos celulares. O roteador wi-fi Vivo Fibra, como o próprio nome já diz, utiliza a conexão da fibra para fornecer internet aos seus aparelhos como celulares, tablets, notebooks e afins.

  • A frequência 2.4 GHz permite que um equipamento ou dispositivo navegue a até aproximadamente 50 mega. Para atingir uma velocidade acima de 50 mega, é necessário navegar na frequência 5 GHz. Mas atente-se, pois, nem todos equipamentos possuem capacidade tecnológica para isso. Para verificar se seu dispositivo é capaz de navegar nessa frequência verifique nas configurações e opções de rede Wi-Fi de seu aparelho se aparece a opção de rede com final 5G ou visite o site do fornecedor para consultar as especificações técnicas da rede Wi-Fi.

  • Utilize a frequência Wi-Fi 2,4GHz. Esta frequência pode carregar menos dados de uma única vez, mas pode chegar a distâncias maiores e atravessar objetos sólidos como paredes, por exemplo.

  • Você consegue aferir a velocidade do sinal facilmente pelo App Vivo Smart WiFi. Caso você não tenha baixado no seu celular, faça o download aqui.

     Uma outra forma é acessando o teste de velocidade.

  • A capacidade máxima varia de acordo com o modelo do roteador e geralmente é maior do que 50 dispositivos conectado. Porém, quanto maior o volume de dispositivos conectados no Wi-Fi, maior vai ser a divisão da banda (velocidade contratada) entre eles, o que pode prejudicar a experiência de uso. 

  • Sim. Atrás do seu roteador, você encontra uma etiqueta com as informações do seu Wi-Fi. Acesse “Configurações Wi-Fi”, na aba avançada e clique na opção “Ocultar seu SSID (nome da rede Wi-Fi)". 

  • Sim. Um smartphone moderno terá mais velocidade do que um celular antigo, por exemplo. O ideal é que seus aparelhos como celulares, notebooks e tablets tenham tecnologia mais avançada, compatível com o seu roteador.

    Por exemplo, para navegar em uma velocidade acima de 50Mb é necessário que seu aparelho navegue no Wi-Fi 5GHz.

  • Podem existir duas causas para isso: 

    • Distância que o seu dispositivo se encontra do roteador: quanto maior ela for, menor será o sinal. Se você estiver neste cenário, indicamos adquirir nosso repetidor Vivo Smart Wi-Fi  clicando aqui.
    • Presença de elementos como: televisores, micro-ondas, geladeiras, espelhos, metais, aquários, paredes e azulejos. Eles podem causar interferências no sinal do Wi-Fi e lentidão.
  • Porque a sua banda larga é compartilhada com outros usuários que também estão conectados ao seu Wi-Fi. Quanto mais pessoas conectadas utilizando o mesmo Wi-Fi, mais lento será o sinal. 

    Ex.: se você possui 50Mb contratados e tem um notebook realizando download de um arquivo, consumindo 30Mb, os outros aparelhos conectados terão disponíveis, 20Mb.

  • Você consegue encontrar essa informação facilmente pelo App Vivo Smart Wi-Fi. Caso você não tenha baixado no seu celular, faça o download aqui.

    Atrás do seu modem, também há uma etiqueta com as informações de seu Wi-Fi. Digite-as no navegador e acesse as configurações de LAN (rede local) para verificar os hosts conectados na sua rede Wi-Fi.

Logo de Vivo Explica. Logo de Vivo Explica.

Informações práticas para o seu dia a dia

Imagem de uma mulher no notebook na mesa com a familia, ao fundo duas meninas interagem no notebook

Alterou a velocidade, mas ainda tem problemas? Veja como resolver

Vem ler
Imagem de uma pessoa segurando o roteador e apontando para um item na parte de trás

O que é WPS do roteador? Saiba o que esse botão faz

Vem ler
Imagem de uma pessoa ajustando a antena no roteador

Dicas para melhorar o sinal do wi-fi compartilhado

Vem ler

Procurando mais informações?

Escolha sua cidade