Portabilidade: vem pra Vivo sem mudar seu número!
Veja aqui como é simples mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone. Saiba tudo sobre portabilidade e aproveite para escolher um de nossos planos abaixo.
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O que é portabilidade numérica?
É o direito que qualquer cliente de telefonia (móvel ou fixa) tem de trocar de operadora e continuar com o mesmo número. A portabilidade é permitida somente entre DDDs iguais, e para o mesmo tipo de serviço: de móvel para móvel e de fixo para fixo.
Para realizar a portabilidade do seu número para a Vivo, é necessário possuir um chip da Vivo e ativá-lo. Mas não se preocupe, no momento da solicitação da portabilidade, enviaremos o Vivo Chip para você!
O que eu preciso fazer para a portabilidade acontecer?
Linha atual ativa
Sua linha precisa estar ativa e sem bloqueios na outra operadora para trazê-la para a Vivo, ok?
Mesma Titularidade
Ah! E uma portabilidade só pode ser feita com o mesmo CPF nas duas operadoras, ou seja, o titular do telefone da operadora atual deverá ser o mesmo aqui na Vivo
Solicitar a portabilidade
Você pode escolher o melhor plano aqui e seguir a compra pela nossa Loja Online. Se preferir, pode ir até uma loja física com CPF, RG e comprovante de residência.
Confirmar a sua solicitação por SMS
Responda SIM ao SMS de confirmação que você receberá do remetente 7678 na linha da sua operadora atual. O SMS deve ser respondido em até 24 horas após o recebimento, ok?
Ativar o chip
Para compras online, ao receber o chip no endereço informado, você precisa ativar a linha provisória ligando para um amigo ou família ou pelo APP Vivo.
Pronto!
Sua portabilidade será concluída em até 3 dias úteis. Seu número mudará do provisório para o desejado e o plano antigo será cancelado automaticamente na outra operadora.
Enquanto não acontece a minha portabilidade, eu fico com algum número?
Enquanto não chega a data do seu número vir para a Vivo, você poderá utilizar o “número provisório”.
Se você fez a solicitação de portabilidade presencialmente, você já sairá da Loja com seu número provisório ativado. Caso sua solicitação tenha sido em nossos canais online, assim que o chip chegar no endereço indicado, você precisa fazer a ativação da linha ligando para um amigo ou família e poderá utilizá-la até que a portabilidade seja concluída, o que deve acontecer em até 3 dias úteis após a ativação.
Ah, importante! Mesmo que você não queira utilizar o número provisório, é essencial ativá-lo pois é através dele que a migração do número da sua operadora atual para a Vivo vai acontecer. O número provisório será substituído automaticamente pelo número que você quer trazer pra cá no dia da janela de portabilidade.
Algumas informações importantes
Verifique seu contrato atual
Débitos pendentes na operadora atual não impedem a portabilidade, mas é importante conferir se não há fidelidade ou multa por quebra de contrato.
A portabilidade é apenas numérica
Verifique com a sua operadora atual quais serviços serão cancelados ou não com a portabilidade.
Existe uma data ideal para solicitar
O ideal é fazer a portabilidade perto da data de vencimento da sua fatura antiga, assim você não precisa pagar duas faturas no mesmo mês.
Mais dúvidas sobre portabilidade
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O SMS de confirmação é uma etapa no processo de portabilidade para que todos tenham mais segurança.
Após a solicitação do pedido de portabilidade, você receberá um SMS para confirmar o pedido. Esse SMS é enviado do remetente 7678 no número da sua operadora atual. Se você responder “NÃO” ou não responder a confirmação com a palavra “SIM”, a portabilidade será cancelada.
Você tem 24 horas para responder o SMS, ok? -
Verifique se as configurações do seu aparelho não estão bloqueadas para receber SMS de remetentes desconhecidos. Caso as configurações do aparelho estejam corretas e ainda assim não tenha recebido o SMS, entre em contato com a Vivo através do número de telefone 1058.
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A partir de 06/07/2024, passou a existir uma nova forma de confirmar uma portabilidade, o SMS Prévio, que funciona como uma confirmação prévia da sua portabilidade, antes mesmo de você fazer o pedido na operadora para a qual deseja migrar.
Para que o SMS prévio seja válido, é necessário seguir os passos abaixo (importante: não pode existir um pedido de portabilidade em andamento)
- Envie a palavra "Portabilidade" para o número 7678 do número da sua operadora atual;
- Após o envio, você receberá uma mensagem solicitando o nome da operadora para a qual deseja portar e deverá responder no prazo de até 30 minutos, o nome “Vivo”;
- Agora é só solicitar a portabilidade da sua linha em até 2 horas através dos nossos canais: Loja física, Loja online ou através do número 1058.
É importante destacar que o prazo de validade do SMS prévio é de 2 horas após o envio do nome Vivo.
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Sim, você pode reagendar a data em que sua linha será portada através dos nossos canais de atendimento ou em uma loja Vivo.
Atenção: o reagendamento deve obedecer ao prazo mínimo de 4 horas antes do início da portabilidade já agendada. -
É possível solicitar a portabilidade das seguintes maneiras:
Linhas Pré-Pago | Vivo Easy
- Enviar um SMS para 90015 com a palavra PORTABILIDADE
- Ir até uma loja Vivo;
- Ligar de aparelhos de apoio para deficientes auditivos para 142.
Linha Pós | Controle
- Ir até uma loja Vivo;
- Ligar de qualquer telefone, mesmo se não for cliente, para 1058;
- Ligar de aparelhos de apoio para deficientes auditivos para 142;
Linha Fixa
- Ir até uma loja Vivo;
- Ligar de qualquer telefone, mesmo se não for cliente, para 10315
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Para solicitar a portabilidade presencialmente da sua linha atual para a Vivo, vá a uma de nossas lojas, com CPF e RG originais em mãos, e leve também uma fatura da linha da concorrente (em caso de linha Pós e Controle). Na loja você poderá adquirir um Vivo Chip e solicitar a portabilidade para um de nossos atendentes.
Importante: somente o titular da linha poderá pedir a portabilidade. Essa é uma regra que vale para todas as operadoras.
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Para descobrir qual é a operadora de um número de celular, consulte o site da ABR Telecom (Entidade Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil).
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Se você selecionou assinar um plano Controle ou Pós, não precisará pagar nada. Já clientes Pré, precisam pagar pela compra do novo Chip Vivo.
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Se você adquirir a portabilidade através do nosso site ou do nosso Televendas, você receberá seu Vivo Chip em sua casa. A partir daí, basta você colocar seu SIM card no celular e realizar uma primeira chamada e pronto, você ativou sua linha temporária com a Vivo e já pode utilizar os benefícios da Vivo.
A partir do momento que sua linha temporária estiver ativa, a portabilidade do número acontecerá em até 3 dias úteis. A portabilidade só é concluída após ativação da linha provisória.
Etapas de ativação do Vivo Chip:
- Desligar o aparelho e inserir o Vivo Chip;
- Se o aparelho tiver slots de chip, colocar somente 1 sim card e sempre no slot 1;
- Ao ligar o aparelho você deve seguir as orientações na tela. Em aparelhos muito antigos pode ocorrer alguma instabilidade nessa etapa;
- Durante o processo pode ser necessário reiniciar o aparelho até 2 vezes;
- Por fim, basta fazer uma chamada para um amigo ou familiar, que sua linha temporária será ativada.
Algumas observações:
- Essa ativação deve ser realizada entre 6h e 23h. Fora desse período, a ativação do chip estará indisponível.
- A ativação não funciona em roaming internacional.
- Mesmo que você não realize a chamada para concluir a ativação, ela poderá acontecer de forma automática após 7 dias do recebimento do chip.
Caso tenha dúvidas, ligue gratuitamente para Central de Relacionamento *8486 de um celular Vivo cadastrado ou 1058 de qualquer telefone, vou vá a uma loja Vivo. Pessoas portadores de necessidades especiais de fala/audição podem ligar 142.
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Pode ser negado pelo operadora atual:
- Caso a linha esteja inativa (ex: cancelada ou suspensa) na operadora atual;
- Caso o CPF informado não seja o CPF titular da linha na operadora atual.;
- Caso a linha esteja em um CNPJ na operadora atual e a solicitação na Vivo seja de um CPF.
Também pode ser negado pela ABR TELECOM
(Entidade Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil) por:- Caso os dados informados estejam incompletos ou errados;
- Caso exista um pedido de portabilidade para este número simultaneamente (seja dentro da Vivo ou seja em outra operadora);
- Caso seja solicitado portabilidade de um serviço móvel para um número fixo ou vice-versa;
- Caso a portabilidade seja solicitada para um DDD diferente do DDD atual do número;
- Caso seja solicitada uma portabilidade para um número que esteja em posse da Vivo.
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- Caso o número a ser portado esteja cancelado na sua operadora atual, basta reativar sua linha na sua operadora atual e contatar a Vivo para reagendar sua portabilidade, indo até uma loja ou em um dos nossos canais de atendimento.
- Caso o CPF informado não seja o titular na operadora origem:
- Opção 1: Pedir ao titular da linha que faça o pedido de portabilidade e ao concluir o processo ir até uma loja da Vivo e trocar a titularidade.
- Opção 2: Trocar a titularidade da linha para o seu CPF na sua operadora atual e, quando concluído, solicitar a portabilidade para Vivo.
- Caso a linha for bloqueada por estar cadastrada em um CNPJ na operadora atual e queira trazer como CPF, primeiro você precisa migrar sua linha para o CPF na sua operadora atual e depois solicitar a portabilidade para Vivo.
Caso sua portabilidade não seja concluída por algum desses motivos e não for resolvida dentro de 30 dias, seu pedido será cancelado.
- Caso o número a ser portado esteja cancelado na sua operadora atual, basta reativar sua linha na sua operadora atual e contatar a Vivo para reagendar sua portabilidade, indo até uma loja ou em um dos nossos canais de atendimento.
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O prazo mínimo regulamentado pela ANATEL para finalizar o processo de portabilidade é de 2 dias úteis + 1 dia (útil ou não), não sendo possível antecipar este prazo.
Você poderá agendar sua portabilidade entre 3 e 30 dias, podendo reagendar seu pedido através dos nossos canais de atendimento ou em uma loja Vivo.
Observação: A solicitação de reagendamento poderá ocorrer a qualquer momento desde que seja feita até 4 horas antes do início da data/hora que está agendada a portabilidade.