Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Combine sua Fibra com um plano de 5G a partir de R$150
Assine Vivo Total
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Conheça o teste de velocidade da Vivo

O teste de velocidade da Vivo é uma ferramenta gratuita desenvolvida para você medir o desempenho da sua conexão de internet de forma bem simples.

Dicas para testar a velocidade da internet

Entenda o que você precisa fazer para realizar o teste de velocidade da sua conexão.

ilustração de um notebook com um check na tela

Esteja com o navegador web totalmente atualizado (Google Chrome, Firefox, Edge ou Safari).

Ilustração de um notebook com uma seta na tela

Acesse as configurações do seu navegador e confira se o JavaScript e os cookies estão ativados.

ilustração de um notebook com ícones coloridos na tela

Não utilize outros softwares ao mesmo tempo.

Ilustração de notebook com destaque para cabo de internet.

Use uma conexão estável, de preferência com o cabo LAN plugado ao invés do Wi-Fi.


Quais dados são medidos no teste?

• Download

A velocidade de download é o quão rapidamente você pode "puxar" dados do servidor para você. A maioria das conexões é projetada para download muito mais rápido do que o upload, uma vez que a maioria das atividades online, como carregar páginas da web ou streaming de videos, consiste em downloads. A velocidade de download é medida em bits por segundo ou megabits por segundo (Mbps).

• Upload

É a velocidade com que você consegue enviar um arquivo para a internet, isto é, anexar um arquivo em um email, enviar fotos para o Facebook ou WhatsApp etc. Geralmente, essa velocidade é inferior à de download.

• Ping

Ping (ms) é uma medida que informa quanto tempo um “pacote” de dados leva para ser transmitido a partir do seu computador para um servidor de internet, e seu retorno. Um ping maior que o desejado pode ser a razão de respostas atrasadas na internet. Quanto menor o resultado, melhor será a qualidade. Um resultado abaixo de 100ms (100 milissegundos) deve ser esperado de conexões banda larga em condições normais.

• Jitter

Jitter é o termo que utilizamos para medir a largura de rede e o tempo entre a troca de dados. Este indicador mostra o quanto o tempo de retorno está interferindo na sua velocidade de navegação.


O que é latência e por que isso faz diferença na sua internet?

Entenda mais sobre o assunto e como isso impacta sua navegação com o Dicas do Guru

Saiba qual a velocidade ideal para você

Veja nossas dicas para escolher a melhor internet de acordo com o que você precisa em seu dia a dia.

Ilustração de um notebook transmitindo um sinal remoto.

Vivo Fibra 300 Mega para estudar e trabalhar com estabilidade

Ilustração de uma tv com um dragão saindo da tela

Vivo Fibra 500 Mega é recomendado para assistir suas séries e filmes favoritos em família

Ilustração de uma tela de uma transmissão online.

Vivo Fibra de 700 Mega para jogar online com o menor ping

Ilustração de uma casa com rede de conexões ao seu redor.

Vivo Fibra de 1 Giga é perfeito para ter sua casa conectada

Informações úteis sobre teste de velocidade

  • Você contratou um plano de banda larga para a sua casa ou um plano de dados para o celular, mas não tem certeza se a velocidade de conexão está boa?

    Ou precisa saber se a transmissão pelo wi-fi é suficiente para assistir a séries e filmes online, fazer download e upload de arquivos ou jogar pela internet?

    O teste de velocidade é a saída para você checar, com precisão, a qualidade e a velocidade da sua conexão com a internet.

  • Para que você verifique a velocidade de sua conexão é bem simples. É necessário apenas de um notebook ou smartphone. Em seguida você deve seguir o passo a passo abaixo:

    • Primeira etapa: Feche todas as aplicações e sites que utilizem internet em seu navegador ou smartphone.
    • Segunda etapa: Caso esteja realizando um teste por meio de um smartphone, fique próximo ao roteador. Porém se o teste for realizado através de um notebook, recomendamos que utilize um cabo de internet, de preferência homologado por organizações regulamentares de telecomunicações, isso porque em caso de conexão wi-fi no notebook você poderá ter interferências durante a transmissão.
    • Terceira etapa: Após verificar e confirmar todas as etapas acima, é só clicar em iniciar o teste de conexão e aguardar a apuração das informações. 
  • Ele verifica a velocidade do tráfego de dados da rede a partir de três medições: o ping, a velocidade de download e a velocidade do upload:

    • O Ping mede a intensidade ou atraso - o termo técnico mais correto é latência - entre equipamentos existentes em uma rede. Ou seja, quanto menor for o ping, mais estável e melhor será a qualidade da conexão. 
    • A velocidade de download é o quão rapidamente você pode 'puxar' dados do servidor para você e é medida em bits por segundo ou megabits por segundo (Mbps).
    • A velocidade do upload é com a que você consegue enviar um arquivo para a internet, isto é, anexar um arquivo em um e-mail, enviar fotos para o Facebook ou WhatsApp etc. Geralmente, essa velocidade é inferior à de download.
  • Existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar sua conexão, portanto certifique-se de que:

    • O roteador esteja bem posicionado, de preferência em um local alto no principal ponto de uso de sua casa ou empresa. Assim seu alcance se tornará mais eficaz.
    • Seu antivírus esteja atualizado e funcionando corretamente, isso porque vírus e malwares podem prejudicar sua conexão comprometendo parte de sua internet contratada.
    • Sua rede e senhas de acesso estejam seguras, evitando sobrecarga de acessos à sua rede e diminuindo a capacidade e velocidade de internet contratada. Lembre-se sempre de atualizar sua rede alterando, por exemplo, a senha de acesso.
  • A velocidade de download é o quão rapidamente você pode "puxar" dados do servidor para você e é medida em bits por segundo ou megabits por segundo (Mbps). Portanto, o tempo de retorno em atividades como vídeoconferências, a edição ou download de documentos são definidas como download em uma velocidade. 

    Já o upload é a capacidade de enviar arquivos a um servidor externo ou aplicações, como um e-mail ou nuvem, ou até mesmo conversas por aplicativos como “WhatsApp” ou “Teams”.

    O download é projetado para ser mais rápido que o upload, pois em geral as atividades que geram consumo de internet são online, como carregar páginas da web ou streaming de videos.

  • Sim. O ping ou teste de latência é um comando desenvolvido para medir a qualidade da conexão. Portanto, quanto menor o índice de latência, mais qualidade tem sua conexão.

  • A quantidade de megas de sua internet é indicada no pacote de contratação, podendo variar de acordo com o pacote e preços ofertados. Após a contratação, você pode identificar a velocidade contratada através do site clicando em login ou no App Vivo, disponível para Android e IOS.

  • Caso realize o teste de conexão e o resultado mostre que a velocidade não está sendo entregue normalmente, recomendamos que entre em contato com nossos canais de suporte para uma avaliação técnica.

    • Conexão: É um termo que quando relacionado à internet indica que seu dispositivo está conectado à rede mundial de computadores.
    • Rede: Conjunto de computadores periféricos conectados uns aos outros.
    • Banda (ou banda larga): Conexão de internet que permite navegar em alta velocidade.
    • Pacote de dados: Contrato pré-estabelecido por uma provedora de serviços de internet que define a velocidade na qual você pode navegar e trocar dados por um determinado período.
    • Wi-Fi: Termo que define a conexão de diferentes dispositivos sem fio à conexão com a internet. Uma curiosidade sobre o termo é que Wi-Fi na verdade se trata de um sinônimo à tecnologia IEEE 802.111, que se popularizou mundialmente.  
    • Roteador: Equipamento que conecta diferentes redes de computadores entre si ou entre um provedor de internet.
    • Modem: Um dispositivo de informática de entrada e saída utilizado para transmissão de dados entre computadores através da linha telefônica.
    • Repetidor de sinal: Equipamento utilizado para ampliar a capacidade de sinal de um roteador. Geralmente utilizado em escritórios ou até mesmo em casa para locais em que o sinal de internet não chega com qualidade.
    • Mega: É a unidade que representa a velocidade de uma banda larga. Geralmente medida pela sua capacidade de download, que representa a navegação online de um usuário.
    • Mbps: Abreviação de Megabits por segundo. Também corresponde à capacidade de conexão, download e velocidade de uma banda larga.
    • Giga: Conhecido também como Gigabyte, também representa a velocidade de uma banda larga. Hoje, é comum estar relacionado à unidade de franquia estabelecida para uma internet móvel em um pacote de dados. Sendo assim a unidade de GB também indica a velocidade na qual você pode navegar e trocar dados por um determinado período.
    • Kbps: Abreviação do termo em inglês “Kilobits Per Second” representa a medida de velocidade de transmissão de dados. 1 Kbps = 1.000 bps ou bits por segundo.
    • IP: É uma abreviação do termo em inglês “Internet Protocol” que representa uma sequência de 32 bits de um dispositivo específico (seja computador, notebook, smartphones tablets ou impressoras) em uma rede de internet local ou pública.
    • LAN: É o termo dado à uma rede local geralmente de domínio privado, que abrange uma área geográfica menor.  
    • WAN: Uma abreviação do termo também em inglês “Wide Area Network” é uma rede que diferente da LAN cobre uma área geográfica maior, como por exemplo um uma cidade, estado ou até mesmo um país. Geralmente este termo aparece em configurações que indicam uma rede de internet externa em uma área empresarial.
    • Provedor de Internet: Empresa que fornece o acesso à internet. Como por exemplo, a Vivo.
    • Servidor de internet: Um conjunto de Hardwares que fornecem recursos para estações de rede. De forma simplificada, uma estação de rede que distribui internet para os locais de instalação.
    • Upload: É o envio de arquivos para um servidor ou computador.
    • Download: Transferência de dados ou arquivos de um dispositivo ou servidor remoto para um dispositivo local. Utilizado para medir durante o teste de velocidade a capacidade do plano de internet contratada.
    • Baixar: Assim como o Download, é a capacidade de transferir dados ou arquivos de um dispositivo ou servidor para seu atual dispositivo.
    • Ping /Latência: Taxa que indica o tempo de transmissão de sua conexão entre seu dispositivo até o servidor na internet - como um clique durante a navegação em um site - e o retorno dessa ação até o seu dispositivo novamente.
    • Ms: É a abreviação de milissegundos. Relacionado ao teste de Ping/Latência, indica a forma de medição dessa taxa.
    • Jitter: Termo que utilizamos para medir a largura de rede e o tempo entre a troca de dados. Este indicador mostra o quanto o tempo de retorno está interferindo na sua velocidade de navegação.
    • Lag: termo que indica atraso na comunicação entre um dispositivo e a ação solicitada, por exemplo, fechar uma aplicação no computador.
    • FTP: É o protocolo responsável por transferir arquivos na internet. É por meio do FTP que o desenvolvedor envia arquivos de um site para o servidor.

Destrave com a ultravelocidade de Vivo Fibra

Planos de internet banda larga com fibra ótica de ultravelocidade para sua casa ou empresa.

Logo de Vivo Explica. Logo de Vivo Explica.

Informações práticas para o seu dia a dia

Imagem de uma mulher no notebook na mesa com a familia, ao fundo duas meninas interagem no notebook

Alterou a velocidade, mas ainda tem problemas? Veja como resolver

Vem ler
Imagem de uma pessoa segurando o roteador e apontando para um item na parte de trás

O que é WPS do roteador? Saiba o que esse botão faz

Vem ler
Imagem de uma pessoa ajustando a antena no roteador

Dicas para melhorar o sinal do wi-fi compartilhado

Vem ler

Escolha sua cidade