As novidades em relação à indústria de videogames ocorrem de maneira exponencial. Ou seja, novos jogos, atualizações, DLCs, periféricos e consoles são lançados freneticamente — tá, os consoles costumam demorar um pouco mais.
De qualquer forma, separamos os melhores jogos para você comprar ou baixar. E para incrementar o texto, você confere os consoles mais utilizados entre os brasileiros nos últimos tempos. Vamos lá?
Qual o jogo mais jogado em 2021?
Antes de listar os melhores jogos de 2021, comecemos pelo que leva a medalha de ouro por ser o mais jogado. Se você pensou, com toda a convicção, que Fortnite havia subido no andar mais alto do pódio, saiba que você não está sozinho — nós também achamos que a menina dos olhos da Epic Games havia levado essa.
No entanto, a Steam anunciou que o prêmio ficou com “PUBG Battlegrounds”. Lançado em 2016 pela PUBG Corporation é, até hoje, uma das grandes referências do gênero Battle Royale.
Caso você ainda não tenha dado uma chance para PUBG Battlegrounds, saiba que ele está disponível para as seguintes plataformas:
Agora, tratando-se dos jogos mais vendidos em 2021, ainda conforme a Steam, foram:
Apex Legends;
Counter-Strike: Global Offensive;
GTA 5.
Já nos EUA, conforme NPD Group, a medalha de ouro ficou com “Call of Duty: Vanguard”, lançado no final de 2021, em setembro.
E para completar a lista, o periférico mais vendido em 2021 foi o DuallSense, controle que acompanha o PS5.
Quais os melhores jogos de 2021?
Após explorar os jogos que fizeram mais sucesso no ano passado, está na hora de atender ao chamado do texto e fazer uma lista com os melhores jogos de 2021.
Mas, é importante mencionar que “Disco Elysium” foi lançado em 2019 e, por alguma razão, foi resgatado pelos gamers em 2021. Confira, a seguir, os títulos:
Forza Horizon 5
Plataformas: Xbox Series X, Xbox One, Windows e Android.
O quinto jogo da série Forza Horizon não queimou a largada e chegou com tudo. Logo de cara, recebeu três prêmios pelo The Game Awards em 2021:
Melhor Jogo de Esportes ou Corrida;
Melhor Design de Áudio;
Inovação em Acessibilidade.
Além disso, arrancou 90 pontos no Metacritics, e os elogios foram merecidos. Afinal, enquanto o seu antecessor, o “Forza Horizon 4”, foi criticado por ter trechos muito uniformes, a última versão baseia-se nos arredores da cidade de Guanajuato, no México.
Isso é, possui o maior mapa de toda a série Forza Horizon, com várias nuances. É de enlouquecer qualquer fã de jogos de corrida.
Desenvolvido pela Playground Games e publicado pela Xbox Game Studios em novembro de 2021, “Forza Horizon 5” possui gráficos impecáveis, bem como a possibilidade do gamer jogar nos modos single player e multiplayer.
Por último, apesar de a jogabilidade de Forza ser excepcional no controle, você pode investir em um volante para jogos para ter uma experiência completa.
Disco Elysium
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, macOS, Nintendo Switch, Google Stadia e Windows.
Na medida que passou a rodar em outras plataformas, bem como angariar inúmeros prêmios, “Disco Elysium”, de 2019, chamou a atenção da comunidade gamer.
Desenvolvido e publicado pela ZA/UM, “Disco Elysium” é um RPG de mundo aberto, extremamente diferenciado e desenvolvido especialmente para quem curte uma boa história. Prova disso são os prêmios que o título recebeu, é claro, bem como a nota 9.1 na Metacritic.
Nele, você é um detetive com um sistema de habilidades à sua disposição — intelectual, psicológica, física e motora — e, a partir delas, interroga personagens, fica frente a frente com assassinos e até aceita (ou não) ser subordinado.
Ademais, as habilidades que você escolhe logo no início do jogo irão ditar os diálogos da narrativa, bem como o nível de dificuldade durante eventos aleatórios que, basicamente, dependem de sorte.
A interação com os demais personagens pode acontecer por áudio ou através de um jogo de perguntas e respostas, ao lado da tela na qual você escolhe por qual caminho seguir — as descrições físicas dos personagens também ocorrem dessa forma.
Para terminar, tratando-se de design e trilha sonora ambiente, “Disco Elysium” é um espetáculo à parte. Além de tudo, a jogabilidade não fica para trás.
Para finalizar, lembra dos diversos prêmios que o jogo recebeu? Pois bem, segue abaixo uma prova:
The Game Award em 2019 como Melhor Narrativa;
The Game Award em 2019 como Melhor RPG;
BAFTA Video Game Awards em 2020 como Melhor Jogo;
BAFTA Video Game Awards em 2020 como Melhor Música;
BAFTA Video Game Awards em 2020 como Melhor Narrativa.
Tá bom ou quer mais? Vamos ao próximo título.
Far Cry 6
Plataformas: Xbox Series X, PS4, Xbox One, PS5, Amazon Luna, Google Stadia e Windows.
A sexta versão da série Far Cry, lançada em outubro de 2021, ocupou o oitavo lugar do jogo mais vendido nos EUA em 2021, conforme a NPD Group. Todavia, ao contrário de “Disco Elysium”, não impressionou os críticos e acabou levando 7.4 na avaliação.
De qualquer forma, você pode jogá-lo e tirar suas próprias conclusões, até porque a história revela aspectos interessantes: um deles é a crítica aos regimes ditatoriais. Além disso, é um ótimo gameplay para quem adora um first-person shooter, combinado com uma narrativa não linear.
Desenvolvido pela Ubisoft, estúdio que sempre demonstra preocupação com o público brasileiro ao traduzir seus jogos para português, “Far Cry 6” possui dois modos de jogabilidade: ação e história, além de um vilão marcante.
Ou seja, em “Far Cry 4”, há Pagan Min, enquanto em “Far Cry 3” fomos apresentados ao icônico Vass. No caso da sexta versão, o vilão da vez é Anton Castillo, um truculento líder que explora Yara, um país fictício no coração do Caribe, e os moradores do local, enquanto treina Diego, seu filho, para sucedê-lo.
Eis que, neste momento, você entra como Dani Rojas, um personagem tanto feminino quanto masculino, que nasceu em Yara, conhece bem as ruas urbanas da capital, Esperanza, e já escapou com vida da brutalidade do regime de Anton.
Assim sendo, o seu objetivo é utilizar de um arsenal de armas e veículos, bem como juntar-se ao grupo de guerrilheiros Libertad, com o objetivo de enfrentar o regime autoritário de Anton Castillo e garantir que seus planos não se concretizem.
Battlefield 2042
Plataformas: Xbox Series X, PS4, Xbox One, PS5 e Windows.
“Battlefield 2042” é perfeito para quem gosta de first-person shooter — só que em um nível um pouco mais frenético. Disponível somente em modo multiplayer, é o primeiro jogo cross-play da franquia.
Desenvolvido pela DICE e publicado pela Electronic Arts em 2021, 2042 é a décima sétima versão da série Battlefield, sucedendo o adorado “Battlefield V”, lançado em 2018. No entanto, ao contrário do seu antecessor, “Battlefield 2042” não disponibiliza modo single-player.
Nele, você precisa adaptar-se e contar com o seu esquadrão, tal como um arsenal de ponta, para sobreviver em um campo de batalha dinâmico, com capacidade para 128 jogadores (Xbox Series X/S, PS5 e PC) ou 64 (Xbox One ou PS4).
Ademais, o jogo possui dois modos de experiência multiplayer: Conquest e Breakthrough (Conquista e Ruptura, em tradução livre). No Conquest, duas equipes lutam entre si, com o objetivo de ocupar locais específicos do mapa.
Já em Breakthrough, “o objetivo é atacar o inimigo e abrir caminho ou trincheiras na defesa do máximo de território possível. Atacantes devem assegurar objetivos simultâneos e capturar os setores inimigos”, segundo o site Eletronic Arts (EA).
Além de Conquest e Breakthrough, há um terceiro modo, o Hazard Zone que, em oposição aos outros dois, é uma nova adição à franquia.
Nesse modo, os jogadores são reunidos em esquadrões para concluir determinados objetivos espalhados pelo mapa, enfrentando inimigos IA e outros jogadores. E se você morrer, perde tudo o que coletou na partida.
Por último, “Battlefield 2042” ocupou o sexto lugar na lista de jogos mais populares em 2021 na Steam. E isso ocorreu mesmo com alguns problemas de desempenho reportados.
Final Fantasy XIV: Endwalker
Plataformas: PS4, PS5, Windows e macOS.
Depois de dois títulos first-person shooter, está mais do que na hora de mencionar um jogo MMORPG, da famosa série Final Fantasy, o “Final Fantasy XIV: Endwalker”, lançado em novembro de 2021.
Projetado por Naoki Yoshida, Nobuaki Komoto e desenvolvido pelo estúdio Square Enix, “Endwalker” é o quarto pacote de expansão de Final Fantasy XIV, sucedendo “Shadowbringers” — ambos multiplayer. Ou seja, é um jogo dedicado aos entusiastas da série, uma vez que você deve ter certo entendimento da história para jogá-lo.
Em “Endwalker”, os jogadores viajam para Sharlayan com o objetivo de buscar ajuda para enfrentar um evento apocalíptico que ameaça destruir o mundo. Em paralelo a isso, Zenos, o filho do ex-imperador de Garlemald, assassinou seu pai e agora busca um confronto com Warrior of Light.
Além de adicionar novas áreas, o pacote de expansão estreia duas novas classes de Healer, Sage e Reaper.
Quais os melhores jogos de 2020?
É seguro dizer que, ao contrário de 2021, 2020 foi extremamente generoso com a comunidade gamer, uma vez que marcou o lançamento de vários jogos aguardados, como é o caso de “The Last of Us II”, “Hades” e “Resident Evil 3”, bem como o lançamento do PS5 e Xbox Series X/S.
Além disso, 2020 fez história ao colocar no mercado “Call of Duty: Warzone”, “Varolant” e “Fortnite: Battle Royale”, jogos que estão dominando as principais plataformas de streaming do mercado e times de e-sports — junto com Fortnite, lançado em 2017.
Assim sendo, separamos os melhores jogos de 2020. Entretanto, alguns são títulos de anos anteriores, mas que voltaram a fazer sucesso entre os gamers.
The Last Of Us II
Após três dias de lançamento, em 19 de junho de 2020, “The Last Of Us II” já havia contabilizado mais de quatro milhões de unidades vendidas, tornando-se um dos títulos mais promissores da Sony Interactive Entertainment.
Desenvolvido pela Naughty Dog, responsável pela série Uncharted, o jogo é ambientado cinco anos após os eventos de “The Last of Us”, de 2013, em um Estados Unidos pós-apocalíptico.
Ademais, como jogador, você pode assumir o papel de Ellie, interpretada por Ashley Johnson, após enfrentar um evento traumático ou Laura Bailey, que dá “vida” a Abby, uma militar com excelentes habilidades de sobrevivência.
Em uma perspectiva de terceira pessoa, a narrativa contém elementos de survival horror, mas, lembre-se: seus inimigos sempre serão outros personagens.
Aclamado pela crítica, “The Last Of Us II” conquistou mais de 250 prêmios, ultrapassando “The Witcher 3: Wild Hunt”, tornando-se, assim, o jogo mais premiado da história.
Entre os títulos, estão quatro The Game Award de 2020 para:
Jogo do Ano;
Melhor Performance;
Melhor Narrativa;
Melhor Jogo de Ação/Aventura.
No ano seguinte, “The Last Of Us II” ganhou como Excelente Videogame no GLAAD Media Award, premiação americana que reconhece produções midiáticas por representações autênticas da comunidade LGBTQIAP+.
Isso porque a orientação sexual de Ellie, personagem principal, é explorada ao longo da narrativa de uma forma consistente.
“Ellie é gay. Ela nasceu gay. Essa é quem ela é. E para explorar quem ela é como adolescente e como uma adulta, não honraremos a personagem ao esconder um lado dela”, afirma a co-roteirista Halley Gross ao ING.
Hades
Lançado oficialmente em setembro de 2020, "Hades" é um jogo multiplataforma, criado e publicado pela Supergiant Games, uma desenvolvedora de jogos independente localizada em São Francisco, na Califórnia.
Aclamado pela crítica e por quem já o jogou, o título impressiona, sobretudo, por sua jogabilidade e mecânica; alguns o comparam positivamente com "Dead Cells", da Motion Twin.
Prova disso é que "Hades" levou, em 2020, o The Game Award como Melhor Jogo Independente e Melhor Jogo de Ação.
No ano posterior, foi a vez do BAFTA Video Games Award premiá-lo com diversos prêmios, incluindo Melhor Jogo, Melhor Design, Realização Artística e Melhor Narrativa.
No gênero roguelike, você controla Zagreu, o filho de Hades, com o objetivo de fugir do inferno e chegar ao Monte Olimpo.
Em síntese, é um jogo embasado, até certo ponto, na mitologia grega, uma vez que Hades foi um dos deuses mais importantes do Olimpo, reconhecido como deus dos mortos ou do submundo.
Valorant
Ainda em fase de testes, "Valorant" já impressionava ao alcançar a marca de 148 milhões de horas assistidas na Twitch.
Lançado oficialmente em junho de 2020, o jogo tornou-se conhecido como a nova proposta da Riot Games, criadora de League of Legends (LoL), como título para competições de e-sports.
Desenvolvido com o Unreal Engine 4, motor de jogo da Epic Games, "Valorant" é um first person-shooter (FPS) tático, disponível apenas para Microsoft Windows.
Em seu ano de lançamento, o jogo recebeu três indicações ao The Game Award como Melhor Jogo de E-sports, Melhor Multiplayer e Melhor Suporte da Comunidade.
Em 2021, o BAFTA Video Award também o indicou pela mesma categoria, Melhor Multiplayer, mas Animal Crossing: New Horizons levou o título para casa.
Resident Evil 3
Ao contrário de "The Last Of Us II" e "Hades", "Resident Evil 3" não chamou a atenção dos principais prêmios da indústria de jogos eletrônicos, mas colecionou boas críticas dos especialistas após seu lançamento, em abril de 2020.
Além disso, "Resident Evil 3" ganhou a atenção do público. A versão para PS4, por exemplo, vendeu mais de 189 mil cópias na semana que chegou ao mercado japonês, segundo dados do site Gematsu.
Desenvolvido e publicado pela Capcom, o jogo é identificado como survival horror e possui uma jogabilidade em third-person shooter (TPS).
Por ser um remake de "Resident Evil 3: Nemesis", de 1999, muitas pessoas se referem ao título como Resident Evil 3 Remake. Também existe um modo multijogador online, no entanto, o título é outro; Resident Evil: Resistance.
Mas, voltando ao "Resident Evil 3", na narrativa você controla a ex-membro da Special Tactics and Rescue Service (Stars), Jill Valentine, com o intuito de deixar Raccoon City durante um apocalipse zumbi e combater Nemesis, o maior inimigo da personagem. A história situa-se em setembro de 1998.
Ficou com vontade de jogar? Você encontra “Resident Evil 3” para Xbox One, PlayStation 4, bem como para a nova geração de consoles da Sony e Microsoft. O jogo também é compatível com o Windows, caso você queira jogar no computador.
Call of Duty: Warzone
Um dos jogos mais adorados entre os gamers, "Call of Duty", está atingindo a maioridade no mercado. À vista disso, a franquia ganhou uma versão Battle Royale - ou Plunder, uma vez que há a oportunidade de “respawnar” (reviver, de certa forma).
Lançado no dia 10 de março de 2020, "Call of Duty: Warzone", que pertence a Call of Duty: Modern Warfare, chegou ao mercado free-to-play. Ou seja, você pode adquiri-lo de graça, sem investir, por exemplo, em Modern Warfare.
Portanto, para jogá-lo no PC, por exemplo, é necessário apenas cadastrar-se na Battle.Net e baixar o jogo. O mesmo vale para PlayStation e Xbox.
Por consequência, em 20 de abril de 2021, com menos de um ano de lançamento, o Call of Duty anunciou, através do Twitter, que Warzone havia atingido 100 milhões de jogadores.
Sobre a narrativa, o objetivo é sobreviver dentre 150 gamers espalhados por Donetsk, cidade fictícia localizada na Ucrânia. Quando você morre pela primeira vez, sua vida se regenera automaticamente. Além disso, se você for abatido, há uma segunda chance de voltar ao jogo: vencendo o X1 (duelo) no mapa Gulag, um local escuro e bizarro.
Além disso, o jogo, desenvolvido pela Raven Software, Infinity Ward e publicado pela Activision, também possibilita a jogabilidade cross-platform, funcionalidade que permite que jogadores que possuem consoles distintos joguem as mesmas partidas.
Por fim, se você pertence ao grupo que já possui um console da nova geração, principalmente da Sony, saiba que “Call of Duty: Warzone” terá sua própria versão para PS5. Ou seja, diga adeus a Warzone via retrocompatibilidade.
Fortnite: Battle Royale
O jogo que tornou a desenvolvedora Epic Games extremamente conhecida, "Fortnite: Battle Royale", ocupa o sexto lugar desta lista de 2020.
Como o nome já entrega, o título enquadra-se no gênero Battle Royale, que explodiu em popularidade há quatro anos, chamando a atenção de mais de 120 milhões de gamers em pouco menos de um ano.
Certamente são vários os motivos que tornaram "Fortnite: Battle Royale" o sucesso que é, mas você há de convir que ser um jogo multiplataforma, com gráficos brilhantes, divertido, que recebe atualizações constantes e, além de tudo, é gratuito, ajuda, não é mesmo? Inclusive, você pode baixá-lo para PC, Mac ou Android aqui.
Falando em atualizações, no final de abril de 2021, a Epic Games lançou a tão esperada skin (personagem) do jogador da Seleção Brasileira de Futebol e do Paris Saint-Germain, Neymar Jr.
Assim como Neymar, outras celebridades também tiveram suas skins como o rapper americano, Travis Scott, o trio Major Lazer, representado por apenas um personagem, e o pro player americano, Ninja.
Sobre a funcionalidade do jogo, 100 jogadores são colocados sozinhos ou em esquadrões de até quatro jogadores em uma ilha qualquer, depois de saltar de paraquedas, com apenas uma picareta. A premissa? Você ou seu time precisam sobreviver.
No entanto, conforme você vai explorando o mapa, vai compreendendo que o lugar contém vários tipos de armas, armaduras e outros equipamentos que você deve recolher para o momento em que encarar outros jogadores ou esquadrões inimigos.
Como se não bastasse, em paralelo, uma parte escolhida aleatoriamente do mapa é considerada segura. Depois de alguns minutos, qualquer pessoa que for pega fora da zona de segurança começa a sofrer um dano contínuo, até morrer ou chegar a um local seguro.
The Witcher 3: Wild Hunt
O terceiro título da série "The Witcher" não poderia faltar. Lançado em maio de 2015, sucede "The Witcher" (2007) e "The Witcher 2: Assassins of Kings" (2011), cujos enredos foram alicerçados nas obras do gênero fantasia de um escritor polonês, chamado Andrzej Sapkowski.
À vista disso, já dá para imaginar que "Wild Hunt" (e toda a série) vai despertar o interesse de quem gosta de experimentar games com narrativas fantasiosas e, neste caso, ambientadas no período medieval da Europa.
O jogo é classificado como Role-Playing Game (RPG) e as decisões que você toma como o lendário bruxo Geralt de Rívia são decisivas para o rumo da história.
No terceiro e último título da série, você deve sair em busca de uma profecia, capaz de alterar o mundo. E faz isso enquanto aprecia uma trilha sonora envolvente, um ambiente complexo e personagens apaixonantes, como o sábio, porém ranzinza, Vesemir, Yennefer e Ciri, uma espécie de filha para Geralt.
Enfim, "Wild Hunt" é um jogo de encher os olhos. Prova disso é que foram vendidas mais de 10 milhões de unidades, segundo informações do site EuroGamer.
O número de premiações que os desenvolvedores CD Projekt e CD Projekt RED levaram no The Game Award também impressiona.
- Jogo do Ano;
- Melhor RPG;
- Jogo Mais Aguardado.
Está pouco ou quer mais? A série literária Wiedźmin, que inspirou os jogos, também inspirou uma série da Netflix chamada “The Witcher”, com Henry Cavill como Geralt de Rivia. Aproveite o plano Vivo Pós com Netflix e confira.
Red Dead Redemption 2
Da mesma forma que "The Witcher 3: Wild Hunt", "Red Dead Redemption 2" recebeu um número significativo de prêmios no The Game Award em 2018, ano de lançamento:
- Melhor Performance;
- Melhor música/trilha sonora;
- Melhor Narrativa;
- Melhor Design de Áudio.
Além disso, o jogo faturou nada menos que 750 milhões de dólares em seu primeiro final de semana de lançamento, conforme afirma o site Hypeness.
No entanto, RDR 2 não está na lista apenas por ser um jogo rentável e aclamado pela crítica. Ele compõe a lista por rodar com excelência no PS4, Xbox One e por possuir o melhor aproveitamento, em termos de performance, no XBox One X.
Em outras palavras, o jogo roda em 4K e com HDR. A consequência? Gráficos belíssimos, ricos em detalhes e, claro, acompanhados de uma narrativa envolvente.
Por falar em narrativa, "Red Dead Redemption 2" é ambientado no fim da era do Velho Oeste e você será Arthur Morgan, veterano da gangue Van der Linde que, entre outros membros, inclui John Marston, protagonista de "Red Dead Redemption". Através de Morgan, você enfrentará tiroteios contra forças opostas, além de missões específicas e muitas cavalgadas.
Para a maior parte da crítica, não há dúvidas de que "Red Dead Redemption 2" não decepcionou depois da ótima impressão deixada pela primeira versão.
“A apresentação gráfica incrível, a trilha sonora fenomenal de Woody Jackson, a câmera cinematográfica e os mapas são dignos de elogios. Todos esses elementos ilustram o quão completa é a segunda versão do jogo da Rockstar Studios”, de acordo com o editor do Gaming Trend e crítico do Metacritic, Ron Burke.
Quais os principais consoles?
Mesmo com a chegada da nova geração de consoles, como PS5 e Xbox Series X, o PS4 é utilizado entre os brasileiros, enquanto o mais conhecido é o Xbox 360, modelo que antecede o Xbox One, conforme dados da Pesquisa Game Brasil 2021.
Além disso, a pesquisa também mostra que a principal plataforma entre as mulheres, maioria na comunidade gamer, não são os consoles e, sim, os smartphones. Isso é, 62,2% das entrevistadas jogam através de dispositivos móveis. A preferência por consoles é exclusiva do público masculino, com 61,9%.
De qualquer forma, tratando-se de consoles, ao contrário do Brasil, na Europa e Estados Unidos, o líder de vendas de em 2021 foi Nintendo Switch, seguido do PS5, segundo levantamento feito pela NPD Group. Entretanto, vale destacar que o PS5 foi o console que mais lucrou, enquanto o Switch vendeu mais unidades.
Assim sendo, abaixo você confere um pouco sobre cada um dos consoles mencionados acima.
PS4
O PlayStation 4 (PS4) original, caracterizado por um design robusto e angulado, é o console mais popular entre os brasileiros, bem como o que oferece a melhor experiência para jogos.
Isto é, depois de oito anos de seu lançamento, o videogame ainda é o mais utilizado e, por esse motivo, pode levar a medalha de ouro de console mais querido do Brasil — pelo menos na visão das pessoas que participaram da pesquisa.
No entanto, ele não é mais fabricado; a Sony o substituiu em 2016 pelo PS4 Slim, modelo que possui as mesmas especificações técnicas do PS4 original, mas com um design mais moderno e menor consumo de energia.
PS4 Slim
A versão Slim (fino, em tradução livre) tornou-se, portanto, o modelo básico da família de consoles da Sony e, de certa forma, uma atualização do PS4 original, uma vez que ele possui a mesma capacidade interna.
Em termos técnicos, o PS4 Slim possui uma CPU AMD Jaguar octa-core com clock de 1,6 GHz, uma GPU AMD Radeon de 1,84 Tflop/s, bem como 8GB GDDR5 de memória RAM e armazenamento de 500 GB, 1 TB ou 2 TB. Além disso, reproduz Blu-ray, roda games em HDR, mas não em resolução 4K.
PS4 Pro
Renderizar jogos em resoluções superiores (similares ao 4K e com HDR), bem como utilizar supersampling como recurso para oferecer a melhor experiência para games em TVs com tecnologia menos avançada ficou por conta do PS4 Pro, também lançado em 2016.
Para tanto, a Sony desenvolveu o console com uma CPU AMD Jaguar octa-core com clock de 2,1 GHz, uma GPU AMD Radeon de 4,2 Tflop/s, 8 GB GDDR5 de memória RAM, armazenamento de 1 TB ou 2 TB e HDMI 2.03.
O upgrade na tecnologia do PS4 Pro rendeu à Sony o segundo lugar na lista de consoles que oferecem a melhor experiência para jogos, ainda conforme a pesquisa PGB20. Pasmem: o primeiro continua sendo o PS4 clássico.
Leia mais:
PS5
Aguardado por muitos, o PlayStation 5, vulgo PS5, chegou ao Brasil no dia 19 de novembro de 2020, sete anos após o seu antecessor, o PS4, em duas versões: o PS5 Digital Edition (versão digital, em tradução livre) e o PS5 com leitor Blu-ray HD.
As configurações técnicas entre um e outro são idênticas, exceto pela existência da unidade de disco e pelo preço — o Digital Edition é mais acessível que o PS5 com leitor.
Ou seja, enquanto no console tradicional você possui a opção de não tornar obsoleta a sua coleção de discos e, inclusive, aumentá-la, na versão Digital Edition você adquire jogos através da PlayStation Store, PlayStation Plus (PS Plus) e o recente PlayStation Plus Collection, uma lista de games aclamados do PS4, que podem ser baixados sem custo para o PS5, mas só para assinantes do PS Plus, beleza?
Esclarecido o fato de que o PS5 e o Digital Edition possuem as mesmas capacidades técnicas, vamos a elas. Anunciadas pelo arquiteto do console, Mark Cerny, oito meses antes de seu lançamento, no blog da PlayStation, os holofotes, na época, se direcionaram para o armazenamento interno: um SSD personalizado de 825 GB.
Afinal, um componente de hardware com essa rapidez “não auxilia somente na performance do console, como também nas telas de carregamento e nos streamings realizados por meio do PS5”, afirma a IGN Brasil.
Especificações técnicas do PS5
No entanto, o PS5 não se resume apenas a esse “detalhe”. O novo console possui um processador gráfico (GPU) de 10,28 Tflops, 36 CUs e 2.23 GHz, com arquitetura Custom RDNA 2.
Em relação à unidade central de processamento (CPU), a Sony adicionou ao console uma AMD Zen 2 de oito núcleos e 3.5 GHz, uma memória de 16 GB GDDR6, um armazenamento externo com suporte para HDD com USB e uma expansível Slot de NVMe SSD.
Outro ponto que chama atenção é a dedicação que a Sony teve em relação à qualidade do som, através do sistema de áudio 3D, Tempest Engine, para garantir fidelidade e qualidade — e isso se comprova, de certa forma, pelo Pulse 3D, headset oficial do PS5.
Confira na Loja online
Nintendo Switch
Agora que falamos sobre o PS5, vamos entender um pouco sobre o console da Nintendo, líder de vendas em 2021. Assim sendo, separamos algumas informações em relação ao videogame, caso você ainda não tenha adquirido o seu.
Em primeiro lugar, em comparação com o PS5, bem como o Xbox Series X, o Nintendo Switch original, bem como o Xbox Series S possuem um valor mais acessível. É claro que a escolha entre Sony, Microsoft ou Nintendo ditará o estilo de jogos que você terá acesso.
No entanto, caso você tenha um PC Gamer e decida adquirir um Switch, poderá fechar uma excelente combinação. Isso porque você garantirá acesso a jogos, como:
Mario Kart 8 Deluxe;
Super Smash Bros. Ultimate;
Minecraft;
Bem como um vasto catálogo disponível para Windows.
Em segundo lugar, saiba que existe o Switch original, bem como o Switch Lite e o Switch OLED, e os três são, sem dúvidas, os consoles mais versáteis e com o design mais inovador do mercado, uma vez que você pode jogá-los conectado à TV ou como um dispositivo móvel.
Nintendo Switch original
O Switch Original possui 32 GB de armazenamento interno, com possibilidade deom.br/games/c?id_origem_vivo=b2c_ecommerce_portal-vivo-explica&origin=b2c_ecommerce_portal-vivo-explica&utm_campaign=6-melhores-jogos-realidade-virtual expansão de até 2 TB através de um cartão microSDHC ou microSDXC.
Além disso, o processamento fica por conta da NVIDIA Tegra X1+, a saída de vídeo chega a uma qualidade de 1080p no modo TV e 720p no modo semi portátil e portátil. Falando em tela, na versão portátil, ela é do tipo LCD, tátil e com capacidade multitoque.
Nintendo Switch OLED
Em julho de 2021, a Nintendo lançou o Switch OLED que ganhou um upgrade em vários aspectos. Começando pela tela, o novo modelo é OLED e possui 7 polegadas, enquanto o original é LCD de 6.2 polegadas. Entretanto, a resolução continua a mesma: 1280x720p.
Ademais, o suporte do OLED, para quem joga com o Joy-Con desconectado, é mais seguro e resistente. Já em relação à base, a Nintendo abriu espaço para conexão de rede à cabo e aumentou a capacidade para GB. Já o processador continua o mesmo: NVIDIA Tegra X1+.
A essa altura, você deve estar pensando qual é o melhor. OLED ou original? Se você joga na TV, o OLED não fará diferença alguma. Ou seja, o upgrade veio para agradar quem joga de forma portátil.
Qual a melhor internet para jogar online?
Depois de conferir a lista com os melhores jogos de 2021, é essencial que você invista em uma conexão de internet que seja veloz e de qualidade, especialmente em partidas multiplayers.
Caso contrário, o risco de você perder, não por falta de habilidade, mas por falta de estrutura, é alto. Uma ótima opção, com ultravelocidade, é o Vivo Fibra Game. Dê uma olhada e aproveite para escolher o melhor plano para você.
Bons jogos e até breve!
Leia também: