Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Você é uma daquelas pessoas que ama tirar fotos para publicar nas redes sociais ou para capturar um momento especial, mas tem dificuldades em escolher a melhor câmera do celular, vem com a gente que preparamos esse artigo com todos os detalhes para você! 

Abaixo, damos o passo a passo de tudo o que você precisa saber na hora de escolher um novo smartphone com as melhores lentes

Seguindo nossas dicas, não tem como errar. Porém, se mesmo assim você ficar em dúvida, confira a nossa lista com aparelhos que são garantia de sucesso nas suas fotos. Vamos lá?

Mulher tirando uma selfie com o celular Mulher tirando uma selfie com o celular

Como escolher a melhor câmera de celular

Escolher o smartphone ideal depende de muitos fatores: 

  • Preço;

  • Bateria;

  • Tamanho da tela;

  • Qualidade da câmera. 

Escolher a melhor câmera de celular, no entanto, nem sempre significa pegar aquela que tem o maior número de megapixels (MP) ou a maior quantidade de lentes.

Se um dos principais motivos para você trocar de celular é a câmera, existem vários pontos para ficar de olho:

  • Lente;

  • Panorâmicas;

  • Gravação em 4K;

  • Modo retrato;

  • Se tem o modo noite e muito mais.

Como a variedade de aparelhos no mercado é grande e novos lançamentos chegam quase todo mês, você verá abaixo todos os detalhes necessários para encontrar a melhor câmera de celular para o seu uso.

Quantos megapixels deve ter a câmera do celular?

Mulher tirando uma selfie com o celular Mulher tirando uma selfie com o celular

Os megapixels definem a resolução de uma foto, portanto, a lógica mais simples é: quanto mais megapixels, melhor a resolução. 

Isso era verdade quando os smartphones começaram a ser lançados, já que era normal eles terem 1,2 MP ou 2 MP de resolução, o que geralmente resultava em imagens bem granuladas.

Hoje em dia, uma câmera frontal conta com 5 MP, 7 MP, 12 MP ou mais. Já as lentes traseiras costumam ter de 12 MP até mais de 100 MP. Mas aí entra outra questão: se a foto usar todos esses 100 MP, a imagem vai ficar muito pesada, logo o celular vai precisar de mais armazenamento, o que o torna mais caro.

A Apple, por exemplo, faz um dos dispositivos com as melhores câmeras do mercado. O iPhone 12 Pro, em todas as suas lentes, conta com resolução de 12 MP e as fotos ficam sempre lindas.

Agora, sabe o que as fabricantes com celulares com 64 MP e 128 MP de resolução nas lentes fazem? Elas usam uma tecnologia chamada quad pixel, que combina quatro pixels (pontinhos) em um único. Ou seja, uma foto tirada em um smartphone desses fica, por exemplo, com uma resolução final de 16 MP. 

Assim, você aumenta a resolução e diminui o peso da foto. Isso tem ficado mais popular nos celulares intermediários e ajuda a garantir imagens mais nítidas.

Portanto, os megapixels são importantes? São, sim. O seu próximo smartphone vai precisar ter todos os MPs possíveis? Não.

Mulher tirando uma selfie com o celular Mulher tirando uma selfie com o celular

Quais os tipos de lente das câmeras de celular?

Outro ponto superimportante na hora de escolher um smartphone são as lentes. Três delas são as mais comuns:

  • Grande-angular: essa costuma ser a lente principal. É a que você faz as fotos gerais. De paisagens, comida e dos amigos. Ela também costuma ser a que tem a melhor resolução em ambientes com baixa luminosidade;

  • Teleobjetiva: essa lente pode dar um zoom de duas, cinco ou dez vezes, sem que você perca a qualidade da imagem. Ela serve para aproximar um objeto e também para fazer aquele desfoque no fundo das fotos que usam “Modo Retrato”, chamado na fotografia como efeito bokeh;

  • Ultra-angular: essa é a escolha ideal para quem quer capturar tudo na mesma imagem. Ela amplia mais o campo de visão e é ótima para fazer fotos de casas, prédios, uma turma grande e por aí vai.

Existem outras lentes mais específicas, que também são importantes para ficar de olho na hora de escolher a melhor câmera do celular.

  • Lente periscópio: ela fica posicionada de forma perpendicular ao sensor principal. Com duas delas trabalhando em conjunto, dá para fazer um zoom digital de 50 vezes e, em alguns modelos, até 100 vezes;

  • Lente macro: captura cada detalhe de uma flor, inseto, textura e fruta. Essa lente é para quem gosta de ressaltar as menores coisas;

  • Lente de profundidade: alguns aparelhos, para economizar, fazem o “Modo Retrato” com uma lente de apoio. Em vez de ter uma ultra-wide ou teleobjetiva, ele usa uma de profundidade apenas para criar esse efeito bokeh
  • Câmera flip: trabalham em conjunto com as principais câmeras, nas traseiras apresentam um resultado melhor e maior comparada à frontal. E na frontal, tem a função de deixar suas selfies melhores.

Com tudo isso de informação, agora é só seguir essas dicas aqui para tirar fotos para ter sucesso nas suas imagens.

Mulher tirando uma selfie com o celular Mulher tirando uma selfie com o celular

Por que tantas câmeras em um único celular?

Agora que você já sabe para quê serve cada câmera, fica mais fácil de entender o motivo dos celulares terem, às vezes, três ou até mais lentes. Mas, de novo, ter mais câmeras não significa que o smartphone é melhor.

 O S24 Ultra, da Sansung ,que acabou de chegar no mercado, possui em sua câmera principal uma resoluação de 200 megapixels. Com esse sensor, é possível tirar fotos de 12,5 megapixels com mais detalhes e melhor captação de luz. O agrupamento fica completo com duas câmeras extras de 10 megapixels, ambas com lentes teleobjetiva, oferecendo zoom de 3x e de 10x. Ou seja, com seu novo sensor de câmera ISOCELL HP2 é capaz de tirar fotos incríveis 

Já o iPhone 15 Pro MAX, da Apple, possui um conjunto triplo de câmeras traseiras, sendo uma delas  grande-angularde 48 megapixels para capturar detalhes impressionantes, com uma resolução de 8000x6000 pixels. Além do sensor quad-pixel que acompanha outras duas câmeras de  12.0 + 12.0 MP permitindo gravar vídeos em 4K em altíssima resolução de 3840x2160 pixels.

Viu só como é importante saber os tipos de lente e como isso pode ajudar na hora de entender as suas necessidade? Se você gosta de dar zoom, fazer fotos de ambientes ou de gravações, agora você já sabe qual é a lente que que vai te ajudar nisso. .

Outro popnto é sempre bom lembrar que existem outras coisas que afetam a qualidade das lentes além dos megapixels e da funcionalidade delas, mas a  abertura é muito importante

Os principais conceitos para escolher o celular com a melhor câmera

Para escolher a melhor câmera de celular, também é fundamental ficar de olho em mais alguns conceitos que ajudam a entender qual é o smartphone ideal para o seu dia a dia.

Gravação em vídeo

As fotos são importantes, mas não tem nada como gravar um bom vídeo. Para isso, é preciso entender a definição do aparelho:

  • HD: High Definition grava em 1280x720 pixels e costuma ser a qualidade máxima de celulares muito básicos;

  • Full HD: Full High Definition grava em 1920x1080 pixels e costuma ser o máximo de celulares básicos e intermediários-básicos;

  • Ultra HD ou 4K: grava em 3840x2160 pixels e está nos celulares intermediários-avançados e nos top de linha.

Aqui, quanto maior a resolução, melhor a qualidade do vídeo — mas também mais pesado ele fica. 

Pessoa fotografando o mar ao pôr do sol

Estabilizador

O estabilizador vale tanto para foto quanto para vídeo. Aparelhos que tenham essa função facilitam na hora de fazer um clique, principalmente em ambientes com baixa luminosidade.

O estabilizador pode ser óptico ou eletrônico. O óptico é mais preciso e evita tremedeiras. O digital, por sua vez, facilita para não deixar uma foto borrada, por exemplo.

HDR

Já falado aqui no texto, o HDR ou High Dynamic Range é responsável por dar um ar mais profissional às fotos. Existem diversas variações do HDR, como:

  • HDR;

  • HDR10;

  • HDR10+;

  • Smart HDR, mas a intenção é a mesma.

Essa tecnologia traz fotos mais nítidas, através de um equilíbrio entre as zonas mais claras e mais escuras da imagem. 

No iPhone, por exemplo, é como se, a cada clique, o celular fizesse outros cinco, mudando a exposição. Então, seria como se a foto fosse um conjunto, desde uma foto bem escura até estourando em uma bem clara. Essa junção faz o HDR.

Câmera flip

Outra novidade dos últimos anos nos aparelhos — e que ajuda na hora de escolher a melhor câmera de celular — é o conceito de smartphone com câmera flip.

Como a câmera frontal dos dispositivos não costuma ser tão boa quanto as lentes traseiras, algumas fabricantes adotaram o flip

Assim, você pode usar todo o poder das câmeras principais para fazer ótimas selfies — sem dizer que você pode ter uma tela 100% livre de interferências.

Então, fica aí a dica de outro modelo de celular bem interessante.

Quais as melhores câmeras de celulares top de linha?

Agora que você já dominou todos os principais conceitos de câmera, vamos para a parte prática: escolher a melhor câmera de celular para a sua necessidade.

Começando pelos celulares tops de linha, a Apple e a Samsung contam com a maior seleção de dispositivos com as melhores câmeras: os iPhones e linha Galaxy S. 

A Motorola também tem um mega celular que vale a pena conferir. Vamos lá?

Samsung Galaxy S24

Lançado recentemente, Galaxy S24 é um mega aparelho que tem tudo o que você precisa. O mais bacana dele é a quantidade de coisas que dá para fazer com a câmera.

Com a capacidade de tirra fotos noturnas extraordinárias, o S24 possui 3 câmeras: a lente principal de 50 MP,  grande-angular de 12 MP e a teleobjetiva de 10 MP,  além do seu zoom óptico de 3x e o digital de até 30x.  

Com a tecnologia Detail Enhancer você garante fotos impressionantes, combinando rapidamente quatros para extrair bits de cada um em uma única foto de alta resolução. 

Outro destaque vai para  Smart Switch, uma simples transfência que vai facilitar seu dia a dia para a manutenção dos seus dados. Um jeito rápido para transferirir seus apps, fotos, mensagem e muito mais rapidamente. 

Imagem do Samsung Galaxy S24.

Apple iPhone 15

A linha do iPhone 15 também é uma das mais completas para quem busca um celular top de linha. A diferença entre os modelos 15 Pro e 15 Pro Max, é em relação às câmeras, é uma lente telefoto nos modelos Pro.

Esses celulares gravam em 4K, têm estabilização óptica para foto e vídeo e contam com novos sensores para garantir uma explosão de cores nos seus registros. 

Os iPhones, com suas câmeras de 12 MP, têm tudo o que você quer: 

  • Live Photo;
  • Modo Retrato;
  • Iluminação de Estúdio;
  • Zoom digital de até dez vezes e tudo com muita qualidade;
  • Tela de montar
  • Detecção de acidente 

Um smartphone completo que grava, edita e compartilha em ProRess ou HDR Dolby Vision.  

Imagem do iPhone 15.

Motorola Razr 40

Quando o assunto são as lentes, outro celular que chama muita atenção é o Motorola Razr 40.  

O Motorola Razr 40 conta com um sistema duplo de lentes, a ultrawide, para você fotografar tudo e a macro, de 13MP, para melhorar a resolução de foto de perto.

A câmera frontal de 32 MP também usa o quad pixel para tirar selfies super nítidas de 6 MP, reduzindo o ruído em ambientes com baixa luminosidade.

O Motorola Razr 40 também conta com o modo “Night Vision”, que permite que o rosto da pessoa se destaque mesmo no escuro.

De fato, os modelos tops têm bastante concorrência na hora de decidir qual é a melhor câmera de celular.

Imagem do Motorola Razr 40.

Celulares com as melhores câmeras: seleção aparelhos intermediários

Além dos celulares mais caros, existe toda uma linha de smartphones intermediários que surpreendem pelo custo-benefício. Veja três exemplos:

Galaxy A55

O Galaxy A55 traz o processador  Android, 12 GB de RAM e, quando aberto, tem uma tela de 6.6 polegadas.

Seu sensor principal de câmera traz lentes de incríveis 50MP + 12 MP + 5MP, que prometem fazer fotos lindas, gravar em 4K e muito mais. 

Ele também conta com uma câmera frontal de 32MP, perfeita para fazer reuniões ou conversar com alguém por videochamada, viu?

Imagem do Samsung A55.

Motorola Edge 40 Neo

Outro smartphone com bom custo-benefício, o Motorola Edge 40 NEO entra na moda das múltiplas câmeras. 

Ele conta com a camera principal de 50 MP e uma secundari de 13 MP, além da câmera frontal de 32 MP.

Além de todo esse conjunto, o Edge 40 Neo traz o “Night Vision”, que também está presente no Motorola Edge+. Com isso, você consegue fazer fotos mais bonitas em ambientes com pouca luz.

Ele tem 256 GB de armazenamento interno, um visual bem bonito e é uma excelente opção de maneira geral.

Imagem do Moto Edge 40.

Samsung Galaxy A35

Lançado no final de setembro de 2021, o Galaxy A35 promete ser o sucessor do A34. Ele conta com um conjunto de três câmeras e uma frontal de 13 MP.

A sua Câmera Tripla de até 50MP e Selfie de 13 MP garantem diversas possibilidades para que as suas fotos fiquem de outro nível. O modo retrato noturno do Galaxy A35 5G permite capturar o melhor de si, todas as noites.

Com esse conjunto de cameras, seus vídeos ficarão super-estáveis, mesmo gravados em movimento, graças ao HDR, que captura um amplo espectro de luz e sombra. Além do Nightography, que permite que você não precise se preocupar em tirar fotos em ambientes com pouca luz, pois ele garante brilho nessas situações.

Com 256 GB de armazenamento interno e 8 GB de RAM, a novidade é que ele está preparado para o 5G. 

Imagem do Samsung Galaxy A35.

Como, e onde, armazenar tantas imagens?

Se você é uma daquelas pessoas que usa o celular para tudo, especialmente registrar os melhores momentos com a sua família e amigos em fotos e vídeos, precisa saber como fazer backup no smartphone.

Vale ressaltar que, além de ser uma medida para manter seus arquivos protegidos, ao liberar armazenamento do celular, você garante um desempenho mais rápido, já que o processador usa o espaço livre para funcionar adequadamente.

A seguir, veja como fazer backup nos sistemas operacionais Android e iOS:

Android

  1. Abra “Configurações” (ícone em formato de engrenagem);
  2. Clique em “Google”;
  3. Vá em “Backup”;
  4. Escolha “Fazer backup”;
  5. Pronto! Seus dados ficam arquivados em servidores do Google (ficam salvos na nuvem) e, para sua segurança, são criptografados para que só você possa acessá-los.

É possível configurar seu armazenamento com login e senha do Google no Google One ou diretamente no Google Drive.

Ilustração de uma mulher ao lado de um smartphone e o robô do sistema Android.

iOS

  1. Abra “Ajustes” e clique no seu nome;
  2. Vá em “iCloud”;
  3. Ative “Backup do iCloud”;
  4. O backup do iPhone passa a ser feito todos os dias quando o aparelho estiver carregando, bloqueado e com conexão Wi-Fi.

Para localizar e gerenciar os backups feitos no iCloud pelo iPhone é simples:

  1. Abra “Ajustes” e clique no seu nome;
  2. Vá em “iCloud”;
  3. Clique em “Gerenciar Armazenamento”;
  4. Escolha “Backups”.
Ilustração de uma mulher ao lado de um smartphone e o logo da Apple.

Conclusão

Se você está procurando a melhor câmera de celular, já deu para perceber que é questão de gosto e quais são as lentes mais importantes, certo?

Na Loja da Vivo, você confere uma ótima seleção de smartphones que atendem a sua necessidade. Não perca mais tempo, entre no site e confira os aparelhos disponíveis com condições imperdíveis. 

Boas fotos e até a próxima!

Leia também: