Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Até os melhores notebooks ou computadores de mesa precisam de uma limpeza de vez em quando. Mas você sabe como limpar o PC para deixá-lo mais eficiente e resolver alguns problemas de lentidão? 

Ou, ainda, como eliminar a sujeira externa, da tela ou da carcaça sem causar prejuízos ao dispositivo? Você encontra a resposta para essas e outras perguntas a seguir. Saiba tudo sobre o tema.

Detalhe de uma tecla de teclado com um desenho de uma lixeira Detalhe de uma tecla de teclado com um desenho de uma lixeira

Como fazer uma limpeza no PC para ficar mais rápido?

Não aguenta mais o navegador travando e a lentidão no carregamento de arquivos ou para ligar o computador? Então, tente uma das alternativas a seguir:

Elimine os programas que não usa mais

Muitas vezes, baixamos diversos programas no PC e depois nem lembramos da existência deles. Para esses casos, o melhor é desinstalar para abrir espaço.

A prática é bem simples. Basta acessar a barra de tarefas do seu computador e procurar por "Limpeza do Disco". Depois, faça o seguinte:

  1. Procure e clique em "Mais Opções". Vão aparecer na tela todos os programas instalados que você tem;
  2. Encontrou algum que não usa mais e nem vai precisar no futuro? Clique nele e, logo depois, em "Desinstalar";
  3. Faça isso para todos os programas sem uso do PC.

Livre-se dos arquivos temporários

Limpar os arquivos do PC também inclui os temporários, que são os que se acumulam durante a navegação na internet. Eles ficam armazenados em cache e ocupam espaço na sua máquina.

Para apagá-los, siga este passo a passo:

  1. Na barra de tarefas, selecione a Lupa ou digite "Limpeza de Disco";
  2. Clique nessa opção e selecione os arquivos que quer remover do seu computador;
  3. Em seguida, pressione “OK”, confirme o processo e está feito!

Desfragmente o disco

Para quem tem Windows, há a opção de analisar os arquivos fragmentados pelo HD. Esse processo serve para reorganizar as informações internas e, com isso, economizar espaço no seu equipamento. E, ao mesmo tempo, se livrar da lentidão:

  1. Procure por "Desfragmentar e Otimizar Unidades" na barra de pesquisas, que costuma ficar na parte inferior da tela; 
  2. Escolha a unidade C:/ e clique em "Analisador";
  3. Espere até a finalização da análise e vá em "Otimizar". É comum demorar, então, não se preocupe; 
  4. Depois, pressione “OK” e pronto.

É importante destacar que a sua máquina precisa ficar ligada durante todo esse processo. Do contrário, corre o risco de perder alguns dados.

Ícone de uma barra de progresso sendo carregado e escrito Limpando 75% Ícone de uma barra de progresso sendo carregado e escrito Limpando 75%

Qual é o melhor programa para limpeza de PC?

Para limpar o PC de um jeito otimizado e prático, existem alguns programas que entregam boas análises. Geralmente, mostram os arquivos que podem ir para a lixeira. É o caso de cache, cookies, itens duplicados, corrompidos etc.

Um dos melhores programas é o CCleaner. Além de ser gratuito, é bem completo. O destaque vai para sua ferramenta de limpeza de registro.

Outros dos softwares mais conhecidos no mercado são:

  • Clean Master;
  • Clean Space;
  • Nero CleanTool;
  • BleachBit;
  • Advanced SystemCare 14 Free;
  • Glary Utilities;
  • Privacy Erase;
  • WinUtilities;
  • System Ninja.

O indicado é usar o programa escolhido ao menos uma vez por mês para aprimorar a eficiência do computador. 

Como fazer a limpeza interna do PC?

Não são apenas os programas que fazem a sua máquina ficar lenta. Então, aproveite que está aqui para aprender como limpar o PC corretamente, lidando com as peças internas.

Para isso, ele precisa estar desligado. Deixe as ferramentas necessárias por perto, para agilizar o processo. Você vai precisar de:

  • Chave de fenda Philips;
  • Pano de microfibra
  • Álcool isopropílico;
  • Pincel macio.

Agora, chegou o momento mais delicado; veja como, de fato, fazer a limpeza do PC:

  1. Com a chave, retire os parafusos que abrem a carcaça do notebook ou computador. Na dúvida, consulte o manual do produto;
  2. Para remover a poeira, passe o pincel seco nas proximidades das saídas de ar e das ventoinhas;
  3. Se possível, desconecte a bateria da placa para evitar curtos;
  4. Se tiver muito pó, utilize, com cautela, algum aparelho para soprá-lo, depois o pano levemente umedecido com álcool e finalize com o pincel.

Qual álcool usar para limpar o computador?

O álcool isopropílico é a escolha recomendada para essa limpeza, na concentração 70%. Ele é diferente do álcool tradicional, desses que encontramos no mercado, porque evapora mais rápido. Dessa forma, evita a oxidação das peças.

Você pode usar esse produto para limpar a tela, a carcaça e os acessórios, como teclados, mouse, cabos, fones de ouvido, entre outros. Esse álcool isopropílico é fácil de encontrar tanto pela internet quanto em lojas de eletrônicos.

Assim como você limpa a tela da TV das manchas e poeira, é importante higienizar a tela do computador frequentemente. Pelo menos a cada três meses já é um bom começo.

Homem limpando a tela do notebook com um pano e álcool isopropílico

Quais cuidados ter ao limpar o PC do lado de fora?

O primeiro cuidado para limpar o PC por fora você já sabe: usar álcool isopropílico. Evite a todo custo os produtos abrasivos, que causam manchas e outros estragos no seu equipamento. Também preste atenção para que:

  • Panos usados não soltem fiapos nem risquem a tela. Nesse sentido, os de microfibra são os mais recomendados;
  • Os produtos sejam borrifados no pano e nunca diretamente no aparelho ou na peça;
  • Esses mesmos produtos sejam livres de água sanitária e, de preferência, não sejam em formato spray aerossol;
  • Evite pressionar a tela, principalmente de notebooks, com muita força;
  • Não entre qualquer tipo de líquido nas aberturas do seu computador.

Na falta de um produto não abrasivo, melhor limpar somente com o pano de microfibra seco. Evite também as toalhas de papel, de algodão ou de outros tecidos.

Pode limpar PC com secador de cabelo?

Pode sim, mas com alguns cuidados. O primeiro deles é manter o PC desligado durante esse processo. Também garanta que o secador tenha jato de ar frio –– pois o ar quente pode danificar os componentes.

Tente manter uma distância segura entre os aparelhos para não jogar um vento muito forte na sua máquina e acessórios. 

Qual é a melhor internet para computador?

Computador limpo? Agora, não dá para ficar longe de um plano de internet residencial de qualidade, concorda? Para isso, analise bem as opções no mercado.

A Vivo Fibra tem a velocidade ideal para você, seja qual forem as suas necessidades. Os planos têm alta taxa de download e upload, além de serviços digitais imperdíveis.

Escolhendo a banda larga da Vivo, você tem ultravelocidade e conexão estável para qualquer atividade – seja para curtir uma série no streaming ou para jogar online.

Agora que você já sabe como limpar o PC tanto interna quanto externamente. Essa prática deve ser feita com a frequência necessária para conservar a vida útil do seu aparelho.

Seguindo os cuidados listados, principalmente com os produtos usados, você não terá problemas. Então, fica livre para usar sua máquina para o que for, aproveitando a melhor internet do mercado.

Por falar nisso, confira os melhores planos de internet da Vivo para escolher o seu.

Não perca essa oportunidade e até a próxima!

Leia também:

Escolha sua cidade