O sistema bivolt é quando um aparelho eletrônico pode ser ligado tanto em uma rede 110V quanto em uma 220V sem queimar ou estragar.
Mas é preciso tomar cuidado, porque nem todos possuem essa configuração. Então é importante prestar atenção.
Para ajudar você a entender melhor, vamos explicar mais sobre o que é bivolt e os cuidados que precisam ser tomados.
Índice
Qual é melhor 220V ou 110V?
Tecnicamente, não há diferença no desempenho dos equipamentos 110V ou 220V. Produtos iguais e com diferentes voltagens terão as mesmas funcionalidades, porém existem alguns tipos de aparelhos que possuem uma eficiência energética melhor no 220V.
É o caso de eletrodomésticos que geram calor e consomem mais energia, como chuveiros elétricos, secadoras de roupas, aquecedores etc.
Outros aparelhos ainda possuem poucos modelos como opção de voltagem, que é o caso do ar-condicionado, que é mais comum ser encontrado em 220V.
Mas o grande motivo de escolha mesmo é qual a tensão da rede da sua região.
Pode ligar um aparelho 127V em 110V?
Sim. Na verdade, o termo correto a se utilizar hoje em dia é 127V. O padrão 110V era usado anos atrás, antes das concessionárias de energia entrarem em consenso e padronizarem a rede.
Mas como todo mundo estava acostumado a utilizar a referência antiga, ela acabou se mantendo na linguagem do dia a dia.
A rede 127V pode sofrer variações para mais ou para menos, que vão de 116V a 133V. Porém, dificilmente chegam a 110V ou abaixo disso, sem que alguma queda brusca na rede elétrica aconteça.
Portanto, os produtos que você vê nas lojas listados como 110V são, na verdade, equipamentos que trabalham a 127V.
Como saber se o aparelho é bivolt?
Para saber se um aparelho é bivolt, você pode consultar o manual do produto. Lá, estarão todas as informações necessárias de uso e suas especificações técnicas, incluindo a voltagem.
Outra maneira é olhar se ele possui a chave seletora de tensão, que pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho.
Agora, se for bivolt e se a seleção de tensão for automática, essa informação estará escrita nesses mesmos locais.
Caso você vá comprar online e, por isso não pode consultar na embalagem do produto, o site precisa informar. Geralmente, isso se localiza na ficha técnica e até no nome ou anúncio do item.
Se, ainda assim, você não conseguir identificar se seu aparelho é bivolt ou não, a solução é acessar o site da marca e buscar pelas informações ou ligar para alguma assistência autorizada para tirar sua dúvida.
Transformador: vale a pena?
A resposta para essa pergunta é: depende. O transformador de energia é um equipamento que vai converter a rede da sua tomada para se adequar à voltagem utilizada pelo seu aparelho, seja 110V ou 220V.
Para usar, basta você plugar o transformador na tomada e ligar o equipamento na entrada referente à sua voltagem.
O lado negativo dos transformadores é que eles também consomem energia para fazer essa conversão, e esse consumo vai depender tanto da potência que ele oferece quanto da exigência do aparelho eletrônico dele.
Por isso, caso você vá utilizar um transformador, é preciso ter atenção à potência, para evitar que o consumo de energia seja maior do que o necessário.
Portanto, cabe a você pesar esses fatores e decidir se vale mais a pena investir em um produto novo, compatível com a voltagem da sua casa, ou se a melhor opção é comprar um transformador e arcar com o maior consumo de energia.
Leia também: