Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

O tablet é o companheiro ideal de quem precisa ter um dispositivo mais leve e prático do que um computador ou notebook. Seja para estudar, trabalhar e até se divertir, tablet é usado porque combina as vantagens dos smartphones e dos computadores em um dispositivo.

Aliás, já existem até mesmo tablets que podem usar chips para ter acesso à internet mesmo se você estiver longe da sua internet Wi-Fi.

Mas antes de sair por aí comprando o seu tablet, vem saber mais sobre o aparelho, suas vantagens e o que você precisa saber para escolher o modelo certo para o seu uso.

Índice

O que levar em conta para comprar um tablet?

Se você decidiu que precisa de um tablet no seu dia a dia, é preciso considerar algumas coisas quando for comprar um.

Antes de mais nada, você precisa pensar qual será o uso do tablet. Afinal, é com base nisso que você vai escolher o seu modelo. Então, pense se vai ser para trabalhar, jogar ou estudar, existem até modelos recomendados para designers e outras artes visuais.

Além disso, pesquise também:

  • Se cabe no seu orçamento;
  • Duração da bateria;
  • Se é preciso ser compatível com caneta touch;
  • Tamanho e qualidade da tela;
  • Memória e desempenho;
  • Sistema operacional;
  • Se precisa ter acesso à internet móvel;
  • Conexão com outros dispositivos, como teclado, fone etc.
Imagem de homem sentado no chão com um notebook no colo e mulher no sofá com um tablet.

Como escolher o tamanho certo de tablet?

Novamente, você vai definir isso de acordo com as suas preferências e o uso do seu tablet. Por isso, pergunte-se se você vai usar o tablet muito tempo na mão, pode valer a pena escolher um com tela menor, porque costumam ser mais leves e não pesam tanto no punho.

Se o tablet é para crianças, você também não precisa investir muito em um tablet com maior desempenho ou tela. Mas lembre-se de sempre controlar o conteúdo e o tempo que elas gastam no tablet.

Agora, se você usa seu tablet para trabalhos gráfico, vale a pena investir em uma tela de maior qualidade e tamanho, para facilitar a visualização.

Para quem usa o tablet para trabalhar, vai depender do tipo de trabalho, porque caso você use o aparelho para escrever, as telas menores dificultam o uso do trabalho.

Tablet é bom para estudar ou trabalhar?

É excelente, afinal você pode levar o seu tablet com você com mais praticidade, já que ele é mais compacto e mais leve do que um notebook, por exemplo. Além disso, como possui uma tela maior do que os smartphones, também facilita para ler livros, digitar e trabalhar em geral.

Ilustradores, por exemplo, usam muito tablets, especialmente iPAds para desenhar e trabalhos gráficos, devido à qualidade da tela.

O que é um iPad?

O iPad é um tablet desenvolvido pela Apple que funciona com o sistema operacional iOS. Mas assim, como os tablets de outras marcas, ele também possui tela sensível ao toque e a possibilidade de usar aplicativos de smartphones e computadores, como o Adobe Photoshop ou Microsoft Office.

Ele também pode ser conectado com uma caneta, o Apple Pencil, o que facilita muito em algumas tarefas, como desenhar.

O iPad ainda possui alguns modelos dentro da linha: o iPad, iPad Air, iPad Pro e iPad mini; com especificações variadas entre os modelos. Geralmente o que muda é a tela, armazenamento, bateria, tamanho etc.

Imagem de quatro iPads 10ª geração em cores diferentes.

Diferenças entre tablet e iPad

Apesar de serem o mesmo tipo de produto, os tablets de outras marcas e os iPad da Apple possuem algumas diferenças que são essenciais para ajudar você a escolher o tablet certo para o seu uso. Vamos conferir:

Tablet

  • Mais opções de modelos e valores variados;
  • Sistema Android semelhante ao dos smartphones;
  • Alguns modelos permitem a expansão de armazenamento com cartão de memória;
  • Compatibilidade com vários outros dispositivos, como canetas touch.

iPad

  • Ideal para pessoas que trabalham com artes visuais;
  • Possui sistema operacional iPadOS, semelhante ao iOS;
  • Atualizações mais duradouras;
  • Também possui compatibilidade com outros dispositivos.

Como deu para perceber, os tipos de tablet variam muito, por isso é preciso pesquisar para descobrir qual o modelo mais indicado para o seu dia a dia e também o seu bolso.

Conheça alguns das melhores marcas de tablets

Existem várias marcas de tablets, que possuem modelos diferentes de aparelhos que podem se adequar às diferentes necessidades do seu dia a dia. Então, conheça as mais populares e compare os tablets de cada uma:

Então, o que achou de conhecer mais sobre tablet e iPad? São várias opções e também especificações que você precisa levar em consideração na hora de escolher o modelo ideal para o que você precisa.

Compare e boa escolha!

Leia também:

Escolha sua cidade