O smartphone tornou-se indispensável em nossas vidas. Afinal, com ele, conseguimos nos comunicar com outras pessoas, de onde estivermos, no momento em que desejarmos. No entanto, para a operação funcionar, é necessário ter uma linha ativa no aparelho.
Às vezes, acontece da linha ser cancelada, pelos mais variados motivos. Se for o seu caso, é importante saber que é possível reativar o chip Vivo.
Entenda a seguir os motivos que podem levar ao cancelamento da sua linha e os procedimentos a serem seguidos para reabilitá-la sem precisar trocar de número, evitando maiores transtornos.
Vamos lá?
Índice
Realizar o pagamento
Se o motivo da desativação foi a falta de pagamento da conta, a reativação do chip só será possível após quitar as pendências junto à operadora. Certifique-se de que todas as contas estejam pagas antes de requerer a reativação do chip.
Aguardar a ativação
Após realizar os procedimentos necessários, é preciso aguardar que a reativação seja concluída. O tempo para a ativação pode variar de acordo com a operadora.
Seguindo esses passos, você poderá reativar o seu chip da Vivo e voltar a utilizar os serviços de telefonia da operadora.
O que significa chip desativado?
Quando o chip é desativado, o cliente não consegue mais acessar as funções da operadora, como fazer ou receber ligações e SMS, além de não poder utilizar a rede móvel, ficando sem internet se não estiver conectado a uma rede Wi-Fi.
Dessa forma, quando estiver na rua, o usuário não poderá acessar os aplicativos que dependem de conexão, como redes sociais e plataformas de streaming.
Para que o chip possa ser reativado, é necessário saber quais motivos levaram ao bloqueio da linha. Os cenários, você verá a seguir, são variados.
Porque o número é cancelado?
Independentemente da operadora, todo usuário corre o risco de ter sua linha cancelada. E a razão mais comum para isso é a falta de pagamento das faturas, para clientes com conta pós ou controle, ou um grande período sem recargas, para quem tem chips pré-pagos.
Essa situação não tem, necessariamente, a ver com falta de recursos para arcar com a conta. Às vezes, alguns usuários simplesmente se esquecem de quitar as faturas. E também pode acontecer de o sistema da operadora passar por algum tipo de instabilidade e não reconhecer o pagamento.
Há ainda os casos em que o cliente pode se confundir e, em vez de pagar a fatura atual, acaba quitando novamente a do mês anterior, gerando uma duplicidade. Com isso, a conta ficará pendente. Em consequência, a linha poderá ser cancelada após um tempo de atraso.
Outra situação que leva ao cancelamento da linha é quando o próprio cliente pede o bloqueio. Essa solicitação geralmente é feita na eventual ocasião de o usuário perder ou ter seu chip roubado.
Quando essas circunstâncias ocorrerem, o melhor a fazer é entrar em contato com a operadora, que informará qual a pendência e como solucioná-la.
Como fazer para o chip volta a funcionar?
Linha Pós-paga
- Abra o App Vivo
- Acesse a opção “Meu Plano"
- Vá até a aba “MInhas Faturas"
- Clique em “Segunda via"
- Escolha a fatura em aberto que deseja pagar
- Faça o download do documento;
- Efetue o pagamento do boleto.
- Aguarde até 48h para que o sistema reconheça o pagamento.
Linha Pré-paga
O principal fator que leva ao cancelamento do chip pré-pago é o período sem a realização de recargas. Lembre-se que, na Vivo, seus créditos têm validade de 30 dias, expirando após esse prazo.
Recarga pelo site
- Acesse o recargas da Vivo
- Escolha o valor desejado
- Insira o número que receberá os créditos
- Digite o código recebido no seu celular
- Selecione a forma de pagamento
- Conclua a operação e aguarde os créditos serem adicionados.
Recarga pelo App Vivo
- Abra o App Vivo
- Vá em “Faça uma recarga”
- Selecione o número que receberá os créditos
- Escolha o valor desejado
- Selecione a forma de pagamento
- Conclua a operação
- Aguarde os créditos serem adicionados.
Como funciona o eSIM?
O eSIM é um chip virtual que já vem de fábrica embutido em alguns smartphones, smartwatches e tablets. Ele veio para substituir o chip físico tradicional. É fácil de ativar e gerenciar, além de ser mais seguro.
Conheça as vantagens do eSIM para smartphones e tablets
Velocidade
Seu chip é 3G? Com o eSIM, você pode navegar na nossa rede 4G e 5G* e aproveitar uma internet mais rápida e estável.
* Dependendo do aparelho e cobertura.
Segurança
Não pode ser removido, impedindo o uso indevido em outro aparelho e facilitando a localização em caso de perda e roubo.
Flexibilidade
Você pode ativar mais de 1 linha e mais de 1 plano no seu aparelho, inclusive internacional.
Praticidade
Não desgasta, não quebra e você não corre o risco de perde-lo.
Confira os smartphones compatíveis com eSIM na Loja Vivo
Vendo todas as dicas citadas acima, é importante que você verifique sempre o motivo do cancelamento de seu chip, que pode ser por falta de pagamento ou inatividade dele. Seja qual for a situação, não entre em pânico! É só entrar em contato com a Vivo e regularizar a situação. Assim, você estará pronto para voltar a socializar com seus amigos, falar com a família longe, mandar mensagens pro crush e muito mais!
E falando em novidades, já ouviu falar do e-SIM? É um tipo de chip virtual que muitos celulares já estão adotando, com ele você não precisa mais ficar trocando cartões SIM físicos toda vez que trocar de aparelho. Isso já é uma grande praticidade extra, não é mesmo?
Com essas dicas, você estará sempre conectado e pronto para o que der e vier, sem deixar seu chip da Vivo para trás. Então, não deixe para amanhã e reative hoje mesmo! :)
Até o próximo Explica!
Leia também: