Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Contrate agora
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Está procurando um smartphone que seja completo e atenda às suas necessidades, mas que o valor não pese tanto no seu bolso? A solução é encontrar os melhores celulares intermediários e escolher o modelo que se encaixa no seu perfil. Afinal, nem sempre o dispositivo top de linha será o ideal para você.

Os aparelhos intermediários são aqueles que têm um bom desempenho para quem usa o smartphone além do básico, mas podem deixar a desejar para os heavy users. Porém, é preciso saber escolher para não acabar levando um abaixo das expectativas.

A seguir, vamos apresentar as principais referências que você deve levar em consideração na hora de escolher um smartphone dessa categoria e acertar na compra. Continue com a gente e confira!

O que os celulares intermediários precisam ter?

Os melhores celulares intermediários são aqueles que conseguem aliar o bom preço à recursos que, apesar de não serem top de linha, são suficientes para atender às suas necessidades.

Para encontrar um modelo satisfatório, é importante analisar bem as opções e definir aquele que consegue te entregar o melhor desempenho entre eles. 

E para chegar a essa conclusão, separamos algumas das principais características que você deve considerar antes de efetuar a sua compra. Veja quais são:

Mulher negra de blusa verde com o celular no rosto. Ela está ligando à cobrar e parece feliz

Processador

Apesar do usuário saber que um smartphone dessa categoria não poderá entregar o mesmo desempenho, quando comparado aos de linhas mais acima, é natural que se busque por uma opção que atenda minimamente às exigências de seu perfil.

Para isso, é preciso contar com um bom processador, para que as funções sejam executadas sem que você passe por estresses, como travamentos, lentidão e fechamento de aplicativos durante o uso.

É possível encontrar bons modelos entre os melhores celulares intermediários, com um poder de processamento suficiente para o que você precisa.

O recomendável é comprar um aparelho cujo processador seja Quad Core ou Octa Core, que são encontrados no mercado em modelos intermediários, e garantem mais velocidade e menos gargalos durante o uso dos seus aplicativos.

Memória RAM

Ao lado do processador, esse é um dos itens mais importantes no desempenho de um celular. Na verdade, eles trabalham em conjunto para que você possa ter mais fluidez durante o uso, evitando os travamentos e até o superaquecimento do aparelho.

Quanto maior a memória, melhor será o poder de processamento dos aplicativos, podendo suportar até jogos mais pesados e resoluções maiores de imagens ou a execução de várias tarefas simultaneamente. 

O mais comum é encontrar aparelhos com 4 GB de memória RAM. Porém, não é tão difícil encontrar celulares intermediários, com até 6 GB de memória.

GPU

GPU (graphics processing unit) é a unidade de processamento gráfico, ou seja, é um tipo de processador que fica dentro do aparelho. Porém, diferentemente da CPU, ela é responsável por processar os gráficos do smartphone.

A critério de comparação, elas seriam como as placas de vídeos que podem ser encontradas em computadores e que servem para rodar gráficos mais pesados, que não são suportados apenas pelo processador.

Portanto, quanto maior a qualidade da GPU no aparelho, melhor será a capacidade de reproduzir altas resoluções ou imagens com muitos elementos e movimentos, como jogos e vídeos.

Bateria

Os melhores celulares intermediários têm que proporcionar uma boa autonomia para que você use o smartphone sem ficar na mão durante o dia ou mesmo em alguma situação mais urgente.

Para isso, o ideal é contar com aparelhos de maior amperagem, que vão suportar um bom período sem precisar de nova carga, mesmo se você utilizar o celular com mais frequência. 

Algumas linhas de smartphones intermediários oferecem até 7.000 mAh, o que pode gerar até 24 horas de autonomia, dependendo da utilização do hardware, dos componentes utilizados na construção do aparelho e do sistema operacional instalado.

Armazenamento

Aqui é onde fica determinado o espaço que você terá dentro do aparelho para guardar arquivos e aplicativos. 

Quanto maior for a capacidade, mais itens podem ser armazenados, mantendo o bom desempenho do aparelho, que não precisará se sobrecarregar para gerenciar as informações.

Na hora de escolher, além da quantidade e tamanho dos aplicativos que você pretende usar, também é preciso considerar o sistema operacional instalado, já que isso também ocupa espaço dentro da capacidade informada. 

As opções de armazenamento comumente encontradas nos melhores celulares intermediários são 64 GB ou 128 GB, que já costumam ser suficientes, dependendo do seu perfil de usuário. 

Tela

Outro fator importante na hora de escolher entre os melhores celulares intermediários é considerar a qualidade da tela do aparelho. Quanto melhor o conjunto de tecnologias, mais satisfatória será sua experiência.

É preciso observar qual a tecnologia utilizada na construção da tela, que pode ser de LCD, OLED ou AMOLED. As duas últimas são mais atuais e entregam um melhor desempenho, exibindo cores mais vivas e iluminação otimizada, o que até auxilia na economia de bateria. 

Outra dica é buscar por aparelhos com frequências maiores, garantindo melhor experiência para quem curte jogar ou assistir a vídeos, por exemplo. Apesar da taxa de atualização mais comum ser a de 60 Hz, atualmente, é possível encontrar celulares com 90 Hz e até 120 Hz na linha intermediária.

Além dessas características, tem também o tamanho da tela e a resolução suportada. Existem modelos com telas de todos os tamanhos e que entregam resoluções até em 4K, proporcionando ótimas imagens.

Câmeras

Quem busca por um celular intermediário, na maioria das vezes, também deseja que o aparelho tenha uma câmera bacana e que tire boas fotos

Claro que não é possível que elas tenham o mesmo desempenho que um smartphone de última linha, mas é possível encontrar ótimas opções no mercado, com boas resoluções e por um valor acessível.

O principal fator a se observar aqui, mais do que a resolução, é a qualidade do sensor da lente instalada no aparelho. Um sensor com mais abertura, vai trabalhar melhor as luzes que passam pela lente, garantindo mais qualidade na imagem.

Também é interessante analisar outros atributos que a câmera oferece, como otimização noturna, recursos como Wide, Ultra Wide e Macro.

Homem gravando um vídeo no celular em câmera lenta. Parece uma receita culinária

Conectividade

Atualmente, os smartphones são um dos meios mais utilizados para troca de arquivos e acesso à internet. E, para garantir que isso seja feito de maneira segura e rápida, é importante buscar informações sobre sua conectividade.

O suporte a bluetooth, apesar de não ser tão utilizado hoje em dia para enviar e receber arquivos, tem um papel fundamental na integração com vários acessórios, como smartwatches, fones de ouvido e teclados.

Portanto, é importante analisar se essa função entrega frequências mais atuais, de 5.0 GHz. ou superior.

Da mesma forma que o bluetooth, é preciso considerar as conexões de internet (Wi-Fi e GSM) para que você possa extrair o máximo possível de sua rede.

A frequência de Wi-Fi mais comum é a de 2.4 Ghz. Porém, muitos roteadores oferecem uma frequência superior, de 5 Ghz, permitindo que você aproveite velocidades maiores de sua internet. Portanto, veja se o aparelho em questão oferece suporte a essa tecnologia.

Quanto à conexão GSM, que é referente às redes móveis de celular, os melhores celulares intermediários oferecem conexão com 4.5G ou até 5G.

Sistema Operacional

De nada adianta comprar um aparelho, mesmo que intermediário e mais atual, se ele tem um sistema operacional que já é considerado ultrapassado e não recebe mais atualizações.

Dependendo da versão instalada, você não conseguirá utilizar os apps por muito tempo de maneira otimizada, já que as desenvolvedoras não lançarão mais atualizações para aplicativos desse sistema. 

Na hora de comprar, avalie qual é a versão mais atual do sistema em questão e compare com a que vem instalada no aparelho. Além disso, observe também se o celular suporta as versões mais novas, para que as atualizações sejam feitas à medida que forem lançadas.

Chip e cartão de memória

Apesar de, às vezes, ser facilmente esquecido pelos usuários na hora da escolha de um celular, é importante conhecer as informações sobre suporte a chips e cartão de memória, caso contrário, você pode acabar ficando na mão.

Imagine que você tem um número pessoal e um para trabalho e, quando chega em casa com o aparelho novo, não consegue instalar os dois chips. Complicado, não é?

Os melhores celulares intermediários atualmente têm capacidade para dois chips. Porém, é preciso ficar atento caso você também queira instalar um cartão de memória, pois alguns modelos acabam utilizando uma dessas entradas do SIM para o armazenamento externo.

Os modelos recentes também estão saindo com eSIM, que é o chip virtual. Ou seja, o chip vem soldado ao celular e não pode ser removido, sendo que você ativa e adiciona seu número pelo próprio celular e em parceria com a sua operadora. Aliá, o eSIM é bem mais seguro, porque dificulta a ação de fraudes e roubos usando seu número e smartphone.

Na Vivo, o processo de ativação da linha no seu eSIM é totalmente gratuito e pode ser feito online pelo App Vivo.

Onde comprar celular intermediário?

Na hora de procurar pelos melhores celulares intermediários, é fundamental contar com uma loja que ofereça o melhor custo-benefício, possibilitando que você faça a melhor compra possível.

E a nova Loja da Vivo é o lugar ideal para encontrar o smartphone que mais combina com o seu perfil e a preços muito acessíveis. 

Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de escolher os melhores celulares intermediários, utilize nossas dicas para se informar e acesse a Loja Online da Vivo para adquirir o seu smartphone a preços e condições imperdíveis.

Assim, você poderá aproveitar seu aparelho por muito mais tempo, com um desempenho que faça valer o seu investimento e ainda com diversos benefícios, caso você opte por contratar um dos planos da Vivo.

Até a próxima!

Imagem de uma mulher sorrindo enquanto usa um celular em frente a um fundo rosa

Leia também:

Escolha sua cidade