Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Ninguém quer esperar para abrir um aplicativo no smartphone, afinal, a ideia é que esses equipamentos sejam ágeis, auxiliando a gente em diferentes atividades do dia a dia. Mas por que o aparelho começa a ficar mais lento? O que fazer ao perceber o celular travando?

Saiba que esse aborrecimento pode acontecer com qualquer marca de smartphone e também quando o equipamento já tem um tempo maior de uso. A boa notícia é que, com algumas dicas simples, você consegue solucionar o problema e ter seu dispositivo funcionando normalmente.

E aí? Está com o celular travando? Vem com a gente e veja como acabar de vez com essa chateação. Vamos lá?

Homem gritando enquanto segura um celular que está travando Homem gritando enquanto segura um celular que está travando

O que deixa o celular lento e travando?

Você vai assistir à sua série no celular ou jogar e percebe que o seu equipamento está devagar, mesmo com uma boa internet? Clica no aplicativo e, em vez de abrir uma nova tela automaticamente, fica travando?

Mas por que esse problema acontece? Bom, são vários motivos que podem afetar o desempenho do seu smartphone, como: 

  • Apps mais pesados;
  • Sistema operacional desatualizado;
  • Aplicativos funcionando em segundo plano;
  • Deixar o aparelho com muitos arquivos armazenados.

Tem, ainda, o fato de que celulares com mais tempo de uso podem ficar mais lentos, pois o sistema operacional e muitos apps são projetados para smartphones mais recentes. Assim, acabam exigindo mais do processador, deixando o equipamento mais devagar.

Quais os aplicativos que deixam o celular mais lento?

Utilizamos os aplicativos para executar diferentes tarefas na nossa rotina, mas é necessário saber que muitos deles podem ser o motivo para o celular ficar travando. Veja só:

1. Apps em segundo plano

Um ponto importante é limitar os aplicativos que ficam abertos em segundo plano, pois eles consomem a memória RAM do aparelho, interferindo na performance do celular.

Mas como saber quais apps ficam abertos em segundo plano? No Android, basta:

  1. Acessar as “Configurações”;
  2. Depois, entrar em “Aplicativos”. 

Já no sistema iOS, é só ir em:

  1. “Ajustes”;
  2. Em seguida, em “Geral”;
  3. E, por fim, em “Atualizações em segundo plano”.

2. Jogos

Quem é gamer também precisa ter cuidado na hora de baixar jogos, pois o celular pode ter o desempenho afetado se o app do game exigir uma configuração superior do seu aparelho. 

Isso porque os jogos exigem memória RAM, espaço de armazenamento e bateria, ou seja, demandam bastante do seu dispositivo. Logo, o ideal é ter os requisitos mínimos na hora do download.

3. Download automático de mídia

Os aplicativos que fazem download automático de imagens e vídeos também podem deixar seu smartphone mais lento. 

No WhatsApp, por exemplo, você pode ir em:

  1. “Configurações”;
  2. Depois, em “Armazenamento e Dados”;
  3. Na sequência, é só entrar em “Download automático de mídia” para desativar a funcionalidade.

4. Uso de localização e GPS

Muitos apps utilizam a sua localização e GPS. No entanto, essa funcionalidade também pode deixar o equipamento mais devagar.

5. Aplicativos desatualizados

Por fim, aplicativos que estão desatualizados podem exigir mais do seu smartphone, visto que as novas versões corrigem problemas e podem trazer melhorias e novas funções aos programas, permitindo que funcionem melhor.

Mulher com a mão na cabeça e com a outra segurando o celular travando Mulher com a mão na cabeça e com a outra segurando o celular travando

O que fazer quando o celular começa a travar?

Se ter o celular travando está se tornando algo comum para você, há algumas medidas para colocar em prática. Veja quais, a seguir:

1. Reinicie o aparelho

A gente usa o smartphone de forma contínua, certo? Mas tem horas que é legal reiniciar o aparelho para encerrar aplicativos (inclusive os que estão em segundo plano), o que pode deixar seu celular mais rápido.

2. Atualize o sistema operacional

As atualizações do sistema operacional trazem aperfeiçoamentos, corrigem falhas e podem deixar o funcionamento do celular mais seguro e eficiente. 

Então, caso apareça uma nova versão do sistema para o seu aparelho, a dica é baixar essa atualização para ter um software mais ágil.

3. Limpe a galeria de fotos, vídeos e outros arquivos

Manter as pastas com muitas fotos, vídeos e outros documentos também pode ser o motivo para ter o smartphone travando

É que o aparelho precisa ter um espaço de armazenamento livre para ter o desempenho adequado, já que a memória de acesso rápido utilizada pelo processador pode ficar comprometida quando há muitas fotos e vídeos guardados, visto que são arquivos mais pesados.

A dica é fazer o backup desses arquivos na nuvem para que você possa acessar sempre que quiser as lembranças da câmera do celular.

4. Desinstale apps que você não usa

É comum que a gente baixe um app para utilizar apenas uma vez, não é mesmo? Então, para que o seu celular fique mais rápido, o ideal é desinstalar os programas que você não usa, pois eles ocupam a memória do aparelho e interferem na performance do seu dispositivo.

5. Deixe a tela sem efeitos de animação

É muito legal personalizar a tela do smartphone. Mas cuidado com as animações que você utiliza para o papel de parede, pois esses efeitos podem afetar o funcionamento do aparelho. 

Isso porque o celular precisa de mais memória para rodar essas aplicações, como widgets e papéis de parede animados.

Homem sentado à mesa segurando um celular e com a mão no rosto frustrado Homem sentado à mesa segurando um celular e com a mão no rosto frustrado

Como limpar o celular para parar de travar?

Como você viu, ocupar a memória do aparelho com muitos arquivos e aplicativos deixam o celular mais devagar. Por isso, o ideal é limpar aplicativos não utilizados, bem como imagens e vídeos (fazendo o download na nuvem ou armazenando em um cartão SD).

Com isso, você libera espaço de armazenamento, melhorando o desempenho do seu aparelho.

Existe também a opção de aplicativos que fazem uma limpeza no celular, eliminando arquivos pesados sem uso e fechando apps em segundo plano. 

No entanto, vale ressaltar que esses apps fazem varreduras constantes e, por essa razão, também podem deixar seu celular mais lento.

Celular travando? Quando é hora de comprar um novo aparelho?

Se, mesmo depois de colocar em prática todas as dicas que apresentamos, seu celular continuar travando, pode ser o momento de trocar de aparelho. 

Dessa forma, você não terá problemas para baixar as atualizações mais recentes do sistema operacional e rodar os aplicativos com mais agilidade.

Confira, a seguir, a seleção dos melhores smartphones que fizemos para você não ter mais aborrecimento com seu dispositivo. Dá uma olhada:

Samsung Galaxy S22 Ultra 5G

O Samsung Galaxy S22 Ultra tem 256 GB de capacidade, memória RAM de 12 GB e tela infinita de 6,8 polegadas. 

Vem com um processador potente de 4 nm e bateria duradoura, ideal para quem curte jogar no smartphone com fluidez ou quer agilidade para abrir e usar qualquer app.

Foto de um Samsung Galaxy S22 Ultra 5G

Samsung Galaxy A53 5G

Busca um celular com ótimo desempenho? O Samsung Galaxy A53 conta com o processador Octa-Core com CPU, uma tecnologia de ponta da Samsung. 

Tem espaço de armazenamento de 128 GB, 8 GB de memória RAM, sendo que você pode expandir a capacidade em mais 1 TB com cartão microSD. 

Foto de um celular Samsung Galaxy A53 5G

Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Quer ter uma tela de 6,7 polegadas, mas, ao mesmo tempo, um celular com tamanho pequeno para guardar no bolso? Essa é a vantagem do Samsung Galaxy Z Flip3, com 128 GB de armazenamento, 8 GB de RAM e processador Octa-Core para você rodar seus apps com rapidez. Tem, ainda, câmera traseira dupla e permite fazer fotos vídeos com as mãos livres.

Foto de Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Apple iPhone 13 Pro Max

O iPhone 13 Pro Max tem câmera tripla de 12 MP, tela Super Retina XDR de 6,7 polegadas, além de um design altamente resistente. 

Vem com bateria de longa duração e o chip A15 Bionic para quem faz questão de ter um celular ultrarrápido.

Foto de Apple iPhone 13 Pro Max

Apple iPhone 12

O iPhone 12 tem capacidade de 64 GB, tela Super Retina XDR de 6,1 polegadas e design resistente, com a tecnologia Ceramic Shield

Vem com o chip A14 Bionic com Neural Engine de 16 núcleos para um ótimo desempenho do seu celular.

Foto de Apple iPhone 12

Apple iPhone SE 3a geração

Busca um celular para abrir seus apps rapidamente? O iPhone SE 3a geração vem com o chip A15 Bionic e tem capacidade de 128 GB. Ele é ideal também para quem busca um design compacto com a tela de 4,7 polegadas.

Foto de Apple iPhone SE 3a geração

Motorola Moto G71 5G

O Motorola Moto G71 vem com 128 GB de capacidade, memória RAM de 6 GB e processador Snapdragon 695, para uma boa performance do celular. O smartphone tem tela de 6,4 polegadas, espessura de 8,5 mm e câmera de 50 MP.

Foto de Motorola Moto G71 5G

Motorola Moto G200 5G

A tela do Moto G200 é de 6,8 polegadas e a câmera principal traseira é de 108 MP. Já viu que dá para fazer fotos surpreendentes, né? Mas o celular também se destaca pelo processador Snapdragon 888+, armazenamento de 256 GB e memória RAM de 8 GB, para um funcionamento veloz.

Foto do Motorola Moto G200 5g

Chega de ficar com o celular travando! Verifique se não há aplicativos pesados ou programas sem uso no seu aparelho, para que ele passe a funcionar de um jeito mais ágil. Fazer aquela limpa nos arquivos também pode ajudar a acabar com o problema.

Agora, se o celular estiver devagar porque já está com um bom tempo de uso, você pode trocar o equipamento para realizar suas tarefas sem chateação. 

Quer encontrar os melhores modelos de smartphone e ainda com precinhos especiais? Vem para a Loja Vivo e não perca nossas ofertas.

Até logo!

Leia também:

Escolha sua cidade