Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Hoje é difícil viver sem o celular, certo? Ele faz parte do nosso dia a dia para conversar pelo WhatsApp, trabalhar, ler, ver séries e mais. E uma coisa é certa: os smartphones não param de apresentar novas tecnologias, e uma das mais recentes é o celular dobrável.

A verdade é que os smartphones evoluíram tanto desde 2007, quando a Apple apresentou o primeiro iPhone, que, depois de 14 anos, um grande marco é o celular que dobra, aparelho conhecido também como foldable

Mas, afinal, como é esse equipamento? Quais os modelos disponíveis? Como eles funcionam? Se você busca essas respostas, precisa conferir o nosso guia. 

Qual é a tecnologia dos celulares dobráveis?

Eles usam a tecnologia P-OLED ou Plastic OLED.  A tela é similar a dos principais smartphones, só que ela é feita de um material plástico, então é por isso que consegue dobrar. 

E, por dobrar, é normal que tenha um pequeno relevo na tela, na parte da dobra. É visível, mas não é nada que incomoda e fica imperceptível quando você está usando o aparelho.

É assim que o seu celular pode dobrar sem quebrar, além de ter uma alta qualidade de imagem para você curtir.

Quais os principais modelos de celular dobrável?

O queridinho V3, da Motorola, lançado em 2004 e o seu saudosismo foram importantes inspirações para a volta do celular dobrável. A diferença é que ao invés de ter uma tela e um teclado ao abrir, você tem uma tela touch única.

A indústria de smartphone e eletrônicos em geral começou a investir também no desenvolvimento de aparelho dobrável, o conceito de foldable.

Por ser uma tecnologia recente, poucas empresas estão fabricando o celular dobrável. Sendo as principais a Motorola, com a linha Razr, e a Samsung, com o Z Fold e Z Flip, mas a Xiaomi e Huawei também estão focando nesse mercado.

Os dois modelos comuns de celular dobrável são:

  • O que abre verticalmente, como um livro;

  • O que dobra horizontalmente, como os celulares de flip, e que ficam mais compactos.

Imagens dos smartphones Samsung modelo Galaxy Z Fold4 e Z Flip4 5G.

Quais as vantagens do celular dobrável?

A gente se acostumou tanto com os smartphones com telas grandes que até parece estranho a ideia de um celular que dobra. Contudo, além de um design que surpreende, as vantagens deles são muitas.

Para os modelos que abrem verticalmente:

  • Ele vira um tablet quando aberto, então você tem, praticamente, um aparelho dois em um;
  • Você pode aproveitar o celular para jogar e curtir a telona para ver séries, filmes e vídeos do YouTube com mais conforto, utilizando sua internet residencial, por exemplo.
  • Ter um aliado e tanto para o trabalho, seja para usar um editor de texto, desenhar ou até mesmo abrir diversos aplicativos ao mesmo tempo.

Já para os modelos iguais aos flip:

  • Você combina um celular de tamanho compacto, mas com uma boa tela para usar Wi-Fi e mandar mensagem, ler notícias e mexer nas redes sociais;
  • O visor frontal permite que você veja hora, notificações, mensagens e mais sem precisar abrir o smartphone.

Qual o melhor celular dobrável?

Gostou de conhecer essa tecnologia inovadora de smartphones e quer ter um para fazer suas atividades com mais conforto? Então, não perca a lista a seguir e confira os mais conhecidos do mercado, e que estão disponíveis no Brasil, além de dois modelos que, por enquanto, ainda não têm previsão de lançamento por aqui.

Samsung Galaxy Z Flip5

A linha de celular dobrável da Samsung Galaxy Z Flip está em sua quinta geração. O Z Flip5 traz uma amplitude de funções para a tela externa e um processador mais veloz, por isso, o Samsung Galaxy Z Flip5 é robusto onde você mais precisa e mantém a premissa do celular: ser compacto.

O grande diferencial dessa versão é que a tela externa ficou maior e tem mais funções, como fazer fotos e vídeos, enviar mensagens e também usar alguns apps nativos da marca. E a tela interna agora é Painel Modo Flex, para permitir mais funções e usos exclusivos.

O celular dobrável da Samsung ainda conta com:

  • Tela Externa de 3,4 polegadas;
  • Cores modernas: Verde Claro, Grafite, Creme e Rosa;
  • Câmera flex frontal para selfies incríveis;
  • Estrutura em Armor Aluminum e vedado com resistência à água;
  • Trilho duplo durável para a dobradiça;
  • Processador Snapdragon® 8 Gen 2 for Galaxy.
Imagem do Galaxy Z Flip 5.

Samsung Galaxy Z Fold5

O celular dobrável gamer e também ideal para quem precisa trabalhar, assistir séries e filmes, desenhar e mais! Com 13,4 mm de espessura e pesando só 253 g, o Z Fold5 funciona como se você tivesse um tablet com o processamento de um computador na sua mão, e que cabe no seu bolso.

O Samsung Galaxy Z Fold5 possui uma tela de 7,6” Multitarefas, ou seja, você pode abrir e usar vários aplicativos ao mesmo tempo. 

  • Câmera teleobjetiva 10 MP com zoom óptico de 3x, Wide de 50 MP, Ultra Wide de 12 MP, teleobjetiva de 10 MP e câmera sob o display de 4 MP;
  • Dual Preview para as pessoas verem o que você nas câmeras;
  • Modo Flex para usar do melhor jeito a tela dobrável;
  • Nova dobradiça mais resitente com trilho único;
  • Estrutura resistente de alumínio e vedada com resistência à água;
  • Processador Snapdragon® 8 Gen 2 for Galaxy.
Imagem do Galaxy Z Fold 5.

Motorola Razr 40

Se é celular com tela dobrável que você procura, então o Motorola Razr 40 é a escolha certa. Seu vidro ultrafino e o sistema de fechamento zero não deixa espaços quando você fecha a enorme tela pOLED de 6,9″ e tudo isso ainda combina com o visual ultramoderno do aparelho que usa Gorilla Glass® e acabamento em Vegan Leather.

Para quem gosta de fotos, o celular dobrável da motorola é um prato cheio com o  modo Captura Dupla que utiliza duas câmeras juntas, na frente e atrás, e as mostra em uma tela dividida.

  • Flex View para usar o aparelho em vários ângulos e interagir de diferentes formas;
  • Câmera principal de 64 MP, híbrida ultra-wide & macro de 13 MP e frontal de 32 MP;
  • Vídeo em Ultra HD 4K (30 fps) e Full HD (60 fps);
  • Compatível com o chip digital eSim;
  • Processador Snapdragon 7 Gen 1 (2,4 GHz Octa-Core);
  • Armazenamento de 256 GB.
Imagem do Moto Razr 40.

Motorola Razr 40 Ultra

O motorola razr 40 ultra não mediu esforços para impressionar: ele possui a maior tela externa de um celular dobrável até o momento, sendo essa a grande diferença entre o modelo normal e o ultra. Você pode usar a tela frontal pOLED de 3,6″ para receber e enviar mensagens, abrir notificações e mais sem precisar abrir o celular!

Assim como o motorola razr 40, o fechamento da tela pOLED de 6,9″ não deixa espaço. Porém o seu acabamento é em vidro fosco, vegan leather e conta ainda com a Cor do Ano Pantone® 2023 entre as opções.

  • Flex View para usar o aparelho em vários ângulos e interagir de diferentes formas, além de poder tirar foto usando a tela externa;
  • Câmera principal de 12 MP, híbrida ultra-wide & macro de 13 MP e frontal de 32 MP;
  • Vídeo em Ultra HD 4K (30 fps) e  Ultra HD 4K (30 fps);
  • Compatível com o chip digital eSim;
  • Processador Snapdragon® 8+ Gen 1;
  • Armazenamento de 256 GB.
Imagem do Moto Razr 40 Ultra.

Huawei Mate X3

Correndo por fora junto com a Xiaomi, a Huawei apresentou em 2023 uma atualização da sua linha de dobráveis. O Mate X3 tem certificação IPX 8, que garante resistência contra danos causados por mergulhos na água. Apenas o celular dobrável da Samsung, o Z Fold 4, tinha isso.

Pesando apenas 239g, ele é um dos mais leves da categoria. Isso foi possível porque o seu sistema de dobradiça foi remodelado. A sua tela extremamente fina também possui apenas 5,3 mm de espessura quando aberta.

Apesar de ter o Snapdragon 8 Plus Gen 1, ele só possui tecnologia de conexão 4G. Porém conta com o suporte de comunicação via satélite, ou seja, você pode enviar e receber mensagens em áreas sem rede móvel ou conexão Wi-Fi.

Para terminar, o Huawei Mate X3 possui um conjunto de câmeras potentes: 50 MP, ultrawide de 13 MP, telefoto de 12 MP e duas de 8 MP para selfies.

Infelizmente para os fãs da Huawei, o celular dobrável só tem previsão de ser vendido na China.

Xiaomi Mix Fold 3

Anunciado em agosto de 2023, o Xiaomi Mix Fold 3 promete ser uma evolução dos aparelhos fabricados pela gigante chinesa. O celular dobrável da Xiaomi foi desenvolvido para bater de frente com o Z Fold da Samsung.

Almejando ser o celular dobrável mais fino do mundo, o Mix Fold 3 possui 10,86 mm de espessura quando está fechado. Assim, ele se torna bem mais leve e especialmente compacto na hora de carregar o aparelho junto com você.

Ele sai de fábrica com um processador Snapdragon 8 Gen 2, com 12GB ou 16GB de memória RAM. Já a memória de armazenamento contam com três opções para você escolher o que melhor se encaixa no seu dia: 256 GB, 512 GB e 1 TB.

E para completar: tela OLED e câmeras com lentes fabricadas em parceria com a Leica. 

Sem previsão de vir para o Brasil por enquanto, o Mix Z Fold 3 só será vendido em terras chinesas.

 

Onde comprar celular dobrável?

Os celulares dobráveis são a grande novidade da indústria de smartphones, que desenvolveu um aparelho não apenas com um design elegante, mas extremamente versátil para o nosso dia a dia.

Você pode conhecer mais, e até garantir o seu, aqui na Loja da Vivo:

Além disso, na Loja da Vivo você também já pode comprar acessórios para o seu celular dobrável, como fones de ouvido sem fio e mais.

E aí, gostou de saber mais sobre celular dobrável e seus principais modelos no Brasil? Você também pode saber sobre tecnologia, smartphones e dicas incríveis aqui no Vivo Explica. Explore e aproveite!

Até a próxima!

Leia também:

Escolha sua cidade