Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Com os ataques cada vez mais frequentes dos cibercriminosos a usuários comuns, adotar medidas para manter o celular mais seguro pode ser determinante para evitar que informações sigilosas e importantes sejam roubadas.

Porém, muitas pessoas ainda não sabem como fazer isso de maneira eficiente, expondo-se a sérios riscos de serem alvos desses criminosos. 

Portanto, criamos um conteúdo completo com várias atitudes que você pode tomar para dificultar ao máximo o trabalho de quem deseja acessar seus dados. Continue com a gente e confira!

 

Índice

Como deixar o celular mais seguro?

Com a oportunidade de armazenar tanta informação pessoal em um único dispositivo, é natural que ele passe a ser cada vez mais visado por cibercriminosos. Por isso, investir em segurança digital é fundamental para não ter seus dados roubados, como:

  • Senhas de bancos;
  • Sua localização;
  • Acesso a aplicativos de mensagem — muito utilizado para aplicar golpes em familiares e amigos;
  • Sua lista de contato;
  • Documentos importantes;
  • Arquivos armazenados em nuvem.

E você pode tomar algumas atitudes para isso para reforçar essa segurança, tais como configuração no aparelho ou até instalando aplicativos voltados para sua proteção.

Vamos mostrar algumas maneiras que podem tornar o seu smartphone mais seguro.

Mulher segurando celular com ilustração do Face ID reconhecendo seu rosto

Como melhorar a segurança de um Android?

Apesar de ser um sistema operacional considerado seguro, o Android é uma plataforma que permite várias configurações por parte de seus usuários. E esse recurso, quando utilizado de maneira errada, pode colocar em risco a segurança do seu aparelho.

Entretanto, existem algumas práticas que podem ser adotadas para ajudar seu smartphone com sistema Android a se manter seguro.

Instale um gerenciador de senhas

Para que você não sofra com o roubo de suas senhas, que ficam armazenadas nos sites que você faz login, instalar um aplicativo gerenciador de senhas pode ser a melhor solução.

Ele ficará responsável por armazenar todas as suas senhas e protegê-las com uma “senha mestra”. 

Além disso, o app vai conectar todos os seus dispositivos para que você as acesse de qualquer um deles, sem precisar salvá-las no navegador. Bacana, não é?

Utilize a autenticação de dois fatores

Também conhecido como autenticação em duas etapas, este recurso está presente em vários aplicativos, tais como: WhatsApp, Facebook, Instagram, Telegram etc. 

Ele permite que o usuário cadastre um código dentro do aplicativo, que precisa ser informado depois que for inserida a senha de acesso ao programa. 

Para ativar esse recurso, você deve:

  • Abrir as configurações de seu aplicativo;
  • Buscar pela opção de “Segurança”;
  • Clicar em “Verificação em duas etapas”;
  • Cadastrar sua senha e e-mail válido.

Assim, caso alguém clone o seu número e reinstale os aplicativos, só conseguirá utilizá-los caso informe esse código — além da senha de acesso —, tornando mais difícil o roubo de suas informações.

O que é autenticação de dois fatores?

Mantenha seus aplicativos atualizados

Não é só o sistema operacional que precisa estar atualizado para aumentar a segurança do aparelho. Os aplicativos também precisam passar por esse processo, sempre que o desenvolvedor disponibilizar as atualizações.

Geralmente, elas são feitas para corrigir erros e bugs da versão anterior, que possam colocar em risco a integridade dos protocolos de segurança do aplicativo e seu funcionamento. 

Portanto, verifique sempre na Play Store se alguma atualização está disponível para seus aplicativos e, caso haja, instale imediatamente.

Realize o backup de seus dados

Para que você não corra o risco de perder todas as suas informações em caso de defeito ou perda do aparelho, é importante que realize o backup de seus dados com frequência. 

Em dispositivos Android, isso pode ser feito pelo Google Drive. Para isso, acesse o aplicativo e ative a função nas configurações.

iPhone é mais seguro do que Android?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem antes de definir qual modelo de aparelho comprar. 

Apesar de as duas plataformas estarem em constante evolução — sempre corrigindo erros e aprimorando a segurança —, os iPhones contam com alguns recursos que o tornam um pouco mais seguros que seu concorrente.

Imagem de três iPhones 15 em diferentes cores em frente a um círculo púrpura.

Controle sobre os dispositivos

Por ser responsável tanto pela criação dos aparelhos quanto do sistema operacional presente neles, a Apple consegue manter um controle mais aprimorado das falhas que possam surgir entre uma versão e outra, e das necessidades de correção de cada uma delas.

Já o Android é disponibilizado pelo Google para qualquer fabricante de aparelhos que deseje incorporá-lo a seus dispositivos. Isso faz com que cada modelo possa apresentar sua necessidade específica de melhoria, o que acaba ficando fora do controle da desenvolvedora.

Com isso, podem acontecer incompatibilidades e falhas na segurança em determinados aparelhos e, caso a fabricante não consiga reparar, o usuário poderá correr o risco de ser hackeado.

Fácil de acessar  e com configuração personalizados, você também tem a opção do controle parental, assim seu filho pode explorar e conectar com o mundo de maneira saudável.  

Acesso a aplicativos

O sistema operacional da Apple submete os desenvolvedores de aplicativos a algumas regras de segurança antes de permitir que eles sejam integrados à App Store. Uma delas é o “sandbox”, que é um recurso que separa um compartimento no aparelho, onde os aplicativos podem ser executados sem afetar o sistema.

Assim, caso ele tenha algum vírus ou malware discreto o suficiente para passar pelos protocolos de segurança, não irá causar danos ao aparelho. 

Além disso, os dispositivos da Apple só podem realizar download que estejam dentro de sua loja oficial — diferentemente do Android —, o que garante ainda mais a segurança.

Quantidade de usuários

Por ser um sistema operacional utilizado pela grande maioria dos fabricantes de smartphones — que contam com inúmeros aparelhos para todas as faixas de renda —, naturalmente ele atinge um número superior de usuários.

Com isso, os criminosos virtuais enxergam mais possibilidades de praticar seus delitos e voltam seu conhecimento à criação de arquivos prejudiciais à segurança do Android, pois sabem que as chances de sucesso são maiores.

Tipos de senha para celular

Saber criar e utilizar as senhas de seu aparelho é uma das melhores proteções contra quem deseja acessar suas informações. Portanto, é importante que você crie uma senha forte, porque isso vai ajudar em casos de roubo e furto.

Dependendo do modelo do dispositivo, são disponibilizados de três a quatro tipos de senha para bloquear a tela inicial. As mais comuns são:

  • Senha numérica (PIN);
  • Senha padrão (ligar os pontos);
  • Senha digital (impressão dos dedos);
  • Reconhecimento facial.

Evite usar sequências, aniversários e números de telefone caso você use uma senha numérica.

Tela com várias combinações binárias desenhadas. Ao centro, escrito password com senha em asteriscos

Dicas para ajudar na segurança do seu celular

Existem algumas ações simples que você pode tomar que ajudam a proteger seus dados e a aumentar a segurança do seu smartphone.

Evite instalar apps de fora da App Store

Por ser um sistema operacional de código aberto, o Android permite — apesar de não recomendar — que aplicativos fora de sua loja sejam instalados no aparelho. Porém, isso é um risco muito grande para o usuário, já que pessoas mal-intencionadas podem criar um programa falso com a intenção de roubar seus dados.

Para evitar esse tipo de situação, faça download apenas na loja oficial do Google, pois lá, os aplicativos passam por uma verificação de segurança antes de serem integrados à plataforma. 

Além disso, verifique em seu smartphone se a opção de “download por fontes desconhecidas” está desativada. Caso não esteja, ative-a. 

O passo a passo para encontrar essa opção é o seguinte:

  • Acesse as configurações de seu aparelho;
  • Vá até a opção “Tela de Bloqueio e Segurança”;
  • Clique em “Fontes Desconhecidas”;
  • Caso a opção esteja ativada, desative-a.

Mantenha seu sistema operacional atualizado

Constantemente os fabricantes dos aparelhos promovem atualizações para seus dispositivos para consertar erros e possíveis falhas de segurança que possam prejudicar o usuário.

Para ter um celular mais seguro é muito importante que essas atualizações sejam instaladas toda vez que forem lançadas e disponibilizadas para a versão do seu sistema operacional.

Para saber se há alguma versão nova disponível, siga as instruções abaixo:

  • Vá até as configurações do seu aparelho;
  • Clique na opção “Sistema";
  • Busque por “Atualização do Sistema”;
  • Clique em “Verificar Agora”.

Caso apareça alguma atualização disponível, faça o download.

Não envie dados sensíveis por redes Wi-Fi públicas

Para acessar a internet, o seu aparelho conta com configurações de rede que permitem esse acesso. 

E esse tipo de conexão pode ser feito por uma rede doméstica — que, normalmente, é protegida por um firewall e senha — ou pública, onde qualquer IP pode trafegar.

Isso faz com que todos os dispositivos que frequentam a rede pública fiquem vulneráveis a ataques, correndo risco de ter suas informações roubadas. 

Portanto, caso use esse caminho, além de utilizar os meios de proteção já apresentados, evite transferir arquivos ou passar informações sensíveis e sigilosas, para que elas não sejam interceptadas por cibercriminosos.

Imagem de uma pessoa utilizando um notebook e smartphone.

Vivo ajuda você a ter um celular mais seguro

A Vivo tem alguns produtos e serviços que ajudam a proteger seu smartphone da ação de ladrões e até mesmo de quedas. Conheça:

Imagem de homem roubando celular da bolsa

Seguro para celular Vivo

Tenha proteção para o seu smartphone a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo com o Seguro Celular da Vivo. Você pode contratar pelo App Vivo e ele começa a valer imediatamente, e são vários planos com diferentes opções de cobertura para você escolher.

Conhecer Seguro Celular
Imagem de uma capinha de celular com uma corrente azul conectada a ela.

Alça para celular Ovvi

Também conhecido por phone strap, as alças de celular são usadas para personalizar os aparelhos, além de evitar quedas e até roubos, já que a alça pode ser colocado na transversal do corpo ou presa na mão.

E a Ovvi, a linha de acessórios da Vivo, tem uma coleção completa de alças universais que servem em todos os celulares.

Compra Alça Universal Ovvi

E aí, gostou das nossas dicas? Se segui-las, tenha a certeza que tornará o celular mais seguro. 

Dessa forma, você consegue dificultar a ação dos cibercriminosos e proteger cada vez mais seus arquivos de ataques cibernéticos.

Fique seguro e até breve!

Leia também: