Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Início do conteúdo

Para acessar a internet na casa toda, nada melhor que um Wi-Fi com bom sinal. Mas bem sabemos que, às vezes, o aparelho pode dar algum problema, limitando ou até acabando de vez com a internet. E o que fazer quando aparecer uma luz vermelha no seu roteador

Antes de mais nada, é preciso entender o que significa essa luz e quais as causas para, então, corrigir o que estiver de errado. Em alguns casos, dá até para solucionar erros com passos simples. Já em outros, será preciso chamar um técnico.

Quer entender melhor sobre esse tema? Siga a leitura e descubra!

Roteador com a luz vermelha acesa Roteador com a luz vermelha acesa

O que significa a luz vermelha no roteador?

Quando isso acontece, a luz vermelha estática ou piscando aparece abaixo do ícone de mouse do seu modem, certo?

A luz vermelha acesa continuamente no seu modem Vivo quer dizer que ele não está com a sessão PPP autenticada. Isso significa que, no meio do processo de transmissão de dados de internet, há alguma falha.

Já a luz vermelha piscando significa que o nível do sinal da sua internet não se encontra na faixa recomendada. É bem provável que seja defeito no cabeamento responsável por enviar o sinal até o seu modem — ou a fibra, se for o caso.

Por padrão, as luzes dos roteadores Vivo que funcionam de forma correta ficam acesas na cor azul. Então, se alguma delas ficou vermelha, pode saber que é indício de problema. Ao tentar conectar seu dispositivo ao Wi-Fi, o sinal provavelmente não vai pegar.

Internet banda larga com fibra ótica

R$ 30,00 OFF
500Mega
Mais alcance com Wi-Fi6
De: R$ 150,00
Por: {{ total }} R$ 120,00 /mês
Internet Fibra 500 Mbps
Com Wi-Fi6 e instalação grátis
Dowload até 500 Mbps
Upload até 250 Mbps
Apps inclusos no plano
Oferta imperdível: R$50 OFF
700Mega
Mais alcance com Wi-Fi6
+ Amazon Prime Incluso
De: R$ 200,00
Por: {{ total }} R$ 150,00 /mês
Internet Fibra 700 Mbps
Com Wi-Fi6 e instalação grátis
Dowload até 700 Mbps
Upload até 350 Mbps
Apps inclusos no plano
Oferta imperdível R$ 200 OFF
1 Giga
Mais alcance com Wi-Fi6
+ Amazon Prime Incluso
De: R$ 500,00
Por: {{ total }} R$ 300,00 /mês
Internet Fibra 1 Gbps
Com Wi-Fi6 e instalação grátis
Dowload até 1 Gbps
Upload até 500 Mbps
Apps inclusos no plano

Quais são as principais causas?

Existem alguns motivos que levam à luz vermelha no roteador e à provável queda no seu sinal de internet. Para resolver essa questão, antes de mais nada, vale entender quais são essas causas. Veja, a seguir:

1. Rompimento na fibra

Você já deve ter reparado que, ao contratar a internet fibra ótica, os cabos de rede que se conectam ao modem são bem finos. Com movimentos bruscos no aparelho ou um posicionamento errado, eles podem se romper.

Há também o rompimento da fibra em ambientes externos. Eles podem ter como causas os acidentes de trânsito e até mesmo algumas condições climáticas. Nesses casos, não só você, mas seus vizinhos também ficarão sem sinal.

2. Quebra no conector

Outro fator que leva o modem a acender a luz vermelha é o defeito no conector. Mesmo com o cabo encaixado no lugar certo, pode acontecer algum mau contato ou mesmo a quebra na peça, interrompendo a transmissão de sinal.

3. Manutenção na fibra

Ainda existe a possibilidade de manutenções externas pela própria empresa, que acontece para melhorar a internet e o sinal dos consumidores. Quando for assim, você verá a luz vermelha do roteador sumir em poucas horas.

Muita gente acredita que a luz vermelha no roteador indica que terceiros estão conectados a sua rede, mas nem sempre isso é verdade. 

Para ter a certeza, acesse as configurações para saber quem está usando seu Wi-Fi e não se esqueça de fortalecer sua senha.

Como arrumar o modem com luz vermelha?

O primeiro passo para se ver livre da luz vermelha no roteador é checar se os cabos estão conectados corretamente. Dê uma olhada no seu modem para garantir que os encaixes estão firmes e não se esqueça de verificar a fonte de energia.

Nada muda ao fazer isso? Então, veja o que é possível fazer:

Reinicie o modem

A internet não está funcionando? Se o problema não está no encaixe dos cabos, pode ser algo do próprio roteador. Oscilações e picos de energia são exemplos do que geralmente influencia seu funcionamento.

Nesse caso, é bom desligar o modem e ligá-lo novamente. Sabe como fazer isso? Preste atenção em alguns detalhes:

  • O roteador costuma ter um botão de on/off. Aperte-o e deixe o aparelho desligado por alguns minutos, por precaução; 
  • Aperte o botão novamente, para ligar o modem;
  • Espere a estabilização das luzes, que vão garantir o bom funcionamento do seu Wi-Fi;
  • Tente conectar seu dispositivo na rede. Se funcionar, o trabalho está feito. Se não, vá para o próximo passo a passo. 

Reset o modem

Outra forma que pode dar certo é resetar o modem. Isso significa que você vai restaurar as informações de fábrica do aparelho. Então, todas as configurações de internet feitas até então serão apagadas.

Para isso, siga estas instruções:

  • Procure o botão de reset no seu modem, que fica na parte traseira. Geralmente, é uma trava interna, que precisa de um palito para pressionar;
  • Segure esse botão por cerca de 10 segundos e solte-o logo na sequência;
  • Aguarde o modem reiniciar e verifique o funcionamento das luzes.

Outra forma de fazer isso é pelo próprio navegador. Veja como:

  • No seu computador, abra o “Prompt de Comando”, digitando CMD na barra de tarefas;
  • Na tela preta que abrirá, digite “IPCONFIG” e pressione a tecla Enter;
  • Procure em “Gateway Padrão” um número de, geralmente, nove dígitos, que é o IP do modem;
  • Agora, abra seu navegador e digite o IP, pressionando Enter. Se pedir admin e senha, é só procurar essas informações na parte traseira do modem;
  • Nas configurações do seu modem Vivo, procure por “Gerenciamento”, depois clique em “Reiniciar”;
  • Entre as opções, selecione “Reconfigurar” para restaurar as configurações de fábrica.

Não deixe o modem sem senha

Se a luz vermelha sumir, o problema provavelmente foi resolvido. Para não deixar o Wi-Fi aberto depois desse processo, lembre-se de configurar uma nova senha para sua rede. 

Siga esse passo a passo:

  • Acesse as configurações do modem digitando o IP do aparelho no seu navegador (conforme passo anterior);
  • Depois de colocar admin e senha, se preciso, vá em “Configurações”;
  • Procure por Wi-Fi 2.4 GHz e clique na opção “Senha”;
  • Agora é só inserir a senha desejada e pronto!

Leia mais:

Pessoa usando o celular para chamar o técnico da Vivo para consertar o roteador Pessoa usando o celular para chamar o técnico da Vivo para consertar o roteador

Quando entrar em contato com a Vivo?

Você tentou todas as formas que mostramos para arrumar o modem e ele continua com a luz vermelha? Então, chegou o momento de entrar em contato com a Vivo. Afinal, com a fibra rompida, será necessária a visita de um técnico especializado.

No local, o técnico consegue descobrir onde a fibra foi rompida ou se há problema no conector. Dessa forma, pode restaurar sua internet com tranquilidade.

Para isso, a nossa dica é entrar em contato pelo App Vivo. É bem simples, rápido e prático:

  1. Abra o App Vivo no seu celular;
  2. Acesse a seção "Meu Plano";
  3. Procure a opção "Suporte técnico" e pronto!

Fácil, não é mesmo? O mesmo vale para resolver algum problema ou conseguir ajuda para melhorar o sinal do Wi-Fi. Você faz tudo isso sem esperar na linha para falar com um atendente ou ir até uma das lojas Vivo. Resolva no conforto do seu lar!

Se resolver o problema da luz vermelha no roteador e ainda assim a velocidade não estiver suficiente, que tal conferir os planos Vivo Fibra? Lá, você encontra o pacote ideal para as suas necessidades de uso. 

Até a próxima!

Leia também:

Escolha sua cidade