Nada melhor do que poder contar com uma boa internet em toda a casa para estudar, trabalhar e se divertir, não é mesmo? Porém, para aproveitar o melhor que a conexão tem para oferecer, é importante tomar alguns cuidados, como evitar o Wi-Fi aberto. E isso tanto para proteger sua rede, quanto para potencializar o serviço contratado.
A realidade é que, mesmo estando dentro do seu lar, é recomendado colocar uma senha para acessar o Wi-Fi. Além disso, para melhor performance, o roteador deve ficar em um local central para conseguir cobrir melhor o ambiente. E, se isso não for o suficiente, também existem outros aparelhos, como os repetidores, que podem ajudar a internet a chegar ainda mais longe.
Enfim, para saber se está fazendo o melhor uso da sua internet sem fio, vale acompanhar a leitura e conferir as dicas que preparamos para você.
Índice
O que é Wi-Fi aberto?
Sabia que no Brasil a banda larga já está presente em praticamente todas as casas e empresas? São mais de 10.764 milhões de acessos em fibra ótica na banda larga fixa, segundo o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM)!
Para escolher o melhor pacote de conexão, é importante entender para quais finalidades você vai usar sua internet em casa. Se você usa internet para navegar em redes sociais, enviar e-mails e coisas simples do dia a dia, um pacote de conexão mais básico já é suficiente. Mas, se você também precisa fazer chamadas em vídeo e assistir muitos filmes, vale a pena investir em uma conexão mais rápida para aproveitar ao máximo.
Outra dica legal é instalar o roteador em um lugar centralizado na casa, alto e sem nada bloqueando o sinal. Se ainda assim a área de cobertura ficar grande, pode ser interessante usar os repetidores, que ajudam a propagar o sinal do roteador em pontos onde o sinal pode ficar mais fraco.
Depois de escolher essas opções e instalar a conexão sem fio, é comum querer deixar o Wi-Fi aberto, sem uma senha para facilitar o uso de moradores e visitantes. Mas, olha só, isso pode abrir portas para riscos de segurança e desempenho que você vai conhecer agora. Então, vale a pena tomar uns cuidados extras para se proteger!
Como configurar o Wi-Fi?
A princípio essa tarefa pode parecer difícil, mas hoje em dia esse processo já é bastante simples. Para começar, é necessário ter um dispositivo, seja um roteador conectado ao modem ou um aparelho que une as duas funções. Ou seja, um modem Wi-Fi que traz a internet e a distribui em casa pela conexão sem fio.
Caso esteja com um roteador, é preciso conectá-lo ao modem com um cabo de internet e ligá-lo à energia. A partir daí, os processos para ambos são iguais:
- Conecte o computador à porta LAN por um cabo de rede;
- Abra uma nova aba no navegador e insira o endereço IP do roteador. Você encontra esse número no manual ou no próprio aparelho;
- Uma tela pedindo login e senha vai aparecer. Esse padrão vem direto da fábrica e costuma ser “admin” para os dois campos. Se não, a informação também estará no modem ou no guia de instalação;
- Abra a opção “Redes sem fio” ou “Wireless” e selecione a alternativa “Ativar rede sem fio” ou “Enable wireless”;
- No campo SSID, nomeie a sua rede.
Logo após, vem um passo importante para não ter mais um Wi-Fi aberto: a criação de uma senha para acesso à internet, conforme citado acimo o passo a passo.
Por fim, teste a velocidade da conexão para checar se ela está dentro do esperado e aproveite sua internet de forma segura. Além disso, você pode conferir os repetidores de sinal da Vivo.
Leia mais:
Vivo Fibra
Falando em como manter uma boa qualidade de sinal, impossível não mencionar Vivo Fibra, a conexão de internet mais competente do momento. Ou seja, além de veloz, é altamente resistente, estável e de fácil instalação.
Basta verificar se ela está disponível para o seu endereço, seguir o passo a passo de cadastro e escolher data e horário para instalação. Mais informações? Confira como instalar Vivo Fibra na sua residência.
Vivo Total
O Vivo Total é um plano da Vivo que combina internet fibra e plano de celular pós-pago em uma única fatura. O plano oferece vários benefícios, como:
- Descontos em smartphones;
- Possibilidade de adicionar até 10 linhas dependentes grátis no plano família;
- Uso do Wase e Moovit sem descontar da franquia de dados;
- Conectividade internacional com o Vivo Travel, que permite usar internet e fazer ligações em mais de 175 países;
- E muito mais!
Gostou desta matéria? Então acompanhe o Vivo Explica e esteja à frente nos temas de tecnologia e dicas importantes para o seu dia a dia!