O que é portabilidade numérica?
É o serviço que permite o cliente manter seu número de telefonia quando solicitar uma mudança de operadora, desde que a pessoa solicitante seja o responsável titular pela linha. Conheça o passo a passo e ofertas para portabilidade de plano móvel.
Informações importantes antes de realizar a portabilidade:
Não desative sua linha
Seu plano será cancelado automaticamente. Se a linha for desativada antes, não será possível portar seu número.
Verifique seu contrato atual
Débitos pendentes na operadora atual não impedem a portabilidade, mas pode haver fidelidade ou multa por quebra de contrato.
A portabilidade é apenas numérica
Verifique com a sua operadora atual quais serviços serão ou não cancelados com a portabilidade.
Evite gasto extra
O ideal é solicitar a portabilidade perto do vencimento de sua conta antiga. Assim, você não precisará pagar duas faturas no mesmo mês.
A partir de setembro de 2023, ao solicitar um pedido de portabilidade, o cliente receberá um SMS solicitando a confirmação do pedido, para que o processo de portabilidade seja concluído. Após o recebimento da mensagem, o prazo de resposta é de no máximo 6 horas para confirmar ou recusar a solicitação. Em caso de dúvidas, ligue para o nosso Canal de Atendimento 103 15.
Tipos de Portabilidade
Conheça os tipos de portabilidade possíveis para portar o número da sua empresa
Transferência: CNPJ para o mesmo CNPJ
Clientes que possuem uma linha móvel com outra operadora, no mesmo CNPJ, e desejam fazer a portabilidade.
Transferência: CNPJ para outro CNPJ
Clientes que possuem um CNPJ cadastrado na linha móvel e desejam fazer a portabilidade com troca de CNPJ mas mantendo o mesmo número da linha.
Transferência: CPF para CNPJ
Clientes que possuem linha móvel em outra operadora como pessoa física (CPF) e desejam fazer a portabilidade para CNPJ.
Qual tipo de portabilidade você deseja fazer?
Já possuo uma linha móvel de pessoa jurídica em outra operadora
Caso sejam diferentes, seguir aqui
Faça sua portabilidade agora:
Tenho uma linha móvel em um CNPJ e quero trocar para outro CNPJ
- Cópia legível do contrato social, ATA ou CCMEI;
- Cópia legível dos documentos de identificação dos responsáveis legais com foto;
- Preencha o termo de transferência de troca de titularidade, termo.
Caso precise de informações de status do pedido, entre em contato pelo chat que um atendente irá te auxiliar.
Faça sua portabilidade agora:
Tenho uma linha móvel no meu CPF e quero colocar para a minha empresa
- Cópia legível do contrato social, ATA ou CCMEI;
- Cópia legível dos documentos de identificação dos responsáveis legais com foto;
- Preencha o termo de transferência de troca de titularidade, termo.
Caso precise de informações de status do pedido, entre em contato pelo chat que um atendente irá te auxiliar.
Faça sua portabilidade agora:
Fiz a solicitação de portabilidade e agora?
Pedido aprovado e recebimento chip
Você receberá uma comunicação nos próximos dias referente a aprovação do pedido e no endereço cadastrado receberá o Chip com o número provisório em até 30 dias.
Após o recebimento do chip
Você pode ativar o chip antes do processo de portabilidade, para isso insira-o no aparelho e ligue para qualquer número. A cobrança do novo plano começa após a ativação
Finalização processo portabilidade
Você será notificado via SMS da data de agendamento da portabilidade e quando o processo for concluído.
Por que meu pedido de portabilidade pode ser negado pela operadora?
Se o número estiver: inativo, cancelado ou desativo
Se os dados fornecidos no momento da solicitação estiverem incorretos
Se já houver outra solicitação de portabilidade do mesmo número em andamento
Se o pedido de portabilidade for de um CNPJ diferente do cadastrado na operadora atual
Se o plano cadastrado na operadora de origem for de pessoa física e o plano solicitado é para pessoa jurídica
Se o CNPJ cadastrado no pedido de portabilidade tiver algum tipo de restrição financeira
Mais dúvidas sobre portabilidade
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Sim. Escolha o plano ideal para sua empresa na Loja Online e, na etapa “Tipo de Linha”, escolha a opção Portabilidade. Depois, basta colocar o número que você quer trazer para a Vivo e escolher o plano que melhor se adequa a realidade da sua empresa.
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A portabilidade deve acontecer em até 3 dias úteis depois do recebimento do chip no endereço. No momento que o número for portado, a linha pode ficar indisponível por um período de até 2 horas.
Nesses 3 dias até a portabilidade acontecer, caso queira, você pode utilizar uma linha provisória que enviaremos para você. Essa é uma forma de você começar a aproveitar todas as vantagens de ser um cliente Vivo. Enquanto aguarda a conclusão da portabilidade do seu número, você não paga nada pela disponibilização da linha provisória, mas serão tarifadas normalmente todas as ligações e serviços acessados que gerarem tráfego.
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Para descobrir qual é a operadora de um número de celular, consulte o site da ABR Telecom.
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Somente clientes Pré precisam pagar pela compra do novo Chip Vivo. Mas caso você tenha selecionado assinar um plano Controle ou Pós não pagará nada.
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Basta aguardar o seu chip chegar! Assim que o seu pedido for entregue, realize uma ligação para ativar o seu número provisório, que será alterado automaticamente para o seu número atual em até 3 dias úteis.
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O chip será entregue no endereço cadastrado na Receita Federal. Os prazos variam de região para região, mas você pode conferir a tabela com as previsões. Vale destacar que o prazo para portabilidade só começa a contar depois que a entrega é feita.
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Algumas situações podem impedir o processo de portabilidade do seu número. As principais são:
- Se o número estiver inativo, cancelado ou desativado;
- Se os dados fornecidos estiverem incorretos ou incompletos;
- Se outra solicitação de portabilidade já estiver em andamento para o mesmo número;
- Se o pedido de portabilidade for de CNPJ diferente no cadastro da operadora doadora;
- Se estiver pedindo uma portabilidade de plano empresarial, mas operadora de origem o plano estiver cadastrado como Pessoa Física;
- Se o CNPJ tiver algum tipo de restrição financeira.
Para que a portabilidade aconteça sem maiores problemas, a linha deve estar no nome da Razão Social.
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A data de portabilidade só pode ser agendada na Anatel após o recebimento do chip provisório. Como cada região possui um prazo diferente de logística para entrega o prazo final da portabilidade varia por regiões no Brasil. Após o recebimento do chip a Janela de agendamento de portabilidade pode ser aprovada pela Anatel em um prazo mínimo de 3 dias e máximo 12 dias úteis onde eles fazem as validações de acordo entre a antiga operadora e nova operadora.
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Não tem necessidade de avisar que irá fazer a portabilidade, mas é importante saber sobre situação dos prazos contatuais antigo, cláusulas de multas ativas e possíveis débitos e/ou serviços adicionais que possam estar vigentes na operadora antiga. Pois podem ser impeditivos e sua portabilidade ser negada na Anatel por pendências não resolvidas com a operadora antiga.
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Não. Pois ao cancelar o plano você pode cancelar a linha, você deve manter o linha ativa durante o processo de portabilidades, apenas se certificar de que não tem multas, débitos ou serviços adicionais na sua operadora doadora que possam impedir o processo de portabilidade .
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você receberá um chip com um número provisório, que na data da portabilidade será alterado para o número oficial. Caso queira ativar o chip e já aproveitar as vantagens do seu plano antes da portabilidade basta colocar o chip no aparelho e realizar uma ligação, porém a data de início de cobrança do seu chip será a mesma da ativação, após o recebimento do chip aguarde o recebimento do SMS para o agendamento da portabilidade na Anatel que deverá ocorrer no prazo máximo de 12 dias úteis após o recebimento do chip. Caso não receba o SMS e entre em contato com nossa central de atendimento para entendimento do ocorrido.
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Sim. Quando você ativa a linha provisória que futuramente irá se transformar na sua linha oficial, já se inicia o ciclo da sua fatura do novo plano, caso não queira iniciar antes da portabilidade só faça a ativação do chip apenas na data da portabilidade que você é avisado através de SMS assim que é agendado na Anatel.