Confira como funciona a ativação e troca para eSIM
Se você já tem um celular com eSIM e é cliente Vivo Empresas, é só conferir as orientações para fazer a ativação do chip eSIM em Vivo Empresas.
Você gestor
Confira o guia para Ativar o eSIM no seu dispositivo
Para iniciar, há algumas orientações essenciais que devemos considerar:
- Atualize o sistema operacional do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado para a versão mais recente;
- Conecte o dispositivo à internet por uma rede Wi-Fi;
- Se for preciso, apague outros eSIMs vinculados ao seu dispositivo que não estejam em uso;
- Remova o chip físico (SIM card), se o dispositivo estiver utilizando um;
- Se você é cliente Vivo Empresas, faça seu login em Vivo Empresas por um computador;
- É colaborador de uma empresa e precisa ativar o eSIM? Confira como ativar >
- Caso ainda não seja cliente Vivo Empresas, ligue pra 103 15 e confira as melhores ofertas de linhas móveis, internet e equipamentos pra sua empresa
Agora, é só seguir as orientações:
Em Vivo Empresas, acesse a opção Gestão do menu, e vá em Gestão de linhas e chips
Em Gestão de linhas e chips, acesse a linha que você quer ativar o eSIM
Você pode buscar pelo número da linha ou exibir a lista de linhas de cada Conta.
Ao encontrar a linha, clique em Gerenciar linha
Lembre-se: o eSIM só pode ser ativado em uma linha inativa. Caso queira usar o eSIM em uma linha ativa, você precisa fazer a troca do chip físico (SIM card) para eSIM em Meu Vivo Empresas.
Escolha o serviço Ativar eSIM para iniciar o processo de ativação do eSIM do seu dispositivo
Lembre-se: o eSIM só pode ser ativado em uma linha inativa. Caso queira usar o eSIM em uma linha ativa, você precisa fazer a troca do chip físico (SIM card) para eSIM em Meu Vivo Empresas.
Informe quem vai fazer o processo de ativação do eSIM
Você precisa informar se a ativação do eSIM vai ser feita por você (gestor administrativo da empresa) ou por outra pessoa, como um colaborador da sua empresa. Se o eSIM vai ser ativado por outra pessoa, você só precisar gerar um código e enviar pra ela as orientações que vão aparecer no Meu Vivo Empresas.
Confirme sua identidade por biometria facial
Você vai precisar apontar a câmera do seu celular para o QR Code gerado no Meu Vivo Empresas e seguir as orientações que vão aparecer na tela do celular.
Escolha o tipo de sistema do dispositivo em que o eSIM vai ser utilizado
O dispositivo precisa ter eSIM disponível, e sistema Android ou iOS (iPhone).
Informe o IMEI do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado
Em Meu Vivo Empresas, temos orientações sobre como encontrar o IMEI do seu dispositivo (Android ou iOS (iPhone)). O IMEI tem 15 números e você o encontra nas configurações do dispositivo.
Agora informe o EID do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado
Em Meu Vivo Empresas, temos orientações sobre como encontrar o EID do seu dispositivo (Android ou iOS (iPhone)). O IMEI tem 32 números e você pode discar *#06# para encontrá-lo.
Aguarde enquanto o QR Code é gerado
Aponte a câmera do seu celular pra ler o QR Code e siga as instruções da fabricante. Quando o processo de ativação do eSIM do seu dispositivo terminar, você vai receber um aviso por e-mail e SMS.
Você gestor
Saiba como trocar o chip físico (SIM card) para o eSIM
Pra começar, temos algumas recomendações importantes:
- Atualize o sistema operacional do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado para a versão mais recente;
- Conecte o dispositivo à internet por uma rede Wi-Fi;
- Se for preciso, apague outros eSIMs vinculados ao seu dispositivo que não estejam em uso;
- Remova o chip físico (SIM card), se o dispositivo estiver utilizando um;
- Se você é cliente Vivo Empresas, faça seu login em Vivo Empresas por um computador;
- É colaborador de uma empresa e precisa ativar o eSIM? Confira como trocar >
Caso ainda não seja cliente Vivo Empresas, ligue pra 103 15 e confira as melhores ofertas de linhas móveis, internet e equipamentos pra sua empresa.
Agora, é só seguir as orientações:
Em Vivo Empresas, acesse a opção Gestão do menu, e vá em Gestão de linhas e chips
Em Gestão de linhas e chips, acesse a linha que você quer ativar o eSIM
Você pode buscar pelo número da linha ou exibir a lista de linhas de cada Conta.
Ao encontrar a linha, clique em Gerenciar linha
Lembre-se: a troca do chip físico (SIM card) para eSIM só pode ser feita em uma linha Ativa.
Escolha o serviço Troca para eSIM para iniciar o processo de troca do SIM card para eSIM
Lembre-se: a troca do chip físico (SIM card) para eSIM só pode ser feita em uma linha Ativa.
Informe quem vai fazer o processo de ativação do eSIM
Você precisa informar se a ativação do eSIM vai ser feita por você (gestor administrativo da empresa) ou por outra pessoa, como um colaborador da sua empresa. Se o eSIM vai ser ativado por outra pessoa, você só precisar gerar um código e enviar pra ela as orientações que vão aparecer no Meu Vivo Empresas.
Confirme sua identidade por biometria facial
Você vai precisar apontar a câmera do seu celular para o QR Code gerado no Meu Vivo Empresas e seguir as orientações que vão aparecer na tela do celular.
Escolha o tipo de sistema do dispositivo em que o eSIM vai ser utilizado
O dispositivo precisa ter eSIM disponível, e sistema Android ou iOS (iPhone).
Informe o IMEI do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado
Em Meu Vivo Empresas, temos orientações sobre como encontrar o IMEI do seu dispositivo (Android ou iOS (iPhone)). O IMEI tem 15 números e você o encontra nas configurações do dispositivo.
Agora informe o EID do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado
Em Meu Vivo Empresas, temos orientações sobre como encontrar o EID do seu dispositivo (Android ou iOS (iPhone)). O IMEI tem 32 números e você pode discar *#06# para encontrá-lo.
Aguarde enquanto o QR Code é gerado
Aponte a câmera do seu celular pra ler o QR Code e siga as instruções da fabricante. Quando o processo de ativação do eSIM do seu dispositivo terminar, você vai receber um aviso por e-mail e SMS.
Você colaborador
Saiba como Ativar ou Trocar para eSIM no seu dispositivo
Pra começar, temos algumas recomendações importantes:
- Peça para a pessoa que faz a gestão de linhas da empresa onde você trabalha o código para ativar o eSIM;
- Atualize o sistema operacional do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado para a versão mais recente;
- Conecte o dispositivo à internet por uma rede Wi-Fi;
- Se for preciso, apague outros eSIMs vinculados ao seu dispositivo que não estejam em uso;
- Remova o chip físico (SIM card), se o dispositivo estiver utilizando um;
- É gestor de uma empresa e precisa ativar o eSIM? Confira como ativar >
Já tem o código para ativar o eSIM? Então, é só seguir as orientações
Baixe o aplicativo Meu Vivo Empresas e, para acessá-lo, escolha a opção Gestão de eSIM
Insira o número do seu celular Vivo Empresas
Deve ser o número da linha móvel corporativa, com DDD.
Faça a validação do código que vai ser enviado por SMS
Se não receber o código em até 1 minuto, você pode enviar o código novamente.
Clique em Ativar eSIM na tela de Início do aplicativo Vivo Empresas
Lembre-se: você precisa ativar o eSIM do dispositivo utilizando o código enviado pela pessoa que faz a gestão de linhas na sua empresa. O código precisa ser utilizado até a data limite de validade.
Confira as principais informações para ativar o eSIM do dispositivo
Seu dispositivo precisa ter eSIM e estar conectado à internet por uma rede Wi-FI. Confira a validade do código de ativação e a quantidade de bateria do dispositivo.
Insira o código de ativação que você recebeu da pessoa que faz a gestão de linhas na sua empresa
O código é um conjunto de letras e números e foi enviado pra você pela pessoa que faz a gestão de linhas na sua empresa.
Você vai precisar concluir a ativação do eSIM do dispositivo
A partir deste momento, você não deve fechar o aplicativo. Caso feche o app ou perca a conexão com a internet, será preciso pedir um novo código para a pessoa que faz a gestão de linhas da sua empresa (iPhone).
Ativação do eSIM do dispostivo para Apple
É preciso clicar no botão Continuar no dispositivo para que a ativação do eSIM seja concluída.
Ativação do eSIM do dispostivo para Android
A ativação do eSIM vai acontecer automaticamente. Mas não feche ou saia do aplicativo enquanto a ativação do eSIM não terminar.
O eSIM do dispositivo foi ativado
Ao concluir a ativação, você só precisar aguardar alguns minutos para usar sua linha móvel corporativa.
Dispositivos compatíveis com eSIM
Os melhores planos de celular pra sua empresa
Oferta Recomendada Oferta Imperdível
Ligações ilimitadas
Melhor rede móvel do Brasil
Valor
Oferta Recomendada Oferta Prorrogada
Melhor rede móvel do Brasil
Plano Bloqueio de Chip
Valor
Ligações ilimitadas
Melhor rede móvel do Brasil
Valor
Oferta Recomendada Oferta Imperdível
Ligações ilimitadas
Melhor rede móvel do Brasil
Valor
Ligações ilimitadas
Melhor rede móvel do Brasil
Valor
Ligações ilimitadas
Melhor rede móvel do Brasil
Valor
Ligações ilimitadas
Melhor rede móvel do Brasil
Valor
Ligações ilimitadas
Melhor rede móvel do Brasil
Valor
Perguntas frequentes
-
O eSIM é a nova versão do Vivo chip, é virtual e já vem instalado em alguns modelos de celulares, tablets, notebooks e relógios inteligentes (smartwatch).
Se você já tem um celular com eSIM e é cliente Vivo Empresas, é só conferir as orientações para fazer a ativação do chip eSIM em Meu Vivo Empresas.Mas, se ainda não é cliente Vivo Empresas, basta ligar pra 103 15 e conferir as melhores ofertas de linhas móveis, internet e equipamentos pra sua empresa.
-
O eSIM é a nova versão do Vivo chip, é virtual e já vem instalado em alguns modelos de celulares, tablets, notebooks e relógios inteligentes (smartwatch). Não é possível comprá-lo, pois não é um chip físico (SIM card).
Você pode verificar se o seu celular atual é compatível com eSIM ou conferir as ofertas de dispositivos eSIM disponíveis na loja Vivo Empresas.
-
Se você é gestor administrativo da empresa, é só acessar o Meu Vivo Empresas e seguir as orientações:
1. Ir pro menu Gestão;
2. Acessar a opção Gestão de linhas e chips;
3. Buscar pela linha em que vai ativar o eSIM;
4. Escolher a opção Ativar eSIM;
5. Seguir as orientações do Meu Vivo Empresas.
Mas, se você é colaborador de uma empresa que utiliza linha móvel Vivo Empresas, vai precisar pedir um código de ativação para quem faz a gestão de linhas na sua empresa e seguir as orientações que vão estar acompanhadas do código de ativação.
A ativação do eSIM só pode ser feita em linhas que estiverem com o status Inativa. Caso queira usar o chip eSIM em uma linha ativa, você precisa escolher a opção Trocar pra eSIM.
-
Se você é gestor administrativo da empresa, é só acessar o Meu Vivo Empresas e seguir as orientações:
1. Ir pro menu Gestão;
2. Acessar a opção Gestão de linhas e chips;
3. Buscar pela linha em que vai trocar o SIM card pelo eSIM;
4. Escolher a opção Trocar para eSIM;
5. Seguir as orientações do Meu Vivo Empresas.
Mas, se você é colaborador de uma empresa que utiliza linha móvel Vivo Empresas, vai precisar pedir um código de ativação para quem faz a gestão de linhas na sua empresa e seguir as orientações que vão estar acompanhadas do código de ativação.
-
IMEI
O IMEI (International Mobile Equipment Identity, (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português), é um código presente em dispositivos, como celulares e tablets, que se conectam às redes 4G e 5G.
Para encontrá-lo, você pode discar *#06# no teclado do aparelho, ou buscar essa informação na Nota Fiscal ou em sua caixa original.
EID
O EID (Embedded Identification Document), (Documento de Identificação Embutido, em português), é um número de identificação com 32 dígitos integrado ao dispositivo, que permite a ativação do chip eSIM.
Usuários de dispositivos Android podem encontrar o número na embalagem original do aparelho, ou nas configurações do celular, dessa forma:
1. Acessar as configurações do celular; 2. Tocar na opção "Sobre o telefone"; 3. Tocar em ”Informações de status".
Já usuários iPhone podem conferir o número na embalagem do produto, ou nas configurações do aparelho, de acordo com as orientações:
Acessar as configurações do iPhone; 2. Tocar na opção "Geral"’; 3. Toque em "Sobre"; 4. Role a tela até a opção ”EID”.
ICCID
O ICCID (Integrated Circuit Card ID), (Número de Identificação do Cartão de Circuito Integrado), é conhecido também como ”número do chip". É por ele que as operadoras identificam um chip (SIM card ou eSIM).
Em um chip físico (SIM card), o ICCID está impresso no próprio cartão. Para chips eSIM, este número, que pode ser composto por 18 a 22 dígitos, fica nas configurações do aparelho. -
Se você é gestor administrativo da empresa, é só acessar o Meu Vivo Empresas e seguir as orientações:
1. Ir pro menu Gestão;
2. Acessar a opção Gestão de linhas e chips;
3. Buscar pela linha em que quer usar o SIM card;
4. Escolher a opção Ativar linha;
5. Seguir as orientações do Meu Vivo Empresas.
-
Se você é gestor administrativo da empresa, é só acessar o Meu Vivo Empresas e seguir as orientações:
1. Ir pro menu Gestão;
2. Acessar a opção Gestão de linhas e chips;
3. Buscar pela linha em que quer usar no SIM card;
4. Escolher a opção Trocar para SIM card;
5. Seguir as orientações do Meu Vivo Empresas.
-
Você pode pedir a portabilidade da sua linha pela Central de Relacionamento da Vivo, no número 103 15.
Se já é cliente Vivo Empresas e quer trazer linhas de outras operadoras para a Vivo, você pode pedir a portabilidade ao Gerente de Negócios que atende a sua empresa aqui na Vivo. -
Sim, ao pedir a portabilidade da sua linha pela Central de Relacionamento da Vivo, no número 103 15, você pode informar se quer usar a linha em um chip físico (SIM card) ou em um chip eSIM.
Assim que a portabilidade terminar, você pode fazer a ativação do chip em Meu Vivo Empresas, por um computador.
-
Você pode ter mais de uma linha móvel associada ao chip eSIM. E podem ser de diferentes tipos, como pré ou pós-paga, de operadoras diferentes e internacionais.
No entanto, no Meu Vivo Empresas, só é possível fazer a ativação ou troca de SIM card para eSIM de linhas móveis Vivo Empresas.
-
É um dispositivo, como celular ou tablet, que tem espaço para utilizar dois chips físicos (SIM card), além do chip virtual eSIM.
-
Você pode fazer a compra de dispositivos com chip eSIM em nossa Loja online de Equipamentos ou em qualquer loja física da Vivo. Se precisar de ajuda para comprar, você também pode conversar com o gerente de negócios que atende sua empresa aqui na Vivo.
-
Você precisa conferir se o dispositivo que comprou é compatível com a tecnologia eSIM e homologado pela ANATEL.
Se for compatível, e se você é gestor administrativo da empresa, é só acessar o Meu Vivo Empresas e seguir as orientações:
1. Ir pro menu Gestão;
2. Acessar a opção Gestão de linhas e chips;
3. Buscar pela linha em que vai ativar o eSIM;
4. Escolher a opção Ativar eSIM;
5. Seguir as orientações do Meu Vivo Empresas.
Mas, se você é colaborador de uma empresa que utiliza linha móvel Vivo Empresas, vai precisar pedir um código de ativação para quem faz a gestão de linhas na sua empresa e seguir as orientações que vão estar acompanhadas do código de ativação.
A ativação do eSIM só pode ser feita em linhas que estiverem com o status Inativa. Caso queira usar o chip eSIM em uma linha ativa, você precisa escolher a opção Trocar pra eSIM.
-
Se você for gestor administrativo da empresa, pode solicitar o bloqueio por perda ou roubo pelo Meu Vivo Empresas, na opção Gestão de linhas e Chips.
Mas, caso seja colaborador de uma empresa que utiliza linha móvel Vivo Empresas, vai precisar informar a perda ou roubo à pessoa que faz a gestão de linhas na sua empresa. -
Você pode pedir o desbloqueio da linha pela Central de Relacionamento Vivo Empresas, no número 103 15.
-
É um serviço que permite fazer e receber tanto ligações quanto mensagens pelo smartwatch, seu relógio inteligente, com eSIM ou tecnologia LTE, mesmo sem ter o celular por perto.
-
Você pode entrar em contato com a Central de Relacionamento Vivo Empresas, pelo número 103 15, e solicitar a ativação.
É possível ativar e usar o Vivo Sync em até 4 relógios na mesma linha, por R$ 19,99 ao mês cada um.
Em breve, você vai poder ativar o Vivo Sync pelo Meu Vivo Empresas.
-
Você pode entrar em contato com a Central de Relacionamento Vivo Empresas, pelo número 103 15, para fazer a gestão do serviço Vivo Sync.
-
Em geral, são aparelhos eletrônicos que podem se conectar à internet. Hoje em dia, além dos telefones celulares, podemos considerar como dispositivos tablets, notebooks, relógios inteligentes (smartwatches), assistentes de voz, televisores, máquinas de lavar, geladeiras entre outros.
-
Você vai receber um e-mail do Meu Vivo Empresas informando que a ativação foi concluída. Mas você também pode conferir o status do eSIM no seu dispositivo.
- Motorola: uma mensagem vai aparecer na tela do dispositivo informando que seu número foi adicionado ao eSIM assim que a ativação for concluída.
- Apple: ao acessar a opção Ajustes, toque em Celular. A linha secundária vai aparecer com status de Ativa.
- Samsung: no menu Gerenciamento de chip, a linha vai aparecer com status de Ativa.
-
Até 7 dias da ativação: você pode entrar no Meu Vivo Empresas e recuperar o mesmo QR Code. Você pode recuperá-lo até até 5 vezes. A partir da 6ª recuperação, vai precisar ativar um novo eSIM pelo Meu Vivo Empresas.
Após 7 dias da ativação: caso você tenha salvo o QR Code, é só fazer a leitura dele pela câmera do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado. Mas, se não tiver mais o QR Code, vai precisar ativar um novo eSIM pelo Meu Vivo Empresas.
Lembre-se: você pode recuperar o QR Code até 5 vezes. O QR Code fica vinculado ao dispositivo. Não é possível usar um QR Code em outro dispositivo. Ou seja, se trocar de celular, você precisar ativar um novo eSIM.
-
Sim, o QR Code pode ser reutilizado por até 5 vezes, após a quinta vez será necessário realizar o processo de troca eSIM para eSIM (Gratuito).
-
Não, o QR Code fica vinculado ao IMEI e EID do dispositivo. Ou seja, não é possível usar o QR Code para ativar o eSIM de um dispositivo diferente.
-
Você vai precisar fazer uma nova ativação de eSIM.
Se você é gestor administrativo da empresa, é só acessar o Meu Vivo Empresas e seguir as orientações:
1. Ir pro menu Gestão;
2. Acessar a opção Gestão de linhas e chips;
3. Buscar pela linha em que vai ativar o eSIM;
4. Escolher a opção Ativar eSIM;
5. Seguir as orientações do Meu Vivo Empresas.
Mas, se você é colaborador de uma empresa que utiliza linha móvel Vivo Empresas, vai precisar pedir um código de ativação para quem faz a gestão de linhas na sua empresa e seguir as orientações que vão estar acompanhadas do código de ativação.
-
Se você é gestor administrativo da empresa, é só acessar o Meu Vivo Empresas e seguir as orientações:
1. Ir pro menu Gestão;
2. Acessar a opção Gestão de linhas e chips;
3. Buscar pela linha em que vai trocar o SIM card pelo eSIM;
4. Escolher a opção Trocar para eSIM;
5. Seguir as orientações do Meu Vivo Empresas.
Mas, se você é colaborador de uma empresa que utiliza linha móvel Vivo Empresas, vai precisar pedir um código de ativação para quem faz a gestão de linhas na sua empresa e seguir as orientações que vão estar acompanhadas do código de ativação.
-
Se você for gestor administrativo da empresa, pode solicitar o bloqueio por perda ou roubo pelo Meu Vivo Empresas, na opção Gestão de linhas e Chips.
Mas, caso seja colaborador de uma empresa que utiliza linha móvel Vivo Empresas, vai precisar informar a perda ou roubo à pessoa que faz a gestão de linhas na sua empresa.
-
Você pode ativar e usar até 4 smartwatches (relógios inteligentes, Apple ou Samsung, com eSIM ou LTE) com Vivo Sync.
-
O valor é de R$ 19,99/mês para cada smartwatch (relógio inteligente) em que você ativar o Vivo Sync.
-
Em geral, são aparelhos eletrônicos que podem se conectar à internet. Hoje em dia, além dos telefones celulares, podemos considerar como dispositivos tablets, notebooks, relógios inteligentes (smartwatches), assistentes de voz, televisores, máquinas de lavar, geladeiras entre outros.