eSIM: confira o que é, como funciona a ativação e troca
O eSIM é uma tecnologia de chip virtual que já é compatível com diversos dispositivos.A ativação funciona de forma simples e segura.
Os melhores planos de celular pra sua empresa
Oferta Recomendada Oferta por tempo limitado
5G mais rápido do mundo
Gestão de Voz e Dados inclusa
1 ano grátis de IA com Perplexity Pro
Valor
Oferta Recomendada oferta exclusiva
5G mais rápido do mundo
Gestão de Voz e Dados inclusa
Plano Bloqueio de Chip
1 ano grátis de IA com Perplexity Pro
Valor
Oferta Recomendada Oferta mais vendida
5G mais rápido do mundo
Gestão de Voz e Dados inclusa
1 ano grátis de IA com Perplexity Pro
Valor
5G mais rápido do mundo
Gestão de Voz e Dados inclusa
1 ano grátis de IA com Perplexity Pro
Valor
5G mais rápido do mundo
Gestão de Voz e Dados inclusa
1 ano grátis de IA com Perplexity Pro
Valor
5G mais rápido do mundo
Gestão de Voz e Dados inclusa
1 ano grátis de IA com Perplexity Pro
Valor
5G mais rápido do mundo
Gestão de Voz e Dados inclusa
1 ano grátis de IA com Perplexity Pro
Valor
5G mais rápido do mundo
Gestão de Voz e Dados inclusa
1 ano grátis de IA com Perplexity Pro
Valor
Conheça as vantagens do eSIM para smartphones e tablets
Velocidade
Seu chip é 3G? Com o eSIM, você pode navegar na nossa rede 4G e 5G* e aproveitar uma internet mais rápida e estável.
* Dependendo do aparelho e cobertura.
Segurança
Não pode ser removido, impedindo o uso indevido em outro aparelho e facilitando a localização em caso de perda e roubo.
Flexibilidade
Você pode ativar mais de uma linha e mais de um plano no seu aparelho, inclusive internacional.
Praticidade
Não desgasta, não quebra e você não corre o risco de perdê-lo.
Guia de ativação e troca do seu eSIM
Você gestor
Confira o guia para Ativar o eSIM no seu dispositivo
Para iniciar, há algumas orientações essenciais que devemos considerar:
- Atualize o sistema operacional do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado para a versão mais recente;
- Conecte o dispositivo à internet por uma rede Wi-Fi;
- Se for preciso, apague outros eSIMs vinculados ao seu dispositivo que não estejam em uso;
- Remova o chip físico (SIM card), se o dispositivo estiver utilizando um;
- Se você é cliente Vivo Empresas, faça seu login em Vivo Empresas por um computador;
- É colaborador de uma empresa e precisa ativar o eSIM? Confira como ativar >
Agora, é só seguir as orientações:
Em Vivo Empresas, acesse a opção Gestão do menu, e vá em Gestão de linhas e chips
Em Gestão de linhas e chips, acesse a linha que você quer ativar o eSIM
Você pode buscar pelo número da linha ou exibir a lista de linhas de cada Conta.
Ao encontrar a linha, clique em Gerenciar linha
Lembre-se: o eSIM só pode ser ativado em uma linha inativa. Caso queira usar o eSIM em uma linha ativa, você precisa fazer a troca do chip físico (SIM card) para eSIM em Meu Vivo Empresas.
Escolha o serviço Ativar eSIM para iniciar o processo de ativação do eSIM do seu dispositivo
Lembre-se: o eSIM só pode ser ativado em uma linha inativa. Caso queira usar o eSIM em uma linha ativa, você precisa fazer a troca do chip físico (SIM card) para eSIM em Meu Vivo Empresas.
Informe quem vai fazer o processo de ativação do eSIM
Você precisa informar se a ativação do eSIM vai ser feita por você (gestor administrativo da empresa) ou por outra pessoa, como um colaborador da sua empresa. Se o eSIM vai ser ativado por outra pessoa, você só precisar gerar um código e enviar pra ela as orientações que vão aparecer no Meu Vivo Empresas.
Confirme sua identidade por biometria facial
Você vai precisar apontar a câmera do seu celular para o QR Code gerado no Meu Vivo Empresas e seguir as orientações que vão aparecer na tela do celular.
Escolha o tipo de sistema do dispositivo em que o eSIM vai ser utilizado
O dispositivo precisa ter eSIM disponível, e sistema Android ou iOS (iPhone).
Informe o IMEI do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado
Em Meu Vivo Empresas, temos orientações sobre como encontrar o IMEI do seu dispositivo (Android ou iOS (iPhone)). O IMEI tem 15 números e você o encontra nas configurações do dispositivo.
Agora informe o EID do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado
Em Meu Vivo Empresas, temos orientações sobre como encontrar o EID do seu dispositivo (Android ou iOS (iPhone)). O IMEI tem 32 números e você pode discar *#06# para encontrá-lo.
Aguarde enquanto o QR Code é gerado
Aponte a câmera do seu celular pra ler o QR Code e siga as instruções da fabricante. Quando o processo de ativação do eSIM do seu dispositivo terminar, você vai receber um aviso por e-mail e SMS.
Você gestor
Saiba como trocar o chip físico (SIM card) para o eSIM
Pra começar, temos algumas recomendações importantes:
- Atualize o sistema operacional do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado para a versão mais recente;
- Conecte o dispositivo à internet por uma rede Wi-Fi;
- Se for preciso, apague outros eSIMs vinculados ao seu dispositivo que não estejam em uso;
- Remova o chip físico (SIM card), se o dispositivo estiver utilizando um;
- Se você é cliente Vivo Empresas, faça seu login em Vivo Empresas por um computador;
- É colaborador de uma empresa e precisa ativar o eSIM? Confira como trocar >
Caso ainda não seja cliente Vivo Empresas, ligue pra 103 15 e confira as melhores ofertas de linhas móveis, internet e equipamentos pra sua empresa.
Agora, é só seguir as orientações:
Em Vivo Empresas, acesse a opção Gestão do menu, e vá em Gestão de linhas e chips
Em Gestão de linhas e chips, acesse a linha que você quer ativar o eSIM
Você pode buscar pelo número da linha ou exibir a lista de linhas de cada Conta.
Ao encontrar a linha, clique em Gerenciar linha
Lembre-se: a troca do chip físico (SIM card) para eSIM só pode ser feita em uma linha Ativa.
Escolha o serviço Troca para eSIM para iniciar o processo de troca do SIM card para eSIM
Lembre-se: a troca do chip físico (SIM card) para eSIM só pode ser feita em uma linha Ativa.
Informe quem vai fazer o processo de ativação do eSIM
Você precisa informar se a ativação do eSIM vai ser feita por você (gestor administrativo da empresa) ou por outra pessoa, como um colaborador da sua empresa. Se o eSIM vai ser ativado por outra pessoa, você só precisar gerar um código e enviar pra ela as orientações que vão aparecer no Meu Vivo Empresas.
Confirme sua identidade por biometria facial
Você vai precisar apontar a câmera do seu celular para o QR Code gerado no Meu Vivo Empresas e seguir as orientações que vão aparecer na tela do celular.
Escolha o tipo de sistema do dispositivo em que o eSIM vai ser utilizado
O dispositivo precisa ter eSIM disponível, e sistema Android ou iOS (iPhone).
Informe o IMEI do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado
Em Meu Vivo Empresas, temos orientações sobre como encontrar o IMEI do seu dispositivo (Android ou iOS (iPhone)). O IMEI tem 15 números e você o encontra nas configurações do dispositivo.
Agora informe o EID do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado
Em Meu Vivo Empresas, temos orientações sobre como encontrar o EID do seu dispositivo (Android ou iOS (iPhone)). O IMEI tem 32 números e você pode discar *#06# para encontrá-lo.
Aguarde enquanto o QR Code é gerado
Aponte a câmera do seu celular pra ler o QR Code e siga as instruções da fabricante. Quando o processo de ativação do eSIM do seu dispositivo terminar, você vai receber um aviso por e-mail e SMS.
Você colaborador
Saiba como Ativar ou Trocar para eSIM no seu dispositivo
Pra começar, temos algumas recomendações importantes:
- Peça para a pessoa que faz a gestão de linhas da empresa onde você trabalha o código para ativar o eSIM;
- Atualize o sistema operacional do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado para a versão mais recente;
- Conecte o dispositivo à internet por uma rede Wi-Fi;
- Se for preciso, apague outros eSIMs vinculados ao seu dispositivo que não estejam em uso;
- Remova o chip físico (SIM card), se o dispositivo estiver utilizando um;
- É gestor de uma empresa e precisa ativar o eSIM? Confira como ativar >
Já tem o código para ativar o eSIM? Então, é só seguir as orientações
Baixe o aplicativo Meu Vivo Empresas e, para acessá-lo, escolha a opção Gestão de eSIM
Insira o número do seu celular Vivo Empresas
Deve ser o número da linha móvel corporativa, com DDD.
Faça a validação do código que vai ser enviado por SMS
Se não receber o código em até 1 minuto, você pode enviar o código novamente.
Clique em Ativar eSIM na tela de Início do aplicativo Vivo Empresas
Lembre-se: você precisa ativar o eSIM do dispositivo utilizando o código enviado pela pessoa que faz a gestão de linhas na sua empresa. O código precisa ser utilizado até a data limite de validade.
Confira as principais informações para ativar o eSIM do dispositivo
Seu dispositivo precisa ter eSIM e estar conectado à internet por uma rede Wi-FI. Confira a validade do código de ativação e a quantidade de bateria do dispositivo.
Insira o código de ativação que você recebeu da pessoa que faz a gestão de linhas na sua empresa
O código é um conjunto de letras e números e foi enviado pra você pela pessoa que faz a gestão de linhas na sua empresa.
Você vai precisar concluir a ativação do eSIM do dispositivo
A partir deste momento, você não deve fechar o aplicativo. Caso feche o app ou perca a conexão com a internet, será preciso pedir um novo código para a pessoa que faz a gestão de linhas da sua empresa (iPhone).
Ativação do eSIM do dispostivo para Apple
É preciso clicar no botão Continuar no dispositivo para que a ativação do eSIM seja concluída.
Ativação do eSIM do dispostivo para Android
A ativação do eSIM vai acontecer automaticamente. Mas não feche ou saia do aplicativo enquanto a ativação do eSIM não terminar.
O eSIM do dispositivo foi ativado
Ao concluir a ativação, você só precisar aguardar alguns minutos para usar sua linha móvel corporativa.
Passo a passo de ativação do eSIM
Dispositivos compatíveis com eSIM
Perguntas frequentes
-
O eSIM é a nova versão do Vivo chip, é virtual e já vem instalado em alguns modelos de celulares, tablets, notebooks e relógios inteligentes (smartwatch).
Se você já tem um celular com eSIM e é cliente Vivo Empresas, é só conferir as orientações para fazer a ativação do chip eSIM em Meu Vivo Empresas.Mas, se ainda não é cliente Vivo Empresas, basta ligar pra 103 15 e conferir as melhores ofertas de linhas móveis, internet e equipamentos pra sua empresa.
-
O eSIM é a nova versão do Vivo chip, é virtual e já vem instalado em alguns modelos de celulares, tablets, notebooks e relógios inteligentes (smartwatch). Não é possível comprá-lo, pois não é um chip físico (SIM card).
Você pode verificar se o seu celular atual é compatível com eSIM ou conferir as ofertas de dispositivos eSIM disponíveis na loja Vivo Empresas.
-
Se você é gestor administrativo da empresa, é só acessar o Meu Vivo Empresas e seguir as orientações:
1. Ir pro menu Gestão;
2. Acessar a opção Gestão de linhas e chips;
3. Buscar pela linha em que vai ativar o eSIM;
4. Escolher a opção Ativar eSIM;
5. Seguir as orientações do Meu Vivo Empresas.
Mas, se você é colaborador de uma empresa que utiliza linha móvel Vivo Empresas, vai precisar pedir um código de ativação para quem faz a gestão de linhas na sua empresa e seguir as orientações que vão estar acompanhadas do código de ativação.
A ativação do eSIM só pode ser feita em linhas que estiverem com o status Inativa. Caso queira usar o chip eSIM em uma linha ativa, você precisa escolher a opção Trocar pra eSIM.
-
Se você é gestor administrativo da empresa, é só acessar o Meu Vivo Empresas e seguir as orientações:
1. Ir pro menu Gestão;
2. Acessar a opção Gestão de linhas e chips;
3. Buscar pela linha em que vai trocar o SIM card pelo eSIM;
4. Escolher a opção Trocar para eSIM;
5. Seguir as orientações do Meu Vivo Empresas.
Mas, se você é colaborador de uma empresa que utiliza linha móvel Vivo Empresas, vai precisar pedir um código de ativação para quem faz a gestão de linhas na sua empresa e seguir as orientações que vão estar acompanhadas do código de ativação.
-
IMEI
O IMEI (International Mobile Equipment Identity, (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português), é um código presente em dispositivos, como celulares e tablets, que se conectam às redes 4G e 5G.
Para encontrá-lo, você pode discar *#06# no teclado do aparelho, ou buscar essa informação na Nota Fiscal ou em sua caixa original.
EID
O EID (Embedded Identification Document), (Documento de Identificação Embutido, em português), é um número de identificação com 32 dígitos integrado ao dispositivo, que permite a ativação do chip eSIM.
Usuários de dispositivos Android podem encontrar o número na embalagem original do aparelho, ou nas configurações do celular, dessa forma:
1. Acessar as configurações do celular; 2. Tocar na opção "Sobre o telefone"; 3. Tocar em ”Informações de status".
Já usuários iPhone podem conferir o número na embalagem do produto, ou nas configurações do aparelho, de acordo com as orientações:
Acessar as configurações do iPhone; 2. Tocar na opção "Geral"’; 3. Toque em "Sobre"; 4. Role a tela até a opção ”EID”.
ICCID
O ICCID (Integrated Circuit Card ID), (Número de Identificação do Cartão de Circuito Integrado), é conhecido também como ”número do chip". É por ele que as operadoras identificam um chip (SIM card ou eSIM).
Em um chip físico (SIM card), o ICCID está impresso no próprio cartão. Para chips eSIM, este número, que pode ser composto por 18 a 22 dígitos, fica nas configurações do aparelho. -
Se você é gestor administrativo da empresa, é só acessar o Meu Vivo Empresas e seguir as orientações:
1. Ir pro menu Gestão;
2. Acessar a opção Gestão de linhas e chips;
3. Buscar pela linha em que quer usar no SIM card;
4. Escolher a opção Trocar para SIM card;
5. Seguir as orientações do Meu Vivo Empresas.
-
Você pode pedir a portabilidade da sua linha pela Central de Relacionamento da Vivo, no número 103 15.
Se já é cliente Vivo Empresas e quer trazer linhas de outras operadoras para a Vivo, você pode pedir a portabilidade ao Gerente de Negócios que atende a sua empresa aqui na Vivo. -
Sim, ao pedir a portabilidade da sua linha pela Central de Relacionamento da Vivo, no número 103 15, você pode informar se quer usar a linha em um chip físico (SIM card) ou em um chip eSIM.
Assim que a portabilidade terminar, você pode fazer a ativação do chip em Meu Vivo Empresas, por um computador.
-
Você pode ter mais de uma linha móvel associada ao chip eSIM. E podem ser de diferentes tipos, como pré ou pós-paga, de operadoras diferentes e internacionais.
No entanto, no Meu Vivo Empresas, só é possível fazer a ativação ou troca de SIM card para eSIM de linhas móveis Vivo Empresas.
-
É um dispositivo, como celular ou tablet, que tem espaço para utilizar dois chips físicos (SIM card), além do chip virtual eSIM.
-
Você pode fazer a compra de dispositivos com chip eSIM em nossa Loja online de Equipamentos ou em qualquer loja física da Vivo. Se precisar de ajuda para comprar, você também pode conversar com o gerente de negócios que atende sua empresa aqui na Vivo.
-
Você precisa conferir se o dispositivo que comprou é compatível com a tecnologia eSIM e homologado pela ANATEL.
Se for compatível, e se você é gestor administrativo da empresa, é só acessar o Meu Vivo Empresas e seguir as orientações:
1. Ir pro menu Gestão;
2. Acessar a opção Gestão de linhas e chips;
3. Buscar pela linha em que vai ativar o eSIM;
4. Escolher a opção Ativar eSIM;
5. Seguir as orientações do Meu Vivo Empresas.
Mas, se você é colaborador de uma empresa que utiliza linha móvel Vivo Empresas, vai precisar pedir um código de ativação para quem faz a gestão de linhas na sua empresa e seguir as orientações que vão estar acompanhadas do código de ativação.
A ativação do eSIM só pode ser feita em linhas que estiverem com o status Inativa. Caso queira usar o chip eSIM em uma linha ativa, você precisa escolher a opção Trocar pra eSIM.
-
Você vai receber um e-mail do Meu Vivo Empresas informando que a ativação foi concluída. Mas você também pode conferir o status do eSIM no seu dispositivo.
- Motorola: uma mensagem vai aparecer na tela do dispositivo informando que seu número foi adicionado ao eSIM assim que a ativação for concluída.
- Apple: ao acessar a opção Ajustes, toque em Celular. A linha secundária vai aparecer com status de Ativa.
- Samsung: no menu Gerenciamento de chip, a linha vai aparecer com status de Ativa.
-
Até 7 dias da ativação: você pode entrar no Meu Vivo Empresas e recuperar o mesmo QR Code. Você pode recuperá-lo até até 5 vezes. A partir da 6ª recuperação, vai precisar ativar um novo eSIM pelo Meu Vivo Empresas.
Após 7 dias da ativação: caso você tenha salvo o QR Code, é só fazer a leitura dele pela câmera do dispositivo em que o eSIM vai ser ativado. Mas, se não tiver mais o QR Code, vai precisar ativar um novo eSIM pelo Meu Vivo Empresas.
Lembre-se: você pode recuperar o QR Code até 5 vezes. O QR Code fica vinculado ao dispositivo. Não é possível usar um QR Code em outro dispositivo. Ou seja, se trocar de celular, você precisar ativar um novo eSIM.
-
Sim, o QR Code pode ser reutilizado por até 5 vezes, após a quinta vez será necessário realizar o processo de troca eSIM para eSIM (Gratuito).
-
Não, o QR Code fica vinculado ao IMEI e EID do dispositivo. Ou seja, não é possível usar o QR Code para ativar o eSIM de um dispositivo diferente.
-
Você vai precisar fazer uma nova ativação de eSIM.
Se você é gestor administrativo da empresa, é só acessar o Meu Vivo Empresas e seguir as orientações:
1. Ir pro menu Gestão;
2. Acessar a opção Gestão de linhas e chips;
3. Buscar pela linha em que vai ativar o eSIM;
4. Escolher a opção Ativar eSIM;
5. Seguir as orientações do Meu Vivo Empresas.
Mas, se você é colaborador de uma empresa que utiliza linha móvel Vivo Empresas, vai precisar pedir um código de ativação para quem faz a gestão de linhas na sua empresa e seguir as orientações que vão estar acompanhadas do código de ativação.
-
Se você é gestor administrativo da empresa, é só acessar o Meu Vivo Empresas e seguir as orientações:
1. Ir pro menu Gestão;
2. Acessar a opção Gestão de linhas e chips;
3. Buscar pela linha em que vai trocar o SIM card pelo eSIM;
4. Escolher a opção Trocar para eSIM;
5. Seguir as orientações do Meu Vivo Empresas.
Mas, se você é colaborador de uma empresa que utiliza linha móvel Vivo Empresas, vai precisar pedir um código de ativação para quem faz a gestão de linhas na sua empresa e seguir as orientações que vão estar acompanhadas do código de ativação.
-
Se você for gestor administrativo da empresa, pode solicitar o bloqueio por perda ou roubo pelo Meu Vivo Empresas, na opção Gestão de linhas e Chips.
Mas, caso seja colaborador de uma empresa que utiliza linha móvel Vivo Empresas, vai precisar informar a perda ou roubo à pessoa que faz a gestão de linhas na sua empresa.
-
É um serviço que permite fazer e receber tanto ligações quanto mensagens pelo smartwatch, seu relógio inteligente, com eSIM ou tecnologia LTE, mesmo sem ter o celular por perto.
-
Você pode ativar e usar até 4 smartwatches (relógios inteligentes, Apple ou Samsung, com eSIM ou LTE) com Vivo Sync.
-
O valor é de R$ 19,99/mês para cada smartwatch (relógio inteligente) em que você ativar o Vivo Sync.
-
Em geral, são aparelhos eletrônicos que podem se conectar à internet. Hoje em dia, além dos telefones celulares, podemos considerar como dispositivos tablets, notebooks, relógios inteligentes (smartwatches), assistentes de voz, televisores, máquinas de lavar, geladeiras entre outros.
-
Você pode entrar em contato com a Central de Relacionamento Vivo Empresas, pelo número 103 15, e solicitar a ativação.
É possível ativar e usar o Vivo Sync em até 4 relógios na mesma linha, por R$ 19,99 ao mês cada um.
Em breve, você vai poder ativar o Vivo Sync pelo Meu Vivo Empresas.
-
Você pode entrar em contato com a Central de Relacionamento Vivo Empresas, pelo número 103 15, para fazer a gestão do serviço Vivo Sync.