Ícone com o símbolo de libras Lê-se: Acessível em VLibras
Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Vita IT agora é Vivo Vita

Aquisição da Vita IT fortalece atuação da Vivo como integradora de soluções de rede e provedora de serviços de networking

  • Operação oferecerá mais vantagens comerciais aos clientes de ambas as empresas a partir da sinergia entre as equipes de especialistas e os negócios que compõem o ecossistema digital da Vivo ao mercado corporativo;

  • Com a chegada da Vita IT, Vivo amplia sua posição como integradora de soluções de networking, com foco em serviços gerenciados (garantia da disponibilidade de redes) e em serviços profissionais (implantação de projetos complexos e consultoria especializada).

São Paulo, 4 de outubro, de 2022 – Com receitas em alta e demanda crescente do mercado corporativo às soluções digitais, a Vivo avança em sua estratégia para o setor com a aquisição da Vita IT, empresa integradora de tecnologia que atende companhias de diferentes portes, provendo serviços profissionais e gerenciados de networking, com soluções que melhoram o desempenho e confiabilidade da rede, bem como a revenda de hardware e software. Com isso, a Vivo reforça seu posicionamento e seu portfólio que já conta com atuação especializada em serviços de cloud, IoT e cibersegurança. A operação poderá atingir o valor de até R$ 120.000.000,00 (cento e vinte milhões de reais) condicionado ao atingimento de métricas operacionais e financeiras acordadas entre as partes. O referido preço foi, ainda, suportada por laudo de avaliação preparado por empresa independente.

O plano de integração será gradual e contempla a preservação do valor de mercado e a continuidade do negócio da Vita IT dentro do ecossistema de negócios da Vivo, que se torna um importante ativo à estratégia da companhia para atendimento ao mercado B2B. Os clientes continuarão se beneficiando da agilidade e a qualidade dos serviços inicialmente contratados e terão ainda mais vantagens com a expertise global do Grupo Telefónica, usufruindo das parcerias tecnológicas firmadas com os melhores provedores de tecnologia do mercado, com a força comercial da Vivo, uma das maiores empresas do Brasil, e interação com os especialistas da companhia.

A operação promove a combinação de recursos e capacidades da Vivo com a experiência e posicionamento estratégico da Vita IT com clientes e fornecedores, possibilitando a criação de iniciativas em maior escala e de forma sustentável, além de impacto no crescimento de receitas e melhor margem do negócio. A união fortalece a referência nacional da Vivo como integradora de tecnologias e amplia seu ecossistema digital, que já conta com importantes parceiros dentre as principais empresas do setor, como Google, AWS, Microsoft, Dell, Cisco. A equipe da Vita IT, por sua vez, seguirá evoluindo sua reconhecida atuação no segmento de networking, agora, com maior possibilidade de ampliar sua presença pelo país e expandir seu portfólio.

“A Vita já nasceu com DNA Digital. Nossa capacidade técnica e agilidade entregue ao mercado com maestria por nossos Vitalents nos levou, em apenas 10 anos, a sermos reconhecidos como uma das principais integradoras do Brasil. Agora, a profunda experiência das duas organizações coloca-nos em uma posição de destaque: apoiar nossos clientes a usar a melhor tecnologia para resolver seus desafios mais críticos e complexos, obtendo o máximo de valor das plataformas tecnológicas com segurança”, comemora o cofundador e CEO da Vita IT, Paulo Ferreira.

A experiência em serviços de networking e a integração das demais soluções provenientes da Vita IT com o portfólio da Vivo terão, ainda, sinergia com as demais empresas de cibersegurança, cloud, IoT e big data criadas no ano passado, sob a marca de Telefónica Tech – holding de tecnologia do Grupo Telefónica. Com as novas companhias, a Vivo trouxe à sua operação uma estratégia de negócio com visão mais global, diferenciando-se dos demais players do mercado brasileiro ao inserir seus clientes empresariais em um ambiente com profissionais altamente capacitados, processos e plataformas inteligentes e um ecossistema dinâmico de alianças e parcerias estratégicas com líderes globais.

“Estamos colocando mais foco na operação dos serviços digitais. Nossa proposta é acelerar o processo de digitalização das empresas, de modo que essa modernização se reflita em redução dos custos operacionais, no ganho de eficiência e na melhor alocação de investimentos”, pontua o vicepresidente B2B da Vivo, Alex Salgado.

“A entrada da Vita IT em nosso negócio fortalece a estratégia da Vivo de ampliar suas credenciais como provedora de tecnologia one-stop shop, com amplo ecossistema digital composto por conectividade, soluções de TI e consultoria personalizadas para auxiliar na operação de organizações de todos os tamanhos, desde o MEI até grandes corporações”, explica. A estratégia reflete diretamente nos números da empresa. Nos últimos doze meses, encerrados na conclusão do segundo trimestre do ano, a Vivo faturou mais de R$ 2,3 bilhões com soluções digitais, um aumento de 36% em comparação com igual período anterior. “Os números isolados do B2B colocam nosso segmento como uma das principais empresas de tecnologia do país”, finaliza Salgado.


Sobre a Vivo

A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 114 milhões de acessos (2T22) e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. A empresa está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,5 mil com 4G, e 3,1 mil municípios com a rede 4,5G.

No segmento móvel, a Vivo tem 99,2 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (38,3%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (2T22). Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com 369 milhões de acessos.

Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Há 23 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é um dos principais pilares de responsabilidade social no conceito ESG da Vivo. Com foco em educação na escola pública, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem.