Ter um celular à prova d’água é um dos sonhos dos consumidores que gostam de contar com um aparelho que ofereça o máximo de segurança possível. E se você é o tipo de pessoa que já passou pelo prejuízo de perder um smartphone porque ele ficou molhado, sabe do que estamos falando.
Nessas horas, investir em um aparelho que ofereça esse recurso é fundamental tanto para mantê-lo por mais tempo — já que as possibilidades dele parar de funcionar devido a esse motivo são menores — quanto para tirar suas fotos e fazer filmagens com o dispositivo submerso.
Mas, nem sempre é fácil escolher um smartphone à prova d’água, seja pela diversidade de opções no mercado ou até mesmo pelas especificações, que podem gerar dúvidas na hora da compra.
Para te ajudar, preparamos um conteúdo explicando como funciona essa tecnologia, quais são os limites dela e quais os celulares que você encontra com esse certificado. Olha só!
Índice
O que é um celular à prova d’água?
Na verdade, é um celular resistente à água e que pode entrar em contato com o líquido sem problema.
Para saber se um dispositivo tem essa tecnologia, ele precisa ter a certificação IPX7 ou IPX8.
Geralmente, esses tipos de celulares são IP67 ou IP68. Esse “6”, que é o primeiro número, é sobre a resistência contra poeira, enquanto o segundo número é o quão resistente o aparelho é na água:
- IP67: significa que o celular está protegido contra a poeira e resiste a um mergulho na água de até um metro de profundidade, por até 30 minutos;
- IP68: atesta que ele está protegido contra a poeira também, mas pode ficar mergulhado na água de forma contínua em uma profundidade de até três metros.
Apesar de alguns aparelhos contarem com essa tecnologia, oficialmente, nenhum fabricante recomenda tirar fotos debaixo d’água, tomar banho com o celular e nem nada do tipo.
Inclusive, mesmo que o dispositivo seja resistente à água, algumas empresas dizem que o aparelho pode perder a garantia ao entrar em contato com o líquido. Então, pelo sim ou pelo não, é melhor não arriscar, né?
À prova d’água ou resistente à água?
Uma coisa muito importante de se falar é a diferença entre um celular ser à prova d’água e ser resistente à água.
Até hoje, nenhum aparelho vendido no Brasil é à prova d’água, porque, se fosse, isso significaria que ele pode ficar por tempo indeterminado em contato com o líquido em qualquer profundidade sem problemas. No país, nenhum fabricante diz isso.
Existem alguns casos de iPhones, por exemplo, que chegaram a ficar mais de um mês dentro de um lago e, quando os dispositivos foram recuperados, eles funcionavam normalmente.
Porém, existem outros casos de aparelhos que com uma simples queda na piscina ou em uma chuva muito forte apresentaram problemas.
É por isso que as fabricantes chamam os aparelhos de “resistente à água", que é justamente para dizer que os smartphones conseguem suportar algumas situações, mas não dá para dizer que eles sempre vão ficar bem em contato com o líquido.
Geralmente, os celulares com resistência IP67 ou IP68 contam com uma vedação maior, na entrada do chip do celular, no conector de carregamento e em outras partes.
Inclusive, ao entrar em contato com a água, os celulares mais novos avisam que podem estar molhados e por isso eles não carregam, mesmo que você os coloque na tomada.
Com um sistema de reconhecimento interno, o dispositivo só vai carregar quando perceber que está completamente seco, assim evita que prejudique algum componente interno, já que é tudo eletrônico, né?
É justamente por isso que essa medição de resistência da água é tão importante. Quanto menor for o segundo número do “IPXX”, menor é a resistência.
Por exemplo, um celular ou fone de ouvido com resistência “IPX4” é porque ele é resistente ao suor e a respingos d’água, enquanto “IPX7” ou “IPX8” significam que o aparelho realmente pode ser submerso na água.
Conheça os principais modelos de celulares a prova d'água
Quais celulares filmam embaixo da água?
Desde que tenha resistência à água com IP67 ou IP68, é possível usar o celular para filmar embaixo d’água, porém a maioria deles fica com a tela sem funcionar já que o líquido atrapalha o toque do dedo.
Uma dica é usar o botão lateral, como o de volume, para fazer uma foto ou filmar embaixo d’água. Ou, senão, colocar o smartphone para gravar antes e depois submergi-lo.
Mesmo assim, o melhor é não abusar da sorte e não usar os aparelhos dessa maneira, tá?
Quais os melhores smartphones à prova d’água?
Geralmente, os aparelhos resistentes à água são os tops de linha e com a tecnologia mais avançada. A seguir, você confere uma lista com algumas opções. Olha só:
Leia mais:
Agora que você já sabe como funciona um celular à prova d’água e a importância de conhecer os diversos tipos de certificações antes de entrar na piscina ou praia com o aparelho, ficou mais fácil escolher um smartphone que atenda às suas exigências, não é mesmo?
Então, que tal dar uma passadinha na Loja Vivo para conhecer os mais diversos modelos de aparelhos à prova d’água, com preços e condições especiais, para que você possa registrar todos os seus momentos? Com a variedade de opções, certamente você vai encontrar um que mais combine com você e que torne suas experiências mais satisfatórias ainda!
Gostou das dicas? Então aproveite, divirta-se e até a próxima!
Leia também: