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Saber como melhorar a internet do celular é essencial para que facilitar o uso dos recursos do seu aparelho, e também para não acabar com sua paciência.

Para garantir uma conexão de ponta, você pode contar com as redes 4.5G e 5G, que entregam uma ultravelocidade e um melhor desempenho.

Além disso, existem algumas dicas que podem ajudar você a otimizar o uso da internet no celular.

Quer saber mais? Então, continue com a gente e confira! 

Índice

Como tornar a internet mais rápida?

Existem várias opções para deixar a sua internet mais rápida, desde trocar de plano móvel até alterar a configuração do seu celular, o que pode resolver e garantir que a sua conexão volte ao máximo.

Por exemplo, ter um celular novo é importante para assegurar que você esteja aproveitando as melhores tecnologias de rede. 

O mesmo vale para o seu chip, caso faça anos que você não o troca (o chip físico mesmo e não o número, tá?). Afinal, é por ele que você se conecta online. 

Uma dica simples é verificar se no chip está escrito 4.5G, o que garante que você está usando o chip mais moderno do momento.

Mulher segurando celular com ilustração de Wi-Fi na tela e a senha logo abaixo

Por que a internet do celular fica ruim?

A internet do celular pode ficar ruim por diversos motivos, que vão desde a conexão do seu smartphone até problemas externos. Confira alguns fatores que podem influenciar:

1. Bloqueio de sinal

Mesmo com a qualidade do sinal da operadora, dependendo do local em que você estiver, a conexão pode ser prejudicada. Por exemplo, locais com muita ferragem na estrutura ou paredes muito grossas podem gerar oscilação da internet.

2. Celular desatualizado

Pode não parecer, mas um aparelho com sua versão desatualizada também pode prejudicar a conexão. As marcas corrigem, frequentemente, seus sistemas operacionais para reparar bugs ou melhorar algumas funções.

E isso pode incluir uma otimização dos recursos de conexão.

3. Problemas externos

Apesar das tecnologias de internet móvel serem bem mais estáveis, alguns fatores externos podem prejudicar a conexão, como eventos climáticos ou até mesmo um problema numa torre de transmissão.

4. Baixa cobertura

Estar fora da área de cobertura da operadora é mais um motivo para a oscilação do sinal, ou até a sua interrupção. Nesses casos não tem o que ser feito.

5. Configurações do aparelho

A internet ruim no celular também pode estar relacionada à configuração do seu aparelho, podendo ser alguma configuração que entra em conflito com a rede do local

Se o seu smartphone estiver em uma rede 4.5G ou 5G, por exemplo, mas não estiver configurado para esse tipo de tecnologia, você irá se conectar à rede mais próxima compatível ao seu dispositivo.

Então, para garantir que as configurações estejam ok, siga os passos abaixo:

Para Android:

  • Acesse “Configurações”;
  • Em seguida, clique em “Conexões”;
  • Depois, em “Redes Móveis”;
  • Escolha “Seleção de Banda”. Lá, verifique se aparece a opção 4G ou 5G (ou LTE) e se ela está selecionada. Caso não esteja, ative essa opção;
  • Para um melhor desempenho de sinal nas ligações convencionais, habilite a função “VoLTE”.

Para iOS:

  • Acesse “Ajustes;
  • Depois, clique em "Celular";
  • Em seguida, em “Opções de Dados Celulares”;
  • Escolha “Voz e Dados”. Certifique se aparece a opção 4G (ou LTE) ou 5G e se ela está selecionada. Caso não esteja, ative essa opção;
  • Para um melhor desempenho de sinal nas ligações convencionais, habilite a função “VoLTE". 

Como usar 100% da internet no celular?

Quando você está com o 4.5G ou 5G ativado, a operadora sempre manda 100% dos dados contratados. Porém, se a sua conexão parece lenta e você não sabe o que fazer, siga as seguintes dicas:

1. Reinicie o celular

A primeira coisa a se fazer é reiniciar o aparelho.  Ao fazer isso, a maioria dos erros que possam estar atrapalhando a sua conexão saem do caminho.

Outra opção mais simples é ligar o “Modo Avião” por alguns segundos e depois desativá-lo.

2. Consulte a área de cobertura da operadora

O local em que você está também pode afetar sua internet. Portanto, confira o sinal disponível: o símbolo da conexão traz risquinhos que exibem sua intensidade. Dessa forma, se ele estiver fora de área ou muito fraco, sua internet pode não funcionar.

Se estiver na dúvida se o local em que você se encontra tem a cobertura ideal, é só pesquisar a área de cobertura da Vivo. Lá, é possível conferir a atuação das diferentes tecnologias: 2G, 3G, 4G, 4.5G e 5G dentro e fora de um ambiente.

3. Feche os apps que não estão sendo utilizados

Você sabia que a velocidade da sua internet pode estar sendo dividida entre os aplicativos ativos em segundo plano? 

Você não sabe se esse é seu caso? Então, confira o passo a passo de como verificar e fechar aplicativos: 


Como fechar app no iPhone?

  • iPhones com botão home: clique duas vezes no botão “home” até que as janelas dos aplicativos apareçam empilhadas. Depois, deslize com o dedo para cima para fechar cada app;
  • iPhones sem botão home: na parte inferior da tela, deslize o dedo para cima e mantenha-o parado por um segundo, vai aparecer uma janela com todos os seus apps abertos. Em seguida, basta clicar e arrastar para cima todos os aplicativos que você quiser fechar.


Como fechar apps no Android?

  • Nos modelos com botões na tela: Aperte o ícone com três barrinhas verticais, e depois em "Fechar tudo".
  • Nos modelos sem botões na tela: Pressione e arraste para cima, depois clique em "Fechar tudo".

4. Apague os apps que você não usa

Sabe aquele app que você baixou uma vez para testar, mas até esqueceu para que ele serve? Apague-o!

Essa dica ajuda tanto a diminuir os gastos com a internet como a otimizar o espaço interno do aparelho. Por isso, apague todos os aplicativos que você não utiliza.

5. Limpe o cache do celular

Primeiro, você deve estar se perguntando: “O que é cache?”. Bem, é um depósito temporário de informações dentro do sistema operacional do seu celular. 

Entre os arquivos guardados, estão informações e fragmentos de sites e aplicativos que você já acessou. O cache ajuda a agilizar o processo de iniciar ou abrir um app ou site, por exemplo.

Apagar o cache significa eliminar as informações existentes e abrir espaço para que novas sejam salvas. Por isso, você pode, e deve, limpar o cache do seu celular periodicamente para economizar armazenamento interno.


Como limpar cache?

Você pode ir às configurações do seu aparelho e clicar na opção para visualizar os aplicativos instalados. É possível fazer a limpeza de um por um. 

Caso prefira acelerar o processo, existem aplicativos que limpam todo o cache de uma só vez.

 

Limpar cache no iPhone

  1. Acesse "Ajustes" e, em seguida, clique em "Geral";
  2. Toque em "Armazenamento do iPhone";
  3. Abrirá uma aba com todos os apps. Assim, você consegue ver quanto espaço cada app ocupa;
  4. Clique sobre o aplicativo que deseja limpar o cache;
  5. Selecione a opção "Limpar cache ao iniciar".

 

Limpar cache no Android

  1. Acesse “Configurações do Sistema”;
  2. Clique em "Aplicativos'’;
  3. Depois, em "Armazenamento";
  4. Selecione a opção "Limpar cache". 

 

Atenção: não são todos os apps que possuem a opção de limpeza de cache. Se necessário, você pode desinstalar o aplicativo e instalá-lo novamente. Ao fazer isso, você libera o espaço usado pelo app e mantém os documentos e dados.

6. Troque de navegador

Se você notar que sua internet está mais lenta que o normal ao entrar no navegador padrão do seu celular, experimente usar outro. Há vários disponíveis nas lojas de apps, como:

  • Opera;

  • Firefox;

  • Google Chrome.

Inclusive, o navegador Opera possui uma função que diminui o tamanho das páginas e facilita o carregamento. Bacana, né?

7. Faça o teste de velocidade

Para verificar como está a internet no seu celular, você pode fazer um teste online para medir:

  • Taxa de download: quando você baixa um arquivo ou acessa um site;
  • Taxa de upload: quando você manda uma mensagem no WhatsApp, um vídeo etc. 

Qual é a melhor internet móvel?

A Vivo conta com diversos planos para garantir que você tenha a melhor internet móvel do Brasil, independentemente do pacote escolhido.

O que diferencia um plano do outro é o tipo de uso que você quer fazer do celular. Por exemplo, se você prefere colocar crédito no aparelho só para quando for sair, o Vivo Easy e o Vivo Pré são as melhores opções. Cabem no seu bolso e você não precisa se preocupar com uma fatura. 

Agora, se você gosta de pagar um valor fixo por mês e ter controle sobre os seus gastos e internet, o Vivo Controle é a sua pedida. 

No entanto, se você quiser ir além, ter mais internet disponível e aproveitar outras funcionalidades exclusivas, os planos Vivo Pós são ideais para o seu estilo. Você ainda pode escolher um plano com o seu streaming favorito e ter internet exclusiva para usar com ele.

Ah, não quer limitar o pós-pago apenas para uma única conta? Então, pode dividir em família, pois é muito melhor e garante mais bônus. Nesse caso, o Vivo Família é o seu plano! 

Até a próxima!

Imagem de duas pessoas segurando seus celulares um ao lado do outro.

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